discos


miguel tirano

Recommended Posts

boas, adquiri a cerac de 1 semana 7 disquinhos do memebro zé miguel(5*) a minha questao é se estou a proceder bem com os cuidados que devo ter com eles.... entao é assim, o aqua é de 100*30*40 inicialmente, pois estou a espera da nova ecomenda que fiz(eheh, sao mais uns litrinhos ;) ) faco tpa´s todos os dias, de cerca de 20 a 30% de aqua, comida-artemia congelada,comida para discua da marca wave, d-50 plus(marca tropical), discus gran(marca tropical) filtrgem tenho filtro interno de 1000l/h e dois filtros movidos com a bomba de ar(desculpem a ignorancia mais nao sei o nome especifico deles´os filtros sao diy) agora aguardo que digam a vossa justica em relacao aos procedimentos que tenho com os discos, se sao os mais correctos ou nao!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Zé.Dele cá para Aveiro já vieram 18 ;) e todos de saúde e comerem que nem abades.Esse aquário vai ser demasiado curto para eles,o filtro não ajuda muito também.Quando pensas ter o novo aquário e já agora as medidas?Todos os discos querem comida bem variada e boa qualidade de água,aliás qualquer peixe ;)

Eu apostava em dar artémia ao fim do dia é que se dás mais cedo eles são gulosos e habituam-se e depois já te mandam a ti comer os flocos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Zé.Dele cá para Aveiro já vieram 18 ;) e todos de saúde e comerem que nem abades.Esse aquário vai ser demasiado curto para eles,o filtro não ajuda muito também.Quando pensas ter o novo aquário e já agora as medidas?Todos os discos querem comida bem variada e boa qualidade de água,aliás qualquer peixe :lol:

Eu apostava em dar artémia ao fim do dia é que se dás mais cedo eles são gulosos e habituam-se e depois já te mandam a ti comer os flocos.

artemia dou-lhes as 7h30 da manha, e depois dou-lhes mais artemiaas 22h as 14h a minha senhora da-lhes d-50 plus(flocos, e as 18h dalhes discus gran...... por agora ira ter que ser neste aqua, so tenho o outro em principio para marco, ira ser de 120,40,60 :), mas acxhas que a filtragem é má????de resto faco tudo bem, em relacao as trocas de agua, e alimentacao??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Minimo 50 x 50 senão não têm espaço para crescer devidamente :lol:

120 x 50 x 50 é bom para 6,trocas de água todos os dias é bem bom.Utilizas condicionador na água,correcto?Temperatura igual,pH ou como fazes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Minimo 50 x 50 senão não têm espaço para crescer devidamente :lol:

120 x 50 x 50 é bom para 6,trocas de água todos os dias é bem bom.Utilizas condicionador na água,correcto?Temperatura igual,pH ou como fazes?

a temperatura sim, o ph da aqua do aqua é de 7, é igual ao que me sai da torneira, e nao utilizo acondicionador:( é preciso??????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por momentos até me parou o cérebro.Directo da torneira para o aquário?

Já agora que experiência já tiveste com peixes antes dos discus?É que meter água da torneira directamente para o aquário é meia sentença de óbito.O cloro queima-lhe as guelras.Posso estar ligeiramente enganado mas tenho quase 200% de certeza disso.Faz antes o seguinte,mete água em garrafões mas sem tampa a repousar durante 36h e depois é que podes fazer a TPA com essa água.Pára já para com esse método.Compra condicionador para a água ou então opta por esse método.Mas pára de fazer isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por momentos até me parou o cérebro.Directo da torneira para o aquário?

Já agora que experiência já tiveste com peixes antes dos discus?É que meter água da torneira directamente para o aquário é meia sentença de óbito.O cloro queima-lhe as guelras.Posso estar ligeiramente enganado mas tenho quase 200% de certeza disso.Faz antes o seguinte,mete água em garrafões mas sem tampa a repousar durante 36h e depois é que podes fazer a TPA com essa água.Pára já para com esse método.Compra condicionador para a água ou então opta por esse método.Mas pára de fazer isso.

:lol: ok, epá isto ainda é um bocado de ignorancia minha...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por momentos até me parou o cérebro.Directo da torneira para o aquário?

Já agora que experiência já tiveste com peixes antes dos discus?É que meter água da torneira directamente para o aquário é meia sentença de óbito.O cloro queima-lhe as guelras.Posso estar ligeiramente enganado mas tenho quase 200% de certeza disso.Faz antes o seguinte,mete água em garrafões mas sem tampa a repousar durante 36h e depois é que podes fazer a TPA com essa água.Pára já para com esse método.Compra condicionador para a água ou então opta por esse método.Mas pára de fazer isso.

tenho aqui isto em casa, aqua safety, diz aqui que é anti-cloro coloco isto na agua???na agua do jerrican, que é mais ou menos de 35 litros??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a marca disso?Se dizes ser anti-cloro mete no aquário a quantidade relativa á quantidade de água que mudaste na TPA.Agora aconselho-te a ler bastante e dar um bocado uso ao google,que é o que eu tenho feito.Pouco percebo mas vou fazendo por aprender mas esse erro :lol: acontece quando nos iniciamos mesmo e quem tem discus já convém ter um bocado de prática.Lê bem a parte das doenças e sintomas que é do mais útil que temos por cá.

Há muitas pessoas a ler o tópico e alguma deve ter algo a acrescentar ao que disse ou mesmo corrigir.

Editado por Jorge Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a marca disso?Se dizes ser anti-cloro mete no aquário a quantidade relativa á quantidade de água que mudaste na TPA.Agora aconselho-te a ler bastante e dar um bocado uso ao google,que é o que eu tenho feito.Pouco percebo mas vou fazendo por aprender mas esse erro :lol: acontece quando nos iniciamos mesmo e quem tem discus já convém ter um bocado de prática.Lê bem a parte das doenças e sintomas que é do mais útil que temos por cá.

Há muitas pessoas a ler o tópico e alguma deve ter algo a acrescentar ao que disse ou mesmo corrigir.

eis o que acabei de fazer, enchi os jerrican com os 35l ou 40l nao sei ao certo, adicionei o anti-cloro e coloquei uma pedra difusora lá dentro.... agi correctamente??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas....assim era evitado o tempo de espera (36h) :lol: o anti-cloro usa-se quando se mete a água da torneira directamente para o aquário.Mete é já no aquário a quantidade de anti-cloro consoante a água que meteste na TPA,pois na água deve andar algum cloro.Antes tarde do que nunca.

Para a água repousar ajuda a pedra difusora mas não é extremamente necessária.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas....assim era evitado o tempo de espera (36h) :lol: o anti-cloro usa-se quando se mete a água da torneira directamente para o aquário.Mete é já no aquário a quantidade de anti-cloro consoante a água que meteste na TPA,pois na água deve andar algum cloro.Antes tarde do que nunca.

Para a água repousar ajuda a pedra difusora mas não é extremamente necessária.

já agora é normal os discus ao alimentarem-se abocanharem a comida e por vezes cuspirem-na e depois voltarem a apanha-la???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns fazem isso outro nem tanto,eu creio que seja a "partir" a comida para poderem digerir melhor.

Mas a estas horas da noite já não devo dizer coisa com coisa porque até passou cá muita gente pelo tópico e com bastante anos e não disseram nada,ou concordaram com o que disse ou então falei tamanha "bacurada" que nem conseguem comentar com tanto rir :lol:

Amanhã passo por cá,boa sorte com eles :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguns fazem isso outro nem tanto,eu creio que seja a "partir" a comida para poderem digerir melhor.

Mas a estas horas da noite já não devo dizer coisa com coisa porque até passou cá muita gente pelo tópico e com bastante anos e não disseram nada,ou concordaram com o que disse ou então falei tamanha "bacurada" que nem conseguem comentar com tanto rir :horse:

Amanhã passo por cá,boa sorte com eles :yb668:

boas jorge, calculei que fosse isso :D mas uma dicazinha de alguem mais experiente vem sempre a calhar.....e ja agora, nao sendo muito chatinho :flick_tongue: quando eles tem respiracao ofegante, que sintoma será??? abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a TPA com água directa del cano para o aquário, muitos amantes de discus fazem isso não sei qual o espanto Jorge Oliveira, que me lembre o grande FAAO (se tiver enganado peço desde já desculpa).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o grande FAAO o faz quem sou eu para questionar tais métodos.Se para ti o cloro não faz mal aos peixes e á colónia de bactérias eu já tenho as minhas dúvidas.Mas visto teres mais anos e experiência que eu vou dar o beneficio de dúvida.

Água del cano e respiração ofegante,o que pode dizer um inexperiente mas só de ir á parte doenças encontrei algo :

Respiração Anormal

 

Respiração acelerada, à superfície tentando apanhar o ar , um dos opérculos fechado( mais frequente nos vermes das guelras ), excesso de muco nas guelras que parecem sair do opérculo( mais frequente nas infecções por protozoários ,bactérias , acidose ou intoxicação por amonia ou cloramina ). Devemos ter em conta que os peixes quando se alimentam ou estão excitados respiram mais depressa. Também os peixes jovens respiram com maior frequência que os adultos.

 

Pode ser coincidência,não sei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o grande FAAO o faz quem sou eu para questionar tais métodos.Se para ti o cloro não faz mal aos peixes e á colónia de bactérias eu já tenho as minhas dúvidas.Mas visto teres mais anos e experiência que eu vou dar o beneficio de dúvida.

Água del cano e respiração ofegante,o que pode dizer um inexperiente mas só de ir á parte doenças encontrei algo :

 

 

Pode ser coincidência,não sei.

 

 

heheh calma, eu não disse que fazia bem (ou mal) o que eu disse é que algumas e cada vez mais pessoas o fazem com água fria até. e dei só um exemplo.

 

Eu no aquário dos discus faço del cano directa, nos aquários dos invertebrados tb o faço mas tenho acondicionadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol::lol: assim com condicionadores não vale :)

A minha surpresa era ele andar a fazer mas sem condicionadores e não tanto por ser directo del cano ;) que será a minha próxima "aventura".Mangueira no chuveiro e condicionador ;) mas não do cabelo ;) vai ser mesmo Prime da Seachem :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol::lol: assim com condicionadores não vale :)

A minha surpresa era ele andar a fazer mas sem condicionadores e não tanto por ser directo del cano :oops: que será a minha próxima "aventura".Mangueira no chuveiro e condicionador ;) mas não do cabelo ;) vai ser mesmo Prime da Seachem :mrgreen:

 

 

Ele faz sem nada, é puro e duro hehehhe

 

Eu nos discus tb é igual, só tenho mais cuidados Prime nos invertes ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se cá a minha água sai com 50ppm de nitratos nem quero imaginar o cloro :bs_quesexclaim:

Acho que é preferível meter sempre condicionador mas é o que eu acho,se é melhor ou não isso já não sei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já há muito tempo que deixei de utilizar condicionadores quando faço tpa's

 

Nem nitrivect nem aquatan, nada! E muitas vezes com tpa's de 50%

 

O grande cuidado que tenho é encher o aquário bem lentamente para não haver choques térmicos (ás vezes demora horas a encher)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nos Discus faço TPA semanal (quando não é quinzenal...cofcof...)

 

Directo da torneira.

 

 

 

Abro a saida de água... 20 ou 30% fora em 4 ou 5 minutos.

 

Fecho.

 

Abro a entrada de água, enche durante uma hora e meia a duas horas.

 

E é aí que está o "truque"... encher em duas horas.

 

 

 

Nas primeiras TPA's estava de plantão a ver encher.

 

Agora já sei a posição da torneira, a quantidade de água a entrar e meto o temporizador da cozinha para 1,5 horasl.

 

 

Não utilizo qualquer acondicionador, mas o aquário já tem um ano e 3 meses.

 

Claro que, nos primeiros meses, utilizava tudo e mais alguma coisa...até um líquido caríssimo para os Discus...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário maturado não faz qualquer diferença.

 

Pelo menos nos meus nunca observei nada que indicasse isso.

 

Sou da mesma opinião, não tenho discos, por enquanto, mas penso que num aquario maturado e estabilizado não faz diferença.

 

Cumps

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais