Como preparar um LED? - explicação


Pedro Ferrer

Recommended Posts

Bom dia

 

Numa altura que se fala muito em leds, aqui vai uma dica.

 

caixaLOGO3.JPG

 

Para fazer um circuito com LEDs é fundamental ligar sempre uma resistencia em série (a não ser que estes já a tenha incluído) a formula é

simples R(resistencia)= (V (alimentação) - V (LED)) / I(LED)

 

Constantes:

V (LED) = 2.0V

I (LED) = 10 mA = 0.01 A

 

Variavel:

V (alimentação) = 5.0V Teremos que R =(5.0-2.0)/ 0.01= 300 Ohm

 

V (alimentação) = 12.0V Teremos que R =(12.0-2.0)/ 0.01= 1.0 kOhm

 

Isto é porque o Máximo de corrente que um LED suporta é de 30 a 40 mA e deve-se considerar para efeito de cálculo entre 10 a 20 miliamperes.

A ligação directa á fonte de alimentação destroi o LED.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pequeno achega ao excelente tópico.

 

Led Calculator

 

Depois de preencher os dados da fontes, tipo e quantidade de led's e fazer "design circuit" e PUFF

 

 

Abraço

Félix Brito

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas a todos. Eu gostava de por umas leds azuis e ultra violetas na minha calha mas nao faço ideia quantas preciso, 3mm ou 5mm, normais ou ultra bright??? O aqua tem 1m*40cm*40cm. O que aconselham?

Desde jà obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas a todos,

já tenho lido algumas coisas sobre led's e quase todas dizem para não ligar os led's em paralelo mas sim em série. Estas calculadores que aqui têm fazem os diagramas com os led's em paralelo.. Têm alguma opinião sobre isto?

 

Eu queria ligar 3 led´s. Tenho de por 3 resistências por exemplo de 100 ou posso por uma só de 300?

Exemplo:

led-led-led-resistência

ou

led-resistência-led-resistência-led-resistência

 

Desculpem esta maneira estranha de fazer um esquema ;)

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

já tenho lido algumas coisas sobre led's e quase todas dizem para não ligar os led's em paralelo mas sim em série. Estas calculadores que aqui têm fazem os diagramas com os led's em paralelo.. Têm alguma opinião sobre isto?

 

Eu queria ligar 3 led´s. Tenho de por 3 resistências por exemplo de 100 ou posso por uma só de 300?

Exemplo:

led-led-led-resistência

ou

led-resistência-led-resistência-led-resistência

 

Desculpem esta maneira estranha de fazer um esquema ;)

 

Obrigado.

 

Exemplo de uma array de LED's ( obtido no site que informei em post anterior):

 

Solution 0: 3 x 4 array uses 12 LEDs exactly

+12V

+ -|>|- -|>|- -|>|- -/\/\/\- + R = 1 ohms

+ -|>|- -|>|- -|>|- -/\/\/\- + R = 1 ohms

-|>|- -|>|- -|>|- -/\/\/\- R = 1 ohms

+ -|>|- -|>|- -|>|- -/\/\/\- + R = 1 ohms

The wizard says: In solution 0:

 

* each 1 ohm resistor dissipates 0.9 mW

* the wizard thinks 1/4W resistors are fine for your application :eusathink:

* together, all resistors dissipate 3.6 mW

* together, the diodes dissipate 1440 mW

* total power dissipated by the array is 1443.6 mW

* the array draws current of 120 mA from the source

 

Como podes ver no exemplo tens vários led´s em série...

O calculador de led´s apresenta as diferentes soluções possiveis para cada caso.

O limite de led's em série está limitado pela amperagem (mA) fornecida pela fonte de alimentação e pela amperagem "consumida" por cada led (normalmente 30 mA). A soma das amperagens "consumidas" pelos LED's na série não pode exceder o fornecido pela fonte de alimentação.

 

Abraço,

 

João C.

Editado por Neppylx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

já tenho lido algumas coisas sobre led's e quase todas dizem para não ligar os led's em paralelo mas sim em série. Estas calculadores que aqui têm fazem os diagramas com os led's em paralelo.. Têm alguma opinião sobre isto?

 

Eu queria ligar 3 led´s. Tenho de por 3 resistências por exemplo de 100 ou posso por uma só de 300?

Exemplo:

led-led-led-resistência

ou

led-resistência-led-resistência-led-resistência

 

Desculpem esta maneira estranha de fazer um esquema :shocked028:

 

Obrigado.

 

- Boas pelo que eu sei , tb ñ é muito , mas eu fazia umas placas que de certeza já viste ai nos camiões com o Nome escrito e eu só colocava a resistencia no fim da séri .

E eram muitos mm por nome Ok , agora tu vês com tantos exmplos que aqui há , :shocked028:

Excaly:

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Numa altura que se fala muito em leds, aqui vai uma dica.

 

caixaLOGO3.JPG

 

Para fazer um circuito com LEDs é fundamental ligar sempre uma resistencia em série (a não ser que estes já a tenha incluído) a formula é

simples R(resistencia)= (V (alimentação) - V (LED)) / I(LED)

 

Constantes:

V (LED) = 2.0V

I (LED) = 10 mA = 0.01 A

 

Variavel:

V (alimentação) = 5.0V Teremos que R =(5.0-2.0)/ 0.01= 300 Ohm

 

V (alimentação) = 12.0V Teremos que R =(12.0-2.0)/ 0.01= 1.0 kOhm

 

Isto é porque o Máximo de corrente que um LED suporta é de 30 a 40 mA e deve-se considerar para efeito de cálculo entre 10 a 20 miliamperes.

A ligação directa á fonte de alimentação destroi o LED.

 

Abraço

Pedro Ferrer

 

 

Olá. Sou um novo membro deste forum, excelente aliás, e desde já os meus parabens a todos os que o integram e dinamizam.

 

Não sou só novo neste forum mas tambem nisto dos peixinhos, e como é bom de ver, nestes ultimos dias tenho "devorado" os mais variados tópicos. Ao ler o teu post achei que podia ajudar a desfazer algumas imprecisões. Esta é a minha primeira contribuíção para o forum.

R=V/I é uma das leis fundamentais, a Lei de Ohm e realmente está bem aplicada, no entanto:

-a constante de 2V por LED que fixas como tensão de trabalho não é exacta. Depende do tipo de LED, do fabricante, etc. Para o efeito que aqui discutimos, o mais comum são os LED's brancos de 3.3V e os azuis entre 3.6V e 4.0v. Não é pois uma constante e devem ter atenção a esses dados antes de esquematizar o circuito.

-a razão da resistência em série não é motivada pelo consumo dos LED's. Para efeito de calculo podemos (excepto para alguns LED's especiais) presumir um valor padrão de 20mA. É motivada pela tensão de trabalho. Se tens 1 LED a 3.3v e uma fonte a 9v usas 270Ω para fazer cair a tensão. Se tiveres dois LED's em série, para a mesma fonte de 9V, e porque tens uma série, é como se tivesses um só LED com tensão de trabalho de 6.6V. Neste caso a resistência deverá ser mais baixa, de 150Ω.

O consumo apenas é importante para calculares quantos LED's a tua fonte "aguenta". Com a resistência em série com um valor correcto, podes alimentar um LED com consumo de 20mA com qualquer fonte que debite mais amperagem que os 20mA. O contrário é que não é válido ou seja a amperagem da fonte tem que ser sempre superior ao consumo total de todos os LED's. Usem as calculadoras referidas neste tópico pois os calculos são diferentes para séries ou paralelos. A tensão (V) é a diferença de potencial entre os dois pólos do LED, enquanto que a amperagem é o consumo elétrico do LED por emissão de energia (dissipada sob a forma de calor e luz). De todo este "paleio" deriva que se tiveres um LED a 3.3V e uma fonte que debite 3.3V podes fazer uma ligação directa ao LED que ele não queima e só consome os tais 20mA independentemente da "força" da fonte.

Espero ter ajudado

 

Cpm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

so para dar uma achega às terminologias utilizadas.

 

Diz-se corrente e nao amperagem. Mede-se em Amperes.

Diz-se tensão e nao voltagem. Mede-se Volts.

 

Comparando:

Diz-se peso e nao Kilagem.

Diz-se resistencia e no Ohmagem.

 

Cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

a constante de 2V por LED que fixas como tensão de trabalho não é exacta. Depende do tipo de LED, do fabricante, etc. Para o efeito que aqui discutimos, o mais comum são os LED's brancos de 3.3V e os azuis entre 3.6V e 4.0v. Não é pois uma constante e devem ter atenção a esses dados antes de esquematizar o circuito.

 

No post #3 tens lá...

 

Os azuis variam entre os 3.5 - 4V

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais