Camarao Iberico


alex_pereira84

Recommended Posts

Ouvi relatos de que existe este espécie no guadiana, ja alguem me disse que os tinha mesmo apanhado perto de mertola (penso que foi o membro Egnom, caso esteja enganado peço desculpa ;) ). Pois bem hoje resolvi ter um domingo diferente e andei por ai nas margens do guadiana. Recolhi algumas especies de plantas tais como Ranunculus aquatilis mas quanto aos camaroes ibericos (Atyaephyra desmaresti ) nem vê-los. A questao que aqui coloco é:

 

- Alguém sabe um sitio (no guadiana) onde exista esta espécie?

 

- Qual a técnica para os apanhar?

 

Afinal foram 2 questoes :P

 

Abraço e obrigado

Editado por alex_pereira84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu vivo perdo do guadiana e acho que esse camarao(lagostim se for) existe em quase todo o guadiana, riachos e barragens,mas nesta altura é dificil ver,talvez quando tiver mais calor e tambem porque estao ser muito caçados pelos espanhoes(consideram-nos uma iguaria).

esperimenta nos riachos,onde a água esta mais quente, nas barragens ou charcas(pequenas barragens),ou entao vai desviar alguns das "narças"(armadilhas) dos espanhoes que estão espalhadas pelo guadiana.

espero ter ajudado,cumps.

Editado por JOÃO
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa de ir às armadilhas está bem pensado. Sempre salvo uns de serem servidos numa esplanada. A questao é onde elas estao? Sabes algum sitio certo, eu tive em alcoutim e vim por ai abaixo até à ribeira de odeleite. Quanto ao calor talvez seja melhor esperar mas no entanto sempre posso dar uma espreita nas armadilhas dos nostros hermanos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois bem! Essa das armadilhas até pode ser que te safes! Mas de certeza que o que lá vais apanhar aos montes é lagosntins! Mais proprimente, Procambarus clarkii!

Aqui fica a foto!

Procambarus_clarkii_06.jpg

 

Mas o que tu desejas apanhar é Atyaephyra desmaresti! O camarão (mesmo camarão) de agua doce que habita as nossas ribeiras! Aqui fica o link para a sua ficha!

 

Em relação aos sitios onde os podes apanhar!

 

É facil, não quer dizer que "à primeira cavadela, apanhes minhoca" mas é assim:

Junto à vegetação das margens, passas um camaroeiro de malhagem fina, vais ver que ao fim de algumas tentativas, eles aparecem! Por experiencia, torna-se mais facil apanha-los em ribeiras com pouco caudal!

Eu tenho uns 30! Apanhados na ribeira da Abegoaria em Ferreira do Alentejo! Boa sorte!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro JOAO os camaroes que me refiro sao os que postei na foto, no entanto acho que vou tentar procurar as tais armadilhas pode ser que tenha sorte.

 

Caro Sergio Torres hoje apanhei muito lagostim desse :) quanto à zona de vegetaçao tentei essa técnica com 1 camaroeiro que uso no meu aqua com cerca de 30cm e uma coisa que acho que lhe chamam um "chalavar" que é um camaroeiro grande com um cabo de cerca de 1m ou mais e rede nao muito fina. Será que o de 30cm é suficiente ou terei que por uma rede no grande?

Editado por alex_pereira84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso um que comprei nos chimeses! Redondo e com uns 40cm de diametro! Quanto maior, melhor! Ainda por cima com um cabo! Assim consegues chegar sem os bichos se assustarem!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Alguém sabe um sitio (no guadiana) onde exista esta espécie?

 

- Qual a técnica para os apanhar?

 

 

 

Olá

 

1º - Em todo o Guadiana e afluentes

 

2º - Com um camaroeiro grande de malha fina, passar entre as plantas e as pedras, pois eles custumam estar agarrados a elas.

 

Penso que a melhor altura para os apanhar será daqui a uns dois ou três meses quando estiver mais calor e as femeas estiverem ovadas, se bem que ultimamente o tempo tem estado quente.

 

Abraços e boa sorte :drool3:

Editado por Egnom
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Então já conseguiste apanhar alguna camarões no guadiana?

 

Tenho de me aventurar tambem um dia de estes para ver se dou com eles,olha podias-me colocar uma foto da planta(Ranunculus aquatilis) que apanhaste lá,para eu a ver e assim conheçe-la quando for lá tambem apanhar!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Debaixo da ponte do guadiana?

 

E como se faz a mudança para agua doçe?

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes TPA's até que fique em camarao de água doce. Por exemplo:

 

Num balde de 20 litros onde tens os camaroes e a água salobra que trazes do rio, acrescentas meio litro durante 3 dias, após isso passas a tirar meio litro e adicionar 1 litro, até teres a água completamente doce, aí fazes a ambientaçao ao aqua e podes soltá-los.

Eu passei junto aos pombais mas o pessoal de lá nao achou muita piada :discuss_gathering: tenta encontrar outro caminho

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim já perçebo como faze-lo,mas sempre apanhas-te muitos?

 

Eu tambem não sei o caminho para lá,andei á escola em Castro Marim,mas nunca foi para lá,só conheço é uma estrada onde o pessoal ia tomar banho ao rio no verão,que fica em frente do parque dos putos!!

 

Mas há uma estrada ao pé do Monte Françisco,que passa pelo salão onde se fazem festas e jantares,que penso eu ir dar á parte direita da ponte do Guadiana!!

 

Obrigado,cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao é debaixo da ponte que vai para espanha, é debaixo duma ponte pequena quando vens de vila real. Nessa zona onde o pessoal costumava ir deve haver. Apanhei um aqui, outro ali, passei um dia inteiro nisso e apanhei bastante, mas também andei bastante. Quem corre por gosto nao cansa :juggle:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alex tu não terás apanhado "camarinha" ? Já ouvi relatos de pessoal que no meio de tantos, conseguiu ambientar alguns!

Espero que saibas o que é "camarinha" pois não consigo encontrar fotos! Mas são camarões de agua salobra que existem por cá! Costuma-se usar na pesca de mar ou comer com umas sagres! São conhecidos por aqui como camarão de alcaçer!

Aqui fica umas fotos de camarinha!netcamarinha1tb6.jpg

clipimage002ab4.jpg

DSC00883.JPG

isco-camarao.jpg

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é debaixo da ponte que está á entrada de Castro Marim,quando se vem de V.Real,çerto?

 

Eu gostava de apanhar uns quantos,mas isso tem que ser com um camaroeiro grande e de rede fininha.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um concelho que te dou é para subires mais um pouco tipo Odeleite, Alcoutim pois ai a agua é menos salobra e eles estao mais preparados para o aqua.

Quanto ao camaroeiro é melhor pois consegues chegar a mais zonas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda,vou ver se me aventuro algum dia destes.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alex tu não terás apanhado "camarinha" ? Já ouvi relatos de pessoal que no meio de tantos, conseguiu ambientar alguns!

Espero que saibas o que é "camarinha" pois não consigo encontrar fotos! Mas são camarões de agua salobra que existem por cá! Costuma-se usar na pesca de mar ou comer com umas sagres! São conhecidos por aqui como camarão de alcaçer!

Aqui fica umas fotos de camarinha!netcamarinha1tb6.jpg

clipimage002ab4.jpg

DSC00883.JPG

isco-camarao.jpg

 

E sabem a pato com uma mini.

 

Pelas 2 primeiras fotos, esse camarão é precisamente o que eu apanhava por baixo da tal ponte em Mastro Marim.

 

Técnica: aro de bicicleta e rede (camaroeiro DIY), com um arame a passar de um lado ao outro do mesmo com umas cabeças de sardinha lá espetadas, depois atado a uma corda, jogava para a agua e esperava 5 minutos, depois era puxar o mais rapido possivel... eram aos baldes...

 

Não sei se serão os mesmos, Alex ainda tens que me levar um lá á loja para vêr...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Avatar.

 

Grande tecnica para a pesca de camarões que tens!ehehe :).gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para variar amanha devo lá aparecer, logo te ofereço uns quantos para o teu aqua e levo-te a tal planta maravilha que cresce 40 cm's em 3/4 dias (para quem nao sabe do que se trata é a 1ª foto deste tópico)

 

Joker quando quizer uns quantos ja sabes..

 

Abraço :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Vais lá á loja?

Se fores lá dizes-me a hora que eu passo lá e assim ofereçes-me uns quantos e essa planta que é mesmo

espetacular!!

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais