Variação estranha de PO4


zlatan9

Recommended Posts

Boas,

 

Nos últimos dias tem sucedido o seguinte: meço o PO4 um pouco depois das luzes ligarem e o resultado é sempre 0mg/L. Fertilizo com PO4 da HA, o equivalente a acrescentar 0.1 ppm à concentração do aquário. Meço o resultado passadas umas horas, e aquilo indica-me para aí 5mg/L !

 

Volto a medir no dia seguinte um pouco depois das luzes ligarem e fico com 0 mg/L. Até experimentei deixar de dar comida, podia ser desta, mas nada...

 

Alguém avança com alguma explicação? Alguma coisa está a falhar, e já noto o aparecimento de greenspot.

 

 

Para além disso fertilizo diariamente com micros e ferro da HA, potássio e 5 ppm de nitratos. A concentração deste último ronda os 10 ppm.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Zlatan,

os testes estarão dentro do prazo de validade? não estão ao pé de nenhuma lareira ou aquecedor que os possa ter adulterado?

 

Segundo o que percebi o teu problema é quando fazes as medições imediatamente após das luzes acenderem da-te 0 ppm de PO4 e depois passado umas horas (e sem adicionar fertilizante) já te dá 5 ppm é isso?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só podem ser os testes estragados... ou de muito má qualidade! Que marca é?

Se fosse um erro mais pequeno até 1 ppm de diferença eu diria que estavas com umas plantas a absorverem fosfato que era uma coisa doida... mas assim é impossível! Por mais que consumam as plantas são incapazes de absorverem 5 ppm de um dia para o outro.

 

Tens carvão activado no filtro? Os fosfatos podem estar a ser adsorvidos pelo carvão...

 

E a interpretação dos resultados, já relestes as instruções todas?

 

Greenspot é falta de fosfatos por isso significa que podes até subir um pouco a quantidade que fertilizas diariamente...

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Zlatan,

os testes estarão dentro do prazo de validade? não estão ao pé de nenhuma lareira ou aquecedor que os possa ter adulterado?

 

Segundo o que percebi o teu problema é quando fazes as medições imediatamente após das luzes acenderem da-te 0 ppm de PO4 e depois passado umas horas (e sem adicionar fertilizante) já te dá 5 ppm é isso?

 

Abraço

 

Estão dentro do prazo. Eu adiciono fertilizante, mas apenas o suficiente para adicionar 0.1 ppm à concentração do aquário, é o que tenho experimentado nos últimos dias. Passadas umas horas meço e aquilo quase rebenta a escala.

 

 

Só podem ser os testes estragados... ou de muito má qualidade! Que marca é?

Se fosse um erro mais pequeno até 1 ppm de diferença eu diria que estavas com umas plantas a absorverem fosfato que era uma coisa doida... mas assim é impossível! Por mais que consumam as plantas são incapazes de absorverem 5 ppm de um dia para o outro.

 

Tens carvão activado no filtro? Os fosfatos podem estar a ser adsorvidos pelo carvão...

 

E a interpretação dos resultados, já relestes as instruções todas?

 

Greenspot é falta de fosfatos por isso significa que podes até subir um pouco a quantidade que fertilizas diariamente...

 

 

São da Nutrafin. Até agora só uma vez tive problemas, com o conteúdo de um frasco possivelmente oxidado, na altura até tinha criado também um tópico aqui. Não tenho carvão no filtro e estou a seguir o procedimento.

 

Obrigado pelas respostas.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tive queixas dos da nutrafin, embora não tenham uma distinção de cores fora de serie, safam bem. Por isso excluo que estejas a interpretar mal a cor do teste.

Tenta fazer um teste padrão, com por exemplo água engarrafada onde sabes que existe a concentração de fosfatos indicada no rotulo.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão dentro do prazo. Eu adiciono fertilizante, mas apenas o suficiente para adicionar 0.1 ppm à concentração do aquário, é o que tenho experimentado nos últimos dias. Passadas umas horas meço e aquilo quase rebenta a escala.

 

Que fertilizantes utilizas? Tambem me parece que so pode ser dos testes... tens feito os testes com luz do dia? se os fazes com luz artificial a iluminar pode estar aí a razão para a á interpretação das cores...

 

Mas se quiseres tirar a "prova dos 9" leva a agua a uma loja da especialidade que eles fazem-te os testes. (ou um amigo que tenha esses testes)

 

Como disse o Diogo um consumo de 5ppm de PO4 numas horas é um absurdo...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é assim, hoje experimentei com outras recargas e os resultados foram:

 

13.00h - 0 ppm de PO4

 

13.30h - adicionei 3 gotas de fertilizante de PO4 da Horizonte Aquático, o que corresponde a pouco mais de 0.1 ppm

 

16.00h - 1 ppm de PO4

 

19.30h - 3 ppm de PO4

 

 

Ou seja, as variações continuam. Amanhã provavelmente se medir fico com 0 ppm outra vez. Se calhar vou experimentar outro fertilizante,alguma marca recomendada?

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse fenómeno é de veras muiiiitoooooo estranho.

 

Já não sei o que te dizer sobre o assunto.... :(

Se chegares a alguma conclusão depois diz alguma coisa.

 

Abraço

 

PS: essas recargas estavam guardadas no mesmo sítio que o teste ou compraste recargas novas?

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é assim, hoje experimentei com outras recargas e os resultados foram:

 

13.00h - 0 ppm de PO4

 

13.30h - adicionei 3 gotas de fertilizante de PO4 da Horizonte Aquático, o que corresponde a pouco mais de 0.1 ppm

 

16.00h - 1 ppm de PO4

 

19.30h - 3 ppm de PO4

 

 

Ou seja, as variações continuam. Amanhã provavelmente se medir fico com 0 ppm outra vez. Se calhar vou experimentar outro fertilizante,alguma marca recomendada?

 

 

não me parece minimamente problema do fertilizante, fosfatos ficam imediatamente disponiveis...

 

mais rapidamente digo que o problema são os testes da nutrafin, que pela experiencia que tive estão longe de ser qualquer coisa de jeito do que de um fertilizante anunciado a base de fosfato monopotássico...

 

ainda se desse valores abaixo, podia-se dizer que o fabricante podia aldrabar nas doses...agora colocar o equivalente a 0.1 ppm, umas horas depois ler 1ppm (10x mais) e depois 3ppm (30 vezes mais) não me parece minimamente do fertilizante...

 

até porque com as concentrações indicadas por eles...ja estão perto do limite de dissolução do fosfato monopotássico, e portanto nunca daria para 30 vezes mais...é impossivel porque não dissolve...

 

resumindo...tiras-te conclusões precipitadas sobre a qualidade do fertilizante...mas não questionas-te a qualidade dos testes...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a qualidade dos testes e não a qualidade das recargas :angelic008:

 

ou seja, os testes estão bons para o que devem fazer, "medir muito por alto e sem ligar importância aos erros", não é de longe, na minha opinião uma marca confiavel a nivel de testes...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... e eu que pensava que a nutrafin era uma marca bastante fiavel a nivel de testes de agua...

 

Obrigado por partilhares as conclusões :P

 

Quand os meus da nutrafin acabarem ja sei o que nao heide comprar :roll:

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja utilizei Sera e sinceramente acho as cores muito parecidas... muito facilmente se confundem.

 

Ate agora estava a gostar dos testes da Nutrafin... e até ver não me têm deixado ficar mal.

 

Mas provavelmente irei experimentar novas marcas (quando tiver k comprar novos testes) so para formar uma opniao sobre qual a melhor...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu da Nutrafin tenho, para além do PO4, NO3, Fe e pH. Os dois últimos raramente utilizo, poderá ser mais para despistar qualquer coisa. O de No3 até agora não tenho tido razão de queixa no sentido em que fertilizo, faço a medição e os valores correspondem. Do resto nada posso afirmar. Talvez mesmo assim mude de marca quando estes acabarem, o Just_Me de certeza que saberá aferir melhor do que eu a qualidade destes quando diz que para ele não são confiáveis.

 

Já o de PO4, e apenas pela minha experiência, parece-me muito impreciso.

 

Sinceramente não andei a pesquisar antes de comprar, das marcas conhecidas que vi a Sera era a que ficava mais em conta, lol! No entanto disseram-me na loja que era mais precisa do que o da Nutrafin. O sistema de cores não será o ideal, eu obtive melhores resultados de leitura com luz natural, sem o sol a bater, como aliás vem indicado.

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testes bons são os da Elos!

Nunca experimentei mas tenho lido em foruns estrangeiros que são os que têm melhores variações de cores permitindo distinguir melhor entre as diferentes concentrações...

Tenho testes da Wave (marca italiana) e se o de fosfatos é bastante razoavel, o de nitratos é péssimo... 25 ppm é praticamente igual a 50 ppm... mas tem uma boa distinção de cores na zona dos 5 aos 20 ppm, ao menos isso. Os da nutrafin que tenho em particular o de nitritos acho um bocado fraquinho.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testes bons são os da Elos!

Nunca experimentei mas tenho lido em foruns estrangeiros que são os que têm melhores variações de cores permitindo distinguir melhor entre as diferentes concentrações...

Tenho testes da Wave (marca italiana) e se o de fosfatos é bastante razoavel, o de nitratos é péssimo... 25 ppm é praticamente igual a 50 ppm... mas tem uma boa distinção de cores na zona dos 5 aos 20 ppm, ao menos isso.

 

sem por a qualidade dos testes da ELOS em causa, que nunca experimentei, o distinguir das cores, torna o teste mais ou menos fácil de utilizar, mas não o torna, mais:

 

- preciso , para iguais valores, resultados muito iguais (diferente de exactidão)

- exacto , os resultados estão proximos dos valores (diferente de precisão)

- repetibilidade ao longo do tempo de armazenagem e de utilização.

- especificidade, se os resultados são apenas para o que se pretende, ou se pode variar com outras presenças (um teste de nitratos ser sensivel a amónia ou nitritos, por exemplo)

 

isto são os factores para mim mais importantes, na determinação da qualidade de um teste.

 

obviamente que para a utilização casual há outros factores a ter em conta que se reflectem no resultado:

 

-facilidade de execução - quanto mais dificil, mais sujeito a erros

-repetibilidade da execução - se por exemplo as quantidades de reagente forem dificeis de reproduzir

-generalidade dos teste - Se funcionam da mesma maneira independentemente de por exemplo paramentros da agua.

-leitura dos resultados - se a leitura dos resultados for dificil

 

há muitos metodos de executar os mesmos testes, uns mais baratos outros mais caros, e de acordo com isso as restantes qualidades tambem podem variar. Obviamente, que para aquariofilia, não se pretende um exame laboratorial que detecte com extrema exactidão e precisão, mas tambem não se pretendem tambem testes de presença ou não de um composto.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem por a qualidade dos testes da ELOS em causa, que nunca experimentei, o distinguir das cores, torna o teste mais ou menos fácil de utilizar, mas não o torna, mais:

 

- preciso , para iguais valores, resultados muito iguais (diferente de exactidão)

- exacto , os resultados estão proximos dos valores (diferente de precisão)

- repetibilidade ao longo do tempo de armazenagem e de utilização.

- especificidade, se os resultados são apenas para o que se pretende, ou se pode variar com outras presenças (um teste de nitratos ser sensivel a amónia ou nitritos, por exemplo)

 

isto são os factores para mim mais importantes, na determinação da qualidade de um teste.

 

obviamente que para a utilização casual há outros factores a ter em conta que se reflectem no resultado:

 

-facilidade de execução - quanto mais dificil, mais sujeito a erros

-repetibilidade da execução - se por exemplo as quantidades de reagente forem dificeis de reproduzir

-generalidade dos teste - Se funcionam da mesma maneira independentemente de por exemplo paramentros da agua.

-leitura dos resultados - se a leitura dos resultados for dificil

 

há muitos metodos de executar os mesmos testes, uns mais baratos outros mais caros, e de acordo com isso as restantes qualidades tambem podem variar. Obviamente, que para aquariofilia, não se pretende um exame laboratorial que detecte com extrema exactidão e precisão, mas tambem não se pretendem tambem testes de presença ou não de um composto.

 

Concordo com tudo o que dissestes, mas caso queiramos efectivamente determinar concentrações exactas de nutrientes certamente recorríamos a titulações potenciométricas ou HPLC.

Mas como este tipo de testes não está acessível ao comum aquariofilista, caso necessitemos de uma orientação relativa às concentrações de nutrientes que temos disponíveis no aquário em dado momento teremos de nos guiar pelos comuns testes visuais que não mais são que titulações colorimétricas com muito pouca rigorosidade mas alta facilidade de execução que é o objectivo principal destes testes rápidos.

E assim sendo considero que o parâmetro mais importante, num teste em que a rigorosidade acaba por não ser o mais importante, é a facilidade de leitura de resultados, que creio ser um dos parâmetros que mais varia de marca para marca. E é um dos parâmetros que avalio pela negativa nos testes da nutrafin!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, aproveitando o tema, o que me dizem do teste de Co2 permanente da Sera (aquele com 3 cores)? Dá ao menos para ter uma ideia?

 

Sei que não nos diz a concentração exacta, mas sim se é pouca, muita ou a correcta. A questão é, podemos seguir os testes?

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zlatan9, quando o teste da nutrafin te dava 0 de PO4, que côr obtinhas ? Branco transparente ou amarelado ?

 

É que eu estou com um problema tb de teste da Nutrafin de PO4 vs fertilizante de PO4 da HA.

 

Podes ver aqui : http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=116919&hl=

 

Que raio se passa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao fertilizante não acusar nada, experimenta mesmo o que o Luís diz no outro post.

 

A mim dava-me mesmo branco, se o problema persistir experimenta outra marca. Não costumavas mesmo assim ter grandes variações na concentração de PO4?

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Variações não.

 

Fertilizava por exemplo com 0.5ppm e depois de medir dá-va isso.

 

Será que o teste pifou ?

 

Teste fixe em amplitude de cores são os da Aquarium Pharmaceuticals:

 

pPETS-3757098t400.jpg

 

mas cá em Portugal não encontro ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas cá em Portugal não encontro ?

 

Boas,

 

Em lisboa encontras na Aquaplante (Benfica).

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais