Dúvida na utilização de Costapur com filtro...


nrafaello

Recommended Posts

Boas,

 

Mais uma vez na categoria de "rookie" aka principiante, venho pedir ajuda para um problema com os meus nadadores. Recentemente deram-me 4 kinguios com não mais de 2 cm's cada... Na altura so tinha uma amostra de aquario de 9L, entretanto consegui arranjar emprestado um de 33L! Como a água no de 9L era muito instável, e com medo que eles morressem, adiantei um pouco o processo de ciclagem da água, utilizando o SERA - Nitrivec, e ao fim de 48h (1 dia depois do que era previsto) iniciei a mudança dos nadadores... Arranjei também um filtro interno da Eheim, uma aquaball com filtragem mecânica e biológica (até adicionei o nitrivec na esponja para ajudar à fixação das bactérias...).

Durante os primeiros 4 dias tudo bem, mas ontem comecei a notar umas pintas minusculas nas barbatanas de 2 cometas (os outros 2 não parecem ter nada) pelo que pesquisei é "ictio", na loja de animais aconselharam-me o tratamento com o SERA - Costapur. E aí é que começou a dúvida...

 

Como ainda ando a fazer o tratamento com o Nitrivec (durante os 10 primeiros dias) mas adicionei o costapur.... Devo parar o Nitrivec? E o filtro, devo desligá-lo? Devo fazer TPA's (estava a fazer cerca de 20% a cada 2 dias para estabilizar estas primeiras semanas)???

 

Não tenho a certeza se o medicamento me irá afectar as bactérias, mas a esponja do filtro mecânico já está toda roxa do medicamento...

 

Não sei o que fazer, nem como continuar o aquário, para laém de que devo fazer os 50% de TPA no final...

 

Agradeço algumas dicas ou truques que possam ter!

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o íctio deve-se apenas subir a temperatura.Só se deve optar pelo medicamento caso não vejamos melhoras.Eu subia a temperatura e continuava com as TPA's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca pares o filtro, ou ficas mesmo sem bactérias, elas vivem e desenvolvem-se nas esponjas mas com corrente!

Não tenho a certeza mas acho que não tem problema nenhum continuares a pôr o nitrivec e o medicamento, quando os aquários têm o filtro ciclado e cheio de bactérias elas não morrem com a adicão desse medicamento, embora o íctio, quando não é muito grave, não precise de medicamentos, bastanto para tanto subir a temperatura, creio que a 28º, mas não tenho a certeza, espero que não fiques com peixe cozido.

Mas se já começaste, na minha opinião deves fazer a medicamentação como diz na embalagem, independentemente de continuares a introduzir as bactérias, acho que até convém porque me parece que o aquário nem sequer estava ciclado, se calhar por isso é que apareceu o Íctio, posso estar errada, mas deixaste quanto tempo o aquário a ciclar, com introdução de bactérias e um habitante resistente?

Leste isto?

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Espero que se safem

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Continua com o tratamento tal como diz na bula e aumenta a temperatura da água para no mínimo 28ºC. O Íctio não consegue efectuar o seu ciclo de reprodução a temperaturas altas, por conseguinte vai desaparecer. Aumenta também a movimentação da água para melhor oxigenação, uma vez que o aumento da temperatura faz baixar os níveis de oxigénio na água. O sal como também foi dito é um bom "desinfectante".

 

Espero que fiquem bem.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Arranja um aquario maior ou os nadadores não vão ter onde nadar.

 

2º Coloca 1 grama de sal por litro de agua, de preferençia sal proprio para aquarios, os nadadores agradecem.

 

 

1º- sim quero arranjar um bem maior, mas anda dificil..., para já o de 33L foi uma sorte enorme a custo 0!!!

2º- isso também tenho e costumo adicionar

 

Obrigado a todos, foram uma grande ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.