nrafaello

Membro
  • #Conteúdo

    16
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre nrafaello

  • Aniversário 12/10/1983

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Aveiro - Quinta do Picado

Quem visitou o meu perfil

1027 visitas ao perfil

nrafaello's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Viva, Estou a tentar começar um novo projeto, mas depois de uma má experiência com um pedaço de madeira que levou a uma limpeza forçada, acabei por estalar o meu novo aquário! O aquário é pequeno e apenas estalou num canto, mas com o tempo o vidro vai acabar por partir. Por isso quero mandar substituir o painel (43cm x 22cm x 0.5cm), mas não sei bem se é possível ou onde. Se me puderem dar conselhos ou referências perto de Aveiro, agradecia.
  2. 1º- sim quero arranjar um bem maior, mas anda dificil..., para já o de 33L foi uma sorte enorme a custo 0!!! 2º- isso também tenho e costumo adicionar Obrigado a todos, foram uma grande ajuda!
  3. Boas, Mais uma vez na categoria de "rookie" aka principiante, venho pedir ajuda para um problema com os meus nadadores. Recentemente deram-me 4 kinguios com não mais de 2 cm's cada... Na altura so tinha uma amostra de aquario de 9L, entretanto consegui arranjar emprestado um de 33L! Como a água no de 9L era muito instável, e com medo que eles morressem, adiantei um pouco o processo de ciclagem da água, utilizando o SERA - Nitrivec, e ao fim de 48h (1 dia depois do que era previsto) iniciei a mudança dos nadadores... Arranjei também um filtro interno da Eheim, uma aquaball com filtragem mecânica e biológica (até adicionei o nitrivec na esponja para ajudar à fixação das bactérias...). Durante os primeiros 4 dias tudo bem, mas ontem comecei a notar umas pintas minusculas nas barbatanas de 2 cometas (os outros 2 não parecem ter nada) pelo que pesquisei é "ictio", na loja de animais aconselharam-me o tratamento com o SERA - Costapur. E aí é que começou a dúvida... Como ainda ando a fazer o tratamento com o Nitrivec (durante os 10 primeiros dias) mas adicionei o costapur.... Devo parar o Nitrivec? E o filtro, devo desligá-lo? Devo fazer TPA's (estava a fazer cerca de 20% a cada 2 dias para estabilizar estas primeiras semanas)??? Não tenho a certeza se o medicamento me irá afectar as bactérias, mas a esponja do filtro mecânico já está toda roxa do medicamento... Não sei o que fazer, nem como continuar o aquário, para laém de que devo fazer os 50% de TPA no final... Agradeço algumas dicas ou truques que possam ter! Obrigada!
  4. Eu não tenho bem a certeza, mas pelo que li, pedras não calcárias, tipo xisto, granito... entre outras, não afectam a água, são inertes! Claro que convém sempre fazer "uma boa sopa de pedra" para evitar o contágio de qualquer tipo de bactérias/fungos, entre outros que possam ter aderido à pedra! O problema principal das calcárias é aumentarem o pH da água, em alguns casos até pode ser benéfico, dependendo do valor de pH pretendido, tal o que o Jorge Oliveira já tinha referido. E os resultados do teste do vinagre confirmam Quanto aos troncos, se comprados, não há nada como perguntar na loja... mas acho preferível dar-lhes uma boa cozidela... mesmo que seja desnecessária, também não lhes faz mal nenhum! Para já ainda não tenho valores de pH medidos, talvez esta semana ainda compre testes e depois digo qualquer coisa!
  5. Foi algo que já me ocorreu! Mas optei pelo teste do Vinagre... e resultou! Nas pedras calcárias nota-se claramente um libertar de bolhas de ar, em certos casos até são bastante pequenas, no entanto, após limpar a superfície das pedras, nas calcárias nota-se que ficam mais ásperas... Já as cozi e coloquei no aquário. Tenho um filtro da eheim (filtragem mecânica+biológica) a trabalhar, no entanto vou ter de trocar os peixes dentro em breve, preferia esperar umas semanas para ir controlando melhor o pH e para permitir a ciclagem da água... mas vai ter de ser! Entretanto estou a fazer o tratamento com o SERA - Nitrivec. Espero dentro em breve de poder postar algumas fotos dos meus nadadores! Obrigada pela ajuda
  6. Aquário bem giro... Boa sorte com as plantas... a meu ver (o que não é muito de fiar) precisas de pesquisar algo na área dos substratos... talvez encontres ajuda com pessoal que tenha mais experiência! ps: queremos actualizações e fotos
  7. Cara Tina, Muito obrigada pela ajuda, de facto já tinha lido algo acerca dos testes com vinagre... mas não há nada como ter um feedback de pessoas que fizeram mesmo a experiência ! (essa das bolhas ainda não sabia, só sabia que ficava mais áspera ... digamos que alguém se esqueceu do limão em cima da bancada da cozinha ) Como não tenho flora no aquário, não me preocupo muito com o facto de pedras maiores não serem boas para substrato. Pois foi algo que já li algures no fórum, e que se calhar te ajudará a ti! Procura por substratos e deves encontrar as respostas para melhorares as tuas plantas (pelo menos foi o que me apercebi de ler o teu post)! Obrigada e boa sorte para o teu aquário... tá muito giro ps: de facto o Jorge Oliveira é um senhor nestas coisas! se não fosse, entre outros, graças a ele... também andava bastante à deriva!
  8. Sim, amanhã vou testar o pH e ver se vale a pena arriscar! Como o aquário ainda vai ficar uns dias a "ciclar", sempre vou poder ir verificando o pH antes de introduzir os peixes! ps:obrigada com o code!
  9. Ok, obrigada.. mais uma vez As pedras de que falo são coisas pequenas, apenas para dar um efeito visual um pouco diferente, a maior não deve ter mais de 10cmx2cm... Queria ver se as colocava no fundo... fazer uns pequenos degraus... Vou testa-las com o limão e se não forem calcarias... toca a cozê-las
  10. Sim... já tinha passado pelo N.A.D.A., mas só encontrei lá uma localização... E quanto às conchas... sinceramente acho que não combinam muito com um aquário de água doce (my mistake!) Mas achas que poderei utilizar as pedras??? Eu tenho 4 kinguios ainda muito pequenos, mas quero passa-los do aquario de 9L para uma casa nova de 30L que me emprestadaram ! Obrigada quanto à dica das conchas!
  11. Boas pessoal, Mais uma vez, na minha categoria de novato/inexperiente e com bastante receio... venho colocar umas dúvidas acerca de umas pedras e conchas apanhadas na praia (Praia da Barra em "Aveiro"), mas para usar num aquário de água doce... Apanhei várias pedras lisas com uns veios/cores engraçadas que estava a pensar usar no meu aquário de água doce... No entanto tenho medo de alterar as condições da água... pelo que lia as calcárias não são muito boas! Mas como posso testar? Li acerca do teste do vinagre/limão, eu creio que com limão já fiz um teste acidentalmente (outra história ), mas é fiável? Que me aconselham? Fazer o teste e ferver as pedras que não sejam calcárias??? E quanto às conchas??? Agradeço o feedback... e se conhecerem alguma zona onde se possa arranjar material porreiro nas zonas de Aveiro ou Viseu... agradeço!
  12. Bem, o link do nada deu-me: "Pedimos desculpa, mas você não tem permissão para usar este recurso. Se você não está ligado, você pode usar o formulário abaixo para se ligar." Quanto ao segundo link... após uma leitura transversal ... bem não sei como possa vir a ajudar, até porque, como já deves ter reparado.. não pesco nada disto! Quanto ao aquário, se não fosse uma tese para acabar... e até era capaz de me aventurar a tentar fazer um!!!
  13. Estou dividido entre Aveiro e Viseu... Já agora o que é o N.A.D.A.??? Obrigada pela dica da água!!! Para já o orçamento tá mau mas se não encontrar nada de jeito, onde é que se pode mandar fazer um aquário minimamente decente?)
  14. Espero poder ve-los desse tamanho! Obrigada pelo feedback, vou começar a ver uns aquários maiores edit: OK, eu vou fazer TPA's todos os dias!!! Já agora, estou a pensar arranjar um recipiente para fazer o tratamento da água, tipo meter o acondicionante e o cultivo de bactérias no recipiente e deixar ficar de um dia para o outro! Que dizem? ... Será preferivel fazer so na hora??? ps: de facto os sujam um bocado! Mas são muito giros!!!!
  15. Obrigada a todos pelas vossas respostas! Há aqui bons conselhos que vou tentar seguir! Para já tenciono manter os meus nadadores neste aquário, andei a ver uns filtros, e talvez o consiga instalar para o fim desta semana! Entretanto vou fazendo uns TPA's (quase) diários! Quando eles começarem a crescer mais um pouco, então já devo ter capacidade para um aquário maior! Para agora é complicado arranjar, tanto o aquário, como o espaço para o pôr! Obrigada mais uma vez, e espero poder continuar a dar-vos notícias dos meus