Entacmae quadricolor (anemona) toda fechada


Baltasar

Recommended Posts

Olá estou a cerca de 1 mes e picos no mundo dos salgados depois de muitos anos em agua doce e tenho esta anémona a cerca de 3 dias.

 

Preciso de ajuda para identificar se existe algum problema com ela ou no aquário em si, pois esteve sempre bem como podem ver nas fotos que adicionei e de repente hoje a cerca de 1h fechou-se completamente com uns fios castanhos escuros tipo uma erva putrificada a sair do seu interior, como podem ver na segunda foto.

 

 

É este um comportamento normal de vez em quando? Não consegui encontrar nenhum informação especifica e mais detalhada sobre esta espécie e muito menos alguém com situação semelhante.

 

 

Obrigada.

 

Antes (aberta):

aqua1.jpg

 

Depois (fechada):

aqua2.jpg

 

Depois de 30m e uma troca de 5l de água, parece que tem uma bola ao centro... humm será que engoliu alguma coisa ehehhe um hermita (nao os consegui contar todos a ver se falta algum se é que isso é possivel nas anemonas... sei lá):

aqua3.jpg

 

Editado (23:31)

Parece que o Amphiprion Ocellaris também não anda muito bem... hoje ao dar de comer não veio comer sequer e tenho o habito de desligar a bomba para a comida não desaparecer logo e assim lentamente ir ate ao fundo de forma que a possam comer e o comportamento do Ocellaris foi ficar muito parado no fundo, ate mesmo encostado a área a maior parte do tempo sem nadar praticamente nada. Assim que voltei a ligar a bomba recomeçou a nadar pois caso também no o fizesse andaria a deriva com a corrente. De qualquer forma esta sempre no mesmo canto e não nada pelo aquário todo como era habitual.

Editado por Baltasar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Baltasar

 

Seria bom se colocasses o teu setup....

 

Impressão minha, ou o teu Hepatus é mais pequeno que o Ocellaris???

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Baltasar

 

Seria bom se colocasses o teu setup....

 

Impressão minha, ou o teu Hepatus é mais pequeno que o Ocellaris???

 

Abraço

Pedro Ferrer

 

Sim o Hepatus é mesmo bebé, assim que o comprei adoptou logo o Ocellaris como mãe, pai ou amiguinho ehehhe, andavam sempre a correr os dois juntinhos e as cambalhotas um com outro como se fossem dois golfinhos a saltar, mas ultimamente o Ocellaris tem estado assim muito quieto perto da anémona mas nunca entrou nela e ontem nem veio comer, vamos lá a ver hoje...

 

Quanto ao setup e o seguinte:

 

- Aquário 62x36x36 80l

- Escumador Miniflotor da Aqua Medic (pedra difusora, foi dado por um amigo se não chegar mais tarde compro talvez o Tunze nano 9002)

- Bomba de ar Sonic com saída dupla de 600 l/h (ambas as saídas juntas ligadas ao escumador)

- Bomba de circulação Tunze 6025

- Bomba de circulação Eden 160s (junto ao termóstato para fazer circular melhor a agua aquecida)

- Termóstato Jager 125W

- Foco Lanzini (projector suspenso) com uma OSRAM Powerball HCI-TS de 70W/942 NDL (era do plantado de agua doce, terei também de melhor e adicionar a actinica que já vem a caminho ehheeh)

 

Fica aqui uma foto do aspecto geral espero que de para ver mais ou menos:

aqua4.jpg

Editado por Baltasar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

 

Estou a ver que existem algumas coisas que não foram boas escolhas....

 

- Aquário 62x36x36 80l

Já dá para fazer alguma coisa engraçada.

 

- Escumador Miniflotor da Aqua Medic (pedra difusora, foi dado por um amigo se não chegar mais tarde compro talvez o Tunze nano 9002)

- Bomba de ar Sonic com saída dupla de 600 l/h (ambas as saídas juntas ligadas ao escumador)

É realmente necessário mudar de escumar...eu sei como são esses de pedra difusora! :S

 

- Bomba de circulação Tunze 6025

- Bomba de circulação Eden 160s (junto ao termóstato para fazer circular melhor a agua aquecida)

- Termóstato Jager 125W

Está ajustado.

 

- Foco Lanzini (projector suspenso) com uma OSRAM Powerball HCI-TS de 70W/942 NDL (era do plantado de agua doce, terei também de melhor e adicionar a actinica que já vem a caminho ehheeh)

Com as actinicas fica muito bom.

 

Agora sobre os peixes....isso era suposto levar 2 ou 3 peixes de pequeno porte....esse hepatus não devia de estar aí! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update do setup:

 

-Escumador TUNZE Nano 9002 (Já mexe a uma semanita)

 

-Actinica T5 24W

 

-HQI mudada para nova e com 10000K

 

Entretanto os LEDs já chegaram para uma calha DIY em breve com 15W (3 x 5W azuis para fazer a componente actinica) e 30W (10 x 3W brancos 10000K)

 

Alguns corais novos e mais malta de limpeza (mais hermitas, turbosnails, lismatas, etc.) já por lá andam tudo trabalhando em harmonia.

Quanto aos peixes principalmente o hepatus claro que enquanto for bebé tudo bem, mas assim que ficar jovenzito ou mesmo quase adulto tem de ir embora devido ao tamanho do aquário, mas será bem aceite nos 600l de um amigo mesmo aqui ao lado (assim posso continuar a vê-lo todos os dias ehehhe). A minha opção para alem de não ter espaço para mais era também o meu limite quanto ao orçamento e no fundo até acho mais piada assim tudo em ponto pequeno.

 

Foto do novo visual:

aqua5.jpg

Editado por Baltasar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Baltasar!

 

O aquário está fixe, poderias trabalhar melhor a disposição da rocha, mas de resto parece estar bem. Espero pela calha DIY para ver se ilumina bem, como já tinha dito tenciono montar uma também, fico à espera para ve-la em funcionamento se funcionar monto uma também.

 

Abraço

Luís Guerreiro

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ok as calhas dos LEDs já estão a funcionar assim que puder tiro umas fotos do resultado final, entretanto podem ver aqui um pouco como foi o projecto:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=124428

 

 

:D

Editado por Baltasar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Boas

 

O vulpinus que tens no aquário ainda é pior opção que o Hepatus.. ficam ambos enormes e crescem rapidamente.

 

Mesmo enquanto pequenos precisam de bastante espaço para nadar e ter muita rocha que possam ir limpando e tendo comida constante (pequenas algas).

 

Acho que são muito más escolhas com tantas hipóteses de peixes que existem para nanos.

Editado por Gil Miguel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas.

 

Eu estou apenas a inicar a minha pesquisa sobre salgados, mas parece-me que os animais foram introduzidos demasiado cedo ou não? Um salgado para estar bem ciclado e preparado para o/s primeiro/s peixe/s não deveria ciclar uns 2 ou 3 meses? Ou por ser um nano é mais rapido? (por ter menos rocha para colonizar/maturar?)

 

Cumps

Os meus Aquas:

  1. Deep Forest
  2. Little Heaven

Link to comment
Partilhar nas redes sociais