Inquilino Clandestino


algorythm

Recommended Posts

Olhava para o aquario, admirando os seres vivos, vendo se estava tudo bem, depois de o pleco se ter vingado nas plantas por não ter posto pepino ou courgete no aquário durante 2 dias seguidos.... descubro, agarrado ao vidro este morador:

 

image166iq2.th.jpg

 

Alguém me diz se isto é praga, ou se é um habitante inofensivo ou talvez até benéfico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apostaria na Physa.O tal chamado caracol praga.Geralmente aprece quando existe um excesso de matéria orgânica no aquário.Há quem diga que ajudam na limpeza é que só se queira ver livre deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela forma parece um caracol muito comum parecido com um Planorbis, mas que geralmente não passa dos 3 ou 4 mm (desculpa mas não sei o nome correcto, mas não me parece uma Physa).

Pode transformar-se em praga se tiveres excesso de matéria orgânica, mas se não deres muita comida a mais e os fores aspirando quando fizeres as TPA, até podem ser úteis uma vez que comem os excesso de comida, auxiliando na manutenção de uma carga orgânica sustentável, pois são um excelente indicador caso começem a haver damasiadas sobras.

Eu tenho disso no aqua comunitário (plantado) e até agora nunca dei por me fazerem estragos nas plantas.

Com sorte, muita sorte, pode ser um Planorbarius corneus.

Editado por C Mocho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

tudo indica que seja um planorbio corneus esses nao sao praga pois metem 1 terço dos ovos dos physcia

 

mas se vires que sao de mais podes sempre esborrachalos que os peixes agradecem alimento vivo e do melhor

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pelas prontas respostas, vou estar atento, até agora só vi este, e como se pode ver pelas fotos, é bem pequeno.

O tal Planorbarius corneus deve de ser o primo gigante, achei-o bem bonito, mas não creio que seja o caso.

Este espécime deve de ter vindo nas plantas que adquiri recentemente, se entretanto vir o mariola mais alguma vez, vou tentar tirar fotos com as antenas de fora, neste caso, ele estava no vidro lateral À parte da parede, e não consegui meter o telemóvel, por isso recorri logo ao dedo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais