Plantas


joker

Recommended Posts

Boas.

Estou a colocar este tópico para ficarmos a conheçer melhor as plantas de Portugal.

 

Gostava de saber se algumas plantas que utilizamos para cozinhar ou até para fazer chá dão para colocar no aqua,por exemplo a ortelã,cidreira e que não façam mal nem aos peixes nem a invertebrados.

 

Será que dão ou não?

 

E tambem gostava de saber se algumas plantas que temos nos nossos lagos,ribeiros ou até barragens darão para terem no aqua,pois se fosse o caso de darem até podia-mos construir aquas com o paisagismo dos nossos lagos,ribeiros e barragens

(:) ou seja made Portugal :D) aproveitando as plantas,peixes e até invertebrados!

 

Penso que até era uma ideia boa,pois no nosso Portugal tambem temos coisas de muito valor.

 

Se por acaso alguem já usou algumas plantas e até contem alguns exemplos com fotos ou sem fotos,mesmo que seja só informação eu gostava que partlhasem aqui neste tópico para todos os menbros ficarem a conheçer melhor as plantas que temos cá,prinçipalmente se fazem mal á fauna que temos nos nossos aquas.

 

cumprimentos,Helder Madeira :bs_quesexclaim:

Editado por joker
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então pessoal não há ninguem que tenha alguns exemplos ou que já tenha utilizado plantas do nosso territorio para colocar no aqua!

 

Se alguem tem alguma informação gostava que me explicasse.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que ninguem diz nada e pareçe não haver informação sobre as nossas plantas,nem exemplos,eu vou tentar apanhar algumas plantas no ribeiro e fazer a experiênçia de as tentar manter debaixo de agua para ver se aguentam e secalhar mais tarde até utilizalas como fauna no aqua!

 

Se tudo correr bem eu depois coloco aqui fotos para o pessoal ver!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há muitas plantas que dá, mas tens de ter noção que são de água fria e podem não suportar a água quente. Tens de ter também atenção a "bichos" que podem conter que podem "danificar" o aquário.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Podia-me dizer qual o programa para abrir a guia das plantas pois não a consigo abrir para ver!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sim eu sei,mas as temperaturas aqui no algarve são quentes e elas são capases de aguentar,agora em termos de "bichos" é que tenho que ter muita atenção!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sim eu sei,mas as temperaturas aqui no algarve são quentes e elas são capases de aguentar,agora em termos de "bichos" é que tenho que ter muita atenção!!

 

cumps.

 

Dás uma boa lavadela a elas e deve ficar bom.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que eu estou a pensar fazer,lava-las muito bem para tirar toda a sujidade e alguns "bichos".

 

Agora tenho é de aranjar um tempinho para ir á procura de alguma plantinha.eheh

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podia-me dizer qual o programa para abrir a guia das plantas pois não a consigo abrir para ver!!

 

É um pdf que abre online, tem 25mb por isso tens de esperar um bocadinho. Acho que não é preciso nada, talvez as definições do teu browser não permitam...não percebo nada disso.

 

Experimenta este caminho http://www.icn.pt/medwet/plantasaq.html

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,eu neste momento estou com 2 plantas num aquario diy que apanhei no rio Guadiana e que se teem estado a aguentar bem (2 ou 3 semanas),como substrato utilizei nata do rio (areia),talvez uns peixitos desses que tu apanhas aí na barragem se dessem bem aqui,(talvez me possas arranjar alguns,ficava 100% Portugues),o aquario ainda está sem fauna porque naõ tem termostato(por isso esses peixes eram o ideal)nem filtro.

As plantas não sei o nome .e não tenho fotos mas quando tirar meto aqui,talvez alguem conheça.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podia-me dizer qual o programa para abrir a guia das plantas pois não a consigo abrir para ver!!

 

Clicas com o botão direito do rato e guardas o ficheiro no teu disco.... e depois é só abrir com o Adobe Acrobat Reader.

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu já tentei abrir mas não dá,mas não faz mal eu vou aranjar um programa que abra o ficheiro!!

Obrigado por tudo.

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sim algumas plantas não se devem adaptar aos aquas e acabam por morrer!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Deve haver muitas plantas que se adaptem aos aquas,mas nós não sabemos,por isso é que eu tambem quero experimentar a apanhar umas quantas para ver se aguentam.

 

Sobre os peixes eu até te podia aranjar alguns,mas nunca mandei pelo correio e não sei como os mandar,com esses peixes ficava mesmo um aqua 100% portugues.

 

Se podesses colocar as fotos das plantas eu agradeçia para o pessoal ver e até descubrir o nome delas!!

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possivel encontrar estes tipos de plantas em lojas de animais comuns? ou haverá um sitio especifico onde as poderei obter?

 

 

Eleocharis parvula

 

Anúbias anã

 

Gramineas

 

Elódeas.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

já tive algumas palntas no aqua k apanhei em lagoas, barragens e fontes, a mais bonita k tive foi akilo k penso ser um agrião, era um arbusto lindo de folhas largas e um verde muito bonito. Começou a crescer para cima e a perder as folhas k estavam dentro de água, ao k sei ele iria crescer por ai a cima e iria criar uma moita fora de água o k não deveria ficar muito mal, o problema é k a parte da planta k fica dentro de água fica muito depenada e com mau aspecto!

 

Tenho neste momento uma planta no aqua k apanhei numa fonte, a k dei o nome de Fontanarios da Graça Riachense lolololol :lol:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':character0050:' /> se alguem souber dizer-me de k panta se trata agradeço...

Imagem298.jpg

 

Quando vi este topico comecei a ver k plantas ainda tinha para aki apanhadas por mim, e deparei-m com esta em muito mau estado....

Imagem294.jpg

Apandei esta agarrada á linha da pesca lolol

 

 

Por falar em pesca............. olha ai umas fotos de hoje :happy:

Imagem278.jpg

Xico da Menga e Zé Fataçudo :burp::character0050:

Imagem284.jpg

E esta surpresa?? ;)

Imagem288.jpg

Bela Bicharoca, aconselho para por no aqua..... :thumbup3:

 

Já agora uma foto do meu aqua pa ver se alguem comenta ::D: lolol

Imagem302.jpg

 

Espero k gostem e k tenha contribuido alguma coisa ao topico...

 

Cumpts

Hike

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

simplesmente brutal parabens :character0050:

 

ja agora diz me so uma coisa aquela pedra ali no meio é so uma ou varias?

Editado por fuzi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um conjunto de pedras a fazer escada k apanhei, como está é como era naturalmente

 

Obrigado ;).gif' class='bbc_emoticon' alt=':character0050:' />

 

!abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tinha metido algumas fotos do meu aqua aki no forum mas com muita pena minha não foram muito comentadas :character0050:

 

As pedras são realmente bonitas e têm um aspecto muito natural.... mas não foi facil integra-las com os troncos...

 

 

Agradeço o teu comentario!

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tinha metido algumas fotos do meu aqua aki no forum mas com muita pena minha não foram muito comentadas :character0050:

 

As pedras são realmente bonitas e têm um aspecto muito natural.... mas não foi facil integra-las com os troncos...

 

 

Agradeço o teu comentario!

 

Cumpts

 

Boas

 

ainda não tinha visto ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Obrigado a todos por comentarem e contribuirem para o tópico!

 

Hike tens um aqua muito bonito,essas pedras são mesmo fantasticas,parabens.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais