..ao Estilo ca do forum...


Recommended Posts

Ois!

 

gostava de expremir a minha mt modesta opiniao, sobre a ideologia dos salgados ca do forum...

 

Estive uns meses a juntar o material para o akua k tenho agora de 350lts, a maior parte da Info. devo de facto ao forum, sobretudo pela idologia de um sistema natural em k a rocha é o complemento unico de filtragem..sendo claro uma forte circulaçao e um bom escumador..o k a partida me parece mt logico, sem depositos de sedimentos , o skim tira td, e a rocha estabiliza os restos...

 

Com 5 meses, um turbo flotor 1000 e uma circulaçao de 26x o volume do akua, e com 20per cent de rocha, tenho apenas um centropyge bispinossus..pois a amonia insiste em n descer dos 0.025, o k me força agora a ter de adquirir um seco humido em resposta ao numero obviamente maior de peixes k kero ter....o sistema ideal simplesmente naõ resulta!

 

o k kero dizer com isto é k com as condiçoes k tenho n se justifica seker uma restia de qq coisa k seja, o k faz com k um akaurio sem filtro seja apenas um sonho...fazendo kom k os seco humidos sumps e consekente desnitrificadores ,sejam sempre sempre obrigatorios!

 

ainda ontem aconversa com um amigo ca do forum, e ao falar disto a primeira resposta foi um mt estereotipado " nao gosto de filtros", mas a verdade é k estes e falando so de seco humidos oferecem uma filtragem e decomposiçao k apenas MTA MTA MTA rocha poderá oferecer, eu tb gostava de ter um sistema todo natural...mas pelo menos para peixes isso é irreal!e se bem me lembro nao ha akuario estabilizado sem filtro...

 

isto claro é so uma opiniao, mas derivada claro da experiencia....hugs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguma coisa não está bem no teu sistema. Não é normal isso acontecer quando todos os procedimentos correctos são cumpridos o que à partida pareces estar a fazer bem.

 

o k kero dizer com isto é k com as condiçoes k tenho n se justifica seker uma restia de qq coisa k seja, o k faz com k um akaurio sem filtro seja apenas um sonho...fazendo kom k os seco humidos sumps e consekente desnitrificadores ,sejam sempre sempre obrigatorios

 

Nesse caso eu devo andar a sonhar há mais de 8 anos e outros que conheço pessoalmente, idem aspas. Não podes tirar uma conclusão assim só porque contigo não deu resultado.

Não há razão para andarmos a dizer que não são precisos secos/húmidos, desnitrificadores e afins se de facto fosse necessário. Que interesse teriamos nisso?

Então e os nossos aquários como é que se aguentam?

Já tive um aquário de 85L com 20 e tal quilos de rocha, um flavescens (médo) , dois ocellaris (pequenos), um pseudochromis pequeno e uma salaria media. Além da rocha viva, só tinha escumador, muita luz e boa circulação. Nenhum filtro, nada de carvão nem filtros mecânicos nem nada. O aquário estava cheio de corais moles e alguns LPS. Durou um ano e tal sem qualquer restea de amonia ou nitritos. Como é que explixas isto?

Presentemente nem o escumador tenho ligado. Já há meses que não o ligo e a única filtragem que tenho são uns 40 kilos de rocha com um xanthurus médio e dois clarkiis grandes, isto num aquário de 200 litros. Só testo o KH mas se tivesse amonia ou nitritos de certeza que os meus SPS não sobreviviam. Como eu há muitos exemplos em Portugal e pelo mundo fora. Repara nos "Tank of the month" da advanced aquarist e da reefkeeping. Não enches os dedos de uma mão com o numero de aquários que usem filtros além de escumador e rocha viva.

 

O meu conselho é que te perguntes a ti mesmo e procures no teu sistema a possível fonte desses valores de amonia fora do comum para o sistema que tens. Que tipo de água usas na reposição? Já a testaste? Não haverá alguém que sem o teu conhecimento introduza mais comida no aquário? Haverá alguma coisa na rocha a apodrecer que não tenhas notado? E já agora, já experimentaste usar outro teste?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo dizer que discordo liminarmente com a tua opinião.

 

Começas e acabas a dizer que

isto claro é so uma opiniao, mas derivada claro da experiencia....hugs
Se assim é, não podes depois dizer coisas do género:
fazendo kom k os seco humidos sumps e consekente desnitrificadores ,sejam sempre sempre obrigatorios!

 

Eu digo precisamente o contrário: Secos/humidos e desnitrificadores são sempre desnecessários. (Embora não queria aqui colocar no mesmo bolo desnitrificadores e secos-humidos).

 

Primeiro, se tens essa amónia, nunca deverias ter um centropyge. Nem depois de 6 meses com o aquário maturado o deverias colocar. Nenhum aquariofilista responsável e admirador da vida animal em cativeiro o faria.

 

Segundo, não existem 2 aquários iguais. E sobretudo, não existem 2 aquariofilistas iguais. Sobretudo isto. Podes (e deves) ter feito alguma coisa mal, como quase todos já fizemos.

 

Queria ainda referir que com 3 meses de experiência em aquariofilia de reef, tens tanta experiência em reefs como eu em bolling que só joguei 2 vezes.

 

Para finalizar dizer apenas que:

 

Este método funciona como qualquer outro, desde que as coisas sejam feitas da forma correcta. Não é o único método, não é o melhor método, não é o pior método, é simplesmente mais um método.

 

P.S.:Agora em relação a rocha viva com secos/humidos, está provado e mais que provado que não são compatíveis...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pk ke o seco humido e a RV nao sao compativeis? Eu ja ouvi varias vezes isso mas nunca soube a razao em concreto.

 

Cumpts.

|我不知道||मुझे नहीं पता||ليس لدي فكرة|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensa na rocha viva e nos seco-humidos(e outras filtragens mecânicas/biológicas) como concorrentes.

 

Ambos tem de se "alimentar" de nitratos (de uma forma muito simplista).

quando tu colocas outra "qualquer coisa" a competir com a rocha viva, vais estar a retirar alimento desta. Em último caso a rocha pode apodrecer e poluir a água.

 

É por isto que não deve usar qualquer outra filtragem biológica (ou que tenha a capacidade de albergar bacterias) para além da rocha viva num aquário de reef. Porque rocha precisas sempre.

 

É por isso também que num aquário só de peixes, é precisamente o contrário, ou seja, não deves colocar rocha viva e deves usar e abusar dos seco-humidos, dos perlons, das esponjas, das bioballs, etc, etc, etc...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva zeka,

 

Que agua usas nas TPAs? Natural ?

 

Se usas água natural, já efectuaste testes a essa água?

kumanomi-01.gif

 

Abraço

Carlos Nascimento

 

|---> CjBorn <---|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zeka

 

Como o Alexandre disse o problema deve ser dop teste até porque a escala colorimétrica é sempre difícil de interpretar e se está no 1º nível não valorizes. De qualquer forma escolhe uma boa marca com tradiçaõ em água salgada.

 

Poseidon e Hugo , a explicação é mais esta :

Tanto a rocha viva como o seco humido são excelentes filtros nitrificadores o que tem como consequençia final a acumulação dee nitratos e neste caso o seco-humido é ainda mais eficaz porque as bactérias nitrificantes aerobias têm mais O2 à disposição .

Mas só a rocha viva é que tem também ao mesmo tempo capacidade de disnitrificação nas suas partes mais internas . Logo se previligiarmos o seco-húmido em detrimento da rocha teremos mais nitratos presente e menbos capacidade de disnitrificação . É claro que se tiversos rocha viva sufoiciente ou uma boa DBS também seria capaz de disnitrificar os nitratos resultantes do seco-húmido e não faria mal tê-lo mas neste caso a rocha viva também seria suficiente para nitrificar e logo naõ precisariamos do seco-humido para nada . Ou seja com quantidade de rocha viva suficiente o seco-humido é mais desnecessário do que propriamente prejudicial.

Confusos ???

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois....mas para um akuario so de peixes, alias com peixes até grandes, eu pessoalmente axo o seco humido necessario...para mais tenho uma boa DSB por isso a partida se tiver nitratos começo a pensar em outras coisas....

 

kuanto a ti HUGORSF, agradeço a ignorancia..é mais uma caracteristica k faz de nos humanos..em certas proporçoes claro!

n tens direito e para mais conhecimento seker de eu ter o akua ha 3 meses!e em k condiçoes.... e mm k tivesses isso n te fazia mais "conhecedor k eu...nem mais sabio k eu...a aquariofilia é algo k sempre tem mais para aprender, e se tu ja aprendeste td, entao eu kero ser teu amigo... 8)

 

dps, um centropyge para um akua de 5 meses é bastante bom, e sao 350lts com mta rocha so pa ele!ja agora...n sou responsavel com estes cuidados todos??ta bem, dps dix entao kk coisa k eu kero ser tao responsavel cm tu....um dia claro :D

 

para mais eu tenho peixes desde os 8 anos! e aos 15 ja tinha um salgado... !! inclusive e cm o sr.rui de almeida se deve lembrar eu mantive um platax teira durante uns 2 anos, apenas desfacendo-m dele por kausa do akaurio!

 

mas axo graça...de resto obrigado pela ajudaa todos, vou de facto confirmar com outro teste, até pk o peixe ha uma semana k n é alimentado!

 

j

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas...

Eu nao vou entrar em discussoes parvas pq na parte dos salgados Sou um iniciado que pouco sabe...

mas do mto que tenho lido um Seco Humido num aquario so de peixes nao faz mal a ninguem... pelo Contrario

Num Reef nao será assim... mas num aquario so de peixes a filtraçao biologica poderá ser complementada ou executada por Um seco Humido desde que faças uma boa manutençao do mesmo impedindo concentraçoes altas de nitratos..

 

Qto a discussoes quem sabe mais ou menos.. acho ridiculo....Pessoal que +e mais antigo aki no forum tem que saber aceitar criticas e saber ouvir até pq Aki nao ha GURUS DO CONHECIMENTO LOL :D e no caso do user que colocou o post o forum nao é bem um concurso de quem sabe mais ou menos mas um sitio pra nos auxiliarmos uns aos outros(achei o teu topico um pouco provocatorio.. acho que podias abordar estas questoes de outra maneira)...

e a critica é pros 2 lados da discussao

(Hugo RSF escreveu: Queria ainda referir que com 3 meses de experiência em aquariofilia de reef, tens tanta experiência em reefs como eu em bolling que só joguei 2 vezes.... )

 

comentarios destes sao perfeitamente desnecessarios...

 

... como ja li em mtos sitios nada é certo na aquariofilia.. um Sistema perfeitamente natural pode funcionar a 100% num dado aquario e no outro falhar e o mm pra outro tipo de sistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confusos ???

Nem por isso, Rui :evil:

 

pois....mas para um akuario so de peixes, alias com peixes até grandes, eu pessoalmente axo o seco humido necessario
Perfeitamente de acordo. Aliás referi isso mesmo no meu post:
É por isso também que num aquário só de peixes, é precisamente o contrário, ou seja, não deves colocar rocha viva e deves usar e abusar dos seco-humidos, dos perlons, das esponjas, das bioballs, etc, etc, etc...

 

mais "conhecedor k eu...nem mais sabio k eu

Não sou nem mais, nem menos que qualquer outra pessoa. Não sei mais sobre aquariofilia que ninguém.

 

entao eu kero ser teu amigo

É para isso que cá estamos :)

Somos todos amigos e apenas trocamos opiniões. :D

 

dps, um centropyge para um akua de 5 meses é bastante bom
Mesmo com um ano, como referi eu nao colocaria um Centropyge, nem em 1000 litros, mas isso sou eu que não pesco nada disto... 8)

 

para mais eu tenho peixes desde os 8 anos! e aos 15 ja tinha um salgado... !! inclusive e cm o sr.rui de almeida se deve lembrar eu mantive um platax teira durante uns 2 anos, apenas desfacendo-m dele por kausa do akaurio!  
Parabéns! Eu não tenho tantos feitos, estou na aquariofilia à 1 ano e nos salgados à menos que isso.

 

de resto obrigado pela ajudaa todos

De nada, como referi é para isso que cá estamos ;)

 

mas do mto que tenho lido um Seco Humido num aquario so de peixes nao faz mal a ninguem... pelo Contrario  
Foi exactamente o que referi :) Não só não faz mal nenhum, como é recomendável.

 

Qto a discussoes quem sabe mais ou menos.. acho ridiculo....Pessoal que +e mais antigo aki no forum tem que saber aceitar criticas e saber ouvir até pq Aki nao ha GURUS DO CONHECIMENTO
Também acho ridículo, como já disse, e todos sabem, devo ser do que tem aquários à menos tempo por isso... E não há gurus aqui porque estamos em Portugal, porque se estivessemos nos states ou noutro pais de renome nesta área, tinhamos Gurus sim senhor. Para mim o único guru português que conheço é o Rui Ferreira de Almeida. (Se alguém não perceber esta frase, contacte por PM)

 

achei o teu topico um pouco provocatorio.. acho que podias abordar estas questoes de outra maneira)...  
Pois, eu também achei, e se calhar por isso respondi da forma que respondi.

 

comentarios destes sao perfeitamente desnecessarios...
Tens razão, peço desculpa. Admito que pessoas que não me conheçam possam achar o mesmo que tu. Apenas queria referir que 3 meses em aquariofilia de recife é muito pouco. Nada mais que isso!

 

como ja li em mtos sitios nada é certo na aquariofilia..
Se um dos sitios não foi neste forum e não foi em tópicos meus, podes procurar que vais encontrar essa frase escrita por mim vezes sem conta. 8)

 

um Sistema perfeitamente natural pode funcionar a 100% num dado aquario e no outro falhar e o mm pra outro tipo de sistemas.

Aqui já não estou totalmente de acordo. Que 2 aquários não são iguais, estamos de acordo, agora que um sistema se for seguido a letra funciona, isso funciona. Seja o sistema do forum, seja DSB, seja, sistema Berlin, seja Jaubert, seja o que for... Tem é de ser seguido a risca, como qualquer sistema :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo e a todos

 

Pois se calhar tens uma certa razao ja que sao sistemas ja experimentados...alias eu proprio tou cheio de duvidas na escolha do sistema que vou utilizar...

Vou montar um reef num aquario de 300 litros, com uma circulaçao de agua de 8000L/H, 2 Hqi de 150W + 3 t8 (uma bluemoon reef, 1 aquaglo 40w+ sunglo40w) mas sem Sump ja que alem de aumentar mto o orçamento nao tenho sitio para o por) e ja tenho tb 20kg de coral moido e 20 kg de areao de coral fino.

Esta é a parte certa :D, agora como nao vou colocar sump a minha grande duvida está entre o S. Jaubert ou DSB+escumador hang on

 

sistema Jaubert

que tem a vantagem de ficar com um disnitrificador natural e dentro do aquario e com excelentes indices de calcio libertado,alem de menos mudanças de agua necessarias, mas com o incoviniente de precisar de 12cm de altura de substrato o que me rouba mto volume no aquario e nao posso colocar tantos peixes e apenas cobrir com rocha viva 20% da area do substrato.

 

E a DSb que me ocupa apenas 7cm, é mais barato e tb dizem que resulta bastante bem.

Tou com bastantes duvidas sobre qual escolher apesar de ter uma boa noçao dos resultados de ambos...algumas pessoas dizem-me pra optar pela DSB outras pelo Jaubert. eu tou completamente dividido lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BEM, EU ADORAVA FAZER UM AQUÁRIO DE SALGADOS, MAS INFELIZMENTE DEPOIS DE UM PROBLEMA MONETÁRIO A SITUAÇÃO PIOROU BASTANTE, MAS TIVE A REFLECTIR SOBRE OS €€€ E NUNCA IRIA GASTAR MENOS DE 2500€ (COM POUCA RV) PARA TER QUALQUER COISA EM CONDIÇÕES.... TENHO MUITA PENA, MAS É MUITO DINHEIRO E TB N TENHO ESPAÇO PARA SUMP, O QUE TORNA AINDA MAIS DIFICIL.

PELAS CONTAS QUE FIZ 2500€ É CERTINHO, SERÁ QUE ALGUEM ME CONSEGUE FAZER UM SETUP MAIS BARATINHO? ATÉ PODE SER QUE DAQUI A UNS TEMPOS VOLTE A PENSAR NO ASSUNTO. JÁ AGORA O AQUA QUE EU ESTAVA A PENSAR FAZER É DE 150X50X68

 

ABRAÇO.

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que tal fazeum nano-reef? assim vai sair bem mais barato.

ou então fazer um aqaurio so para peixes, vc não vai gastar em corais, RV etc....

1º Concurso Brasileiro de Aqua-Paisagismo: http://www.aquaonline.com.br/cbap/

partícipe!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo Bc tu perdes a hipotese de montar um aquario de salgados pq kerias equipamento de luxo... e com luxos é complicado.

Eu vou montar o aquario por volta dos 1000 euros e faseadamente.

Bem pessoal sem kerer desviar o topico.. gostava que me ajudassem na minha escolha de sistema de filtragem fico a espera! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BABOON, N QUERIA LUXOS, GUIEI-ME MUITO AQUI PELO FORUM E POR ALGUMAS LOJAS....

 

VOU-TE SO DAR UM EXEMPLO DO QUE ERA PARA FAZER, REPARA BEM

 

AQUA- 375€

ILUMINAÇÃO-550€

ESCUMADOR-400€

BOMBAS DE CIRCULAÇÃO - 400€

AREÃO-180€

RV E RARTIFICIAL- BEM SE FOR PARA OS 80-100KG RECOMENDADOS E SE FIZER METADE DE CADA UMA DÁ - 1200€

OSMOSE INVERSA- 250€

TERMOSTATO - 20€

MALA DE TESTES - 80€

 

JÁ NÃO ESTOU A COLOCAR A SUMP PORQUE NÃO IRIA TER ESPAÇO, PORTANTO NEM SEI SE TERIA DE COLOCAR UM FILTRO PARA COMPENSAR A AUSENCIA DE SUMP.

LOGO, FAZENDO CONTAS DÁ A MÓDICA QUANTIA DE:

 

3455€!

 

EU ADORAVA TER UM AQUA DE SALGADOS, MAS POR ESTES PREÇOS FICA COMPLICADISSIMO, NÃO ACHAS?

 

JÁ AGORA ESSE TEU AQUA QUE VAIS MONTAR POR 1000€, QUE TAMANHO TEM?

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Babbon.

 

Temo que estejas a fazer uma certa confusão.

 

O sistema DSB não é mais que um jaubert sem plenum. :D

 

Está provado que o plenum ao fim de alguns anos deteriora-se e deixa de fazer o efeito para que lá foi colocado. Nem seria preciso provar muito, se vemos no National Geografic todos os dias, Barcos no fundo do mar todos recequidos e detriorados, é natural que a uma malha/rede de plenum também aconteça isso.

 

Uma dsb não deve ter 7cm e o Jaubert 11. Devem ambos ter o máximo de substrato possível. Como referi, são ambos iguais e os princípios são iguaizinhos, apenas de "descobriu" que não é preciso colocar a rede para a bicharada não ir para as camadas mais fundas porque eles não vão para lá haja lá rede ou não. Então retirou-se a rede e passou a chamar-se DSB em vez de Jaubert. Todos os outros princípios se mantêm.

 

Nomeadamente a questão do tamanho do grão da areia. A ideia é que as camadas mais fundas tenham areão o mais fino possível, compacto. Precisamente para diminuir ao máximo a existência de oxigénio, onde as bacterias farão a disnitrificação. Posto isto o ideal é argamax ou otro areão fino como este. Na superfície do substrato pode haver sem problemas areão de coral.

 

Mas pergunto eu, porque não deixar sem areão nenhum? Já puseste essa hipótese? 8)

 

Ricardo,

vejamos:

 

AQUA- 375€  

ILUMINAÇÃO-550€  

ESCUMADOR-400€  

BOMBAS DE CIRCULAÇÃO - 400€  

AREÃO-180€  

RV E RARTIFICIAL- BEM SE FOR PARA OS 80-100KG RECOMENDADOS E SE FIZER METADE DE CADA UMA DÁ - 1200€  

OSMOSE INVERSA- 250€  

TERMOSTATO - 20€  

MALA DE TESTES - 80€

Daqui diria que:

- O aquário não está barato.

- A iluminação é manifestamente cara, mas não está caro esse preço. Podes com alguma bricolage baixar aí uns 200€ a esse valor.

- O escumador, não sei qual é, mas parece-me igualmente um valor excessivo para esse aquário.

- As bombas de circulação, tendo como base esse valor, seriam Pulsadoras com controlador presumo eu, e aí o preço se calhar até está baixo...

- Não precisas de 80Kg de rocha viva de início (eventualmente nem no final). Eu para esse aquário, e tenho um igual, começaria com uns 25/20 kg de viva conjugada com artificial.

- A osmose desse valor são osmoses boas já com DI. Aconselho realmente. Se não quiseres RO+DI então tens soluções boas na ordem dos 100€.

- O termostato é com cada um. :) Para mim é outra coisa onde não vale a pena comprar barato. Eu já comprei 4 termostatos desse valor e partiram-se todos, basta a água baixar um pouco para o vidro estalar. e tenho um da rena que me custou 6 contos na altura e está ali para as curvas e até em seco já trabalhou. Mas como disse, são opiniões. :evil:

- A mala de testes é desnecessária. Por esse preço (ou eventualmente mais algum. Pouco!) eu comprava um medidor electrónico de PH. Depois o de KH e calcio. Todos os outros são supérfulos, embora importantes por vezes. :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem, começando:

 

-Aquario era o que o regal me ia fazer, igual ao teu mas com 1,5m.

-Escumador, n vejo onde está o espanto, H&S, Deltec, Aquamedic, para o volume do aqua n é menos de 400€ (e acho que estou a ser bonzinho)

-Iluminação, iria ser fornecida por mais um colega aqui do forum, acho que n preciso de deizer quem era.

-Quanto à rocha viva, até tens razão, secalhar n preciso de muito no inicio.

-OI foi uma que vi numa loja.

 

Bem , penso que é só, a grande diferença estava na RV, aí é que doi e muito.... UIIII!!

 

Abraço a todos

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao aquário podes ter razão, os preços aumentaram recentemente. Se ias mandar fazer ao Ricardo então o preço deve ser o que é praticado hoje em dia. O vidro subiu recentemente.

 

Em relação ao escumador continuo a achar muito para o teu aquário. Que modelo estavas a pensar?

 

Quanto à iluminação, o que posso dizer é que fiz a do meu aquário por menos de 250€. E com balastros electrónicos para grande satisfação da minha factura de electricidade entre outras vantagens :D

 

A rocha tudo depende se o aquariofilista é responsável ou não. Até podes começar só com 10 quilos, desde que não adiciones peixes. Depois consoante vais inserindo um peixe, inseres tb mais uns quilos e por aí adiante.

 

A osmose mantêm-se o que disse atrás ;)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o escumador era o H&S 150-F2001 ou o Turboflotor Multi SL.

 

Por agora é um sonho que vai ficar adormecido...

 

Abraço.

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por agora é um sonho que vai ficar adormecido...

 

Perdoa-me se te ofender a minha sinceridade...mas só vai ficar adormecido porque não estás na disposição de fazer algo mais económico. Podes um reef igualmente bonito de dimensões mais modestas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o escumador era o H&S 150-F2001

Sim... realmente esse escumador, cá em Portugal, anda na ordem dos 300 e tal euros.

 

Eu não gosto muito de fazer este tipo de coisas, mas até estou disposto a tentar. Diz lá qual o teu orçamento, e que tipo de aquário pretendes (peixes/reef/etc) que eu vou tentar ver para o que dá o teu orçamento.

 

Abre um novo tópico para o efeito, porque este tópico já pouco tem a ver com o inicialmente aberto pelo Zeka. :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte, até és capaz de ter razão, mas para um áqua destas dimensões não estou a falhar muito nos valores ou estou? Será que realmente estou a fazer isto com muitos luxos, n devemos partir do principio que as coisas devem ser bem feitas e a pensar no futuro? Acho que não é boa politica estarmos a comprar equipamento que não seja adequado só porque nos apetece fazer um reef na nossa casa, assim acaba por ser prejudicial num futuro próximo, como se costuma dizer, fazer as coisas em cima do joelho não leva a lado nenhum... Pelo menos é o que eu acho.

E ainda o problema maior, no meu ponto de vista, é n ter espaço para SUMP, acho que não se conseguiria fazer um reef sem sump, pelo menos é que tenho lido aqui.

 

Abraço a todos....

Cumprimentos,

 

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo o que o Duarte pretende dizer não é fazer as coisas em cima do joelho como dizes. Mas sim planear um aqua um REEF de dimensões mais pequenas onde o investimento não é tanto.

 

Não tem nada a ver com o futuro, podes manter um nano durante anos... só mantens o que der para manter sem aumentar o tamanho do aquario. Se vires o aquario do Duarte é bem exemplo disso.

 

Um nano de 60CM lindissimo.

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais