ola help aquario


Recommended Posts

ola a todos eu queria saber se é mesmo verdade se da para uma pessoa vazer uma aquario é que fica mas barato e como e que se faz???? eu ouvi dizer que n era acomselhavel porque um aquario feito por uma pessoa ke nao saiba do assunto pode dar barraca?? :twisted:8) mas eu nao queria dar tanto dinheiro por um aquario e tambem queria saber como se faz um leva vidros celicone e mais, nao leva cola :lol::lol::):?: se leva que tipo de cola :?::?: e ke tipo de celicone :?::?: obrigado por tudo e desde ja agradeco as respostas que vierem obrigado Paulo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo Costa,

 

os vidros do aquário são colados apenas com silicone para aquários.

 

É um silicone especial, extremamente forte depois de seco, e encontra-se nas lojas de aquariofilia e por vezes até nos hipermercados, no corredor dos artigos para animais.

 

 

Boa sorte como teu projecto.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra um aquário numa loja ou num hiper. Daqueles com medidadas standart.

 

Feito por medida nem toda a gente sabe fazer. Aqui tens um particular e 2 lojistas que conheço que fazem bons aquários.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite obrigao pela dica achas ke um aquario de 62.5 comp 31 larg e 33 de altura e um aqua de jeito e ke se n eu conprava este, mas acho pekeno para gyppys?? que axam??na minha parteleira cabe um de 74 cm de comp 35 de largura e 40 de altura sera melhor comprar feito ou fezer quem me ajuda a decidir obrigado por tudo , ass Paulo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola paulo antes de mais um aqua com as dimensoes de 74x35x40 depois de montado e a funcionar vai ter um peso de cerca de 150kg, por isso deves de pensar muito bem antes de o pores em cima de um movel ou parteleira.

em segundo lugar eu fiz o meu prprio aquario mas é 400lt e tem vidro de 12mm o que nas lojas é dificil de encontrar e quando encontramos têem um preço exorbitante, o que fez com que eu decidisse fazer eu mesmo e saiu-me a menos de metade do preço que se fazem nas lojas e nos fabricantes que contactei.

um aqua de 100 lts que é o caso do que tu queres fazer nao vale a pena o trabalho pq a diferença de preço em relação a comprar ja feito é muito reduzida.

caso nao mudes de ideias e queiras mesmo assim experimentar faze-lo diz que eu tento explicar-te como se faz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz o meu aquário de 200L e não é dificil...

 

O primeiro que tens que fazer é saber a espessura do vidro a utilizar.

Depois ires a 4 ou 5 vidreiras e saberes o preço por m2 do vidro da espessura que queres.

Pergunta também quanto custa fazer as arestas (aqui os preços são por metro linear e é isto que fica muito caro nos aquários)

 

Quando tiveres os preços já podes decidir se queres fazer ou comprar feito mas para aquários pequenos concordo com o godibi, mais vale mesmo comprar feito, fica mais ou menos por preço igual.

Só para teres uma ideia o meu aquário 100*45*45 ficou-me em 70€ em vidro de 10mm (só o vidro cortado sem as arestas feitas).

 

Quanto a pesos:

1L de água ~= 1Kg.

calculas o numero de litros (brutos) de um aquário assim:

largura*altura*profundidade/1000 (todos os valores em cm)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius é verdade que 1L de água ~= 1Kg.

Mas o vidro, areão, calhaus, pedras, madeiras e outros a sua relação é mais próxima de 2,5kg por litro.

 

E a diferença financeira não é assim tão grande para a diferença de qualidade.

 

Conforme disse existe que faza aquários por medida com qualidade e com bom preço.

 

Envia-me um MP que dou-te os contactos.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se concordo com esses 2.5Kg por litro...

 

A ser assim implicaria que um aqua de 200L como o meu pesaria 500kg.

Ora eu sei que meti 20kg de areão, devo ter uns 50 a 80kg de calhau portanto podemos apontar a 100kg em extras.

Mas é preciso ver que essa decoração tira espaço para água logo já não existem os 200L de água originais.

 

Diria que a relação andará talvez pelos 1,5Kg por cada litro bruto (2kg para biotopos de ciclideos africanos) , isto para aquários de água doce. Para água salgada não me meto porque não sei :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos vistos não me expliquei bem.

 

Vamos fazer contas para 74x35x40:

 

Água: 73x33x30 = 70 á 80 kilos

Vidros: 75x35x1 + 75x40x2 + 35x40x2 = 30 á 35 kilos

Areão e decoração: 75x35x10 = 25 kilos

 

Assim com mais um pouco para coeficiente de segurança (cabaço) 130 x 1,2 = 150 kilos.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caramba Paulo... dois tópicos em maiusculas... segundo a etiqueta na net escrever em maiusculas equivale a gritar com as pessoas e isso não é muito agradável e pode mesmo originar falte de vontade em te responder.

 

De qualquer das formas vou-te dar uma ajuda no que precisas para fazer um aqua ok?

Mas olha que vai ser longuito...

Vamos lá por passos:

 

Preparativos:

1- Ver o tamanho do aqua que se quer construir e verificar a espessura do vidro a usar.

2- Ir a diversas vidreiras saber o preço por m2 do vidro a utilizar. Saber também o preço do metro de aresta.

3- Quando tivermos um orçamento decente (calculas os m2 do aquário e fazes as contas) mandar cortar o vidro.

4- Precisas de uma pistola para aplicar o silicone, se não quiseres comprar podes sempre pedir a alguém que ta empreste mas as pistolas não são muito caras e dão sempre jeito.

5- O silicone de aquário deve ser neutro, sem fungicidas. O ideal é comprares numa casa de aquariofilia. Tens transparente e preto. O preto dá mais nas vistas se houver alguma falha na colocação mas não fica verde com o tempo :)

 

Corte do vidro (assumindo um aqua de 100x40x50 (CxLxA) com vidro de 10mm por exemplo):

1- O aqua é composto por 5 vidros : 1 vidro de base, 1 vidro frontal , 1 vidro traseiro, 2 vidros laterais.

2- Os vidros assentam todos sobre o vidro de base e para o aqua referido teriam estas medidas:

a) base : 100X40

b) vidro frontal e traseiro : 100x50

c) Laterais: 38x50 -> 38cm na largura porque a base tem 40cm e os vidros assentam sobre ela e cada vidro "rouba" 1cm devido à sua espessura. Como os vidros laterais ficam entre o traseiro e o frontal tens que descontar 2x a espessura.

3- A aresta feita no vidro tem como objectivo impedir que te cortes e fornecer uma superficie de contacto uniforme entre os vidros. Fazer arestas não é estritamente necessário mas se não as mandares fazer chateia os homens para que te cortem o vidro direito e sem irregularidades na superficie de corte senão vais ter problemas sérios mais tarde a colar.

Podes eliminar a aresta viva do vidro com uma lixa de água sem problemas (eu usei uma lixa de grão 80, 1 folha de lixa por cada vidro pois o vidro dá cabo da lixa muito depressa. Se usares lixa normal compra mais folhas.)

 

Preparação para colagem:

1- Lixa as arestas todas e limpa a superficie do vidro/arestas com alcool ou acetona e deixa secar.

2- Coloca fita daquela de proteger superficies quando se pinta em todas as faces de colagem aí a 1cm do ponto de colagem. A fita serve para depois se retirar e deixar uma superficie de silicone certinha.

3- Arranja um suporte estável e plano para trabalhares, de preferência junto a uma parede.

 

Colagem:

1- A ordem de colagem dos vidros é a seguinte: traseiro, lateral,lateral, frontal.

2- Coloca a base e passa um fio de silicone para aquário ao longo do comprimento. Tenta não deixar falhas no silicone e não coloques grande quantidade porque quando meteres o vidro em cima o silicone vai "sobrar".

3- Sobre a base coloca o vidro traseiro. Tenta colocar logo certinho sobre o silicone. Com ajuda de um nivel de bolha mete o vidro traseiro num angulo de 90º com a base. Para o manteres nessa posição usa a parede :)

4- Cola pela ordem indicada todos os outros vidros, tendo sempre o cuidado de verificar que fiquem direitos e alinhados.

5- Passa um fio largo de silicone pelo lado de dentro do aquário de forma a ficares com uma meia cana e alisa esse fio de silicone com um pau de gelado ou com um dedo molhado.

6- Deixa ficar a curar durante 3 dias. Neste periodo evita mexer no aquário, transportá-lo etc.

 

Teste:

1- Depois de curado leva o aquário para um sitio onde possas ter água sem fazer estragos.

2- Mete-o sobre uma superficie plana de forma a que possas verificar se há fugas.

3- "Atesta" o aquário lentamente e vai sempre verificando se tens fugas.

4- Se não tiveres problemas, deixa o aqua durante 3 dias cheio de água e vai sempre verificando as juntas para ver se não tens fugas.

 

Se tudo estiver em ordem, esvasia o aqua, seca-o, mete-o onde o queres e pronto... podes decorar, ciclar e meter lá os peixes.

 

Se tiveres fugas tens que as reparar. Para isso secas o aqua, cortas a silicone na zona da fuga e tornas a aplicar nova camada. Esperas que cure e tornas a testar.

 

Espero que te ajude. Não é dificil fazer um aqua. Leva é tempo e dá trabalho e pode não ficar tão bonito como na loja, especialmente se for a primeira vez que o estás a fazer.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fizeres tudo como o Darius te disse vai tudo correr bem, pede ajuda a outra pessoa para a aplicação dos vidros pois eles têem tendencia a sair do sitio, quando começares a colar nao interrompas o processo.

Já agora um concelho depois de fazeres a colagem e antes de fazeres as meias canas com o silicone para preencher os angulos, põe fita de papel a volta do aquario para que ele não abra e estragues todo o trabalho de colagem.

 

Boa sorte e bom trabalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas vê lá se fica bem feito! Se fica mal, vai-se tudo! Aconselha-te com membros do fórum que façam aquas! Aconselho-te a ir aos Particulares! Lá não falta gente a vender aquas caseiros!

(editado)

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh pá...

 

por favor, NÃO GRITES COM O PESSOAL!!!!! :shock::lol:

 

é pouco educado! :lol: ...

 

dependendo do tamanho do aquário, convem por travas... também podes por uma calha no fim para dar bom aspecto. Mas esta última tem funcões pouco estruturais... é quase só estética!

 

 

boa sorte e vai colocando fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ó Paulo, PÁ!

 

Então tu fazes-me estar aqui este tempo todo a ler até ao fim (já agora gracias pelas dicas) para ver o desfecho da história, para saber se tinhas optado por comprar ou fazer o teu aqua, para saber (caso o tenhas tentado fazer) se ele se aguentou ou nem por isso, se a prateleira/móvel aguentou com o peso, metes o pessoal a dar ao dedo a explicar-te a melhor forma de fazer um aqua caseiro (realmente melhor, só mesmo se o Darius fosse a tua casa fazer-te o aquário), e depois népia! Nem uma satisfação?? Fizeste? Não fizeste? Partiu? Aguentou???

 

Nem uma foto, pá?!?

 

Tou triste contigo!

 

RJL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento tenho 1 aqua feito por mim de 200L que está em vias de ser despromovido para sump.

 

Isto porque a minha esposa decidiu fazer um aqua de 250L para ela (100x50x50) e eu aproveitei e como me fica muito barato pedi que me cortassem vidro para 2 aquas.

Assim na proxima semana devo ter uma empreitada a construir 2 aquas de 1M.

Quem me corta o vidro até mos colava mas o problema era depois transportar, convenhamos que levar duas bizarmas de 250L num Y10 é obra :)

Assim trago os aquas em vidro e colo aqui em casa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.