Recommended Posts

Olá

 

Aconselham/recomendam a utilização de turfa em aquários plantados? Em caso afirmativo, que tipo de turfa é usado? É a mesma que se usa para as outras plantas? Numa loja a que fui, disseram-me que eram uma turfa especial, que vinha em placas compactadas. Não pude ver porque não tinham na loja, de momento...

Como é aplicada a turfa? Uma camada generosa por baixo do areão? E devo adicionar fertilizante na altura da colocação da turfa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora a turfa tenha propriedades alelopáticas não acho que seja uma mais-valia. Podes usá-la no filtro, até é mais fácil a manutenção.

 

Agora formar um substrato com turfa, um dia queres tirar uma planta e vem aquilo a trás.

 

Numa coisa essa ideia pode estar certa, mas pouco contudo, muitas das plantas que usamos dão-se em ambientes pantanosos onde o solo é basicamente turfa, mas não tem nada a ver com a que usamos no aquário.

 

Se fosse a ti usava o dinheiro em mais umas plantas ou num bom fertilizante.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No filtro? Bom, está bem... Mas aí a função seria acidificar apenas a água, certo? :shock:

O meu filtro tem dois compartimentos: um com uma esponja e outro com carvão. Recomendas que troque o carvão pela turfa?

Já agora, que fertilizante será melhor, numa fase inicial? Em pastilhas colocadas no areão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Eu aconselhava que quer a turfa ou o carvão fosse utilizado só quando necessário:

- O carvão só deve ser uzado quando queremos purificar a água, por exemplo se a água é duvidosa, mas se for da torneira, penso não ser necessário,depois de ser utilizado qualquer antibiótico, ou remédio. O carvão a meu ver torna-se benéfico até ficar saturado depois, se não for mudado perde a eficácia e torna-se prejudicial pois começa a libertar tudo que até aí purificou. Muitos creadores atribuem certas doenças à saturação do carvão.

- A turfa deve ser uzada num balde com água para quando houver uma mudança de água a pudermos uzar para misturar com a água nova para se conseguir a água certa para os aquário. Por senão se fica dentro do filtro pode alterar rapidamente a PH (baixando-o) para niveis perigosos. E então se não se nota pode haver uma mortandade nos peixes. E torna-se mais dificil desmontar um filtro e tirar a turfa do que ter já a água com uma certa acidez para ser adicionada com a água nova para meter no aquário.

Eu penso assim, é assim que tenho o sitema montado para as minhas mudanças de água. Mas, não sou um sabichão, só sei que nada sei e que gostava de saber mais.

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja, põe-se água num balde com turfa para depois adicionar essa água à água das TPA até atingir o pH desejado?

Quanto à turfa, é a mesma que se compra para as plantas de vaso? E é necessário fazer açlgum tratamento à turfa? E a água não fica amarelada? :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Quanto à turfa não faça o que já fiz. Foi comprar um saco de 20 kg. num horto, é certo que no saco dizia que não tinha qualquer adubação. Mas também é certo que os peixes reagiam sempre mal a esta turfa. Pelo que passei a comprar nas lojas próprias de aquariofilia turfa granulada e desculpem mas para mim a turfa que mais me satisfaz é a da SERA mas compro sempre a que é destinada para lagos. Sai mais barata e também é eficaz.

Os moderadores que me desculpem mas nada me liga a esta marca.

É claro que a água fica um pouco amarelada. Mas para atenuar esse efeito basta fazer uma lavagem inicial para tirar só essa cor.

Até sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A turfa nos aquários é usada nos filtros para acidificar a água... no areão não é boa ideia por 2 motivos importantes:

 

1- Quando mexemos no areão vamos libertar turfa... e ela flutua.

2- Os peixes também gostam de mexer no areão :)

 

Para adubação podem-se usar pastilhas ou liquido. Eu comecei por pastilhas mas sempre que plantava ficava-me a água toda turva porque as pastilhas dissolvem-se :roll:

Agora uso fertilizante liquido que acrescento sempre depois das tpa's semanais e as minhas plantas estão impecáveis.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.