Aquario de 450l ... ajuda


jmatos

Recommended Posts

Boas

 

Acabei de adquirir um aquário de 450l 150cm

 

Vai chegar dentro de dias mas ainda tenho muitas duvidas, se poderem ajudar eu agradecia.

 

Já li alguma da vossa literatura e de outros fóruns, desde já estão de parabéns conseguiram o impensável ... o meu registo num fórum.

 

Pelo que li cheguei a algumas conclusões quanto a equipamento ... vamos ver se concordam:

 

termostatos 2x250w

Luz 200 Watts

Filtro Serafil 400 (não sei a capacidade)

Um kit para testar Ph Nh3/Nh4 no2 e no3

30 dias no mínimo sem peixes para fazer o ciclagem

 

Agora as duvidas (algumas parvas e possivelmente já respondidas)

 

1-Tipo de peixes ainda por decidir gosto dos discos mas o seu custo e fragilidade vs experiência está-me a empurrar para um aquário comunitário.

2-Vi uma decoração em esferovite a imitar trocos e pedra envelhecida que achei piada em vez do famoso papel .... alguma coisa contra?

3-Quantidades de peixes a usar neste aquário e quais ?? Estava a pensar em Escalares, guppys, espadas, tetras, platis, neons, ramirezis, limpa fundos, limpa vidros.... mas isto deve dar uma confusão onde posso ver um exemplo ou uma listagem de peixes comunitário ? Se optar por discos que outros peixes posso juntar?

4-Que devo usar para o fundo do aquário.

5-A comida compro normal ou devo ter algum cuidado?

 

As outras 300 duvidas ficam para depois... estou só a tentar organizar para não fazer porcaria quando o aquário chegar.

 

Desde já agradeço a vossa atenção e peço desculpa por algum disparate que tenha dito...

Editado por jmatos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ésta é a minha opinião.

 

1-Tipo de peixes ainda por decidir gosto dos discos mas o seu custo e fragilidade vs experiência está-me a empurrar para um aquário comunitário.

 

Na minha opinião se a tua experiência não for muita não deverias de começar pelos discos pois os Discus são o topo de Agua doce.

Talvez por uns escalares...

 

 

2-Vi uma decoração em esferovite a imitar trocos e pedra envelhecida que achei piada em vez do famoso papel .... alguma coisa contra?

 

Nada contra os fundos 3D, mas sou apologista da cartolina preta colada nas trazeiras do aqua.

 

 

3-Quantidades de peixes a usar neste aquário e quais ?? Estava a pensar em Escalares, guppys, espadas, tetras, platis, neons, ramirezis, limpa fundos, limpa vidros.... mas isto deve dar uma confusão onde posso ver um exemplo ou uma listagem de peixes comunitário ? Se optar por discos que outros peixes posso juntar?

 

Escalares com guppys, espadas, tetras, platis, neons, ramirezis isso mais tarde ou mais cedo iria dar mau resultado.

para o fundo umas corydoras, SAe's, Raposas voadoras ou uns otos etc

 

4-Que devo usar para o fundo do aquário.

 

Se quiseres começa por um semi plantado aconselho a pôres um bom substrato.

Espera por opinões mais sabias...

 

 

5-A comida compro normal ou devo ter algum cuidado?

 

Dependendo dos peixes deves variar entre os normais flocos com granulado e comida congelada.

 

 

Espero ter ajudado de alguma forma mas a minha experiência tambem não é muita, eu mantenho no meu comunitario escalares e vou tentar agora a sua reprodução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boas bem vindo ao vicio

 

Acabei de adquirir um aquário de 450l 150cm

 

É um aquario, com umas dimensões invejaveis para muitos...

 

Vai chegar dentro de dias mas ainda tenho muitas duvidas, se poderem ajudar eu agradecia.

 

Já li alguma da vossa literatura e de outros fóruns, desde já estão de parabéns conseguiram o impensável ... o meu registo num fórum.

 

Pelo que li cheguei a algumas conclusões quanto a equipamento ... vamos ver se concordam:

 

termostatos 2x250w

 

Parece-me bem, normalmente recomendam de 300W, mas está a chegar o verão e os termos vão estar praticamente sempre desligados. Mesmo no inverno 2 acabam por gastar menos que um.

 

Luz 200 Watts

 

Aqui depende do tipo de aquario que vais montar, como é um equipamento caro, não comprava até saber as necessidades.

 

Filtro Serafil 400 (não sei a capacidade)

 

Se é um filtro com estas caracteristicas:

Características:

Tamanho máximo do aquário: 400 litros

Caudal: 1.100 l/h

Cestas filtrantes: 4 unidades

Consumo eléctrico: 36w

Potência lâmpada esterilizadora UVC: 5W

Dimensões (cms): 50.3 x 29.0 x 29.0

 

A meu vêr, é curto para o teu aquario

 

Um kit para testar Ph Nh3/Nh4 no2 e no3

 

Dá sempre jeito e serve para mais fácilmente percebermos o funcionamento quimico do aquario.

 

30 dias no mínimo sem peixes para fazer o ciclagem

 

Tens de meter alguma comida, muito pouca para arrancar o ciclo, lê sobre o ciclo do azoto.

 

Agora as duvidas (algumas parvas e possivelmente já respondidas)

 

1-Tipo de peixes ainda por decidir gosto dos discos mas o seu custo e fragilidade vs experiência está-me a empurrar para um aquário comunitário.

 

Primeiro deves vêr que tipo de agua sai na tua torneira, Ph e durezas, assim poupas em acertos dificeis e constantes no aquario. (Principalmente nim aquario dessa dimenção em que os TPAs (trocas parciais de agua) são generosos. Apartir daqui escolher os peixes que se adequam á tua água.

 

2-Vi uma decoração em esferovite a imitar trocos e pedra envelhecida que achei piada em vez do famoso papel .... alguma coisa contra?

 

São gostos, mas a principio se não tens muita experiencia, não inventes muito, dá tempo ao tempo. Á primeira nunca sai bem.

 

 

3-Quantidades de peixes a usar neste aquário e quais ?? Estava a pensar em Escalares, guppys, espadas, tetras, platis, neons, ramirezis, limpa fundos, limpa vidros.... mas isto deve dar uma confusão onde posso ver um exemplo ou uma listagem de peixes comunitário ? Se optar por discos que outros peixes posso juntar?

4-Que devo usar para o fundo do aquário.

5-A comida compro normal ou devo ter algum cuidado?

 

AQui, já tudo depende umas coisas das outras. Começa por vêr que tipo de agua tens, se tiveres agua com PH 8 já começa a ser dificil teres discos (não estou a dizer impossivel, mas para um iniciado é complicado claro que é fácil para muitos)

As outras 300 duvidas ficam para depois... estou só a tentar organizar para não fazer porcaria quando o aquário chegar.

 

Preocupa-te ver onde vais por o aquario, toda a parte mecânica do projecto....

Desde já agradeço a vossa atenção e peço desculpa por algum disparate que tenha dito...

Esquece lá isso...já agora podias pôr as dimensões do aquario.

 

Cumps

Orlando

Editado por SCO

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece lá isso...já agora podias pôr as dimensões do aquario.

 

Cumps

Orlando

 

150x55x55 e o vendedor disse-me que tinha 450 l

 

Entretanto andei a pesquisar e para o solo estou a pensar em 3 cm de substrato (tipo tropica) fertil 25l e mais 2 cm de areao 16,5l será disparate ?

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

150x55x55 e o vendedor disse-me que tinha 450 l

 

Entretanto andei a pesquisar e para o solo estou a pensar em 3 cm de substrato (tipo tropica) fertil 25l e mais 2 cm de areao 16,5l será disparate ?

 

Obrigado pela ajuda

 

Aqui, espera pelos entendidos em plantados, eu gosto mesmo é de Ciclideos Africanos que não tem nada desses substractos, é areia pra cima e mais nada. ;)

 

Cumps

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas duvidas são cada vez mais ...para adicionar às anteriores algumas não sei o que fazer, (ainda estou que esperança de mais concelhos vossos).

 

Estive a ver o forum e fiquei assustado... um aquario de 150 cm de comprimento vai requerer alguma ... muita decoração, vi um aquario em que um membro usou cento e tal quilos de rocha para a decoração, onde poderei arranjar, que tipos de rocha posso colocar e cuidados devo ter. Se souberem de um tópico que responda a isto agradeço o link.

 

Obrigado a todos

 

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas duvidas são cada vez mais ...para adicionar às anteriores algumas não sei o que fazer, (ainda estou que esperança de mais concelhos vossos).

 

Estive a ver o forum e fiquei assustado... um aquario de 150 cm de comprimento vai requerer alguma ... muita decoração, vi um aquario em que um membro usou cento e tal quilos de rocha para a decoração, onde poderei arranjar, que tipos de rocha posso colocar e cuidados devo ter. Se souberem de um tópico que responda a isto agradeço o link.

 

Obrigado a todos

 

 

Jorge

 

Calma...

Para já deves tentar visualizar no teu cerebro e passar para um papel aquilo que queres fazer ou mais ou menos pertendes...Chama-se projecto.

 

Depois de defenido, começas a fazer e a estudar ponto a ponto do teu projecto.

 

Pelos vistos queres um plantado, para um plantado precisas: (só assim por alto)

 

Filtragem - Mediana

Iluminação - muito boa

CO2 - Possivelmente necessario

 

O que poderá encaixar na decoração do teu projecto:

 

Substrato - há varios tipos -ferteis não ferteis e varias cores

Rochas - não deve ser de origem calcaria

Troncos - tratados

 

etc.....

 

Faz um projecto no papel

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou ansioso por começar, como não percebo muito disto andei a ver layout' s de outros aquarios e vi dois que gostei muito, entretanto perdi o tópico será que não me ajudam a encontrá-los ? Um simulava um rio tipo desfiladeiro o outro era um conjunto de rochas espalhadas com separação para uma parte em que o terreno não era substrato fertil ... ambos tinham a montagem toda documentada e não encontro :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jorge,

 

bem vindo ao forum.

 

tens toda a razão, esta malta percebe muito disto...

 

Todos os dias se aprendem coisas novas.

 

vou te deixar os comentários no teu post em baixo a bold. Não sou muito experiente, mas vou fazer os comentários com base naquilo que por aqui tenho lido.

 

Um abraço

jorge

 

 

Boas

 

Acabei de adquirir um aquário de 450l 150cm

 

Vai chegar dentro de dias mas ainda tenho muitas duvidas, se poderem ajudar eu agradecia.

 

Já li alguma da vossa literatura e de outros fóruns, desde já estão de parabéns conseguiram o impensável ... o meu registo num fórum.

 

Pelo que li cheguei a algumas conclusões quanto a equipamento ... vamos ver se concordam:

 

termostatos 2x250w

Luz 200 Watts - apra plantados deves colocar 1watt por litro (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=43037)

Filtro Serafil 400 (não sei a capacidade) - o caudal deve ser de no minimo 4 vezes a capacidade do aquário, ou seja 1800 l/h

Um kit para testar Ph Nh3/Nh4 no2 e no3 - dá sempre jeito, eu comprei um kit da sera (fitas) mas não recomendo! as gotas são bastante melhores

30 dias no mínimo sem peixes para fazer o ciclagem - lê sobre o ciclo de azoto http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=44408)

 

Agora as duvidas (algumas parvas e possivelmente já respondidas)

 

1-Tipo de peixes ainda por decidir gosto dos discos mas o seu custo e fragilidade vs experiência está-me a empurrar para um aquário comunitário. - pensa primeiro quais aqueles que mais gostas e depois pergunta a compatibilidade entre as espécies, não cometas o mesmo erro que eu!!!

2-Vi uma decoração em esferovite a imitar trocos e pedra envelhecida que achei piada em vez do famoso papel .... alguma coisa contra? - eu tenho tendencia para plantados. deixo aqui o link com vários. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=49734

3-Quantidades de peixes a usar neste aquário e quais ?? Estava a pensar em Escalares, guppys, espadas, tetras, platis, neons, ramirezis, limpa fundos, limpa vidros.... mas isto deve dar uma confusão onde posso ver um exemplo ou uma listagem de peixes comunitário ? Se optar por discos que outros peixes posso juntar?

4-Que devo usar para o fundo do aquário.

5-A comida compro normal ou devo ter algum cuidado? - a comida depois de definidas as espécies o pessoal dá-te uma ajuda.

 

As outras 300 duvidas ficam para depois... estou só a tentar organizar para não fazer porcaria quando o aquário chegar.

 

Desde já agradeço a vossa atenção e peço desculpa por algum disparate que tenha dito...

 

 

 

Estou ansioso por começar, como não percebo muito disto andei a ver layout' s de outros aquarios e vi dois que gostei muito, entretanto perdi o tópico será que não me ajudam a encontrá-los ? Um simulava um rio tipo desfiladeiro o outro era um conjunto de rochas espalhadas com separação para uma parte em que o terreno não era substrato fertil ... ambos tinham a montagem toda documentada e não encontro :)

 

 

Eu não conheço esses aquas mas se alguém os descobrir que coloque aqui o link, que depois desta descrição acho muitos estarão curiosos para ver esse link, eu inclusive!!! :P

 

diverte-te

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a fazer a lista da fauna que gostaria de ter no meu aquario:

 

5-Discus(Symphysodon aequifasciata)

4- Escalar (Pterophyllum scalare)

4- Ramirezi, ou, Ciclídeo Borboleta (Microgeophagus ramirezi)

2-Ancistrus Peixes-Gato

2-Limpa-Vidros Otocinclus affinis

5- Danio-Zebra Brachydanio rerio

10-Guppy

4- Peixe-Machado Gasteropelecus levis

3- Botia Palhaço Botia macracantha

4- Molly (Poecilia formosa)

4- Platy (Xiphophorus maculatus)

4- Cauda-de-Espada (Xiphophorus helleri)

15-Tetra Néon (Paracheirodon innesi)

 

Como voces são mais experientes podem comentar, são demais? Quais sãos os incompativeis?Recomendam outros?

 

Sei que ainda é cedo para colocar peixes mas gosto de ter as coisas idealizadas....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

tens por ai muita fauna imcompativel ..no entanto eu recomendaria-te que começasses por preencher o aquário com os peixes de menor grau de dificuldade e depois ires evoluindo .

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua resposta, esse era o meu receio, a ideia é mesmo começar devagar mas ter já um setup defenido, o que devo riscar e por quais posso começar... os discus e Ramirezis ia deixar para o fim mas não queria começar a povoar com especies que depois colocavam em causa a sua incerção.

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes colocar primeiro os escalares...não te esqueças de efectuar o ciclo primeiro

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ,aconcelho-te a não pores discus antes dos 4 a 5 meses (para mais),cicla bem o aquario e depois então pensa neles.

Se pesquisares no forum ves muita s informações sobre aquario com discus.

Limita-te a 4 ou 5 especies de preferencia do mesmo habitat senão ficas com uma salganhada de peixes que é obra alem de ficar (para mim) esteticamente mais bonito .

Aconcelho-te tambem de começo a teres plantas de baixa manutenção (Anubias. fetos de java criptocorines valisnerias etc.) que não exigem tanta luz (0.5w. por litro chega)nem muitas podas e uns troncos (ajuda a acidificar a agua)que tambem fazem um aquario bastante bonito.

 

 

Boa Sorte e fica bem.

Editado por lsdluis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

 

Embora esteja em pulgas vou seguir os vossos conselhos e ser pacientes, dentro de 6 meses espero colocar fotos dos meus discos.

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok!! Mas fotos do aquario podes pôr já, que a malta não se importa.... ;):transport027:

Editado por William
quote desnecessário

Tanga540

img023.jpg

 

Para quem anda de moto: http://www.sa-segurancaactiva.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas (equipa de limpeza ajuda)

 

Já está a ciclar em breve coloco fotos, uma duvida, que pessoal colocar para equipa de limpeza? 450l estava a pensar em 5 Ottos e 5 corys chega ? Deve colocar mais alguma espécie?

Editado por jmatos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

L17 ou L270 um deste género posso ter? Lembro que a ideia é mais tarde ter escalares e discos, como referi no post anterior ando a investigar que equipa de limpeza posso/devo ter 5 Ottos e 5 corys parecem sem problema mas precisava de ajuda para o resto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.