Construção de Bateria


Recommended Posts

Boas!

Gostaria de me iniciar na criação de discus. Mas gostaria de saber como fazer por exemplo uma estante para o mesmo efeito, mas que fosse o mais automatizada possivel, no que toca às TPA's. Gostaria que me dessem sugestões ou esquemas para a construção da mesma.

 

Cumps

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Já que não aparecem ideias, vou colocar aqui o que pensei, para saber o que acham.

 

Pic_2324_1.jpg

 

O tubo que está dentro do aqua é que irá controlar o nível de água, ou seja a água só desce até ao ínicio do tubo, não havendo assim perigo de o aqua ficar sem água. Após a valvula estar aberta o tempo suficiente para despejar a água necessária fecha-se. Em seguida a bomba de água ligada ao timer liga-se dando inicio ao processo de reposição de água durante um período de tempo suficiente para o enchimento do aqua.

 

Acham que será fiável?

Espero que comentem e venham daí opiniões! ;)

 

Cumps

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que falha ai qualquer coisa... ou eu é que estou a ver mal o desenho... ;)

 

Se fosse eu a fazer algo do género retirava essa "válvula com timer" da saída bem como o tubo de saída de água. Ou seja, só mantinha o tubo de "overflow".

 

A ideia que tenho é não tirar água do aqua e depois repor. Acho que era melhor meter água e deixar alguma transbordar pelo tubo de overflow.

Percebeste? 8)

 

Assim só precisas de controlar a bomba de reposição. Além disso não tens variações na altura da água do aqua. Penso que os peixes nem vão notar a "TPA"...

 

Isto claro... em teoria... :)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também pensei nisso, mas lembrei-me que a TPA poderia não ser tão eficiente porque grande parte da água nova irá sair, assim despejando a água primeiro, já sei a quantidade de água que tou a trocar, ou acham que que não? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também pensei nisso, mas lembrei-me que a TPA poderia não ser tão eficiente porque grande parte da água nova irá sair, assim despejando a  água primeiro, já sei a quantidade de água que tou a trocar, ou acham que que não? ;)

Tem a sua lógica... 8)

 

Podes fazer um cálculo de quanta água vais trocar. Precisas de saber é quantos litros o aqua enche em X minutos. A partir daí é simples...

 

Quanto à efeciência ou não desse sistema isso só quem já usa um sistema semelhante é que pode dizer.

Só confrontando os parâmetros da água em ambas as situações. Pode ser que alguém tenha um sistema igual e que queira colocar os valores obtidos.

 

Eu julgo que algumas lojas usam um sistema semelhante a este...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal que conheço com sistemas desses, realmento so eche os aquas, e deixa sair o excesso por overflow!

 

Mas, o mais eficaz na minha opiniao e' fazeres o overflow e enchimento numa Sump para diversos aquarios! Assim, trocas a agua logo a uma serie deles ;)

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim realmente se o overflow é suficiente é mais simples e através da sump ainda melhor. :twisted:

Agora tambem tenho a questão da filtragem que não tou a ver como vou fazer. Tenho uma ideia, mas não me parece a melhor, vou fazer um esboço para colocar aqui. Mas se entretanto me derem alguma dica, agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um sistema desses se tens valvula com timer a controlar o overflow...não funciona como tal...

 

Com tem dito aqui e com sistema de overflow funciona...em alternativa metes um timer para deixar sair a água e um sensor de nível que controla a bomba de entrada de água.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

O meu sistema de bateria é um pouco parecido. Só que a descarga da água é directa para o sump. No desenho, o aquário que está em baixo recebe a água que é rejeitada do de cima. Se cada um descarregar directamente para o sump seria melhor, penso eu de que. Será necessario uma bomba que tenha potencia e mais litragem por hora, pois vai distribuir a água elevada pelos dois aquários. No meu sistema em cada saída da água para os aquários tenho uma torneira para controlar o sistema porque senão pode haver casos em que por excesso de água os aquários transbordem. Será necessário que os furos de saída da água sejam maiores do que de entrada. Por outro lado, montei em cada saida do lado de dentro dos aquários um T pois uma ponta fica encostada ao vidro, a outra recebe a água e a outra evita que se forma o efeito de sifão pois quando a água do aquario baixar esta não sai mais pois a parte de cima do T começa a meter ar.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.