Plantas com folhas transparentes


Tiago Araújo R

Recommended Posts

As minhas também estão assim e disseram me que era falta de luz, aumentei o período de exposicao.

Estou agora a espera do resultado

 

 

Estranho.....

 

Tenho a iluminação ligada durante 8 a 10h por dia e as vezes até mais.

 

As plantas crescem bem, ultimamente é que começaram a ficar com algumas folhas transparentes. E normalmente são as que ficam mais proximas da superficie.

 

 

No meu caso a planta em questão é a bacopa lanigera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a iluminação ligada durante 8 a 10h por dia e as vezes até mais.

talvez esteja ai o teu problema

 

varias o periodo de iluminação, tenta ter sempre o mesmo periodo

 

mas penso que tambem podera ser falta de micros incluindo ferro, mas os mais exprientes que se manifestem

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

talvez esteja ai o teu problema

 

varias o periodo de iluminação, tenta ter sempre o mesmo periodo

 

mas penso que tambem podera ser falta de micros incluindo ferro, mas os mais exprientes que se manifestem

 

cumps

 

Tenho fertilizante de ferro, mas não uso em exagero pois noto por vezes os vidros a ficaram com uma pelicula esverdiada....

 

Vou experimentar aumentar a fertilização de ferro.

 

Não será falta de algum macro?

 

Alguém que já tenha passado pela mesma situação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma echinodoros que começou a apresentar algumas zonas de "transparência" precisamente nas zonas que estão junto á superficie da água.... o curioso é que isso só começou a acontecer quando aumentei a iluminação (de 1x25 W T8 para 2x24W T5[10000K e 6000K]).

 

Já coloquei a possibilidade que as folhas estejam "queimadas" não por acção do calor mas por radiação.... mas isto deve ser uma ideia maluca....

Editado por Vitor Moreno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou de outra opinião.... Talvez o aumento da intensidade de luz exija mais da planta e esta precise de mais nutrientes......

 

Agora saber qual....... Também eu gostava de saber.

 

Todas as outras plantas estão bem!!! E a egeria naja até esta a ficar com uma corsinha rosada!!

 

Agora a bacopa..... Já aumentei a fertelização quer de ferro quer de outro fertilizante que tenho....

 

Também comprei kcl para começar a fertelizar.

 

Vamos a ver o que vai dar.

 

Mas se algum expert poder dar uma ajudinha evitam-se fertelizações "as escuras". :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

eu diria que é falta de ferro... mede a concentração de ferro que tens...elas quando estão carentes de ferro absorvem isso que é um espanto..deitas de manha...e no outro dia já se foi todo. por isso...tens que controlar.

 

Eu deito 0,2 ppm de dois em dois dias... há quem sugira três dias... mas basicamente depende do consumo das tuas plantas. E para recuperarem...não é de um dia para o outro... pode demorar algum tempo.

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

normalmente apenas se dá em zonas/plantas de crescimento rápido. a planta consegue mover azoto, mas implica descartar folhas que ja estejam a dar sinais hormonais de que estão a perder eficácia fotossintética e o mover de azoto ( não é obviamente azoto, N ou N2)é mais lento do que a absorçao do mesmo a nivel metabólico. o que acontece é que a planta consegue criar estruturas a base de hidratos de carbono, mas não as estruturas que envolvam proteinas (bases azotadas).

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho algumas folhas a apodrecer... As mais antigas. Começam por ficar transparentes e apodrecem.

 

Já retirei as folhas estragadas, algumas nascem transparentes, mas outras parecem normais.

 

Tudo isto na bacopa laginera... As outras estão impecaveis!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais