Camarões vs substrato


Recommended Posts

Olá!

 

Tal como se disse neste tópico, tive alguns problemas com os meus camarões, que começaram a ter espasmos e um comportamento estranho... pus carvão activado, não fosse o caso de estar algum metal estranho na água...

 

Hoje, após eles estarem há una dias saudabilissimos, a comer direitinho e com um comportamento normal decidi tirar o carvão... e duas horas depois estão com os mesmos sintomas outra vez :animal_fish:

 

Não entrou nada no aqua a não ser a comida (cenoura e ervilhas esmagadas e uma comida da sera, aspiro sempre os restos umas horas depois de comerem, mesmo não sendo nada que aumente muito os nitritos).

 

Já voltei a por o carvão e agora a coisa deve voltar ao normal... mas é uma solução que tem de ser provisória, porque não convém ter la o carvão ad eternum (certo?).

 

Tenho como substrato fertil, debaixo do areão, JBL aquabasis plus. Alguém tem experiência com este (ou outros) substractos e camarões? Será que é isto que os põe doentes? Qualquer metal ou substância que o substrato liberte para a coluna de água...

 

Obrigado!

 

(motivo para editar: esqueci-me de por o link na primeira frase)

Editado por E-nuno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

nimguem diz nada , talvez por nimguem sabe o que possa ser ...

 

eu vou começar pelo obvio, ja que os testes que fizeste parecem bem ...

usas algum tipo de ambientador em casa ? insecticida ? incenso ? velas perfumadas ?

se com o carvao activo os sintomas desaparecem , doença nao é ...

quanto ao substrato , nao conheço , mas acho estranho ter alguma coisa que possa envenenar os camaroes ...

e pelo teu topico antigo tudo começou com uma tpa , ja pensaste em refazer o aqua , despejar e voltar a montar ?

se tiras o carvao activo e os sintomas voltam , é porque a causa ainda la esta ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é um pouco pa o ar mas os espasmos e essa panóplia de sintomas q descreves deve-se , supostamente, a envenenamento (ou não).

 

Se uas o carvão e os sintomas passam e quando o retiras os sintomas voltam, presumo q possa ter a ver c o susbtrato fértil libertar muitos componentes para a coluna de água e assim evenenar os teus camarões.

 

Se o substracto fértil for recente é muito provável.

 

É uma opinião,

 

Boa sorte

 

 

Ricardo Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ricardo.fonseca ...

 

o substrato pode fazer isso ?

eu pensava que sendo para aqua , devia ser livre de perigo ... nunca usei substrato fertil , mas se um dia usar ... vou ter isso em conta, eu tenho varias especies de camaroes ... :animal_fish:

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende sempre do que o substrato fértil libertar.

 

Por norma um aquário para invertebrado deve estar dois meses montado a maturar (diferente de ciclar). Com determinados substratos tipo ADAS e afins é preciso cuidado logo no inicio pois a carga orgânica libertada é por norma muita, elevando os riscos de morte dos camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais