Shelter


tfncruz

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Sou novo nesta história da aquariofilia. No entanto é algo que já anda a rondar na minha cabeça à mais ou menos um ano. Agora sim mergulhei de cabeça neste mundo e criei este tópico para ir documentando todo o processo e, dessa forma, ir recolhendo comentários, criticas, opiniões, etc... Em primeiro lugar encomendei o seguinte aquário (deve chegar lá para o final da semana):

 

Aquatlantis AMBIANCE 80 (80x40x50 +/- 137 litros)

lâmpadas T5 (ainda não sei os watts mas de certeza que não chega 0.5W/litro)

uma Biobox (eu sei que não é o ideal mas estou a tentar não ir já à falência... de qualquer maneira também já percebi que mais tarde posso retirar a biobox e usar um externo)

 

As características da água onde moro (Ofir - Esposende) são: 7.2 PH e 0.2 milésiemens de condutividade eléctrica. Alguém sabe converter milésiemens para dH ou ppm?

 

Estou a pensar no seguinte... como não tenho experiência nenhuma nisto, quero começar com plantas e peixes fáceis. Umas Anubias, musgo da java, fetos de java e vallisnerias. Também gostava de fazer um tapete com Eleocharis Parvula mas aposto que: (i) o aquário vem mesmo com poucos watts na iluminação e (ii) vou precisar de CO2 apesar de já ter tropeçado nuns tópicos com aquariofilistas a dizer que não é necessário para esta planta... O que acham?

 

Em relação aos peixes, e depois de já ter feito o ciclo do azoto, começar com 1 Otocinclus e 1 ancistrus, na semana seguinte 2 corydoras aeneus albinas, na terceira semana 2 guppies, na quarta mais dois. No segundo mês partir para os neons (gostava que fossem os tetra cardinalis mas tenho andado a ler que não são muito fáceis... de qualquer forma podem ser os "falsos" neons). O que acham disto? Vêem aqui algumas incompatibilidades? A minha namorada diz que quer ter também escalares... acham que vai haver "porrrráda"?

 

Uma outra dúvida... vamos lá ver se percebi... o substrato é um fertilizante para as plantas e a areia é decorativa. A minha dúvida é qual a ordem das camadas e que altura. Ou seja... uma camada muito fina de areia, mais 3 cms de substrato em cima, e outros dois de areia em cima? Pode ser assim? quais as quantidades ideais para este aquário? Que substrato devo comprar?

 

Em relação à decoração... vai ser muito simples. A minha fonte de inspiração é este site:

http://www.adana-usa.com/index.php?main_page=afa_portfolio

Já tenho um tronco (ainda não está tratado) e umas rochas...

 

Pessoal, vou ficar por aqui porque isto já está a ficar um testamento... vou mantendo este tópico actualizado conforme o desenrolar disto tudo.

 

Desde já muito obrigado por todos os comentários, criticas e sugestões! cabecadura

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 77
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Desde já dou-te os parabéns por te vires informar antes de fazeres algo.Deviam ser todos como tu.Sobre iluminação pouco posso ajudar mas geralmente quando é plantas de tapete convém andar 1W/L e CO2,nem que seja caseiro.Após o ciclo é uma boa opção o tempo de espera,mas os neons/cardinais e assim como os escalares preferem um pH á volta dos 6.5 mas pode ser que tolerem esse pH,mas isso vai de ti se preferes baixar o pH para os escalares e os guppies sofrerem ou se subir um pouco para os guppies e os escalares e os cardinais sofrerem com esse pH.O tronco podes já começar o tratamento,quanto mais tempo for o tratamento melhor,menos probabilidade existe de te tingir a água.

Aconselhava só era passares na secção plantas a pedir opiniões para iluminação e substrato.Boa sorte no projecto.

 

PS : 80 x 40 x 50 = 160 000 / 1 000 = 160L e não 137L cabecadura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, obrigado pelos conselhos!

 

Em relação à capacidade do aquário, tens toda a razão... eu mesmo fiz essas contas. No entanto, não percebo porquê, mas no site da aquatlantis tem 138L. Será que a biobox rouba assim tanto espaço?!

 

Também já fui pesquisar a questão do substrato. Uma correcção: Areia também é substrato... só não é fertil! Ao contrário do que disse em cima. Depois de ver e ler sobre os vários tipos de substrato parece-me que a melhor opção é mesmo utilizar akadama. Ou seja, uma pequena (mesmo muito pequena) camada de areia, uns 4cm de Akadama (+/- 13L), e depois 2cm de areia. O problema em utilizar akadama está no preço. Pesquisei e anda a rondar os 30€/15L. Depois lembrei-me... e no ebay?!? (sou um bocado viciado em comprar lá coisas). Pois é... 19.25 libras (22.44€) por 14L, já com portes!! Porque é que ninguém compra no ebay?!

 

(ver http://cgi.ebay.co.uk/AKADAMA-TOP-QUALITY-...ht_1024wt_1019)

 

Em relação aos peixes... o ideal é ninguém sofrer :animal_fish: mas neste caso penso que é melhor ter as condições ideais para os menos resistentes, não? Assim sendo os guppies hão-de aguentar o ph nos 6.5...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta meter a 6.8 - 7 que será o melhor para todos.Sobre a akadama há patrocinadores do fórum a vender e a preços bem atractivos,depois há membros que também vendem,é caso de dares uso á secção "classificados-->procuro" e ficas surpreendido com as ofertas :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica um primeiro esboço daquilo que pretendo fazer em termos de layout... tentei ao máximo ser fiel à escala de 1cm para 5cm reais.

Basicamente é composto por areira de rio clara, substrato fertil escuro (talvez akadama), um tronco (raíz) à direita, pedras à esquerda. Por cima do substrato um tapete de relva (parvula), no meio só areia branca, à volta do tronco mugo de java (a ideia é que o musgo vá tapando o tronco ao longo do tempo), e por detrás do tronco e à beira das pedras Anubias. O que acham disto? Não conheço especies nenhumas de plantas... escolhi estas porque são de fácil manutenção e penso que darão o efeito que pretendo... mas estou aberto a outras sugestões! (tenham em atenção as condicionantes... não tenho CO2 nem vou ter tão cedo e a luz, em principio, rondará os 0.7/0.8 W/L)

Ainda há aqui um promenor (que de promenor não tem nada) que não está presente no esboço... a FABULOSA biobox :S (vamos ver quanto tempo vou aguentar com isto enfiado dentro do aqua).

 

(Jorge, nos classificados ninguém responde! Acho que vou mesmo ao ebay)

 

img022.jpg

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem vindo...

 

quanto à akadama, há por aí a preços bem mais baixos do que os do ebay.

relativamente à capacidade do aqua... a culpa é da biobox mesmo.

 

o layout está porreiro, mas pensa melhor na colocação das anubias atrás do tronco... não ficarão escondidas? pondera também a utilização de umas blyxas japonicas. com as condições certas dão um efeito "arbusto bola" fantástico. mas para isso (e para que o tapete de parvula se feche "rapidamente") começa a ler umas coisas sobre CO2 caseiro. é mais fácil do que parece.

quanto ao substrato... a areia branca suja-se com facilidade. mas desde que estejas ciente disso (e preparado para limpezas frequentes), pode dar um efeito engraçado.

 

abraço e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... tens razão. A ideia que eu tinha das Anubias era que ela crescia bem em altura. No entanto andei a ver umas imagens e não me parece que seja isso que vai acontecer...... :S

 

A ideia de colocar Anubias por detrás do tronco tem a ver também com o filtro. Acho que a biobox vai estar ali naquele sitio e eu queria uma planta que cresça bem em altura e que esconda a biobox. Já percebi que não vai ser a anubia... sugestões?!? lembrem-se... sem CO2.

 

Em relação ao CO2 caseiro, bem... li tanta coisa que, sinceramente, levou-me a não querer fazê-lo. Uns dizem que funciona muito bem, outros que dá muito trabalho e não compensa, outros dizem que aquilo pode rebentar e depois é sujidade para todo o lado, outros dizem que é muito complicado controlar a introdução de CO2 no aquario, etc., etc., etc... Ou seja, quando colocar CO2 vai ser o "verdadeiro". E como neste momento o orçamento já aperta, vai ficar para mais tarde... (o que faz com que a blyxas japonica esteja de fora).

 

Agora... queria MESMO esconder a biobox... fetos de java, talvez?

 

(acarloscc, boas ondas ;))

Editado por tfncruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É uma boa opção!! Gosto muito do aspecto dela!

Mas estive a ler que pelos vistos é preciso ter algum cuidado porque cresce tipo "praga"... rapidamente apodera-se do aqua.

Neste momento é a escolhida para colocar por detrás do tronco de forma a esconder a biobox.

 

João, muito obrigado pela dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas em relação às posições escolheria uma com o tronco deitado :medieval_mace:

 

Em relação à planta que recomendei, de facto pode ser uma praga, mas bem delineada e com podas frequentes, tapa-te muito bem a biobox além de dar um aspecto muito bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viper, também gosto da terceira posição... mas também gosto da segunda... uma mais dinâmica, outra mais estável... não sei.

João, ela é mesmo muito bonita. Vou de certeza utilizá-la! :sunbathing:

 

Ando a ler a obra AQUARIUM BOOK - The way Germans do it, do Jorg Vierke, e vi lá umas combinações de peixes, sugeridas pelo autor, para aquariofilistas iniciados. Comoo tenho andado ainda a dar algumas voltas a isto criei um documento com as imagens e os nomes dos peixes para poder decidir melhor. E também decidi partilhá-la aqui para voçês dizerem o que acham destas combinações...

 

listaPeixes.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gente... estou mesmo com um dilema.

Em relação a estas combinações de peixes...

Gosto da primeira coluna e gosto da última (quarta) porque está lá um dos (ou o) meus peixes preferidos, o Labeo bicolor.

Ou seja, primeira ou quarta?!

Por outro lado, o ideal seria assumir a primeira coluna e adicionar 2 escalares + 2 plecostomus + 1 bicolor... acham que isto vai dar problemas?!?

Será que também já começa a ser muito peixe para 140Lt?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não aconselho ninguém a ter plecos.O meu já tem quase 30cm e é extremamente frustrante ter que andar todos os dias a plantar,ou até planto do lado direito viro-me para o esquerdo para plantar e ele do outro lado a arrancar.É do pior mas como foi o meu primeiro peixe,juntamente com o telescópio não o dou nem vendo.É complicado a nivel de espaço e a nivel de plantas e o mesmo te digo do labeo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, Jorge. Realmente estive a ver e parece que crescem até 60 cm!! Mas o Labeo Bicolor só cresce até 12cm...

De qualquer forma já é mesmo muito peixe para um aqua de 140L... Acho que me vou manter só na primeira coluna e depois, se der, acrescento os escalares e o labeo... Também não gosto de ver aquários super-povoados. E como não tenho o aquário comigo não tenho muita noção se isto não irá acontecer :naughty:

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

o tronco, pegando na opção 3, eu deitava-o.

 

quanto à escolha de peixada... com esse tamanho de aqua, eu iria para o meu sonho: um cardume, "à séria", de barbos sumatra (barbus tetrazona tetrazona)! :D

tive alguns e fiquei completamente apaixonado pelos bichos! são fantásticos! sempre em correrias malucas pelo aquário e na altura da "comiducha" parecem umas mini piranhas, com a vantagem de que vinham comer à mão sem me arrancarem os dedos. :D

 

com eles podes ter lá o labeo, uns lda25, uns sae. ou seja tudo o que não tenha barbatanas chamativas (tipo guppie), nem seja peixe demasiado calmo.

esses barbos são agitados e têm tendência a moer o juízo à peixada mais pacífica.

 

(se bem, que tudo isto é subjectivo, pois os meus estão agora num aqua maior - mais ou menos do tamanho do teu - com neons, lápis, bêbados, corys e até escalares e a convivência é bem pacífica. se estiverem em cardumes razoáveis, entretêm-se entre eles e não chateiam os outros)

 

boas ondas tb, amigo! :D

Editado por acarloscc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usava um 2215
Pois, tudo depende do orçamento

Mas sem duvida que o 2215 seria melhor

Pois... e o problema é mesmo o orçamento! O 2215 é muito caro! :S

Se calhar vou mesmo meter a biobox lá dentro e depois, daqui a 2 mesitos, compro um 2215 e troco.

 

com esse tamanho de aqua, eu iria para o meu sonho: um cardume, "à séria", de barbos sumatra (barbus tetrazona tetrazona)!

Realmente esses Barbos são muito bonitos! Tenho que pensar melhor na combinação de peixes. De qualquer forma só daqui a um mês é que os vou colocar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma opção,meter a biobox enquanto juntas uns trocos para comprar o filtro externo.Depois metes o filtro novo a funcionar lá 1 semana para a colónia se estabelecer no filtro e podes tirar a biobox sem problemas.É preferível a espera e comprar algo em condições :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma opção,meter a biobox enquanto juntas uns trocos para comprar o filtro externo.Depois metes o filtro novo a funcionar lá 1 semana para a colónia se estabelecer no filtro e podes tirar a biobox sem problemas.É preferível a espera e comprar algo em condições :discuss_gathering:

 

Vai ser mesmo isso! Tenho que abrandar na despesa :S

 

Finalmente chegou o aqua!

 

Tenho duas perguntas para vos fazer:

1. As lâmpadas são T5 (2x28W). Existem lâmpadas T5 com mais watts e o mesmo comprimento? Ou vou ter que ir buscar o martelo e os pregos para ter mais watts...?

2. Tenho um tronco mas é impossivel fervê-lo... é muito grande. Que tratamento posso dar em que não seja preciso ferver?

 

Muchas Gracias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.