Betta Smaragdina


vasconcelos

Recommended Posts

Olá

Tenho pena de não poder ajudar, porque era sinal que tinha estes "wild betta" esmeralda :discuss_gathering:

O pouco que eu posso dizer é que pertencem ao grupo dos "construtores de ninhos". A este grupo pertencem os nossos conhecidos splendens (os selvagens pouco vistos por cá...), os teus esmeralda :) e os imbellis.

Estes são os mais conhecidos. Depois há outros tais como os bellica que crescem +-10 cm.

Neste grupo a minha experiencia, para além dos splendens (não os selvagens com muita pena minha) resume-se aos imbellis. Aqui talvez te possa ajudar porque são +- semelhantes. O que noto é que precisam de um aquario bem plantado, agua "cristalinha" (importante), preferem comida viva (como todos os bettas) e são muito mais pacificos do que os splendens. Esta última opinião depende como como o aquario está montado, tamanho etc, etc.

Aconselho-te uma "busca" na net , vais encontrar informação. Embora às vezes contraditória ...tens que a filtrar.

Como estão ainda a descobrir novas especies às vezes há a necessidade de voltar um passo atrás.

Espero ter ajudado.

Cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, entretanto ja andei a pesquisar, corresponde a ideia do caro colega, agua cristalina, muitos esconderijos, aqua de 50 cm ou mais, temp. para reproducao 28 graus, etc.......pertence ao complexo Splendens. O unico problema e que eles estao stressados na loja, ha uma certa dificuldade em distinguir os sexos, mas vou averiguar melhor. Mais uma vez Obrigado. Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, entretanto ja andei a pesquisar, corresponde a ideia do caro colega, agua cristalina, muitos esconderijos, aqua de 50 cm ou mais, temp. para reproducao 28 graus, etc.......pertence ao complexo Splendens. O unico problema e que eles estao stressados na loja, ha uma certa dificuldade em distinguir os sexos, mas vou averiguar melhor. Mais uma vez Obrigado. Cumps.

 

 

Olá

Só mais umas dicas: coloca plantas que cheguem até superficie (não são as plantas de superficie) para eles "repousarem" :) nelas, coluna de agua +-20 cm.

Em relação a eles não apresentarem as suas cores é normal devido ao stress.

Atenção que as riscas que parecem nas femeas dos splendens qdo em situação de stress (nos machos nunca observei)

em algumas especies selvagens aparecem nos 2 sexos .

Um conselho se puderes compra mais que 2, assim aumentas a hipotese de conseguires um casal.

Vai dando noticias.

Cumpr.

António

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...
Mais vale tarde..................

DSC08039.jpg

 

 

Olá

Posso estar enganado mas acho o que tu tens são bettas prima do grupo do Pugnax.

São incubadores bocais. Consegues distinguir o casal qdo vês de frente o peixe: a cabeça da femea é bicuda e a do macho em forma de "U". Eles tem um traço por baixo da boca. Olhando para este pormenor é mais fácil distinguir. Não precisas de aquecimento.

Por outro lado espero estar enganado....se os reproduzires candidato-me desde já :music_singguitar:

Cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais