NewBorn


Sparus

Recommended Posts

Boas,

Após muito tempo afastado da Aquariofilia venho partilhar o meu mais recente projecto.

Depois de fazer alguma pesquisa aqui no Forum dei-me conta que estou um pouco desactualizado principalmente no que diz respeito a técnicas e equipamentos (há muita coisa nova no mercado).

De qualquer forma atirei-me de cabeça e montei um pequeno plantado (Nasceu há 4 dias). Conto assim, com as vossas opiniões e sugestões. Obrigado.

 

Setup

 

Nome> NewBorn

 

Aqua> 36x22x26

 

Aquecimento> Fluval 100 watt´s

 

Filtragem> Hagen Aquaclear 20

 

Iluminação> PL-L 24 watt 6500 k - 10 horas/dia

 

CO2> Garrafa de 0,5kg. Manómetros. Anti-retorno, conta e difusor Blau.

 

Substrato (De baixo para cima)> Elos Terra Zero. ADA Aquasoil Amazonia

 

Fertilizantes> Só daqui a algum tempo (quando começar a notar carências)

 

Hardscape> Basalto e tronco de outra montagem.

 

Fauna> Ainda não.

 

Invertebrados> Ainda não.

 

Flora> Ludwigia arcuata, Rotala wallichii, Rotala sp. green, Micranthemum umbrosum, Anubias barteri var. nana, Microsorum pteropus 'Windeløv', Taxiphyllum barbieri (Vesicularia), Eleocharis parvula, Hemianthus callitrichoides ''Cuba''.

 

TPA´s de 10 litros todas as semanas; CO2 – Uma bolha por segundo (aproximadamente).

 

Peço desculpa pela fotos mas o telemóvel não dá mais!

 

130320092.jpg

 

13032009.jpg

Editado por Sparus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João,

 

Acho que estou a reconhecer essa umbrosum. ;)

 

O aqua está porreiro, e é preciso deixá-lo desenvolver para se poder comentar com mais segurança. No entanto, e este é o único comentário que tenho a fazer, parece-me que tens no mesmo aqua plantas com folhas de tamanhos distintos que poderão quebrar alguma da proporcionalidade do layout quando tomado em conjunto com as dimensões do aqua.

 

A Ludwigia que aí tens creio ser uma brevipes e não arcuata, mas deixa que outras pessoas te confirmem.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João,

 

Acho que estou a reconhecer essa umbrosum. :D

 

O aqua está porreiro, e é preciso deixá-lo desenvolver para se poder comentar com mais segurança. No entanto, e este é o único comentário que tenho a fazer, parece-me que tens no mesmo aqua plantas com folhas de tamanhos distintos que poderão quebrar alguma da proporcionalidade do layout quando tomado em conjunto com as dimensões do aqua.

 

A Ludwigia que aí tens creio ser uma brevipes e não arcuata, mas deixa que outras pessoas te confirmem.

 

Cumprimentos

 

Viva,

 

Obrigado por todos os elogios.

 

É verdade Ricardo. Estás a reconhecer bem a umbrosum e a sp green. E em que maravilhoso estado se encontravam quando as plantei. Muito saudáveis.

 

Tens razão na observação que fazes em relação aos tamanhos distintos das folhas mas eu queria muito arrancar com este projecto e como tal cingi-me um pouco à flora disponível.

Era importante que nesta fase inicial tivesse muitas plantas para me consumirem os nutrientes do substrato fértil. Não me apetece nada começar já em guerra com algas :/

Sem grande preocupação com factor estético avancei. Claro que me vou preocupar com o mesmo mas primeiro preciso que haja um desenvolvimento salutar do aquário e dos meus conhecimentos.

 

No que diz respeito à Ludwigia penso que seja mesmo a arcuata, ou pelo menos foi-me oferecida como tal!

 

 

Volto a agradecer todos os comentários e críticas construtivas #musica

Vou actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

Depois de algumas alterações venho partilhar o novo layout deste pequeno e embrionário projecto.

 

21032009.jpg

23032009.jpg

23-03-2009.jpg

23_03_2009.jpg

 

Volto a pedir desculpa pela qualidade das fotografias.

 

Setup:

 

Nome do aqua> NewBorn

 

Aqua> 36x22x26 – Aprox. 20 lts.

 

Aquecimento> Fluval 100 watt´s.

 

Filtragem> Hagen Aquaclear 20.

 

Iluminação> PL-L 24 watt 6500 k - 8 horas/dia.

 

CO2> Garrafa de 0,5kg. Manómetros. Anti-retorno, conta e difusor Blau.

 

Substrato (De baixo para cima)> Elos Terra Zero. ADA Aquasoil Malaya.

 

Fertilizantes> Tropica Plant Nutrition+; Elos K40; Seachem Iron.

 

Hardscape> Pedras da Praia do Abano.

 

Fauna>Iriatherina werneri, Otocinclus “negro”.

 

Invertebrados> Caridina cf. cantonensis 'Bee', Caridina babaulti var. Malaya, Caridina babaulti var. Stripes, Neocaridina heteropoda var. Yellow.

 

Flora> Ludwigia arcuata, Rotala wallichii, Rotala sp. green, Micranthemum umbrosum, Fissidens fontanus, Eleocharis parvula, Hemianthus callitrichoides ''Cuba''.

 

E agora, resta deixá-lo evoluir. Vou actualizando.

Cumprimentos,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitíssimo giro!

;)

Esse aqua é feito de vidros colados?

Se é, devo dizer que está muito bem feito!

Pelas fotos, parece-me ser um peça única... tipo taça ou assim...

 

Muito obrigado!

 

Sim, é feito de vidros colados mas o vidro é Extra Claro e tem uma colagem sem excessos (colagem de topos com silicone transparente).

É um pouco mais caro mas na minha opinião vale a diferença! Para além do preço, há outra desvantagem, tem de se ter muito cuidado com os riscos pois notam-se mais do que no vidro normal.

 

Cumprimentos,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está um nano muito giro, as plantas estão também saudáveis, resta podar e deixar ganhar volume!

Único reparo: os Malaya não cruzam com os Stripes? Se sim, vais começar a perder as características das espécie e ficas com uma mistura das duas...

 

Boa aquariofilia!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está um nano muito giro, as plantas estão também saudáveis, resta podar e deixar ganhar volume!

Único reparo: os Malaya não cruzam com os Stripes? Se sim, vais começar a perder as características das espécie e ficas com uma mistura das duas...

 

Boa aquariofilia!

 

 

Viva Diogo.

 

É isso mesmo, deixá-las ganhar volume para depois começar a dar alguma forma ao layout através das podas. Obrigado pelo elogio.

Em relação ao cruzamento entre camarões tens razão mas é algo que em nada me preocupa. Eles que se orientem! :)

 

Abraço,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, isso vai no caminho certo.

As plantas estão com um aspecto muito saudável.

Está luxuriante!

 

Tempo e podas e isso vai ficar um mimo.

Se perderes a HC com o avanço da Eleocharis também não é grave.

Se conseguires manter esta última com essa altura em forma de tapete compacto, vai ficar espectacular! :character0050:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.