aquario para inicio de ciclidios


Recommended Posts

Olá

:wink: tive a sorte de me terem dado + um aquario para juntar a coleçao ;) apesar de nao ser muito grande 35L gostaria de saber se posso iniciar-me com os ciclidios num pequeno aquario destes.

Tenho a ideia que a ser viavel, serão poucos peixes tipo 2/3 ou 4 mas secalhar ja é a esticar muito a corda, e de preferencia especies pequenas.

Será que estou a penssar mal?

será que tenho que tenho de esperar por um aquario maior?

Caso possa iniciar-me quais as especies ou especie que me aconcelham?

 

obrigado 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ciclideos anões tipo apistogramas ou Kribensis serve.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu também tenho um aqua, que está parado, e estava a pensar em por uns ciclideos. O meu aqua deve ter uns 50 lt(60X32X30), que espécies acham que posso colocar lá, e quantos? E já agora que recomendam de plantas(pois sei que alguns destroem tudo) e iluminação?

Também estou a ver se arranjo um filtro melhorzinho... se souberem de algum usado, avisem-me (já pus anuncio nos particulares).

Já agora se tiverem algum link, pra poder ver as espécies de ciclideos mais usuais e as suas características.

Ah, a água da minha zona tem um pH de 7.5. ( Pelo menos o meu aqua de guppies tem sempre este valor).

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !!!!!

 

Bem, 35L parece me pouco, mas para ciclideos anões deve dar embora, muito, muito á conta !!!! Lembra te que se o teu aqua tiver 35 litros brutos, com o areao, mais plantas, material, irá te roubar sempre litros por isso :lol:, é mesmo a conta!!!

Quanto a fauna do aqua, deverá ser constituida apenas por um casal, pode de ramirezis, kribensis, apistos..!!!!

Contudo penso que deverias esperar por um aqua um bocadinho maior, e com esse fazer um nano plantado, com cardume de cardinais ou neons, por exemplo :shock: !!!

Pescador

Quanto a espécies que podes colocar no teu aqua já as referi, mas atenção por exemplo os kribs, deve ser mantido apenas um casal por aquario, ainda por cima dessa dimensões :lol: !!!

Quanto a destruirem as plantas, é totalmente falso pois são dos ciclideos mais pacificos que existe, estamos a falar de ciclideos anões!!!

Quanto iluminação, tens que especificar que tipo de plantas queres manter, pois com 0,5 w por litro consegues manter ja uma boa quantidade de especies de plantas, as menos exigentes claro !!!!!

Links para especies de ciclideos não vale a pena estar a referir pois se usares a função pesquisar do forum vais encontrar muita informação sobre estes e alguma bem mais especifica do que em sites !!!

Os parametros da agua que tens, no teu aqua para os guppies está bom, mas o pH da agua da rede mede se apos a agua sair directamente da torneira, pois podes ter alguma coisa no aqua a alcanilizar ou a acidificar um pouquinho a água !!!

 

Abraços

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Parece-me que o problema aqui não é em relação a que ciclideos querem colocar, mas ao tipo de biotopo (tem de ser um biotopo, pois tratam-se de aquários pequenos) que se pretende manter...

Tudo depende do material que tens, e do tipo de peixes que pretendes.

Assim tens diversas hipóteses, dependendo apenas do material que tenhas disponivel.

Se pretendes um plantado:

-Necessitas de bastante luz e de adquirir plantas.

-Os peixes indicados são um casal de anões americanos ou africanos. :lol:

 

Americanos, sendo a maioria anões:

http://www.cichlid-forum.com/gallery.php?newgroup=A

Africanos:

http://www.cichlid-forum.com/gallery.php?newgroup=W

 

Se pretendes sem plantas:

-Não necessitas de muita luz nem plantas, mas os peixes são mais caros.

-Os peixes indicados são anões dos lagos africanos. :cry:

http://www.cichlid-forum.com/gallery.php?newgroup=TS

 

Em ambos os casos, 60 e 35 litros, aconselho apenas um casal (ou um trio, dependendo das espécies) de ciclideos isolados. No caso do aquário de 60 litros já podes colocar mais alguns habitantes...tendo em atenção que os ciclideos necessitam de espaço e nenhuma interferêcnia quando se querem reproduzir! :shock::lol:

Faz uma busca no fórum sobre ciclideos de ambos os locais (anões americanos/africanos e anões dos lagos africanos) :lol:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gostei muito das vossas opinioes. Já estive também a ver esses links, e acho que os que gostei mais foram os Kribs. Estes peixes exigem muiitos cuidados? Não será difícil, pra quem ainda é principiante? E pelo que vi, são de fácil reprodução, né?

Agora em relação às plantas, no meu outro aqua tenho muitas plantas, porque cresceram muito, e estou a pensar em passar algumas para o novo(não gosto muito de ver um aqua sem plantas). São Valisnerias mais algumas plantas de crescimento rápido. Que acham?

Em relação ao areão, tenho visto muitos aquas, em preto. Os kribs vão gostar deste, ou preferem outro tipo?

Que outros peixes posso colocar, juntamente?

E já agora se quiserem dar mais sugestões para montar um aqua com um casal de kribs, fiquem à vontade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Realmente kribensis são peixes muito bonitos :evil: !!! Quantos aos cuidados, exigem os cuidados que os demais exigem, alimentação em condições, água de qualidade etc., concerteza não será dficil :D !!!!!

De facto em teoria, diz se que não é dificil assistir a novas ninhadas dentro dum aqua, mas cada caso é um caso :? !!!!

Vallisnérias parece me uma boa opção, embora irás ter trabalho, pois terás de poda la varias vezes, porque crescem bem e o teu aqua deve ter pouca altura certo ? Mas já agora plantas que podes colocar extremamente bonitas e que fazem parte do habitat dos kribensis e que não requerem muitos cuidados e termos de iluminação são as anubias !!!!

Vallisnerias e anubias farão uma bonita combinação, juntamente com troncos e algumas pedras !!!

Quanto ao areão, olha os meus disseram me que não tinham preferência de cor :D !!! Agora a serio, a cor tu é que decides o que mais te agrada em termos de estetica, a unica preocupação que deves ter em minha opinião e quanto ao diametro do areão, tenta escolher um areão fino pois os kribs gostam de escavar e andar a explorar e areão muito grosso iria dificultar a tarefa :? !!!!!!

Em termos de comportamento, só em epoca de reprodução irás ter algumas barbatanas roidas, de resto não vejo qualquer incompatibilidade, pois são ciclideos bastante doceis !!!!

 

Abraço

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brigado pelas dicas...

Sendo assim, até posso pô-los no meu outro aqua, por enquanto. Se eles se dão bem com outros peixes... porque no meu outro aqua tenho apenas duas guppies (4 alevins), 2 plecos e 3 corydoras. Depois passo-os para o outro.

Tambem vi outros ciclideos, penso que são conhecidos por bufalo (Steatocranus casuarius), e os papagaio, que também são muita giros (pelo menos são diferentes). Que axam destes? Tambem são sociáveis? Que tamanho atingem?

Thanx a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... e os papagaio, que também são muita giros (pelo menos são diferentes). Que axam destes? Tambem são sociáveis? Que tamanho atingem?

Sabes porque motivo os papagaio são diferentes? São diferentes porque são peixes fabricados com base em cruzamento de diversas espécies.

O papagaio é um peixe artificial, estéril e um hibrido que não existe em lado nenhum a não ser nos aquários dos menos avisados.

 

O tema é muito quente e desperta alguns "ódios de estimação" entre os amantes dos ciclideos, por isso ajuda a acabar com o sofrimento desses bichos e não os compres, pode ser que assim os lojistas percebam de uma vez que papagaio é ave e não peixe de água doce :oops:

 

Para mim loja que venda dessas "coisas" não me merece qualquer confiança porque ou não sabem ou não se importam e qualquer das duas revela uma falta de consciencia gritante.

 

Desculpa o sermão... mas sou um dos que tem esse "ódio de estimação" não contra o peixe que não tem culpa mas contra quem os fabrica e quem os vende.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

E acrescentando ao que disse, e muito bem, o Darius...é um "peixe" (ou talvez algo parecido...) que atinje cerca de 20cm de comprimento.

Portanto, para além de ser uma aberração, não te cabe no aquário. :D

 

Limita-te aos ciclideos anões, e não vás por esse caminho. :D

 

Se por acaso te estavas a referir a "outro" também denominado ciclideo papagaio (Apistogramma agassizii) podes perfeitamente colocar no teu aquário, pois é um anão americano perfeitamente normal e muito bonito.

:oops:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Limita-te aos ciclideos anões, e não vás por esse caminho.  :shock:  

 

Se por acaso te estavas a referir a  "outro" também denominado ciclideo papagaio (Apistogramma agassizii) podes perfeitamente colocar no teu aquário, pois é um anão americano perfeitamente normal e muito bonito.

:wink:  

 

Cumps,

Nuno Reis

 

Boas

 

Pois, realmente estava a falar de outro papagaio (Hoplarchus psittacus, penso eu). O apistogramma tambem é giro... Mas em relação ao outro papagaio, eu não sabia nada disso. Será que as pessoas estão informadas em relação a isso?? Ainda no outro dia, fui a casa de um amigo, que tinha acabado de comprar esse peixe, e ainda por cima para um aqua de cerca de 30 ou 35 cm! E pelo que sei, foi numa loja conhecida. Que acham de abrirmos um tópico sobre esse assunto, que além de muito interessante, também pode ter opiniões diversas?

Fica a sugestão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais