Recommended Posts

Publicado

Olá!

Gostava q me dessem uma ajuda se possivel, pois já ñ sei o q fazer.

É o seguinte, tenho um kinguio q está doente a algum tempo ( cerca de 2 semanas).

Primeiro começou com umas manchas brancas do tipo algodão e barbatanas recolhidas, mas comia bem. Então comecei um tratamento com fungol(JBL)!

Ñ vi resultados, fui procurar outro medicamento e recomendaram-me Oodinol (JBL), q servia para a doença Oodinium (doença do veludo).

Comecei a fazer o tratamento e o peixe deixou de comer e continuava na mesma.

Então decidi comprar o sera costapur para a chilodonella (doença do algodão) e notei diferenças no proprio dia q iniciei o tratamento; o peixe voltou a comer e as barbatanas voltaram praticamente ao normal. Mas, ao terceiro dia de tratamento ele voltou a murchar, mas continuava a comer.

Resultado, fui comprar outro medicamento.Desta vez o baktopur. Estou no quarto dia de tratamento e ñ ha melhoras, desta vez tem a barbatana dorsal roida e tem uma mancha branca de lado semelhante a escamas levantadas, esbranquiçadas, parece q tem um po, e à volta disso está meio vermelho. Continua a comer, mas está apatico.E no corpo todo tem um tom branco, leitoso.

O peixe está sozinho.

E eu ñ sei o q fazer mais! :wink::lol:

Gostava de saber a vossa opiniao.

Obrigada

Publicado: (editado)

xxx

Editado por rasec

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

Água do furo? É melhor comprares já testes de nitritos, nitratos e amónia para saberes se não está contaminada. Já para não falar nas possíveis doenças que a água pode trazer.O ph a 7,5 também é um bocado alto para os discus. Eles preferem águas mais ácidas à volta dos 6,0-6,5.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Ah...e aumenta a temperatura para os 28 graus. Basicamente, tens que mudar tudo... :roll:

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

PST eu ñ tenho discos!! :roll:

O q tenho é um peixe de agua fria, um kinguio!

Mas já me disseram q é melhor a agua da torneira, mas como tb já me tinham dito o contrario, optei desta vez pela do furo. :lol:

Enfim...tou a tratar da mudança de agua.

Mas em à doença q ele tem, tive a investigar e a mim parece-m ictio. Qual é a vossa opinião?

Obrigada

Publicado:

Opppps :roll: desculpa lá a gaffe. Estava a pensar noutro post. De qualquer forma, não te aconselho a água de furo. Boa sorte!

Publicado:

Boas,

Realmente o melhor mesmo é a muda de água,penso que ja deves ter excesso de medicamentos ,a filtragem com carvão tambem se recomenda.

O ictio normalmente dignostica-se pela presença de pontos brancos pequenos ( mais ou menos do tamanho de cabeças de alfinete ) , e não me pareçe ser isso que o teu peixe apresenta, pareçe mais ser uma infecção bacteriana.

O baktopur direct normalmente funciona bem nessas situações, mas de qualquer forma evita a água do furo.

Boa sorte

Publicado:

Olá,

Concordo com o Rui. Parece-me ser problemas com bactérias.

Estás a utilizar o bactopur líquido? O Bactopur Direct (pastilhas) é muito melhor (embora seja mais caro).

Já verificaste se tens o filtro limpo, areão, etc? Convém teres o aquário limpo. Peixes em aquas com areão e filtro "sujo" e água de má qualidade são muito propícios a este tipo de doenças.

Aconselho a tentares colocar outro tipo de água (que tenha um pH semelhante a essa) e a fazer TPA's diárias repondo sempre medicamento para a quantidade de água que colocas.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá!

Rui, realmente ñ é ictio. A imagem que vi indusiu-me em erro. Mas ñ consigo descubrir qual a doença ao certo.

Em relação a agua já foi trocada por agua da torneira onde posteriormente utilizei um produto da JBL (biotopol) para estabelizar a agua. E comecei agora a fazer o costapur outra vez, mas ñ esta a fazer nada.

Sendo um problema de bacterias aconselham-m então o baktopur, é isso?

De preferencia o direct, ñ é?

O problema é q o direct, como diz o nuno, é um bocado caro, e neste momento ñ tenho possibilidade de o comprar... :)

Quero salientar tb, q quando mudava de medicação mudava tb a agua e lavava tudo. Nunca misturei os medicamentos.

Neste momento está tudo limpo e o filtro está a funcionar mas sem o carvão, por causa da medicação.

Outra pergunta, se realmente for melhor o baktopur e visto q ja fiz 2 dias o costapur, tenho q mudar a agua toda ou basta fazer uma TPA.?É q já tou cansada de tanta muda de agua e se ñ for necessario é menos esse trabalho. ;)8):?

Obrigada

Aguardo respostas.

Publicado: (editado)

xxx

Editado por rasec

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:
Faz apenas Tpas

as mudanças totais normalmente resultam em desgraça

Existem muitas pessoas que fazem.

Tenho constatado que nos fóruns brasileiros usam muito o sistema de troca total da água (desde que a águe tenha os mesmos parâmetros) aparentemente com bastante sucesso.

Porém não é uma prática comum entre nós... :twisted:

Outra pergunta, se realmente for melhor o baktopur e visto q ja fiz 2 dias o costapur, tenho q mudar a agua toda ou basta fazer uma TPA.?

Como o César disse faz TPA's diárias (50%) e coloca novamente medicamento mediante a quantidade de água que mudas.

Se o água/aquário estiver limpo mais eficaz vai ser o tratamento.

Se tiveres uma vitaminas também podes colocar na água. Se o peixe comer coloca-as misturado na comida.

O Bactopur Direct actua "de dentro para fora", ou seja, se o peixe tiver alguma infecção interna o Direct actua sobre a mesma enquanto que, no Bactopur normal, actua apenas "no que está à vista".

Cumprimentos,

Nuno