Neolamprologus brichardi


MeLkOr

Recommended Posts

Boas! Tenho um aquário com dois Neolamprologus brichardi, aquário com 80x20x30 (as medidas são mais ou menos estas). tenho uma área cheia de pedras, e tenho outra área com Búzios e conchas, pois pensei que talvez pudesse introduzir dois shell dwellers. Mas os meus Neolamprologus brichardi eram 4 inicialmente, depois dois deles tornaram-se agressivos para os restantes, agredindo em conjunto os restantes Neolamprologus brichardi, um dos agradidos ainda consegui salvar e agora está em boa forma, mas não está junto com os 2 que actualmente tenho no aquário, pois já tentei reabilitá-lo e deu mau resultado. Quanto ao outro Neolamprologus brichardi, morreu, fui de férias e quando voltei estava morto. :wink: ... Penso que os dois que agora tenho no aqua. são um casal. Mas a questão que coloco é se acham que é possível introduzir dois shell dwellers? Visto que os Neolamprologus brichardi não saem das pedras pensei que talvez na área de conchas pude-se colocar então os dois shell dwellers.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Melkor.

 

Os N brichardi são especialmente agressivos quando se encontram em fase de reprodução (à semelhança de quase todos os ciclídeos).

 

Pelo que vejo o teu aquário tem em teoria cerca de 48 litros embora seja bastante largo (80 cm). Não sei se será boa ideia colocar shell dwellers, mas se decidires colocar evita espécies agressivas com os ocellatus, porque se não irás ter uma batalha campal. Existem outros shellies mais pacíficos e que facilmente se esconderiam das investidas dos brichardis, como os N. multifasciatus ou N. similis.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se o que tens é mesmo um casal, não ponhas mais peixe nenhum. Quando começarem a nascer os alevins (dezenas quase todas as semanas) o casal vai atacar tudo à sua volta e o teu aquário será minusculo. Tive um casal num aqua de 100x30x40 que aterrorizava tudo e todos. 80% do aqua era área exclusiva deles.

Como disse o Duarte, evita os ocellatus pois estes vão ripostar. Apesar de minusculos, estes bichinhos têm uma coragem fantástica (mordiam-me sempre que lhes mexia nas conchas)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua. tem 96 litros, 80 cm de comprimento, 30 de largura e 40 de altura. Enganei-me :?

 

Cumps.

 

P.s. Quando falei em 72 litros referia-me aos litros de água que pus no aquário, já com o arião e com as pedras, é um número aproximado. :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse espaço nao te aconselho a juntar mais nenhum pois ja cometi o mesmo erro. No meu caso juntei ocellatus e durante umas semanas teve tudo bem mas após a primeira postura dos brichardis os ocellatus começaram a levar porrada inevitavelmente, tambem ja tentei juntar leleupis e nao deu resultado. O meu aquario é do tamanho do teu por isso nao te aconselho a juntar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois os meus brichardi são os desgraçados do meu 600L...já vi 5 ninhadas que nunca chegaram à maioridade...podes incluir muita coisa, mas para um aquário pequeno como esse eu escolheria julias ornatus, neo cilindricus, leleupies...conchiculas pelo que conheço deles não se aguentam à bronca com muita agressividade circundante...mas tb já vi que o meu tanganika está no topo da agressividade....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

desenterrando este post queria saber se posso ou não juntar alguma especie aos brichardis. tenho siodontis ( nomes não é comigo) será que eles vão comer se tiver alevins??? tenho urgencia na resposta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desenterrando este post queria saber se posso ou não juntar alguma especie aos brichardis. tenho siodontis ( nomes não é comigo) será que eles vão comer se tiver alevins??? tenho urgencia na resposta

 

Com o Synodontis talvez não tenhas problemas, mas não sei é o que vais conseguir pôr nesse aqua que aguentem os Brichardi!! São lindos, mas o feitio... eu inicialmente pensei logo neles por causa da beleza, mas desisti depressa pois não quero andar a pôr peixes pra fiacrem stressados e morrerem a levar porrada! Tu com o aqua que descreves noutro tópico(o do filtro) já fazes um "Comunitário"(se é que isso existe em Tangas) porreirinho! Uma colónia de Shells, um casal de Altolamprologus, ou Jullies ou ainda eretmodus, e um pequeno cardume de Cyprichromis os ParaCyprichromis. Não podes é ir na tentação de pôr mais peixes ou aumentar a população! Se eu estiver a dizer alguma barbaridade alguém que me corrija!

 

Cumps.

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

afinal são plescostomo comum e synodontis será que posso misturar???? e ter alevins???? eu já os tenho juntos á uns dias com os brichardis e ainda não vi ataques mas como os plescostomo comum e synodontis são grandes estou com receio... que dizem???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos alevins(de Brichardi????) não me parece que venhas a ter problemas! No entanto esses ou dois "gatos", o pleco e o Synodontis é que seria melhor retirar pois as condições não serão as melhores (nem por sombras) para eles!!! Existe um Synodontis muito fixe do Tanganyika, são mesmo muito bonitos. Vê aqui:Synodontis lucipinnis .

Ele tem disso para venda! Quando tiver as minhas espécies acabadas de introduzir, talvez ponha um casalito!

Faz um tópico só sobre o teu aqua e esclareces lá todas as dúvidas!Escusas de andar de tópico em tópico a ler as respostas!!!

 

Cumps!

Abraço,

Bruno Silva.

O meu Tangany

barbatana_userbar.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais