Aquário para Bettas


Driver

Recommended Posts

João, essa agora foi boa, com que então reprodução de putos :mrgreen: , bem só te posso felicitar e desejar o dobro da paciência para conseguires conciliar o hobby com o resto das responsabilidades. Eu comecei à treze anos atrás com um ( o puto da loja) e agora tenho outro de 2 o que "obrigou-me" a abrandar neste vicio mas não desisti.

Portanto como podes ver também tenho alguma experiência no ramo.

Abraço

 

Driver a meu ver e de certeza que era o mais correcto tinhas criado este tópico na secção dos Bettas e outros anabantídios , mas seja como for fica bem.

Obrigado Alexandre, já vi que nesse aspecto tens muito mais experiencia que eu, gostaste tanto do resultado que repetiste?!

 

Desculpem o off-topic, mas este assunto até merecia aqui um fórum próprio, partilhas de experiencias, reprodução, alimentação e etc. surprised

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso é que existe a secção dos Bettas.

Também já fiz criação de bettas crowntail, mas depois parei. Agora vou voltar a fazer, até já encomentei ao Martinho um betta crowntail da criação dele. Tem bettas espectaculares.

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda de todos. biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Sendo assim peço a algum moderador que mova este tópico na secção dos Bettas.

 

Eu também fico apaixonado quando vejo Bettas em lojas, mas no entanto, custa-me ver os Bettas dentro de sacos de plástico ou em compartimentos pequeníssimos. Quando chegar a altura de comprar os peixes tenho de escolher bem a loja e os peixes.

Editado por Driver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola tbm sou novato nestas coisas mas vou dizer o que li sobre os bettas =)

Os bettas sao peixes provenientes da ásia, muitas vezes encontrados em arrozais.

Os bettas sobrevivem num aquario ou recipiente de 2 litros, mas, ficam bem melhor num de 20 pelo menus.

Importante: nunca mas NUNCA deves manter 2 machos no aquario, pois algum dia irás encontrar 1 deles morto...sao peixes que sao comuns na china, conhecidos por peixes combatentes, estes quando postos no memso aquario lutam até a morte...

Basta teres um macho e uma femea mas apenas em epoca de acasalamento, pois o macho depois de ter os ovos no ninho dele afugenta a femea e se for preciso mata-a...

Quanto a material, eles habitam em aguas calmas portanto, quanto mais "fraquinho" o filtro melhor, pois se for muito potente pode (de certeza ) criar agitaçao a superficie da agua e destruir o ninho que o macho fez para a femea depositar os ovos...

Termostato, partindo que o teu recipiente vai ser de 20L, basta um de 50W...

Qualquer coisa dispõem e boa sorte com eles =D

 

É na Tailandia :alberteinstein:

 

Penso que nem podes manter a femea junto do macho nem antes nem depois do acasalamento...(acho eu)

 

Isso é muito relativo, depende muito de peixe para peixe, já tive um casal de bettas que estavam sempre lado a lado, tambem já tive outros em que o macho apenas perseguia de vez em quando a femea, mas tambem já perdi femeas graças aos machos.

A melhor coisa a fazer é por a femea numa maternidade, ou noutro aquario ao lado do do macho e observar bem o comportamento deste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que esta a haver alguma confusão neste topico mas um aquario de 30 litros e pequeno mas o problema e que nao e so teres um aqua de reprodução e ja esta, aquario de 30 litros deves ter 1M e 2F desde que o aqua seija densamente plantado para que as femeas se possam esconder do macho, vamos começar pelo material concordo com o pessoal filtros fraquinhos para um aquario de bettas eles vivem em aguas muito calmas, em aquarios de criação so unica e exclisivamente se uma filtros de esponja para nao sugar os alevins, passando a reprodução deves meter um macho num aquario a parte com temperatura 29º e apenas com 10 cm de altura, se nao for plantado o aqua deves colocar musgo de java para depois a femea se proteger, agora varia de macho para macho normalmente a esta temperatudo o macho e estimulado e começa a fazer o ninho mas nem sempre (exemplo o meu) este 3 dias no aquario de criação e nada, nesse caso deves meter a femea dentro do aqua protegida (exemplo dentro de uma garrafa de 1,5l com a agua ao mesmo nivel que no aqua 10cm como disse e muito bem o joão) depois so quando a femea nao foge do macho e apresentas riscas verticais e que ela esta preparada, ai soltas a e depois de 2 dias acontece o abraço (talvez o momentos mais bonito e surpreendente da criação de bettas) no fim do abraço e de veres que o macho esta a atacar a femea deves retirar a femea e dar lhe uma alimentação reforçada para reforçar, ficando o macho a cuidar dos ovos nessa altura ele nao deve comer 2 dias depois da eclosão dos ovos e ao 5 dia devs retirar o macho e igualmente dares lhe uma boa alimentação, ele deve ficar num sitio calmo e sem ficar stressado, (neste momento ja precizas de 3 aquas , 1 com 40+ para criação e 2 com 15litros+ para ós pais.) depois e na alimentação que esta a ciencia e nas condições da aqua e principalmente na alimentação, a partir do 4 dia começa a alimentação microvermes de aveia e a solução mais rentavel e muito boa mas a principal talvez por ser mais completa é a artemia recem ecoldida, existe tabem comida liquida das lojas e tabem gostam de agua verde. depois vas ter outro problema machos não podem estar juntos e é normal que vão morrer se nao os separares vas precizar no minimo dos minimos de recipientes de 3l para cada macho e aquecido por isso vê ainda e pecizo muita coisa não e assim tão facil criar bettas.

 

joão e restantes não desistam dos bettas um dia tudo vai correr bem e vão ter muitos alevins e futuramente bettinhas =)

 

espero ter ajudado com a minha pouco experiencia=)

 

P.S - neste momento tenho ali +de 60 alevins de bettas =)

 

cumps

vicente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que esta a haver alguma confusão neste topico mas um aquario de 30 litros e pequeno mas o problema e que nao e so teres um aqua de reprodução e ja esta, aquario de 30 litros deves ter 1M e 2F desde que o aqua seija densamente plantado para que as femeas se possam esconder do macho, vamos começar pelo material concordo com o pessoal filtros fraquinhos para um aquario de bettas eles vivem em aguas muito calmas, em aquarios de criação so unica e exclisivamente se uma filtros de esponja para nao sugar os alevins, passando a reprodução deves meter um macho num aquario a parte com temperatura 29º e apenas com 10 cm de altura, se nao for plantado o aqua deves colocar musgo de java para depois a femea se proteger, agora varia de macho para macho normalmente a esta temperatudo o macho e estimulado e começa a fazer o ninho mas nem sempre (exemplo o meu) este 3 dias no aquario de criação e nada, nesse caso deves meter a femea dentro do aqua protegida (exemplo dentro de uma garrafa de 1,5l com a agua ao mesmo nivel que no aqua 10cm como disse e muito bem o joão) depois so quando a femea nao foge do macho e apresentas riscas verticais e que ela esta preparada, ai soltas a e depois de 2 dias acontece o abraço (talvez o momentos mais bonito e surpreendente da criação de bettas) no fim do abraço e de veres que o macho esta a atacar a femea deves retirar a femea e dar lhe uma alimentação reforçada para reforçar, ficando o macho a cuidar dos ovos nessa altura ele nao deve comer 2 dias depois da eclosão dos ovos e ao 5 dia devs retirar o macho e igualmente dares lhe uma boa alimentação, ele deve ficar num sitio calmo e sem ficar stressado, (neste momento ja precizas de 3 aquas , 1 com 40+ para criação e 2 com 15litros+ para ós pais.) depois e na alimentação que esta a ciencia e nas condições da aqua e principalmente na alimentação, a partir do 4 dia começa a alimentação microvermes de aveia e a solução mais rentavel e muito boa mas a principal talvez por ser mais completa é a artemia recem ecoldida, existe tabem comida liquida das lojas e tabem gostam de agua verde. depois vas ter outro problema machos não podem estar juntos e é normal que vão morrer se nao os separares vas precizar no minimo dos minimos de recipientes de 3l para cada macho e aquecido por isso vê ainda e pecizo muita coisa não e assim tão facil criar bettas.

 

joão e restantes não desistam dos bettas um dia tudo vai correr bem e vão ter muitos alevins e futuramente bettinhas =)

 

espero ter ajudado com a minha pouco experiencia=)

 

P.S - neste momento tenho ali +de 60 alevins de bettas =)

 

cumps

vicente

Parabéns Daniel pelo post muito bem formulado, e obrigado pelo teu incentivo, mas agora fiquei curioso com uma coisa, ao verificar 2 tópicos teus, este http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=109299 e este http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry689756 , verifiquei que o teu primeiro aquário foi apresentado á cerca de 2 meses com Ramirezis e nesse curto espaço de tempo já te viraste-te para os Bettas e com muito sucesso pelos vistos. A minha curiosidade vem do facto de teres dado uma reviravolta tão grande e assimilado tanto em tão pouco tempo, por isso (embora continue a achar estranho), os meus parabéns.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Daniel pelo post muito bem formulado, e obrigado pelo teu incentivo, mas agora fiquei curioso com uma coisa, ao verificar 2 tópicos teus, este http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=109299 e este http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry689756 , verifiquei que o teu primeiro aquário foi apresentado á cerca de 2 meses com Ramirezis e nesse curto espaço de tempo já te viraste-te para os Bettas e com muito sucesso pelos vistos. A minha curiosidade vem do facto de teres dado uma reviravolta tão grande e assimilado tanto em tão pouco tempo, por isso (embora continue a achar estranho), os meus parabéns.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

 

 

 

Ainda bem que pesquisas te e levantas te essa questão a verdade e que as coisas com os ramirezis nao correram bem e logo no fim da primeira semana eu comecei a criar bettas a primeira vez correu muito mal ja que o macho apanhou uma doença o macho acabou por morrer e os alevins morreram juntamente com eles depois disso nao desisti procurei respostas, varios sites,muita pesquisa e a ajuda muito precioza de quem ja criou muitos e sabe bem o que fazer foram eles o António Lourenço, Jorge Bento se procurares vas ver alguns topicos com muito material aqui no forum mas em especial o Rui J. Rocha que atraves do MSN me explicou tudo o que havia a saber incluindo tecnicas e essas coisas todas de quem ja criou imensos bettas - CLICA AQUI! vas descobrir mais alguns metodos nesse site, quanto a ter respondido as perguntas dessa maneira? EU tabem ja as tive :character0050: e foi assim que os mais experientes :doofywave: me ensinaram e parece que correu tudo bem.

 

cumps

vicente

 

 

P.S - só nao tiro fotos para confirmar o mesmo pq a minha maquina fotografica esta avariada e o telemovel nao consegue captar 1 "rabino" de 2 ou 3 milimetros.

Editado por Daniel Vicente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns Daniel pelo post muito bem formulado, e obrigado pelo teu incentivo, mas agora fiquei curioso com uma coisa, ao verificar 2 tópicos teus, este http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=109299 e este http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry689756 , verifiquei que o teu primeiro aquário foi apresentado á cerca de 2 meses com Ramirezis e nesse curto espaço de tempo já te viraste-te para os Bettas e com muito sucesso pelos vistos. A minha curiosidade vem do facto de teres dado uma reviravolta tão grande e assimilado tanto em tão pouco tempo, por isso (embora continue a achar estranho), os meus parabéns.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

 

 

 

Ainda bem que pesquisas te e levantas te essa questão a verdade e que as coisas com os ramirezis nao correram bem e logo no fim da primeira semana eu comecei a criar bettas a primeira vez correu muito mal ja que o macho apanhou uma doença o macho acabou por morrer e os alevins morreram juntamente com eles depois disso nao desisti procurei respostas, varios sites,muita pesquisa e a ajuda muito precioza de quem ja criou muitos e sabe bem o que fazer foram eles o António Lourenço, Jorge Bento se procurares vas ver alguns topicos com muito material aqui no forum mas em especial o Rui J. Rocha que atraves do MSN me explicou tudo o que havia a saber incluindo tecnicas e essas coisas todas de quem ja criou imensos bettas - CLICA AQUI! vas descobrir mais alguns metodos nesse site, quanto a ter respondido as perguntas dessa maneira? EU tabem ja as tive :roflroll2: e foi assim que os mais experientes :dance: me ensinaram e parece que correu tudo bem.

 

cumps

vicente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que pesquisas te e levantas te essa questão a verdade e que as coisas com os ramirezis nao correram bem e logo no fim da primeira semana eu comecei a criar bettas a primeira vez correu muito mal ja que o macho apanhou uma doença o macho acabou por morrer e os alevins morreram juntamente com eles depois disso nao desisti procurei respostas, varios sites,muita pesquisa e a ajuda muito precioza de quem ja criou muitos e sabe bem o que fazer foram eles o António Lourenço, Jorge Bento se procurares vas ver alguns topicos com muito material aqui no forum mas em especial o Rui J. Rocha que atraves do MSN me explicou tudo o que havia a saber incluindo tecnicas e essas coisas todas de quem ja criou imensos bettas - CLICA AQUI! vas descobrir mais alguns metodos nesse site, quanto a ter respondido as perguntas dessa maneira? EU tabem ja as tive :roflroll2: e foi assim que os mais experientes :dance: me ensinaram e parece que correu tudo bem.

 

cumps

vicente

 

 

P.S - só nao tiro fotos para confirmar o mesmo pq a minha maquina fotografica esta avariada e o telemovel nao consegue captar 1 "rabino" de 2 ou 3 milimetros.

Tudo bem Daniel, eu não estou a duvidar da tua palavra, só achei estranho a reviravolta que deste e como assimilaste tudo tão rápido, não conhecia esse site, mas conhecia um outro em inglês que me ajudou muito na altura.

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entendo mas nao e complicado basta a gente dedicar se a serio e sabermos em condições o que estamos a fazer, mas eu sou apenas um aprendiz ainda não sei tudo longe disso mas com o tempo e troca de ideias vamos aprefeiçoando a nossa escolha no hoobby.

 

so te desejo mais sorte que a que eu tive não levo a mal as perguntas joão =)

 

quanto ao site e do RUi Rocha que te falei um rapaz exelente =)

 

cumps

vicente

Editado por Daniel Vicente
Link to comment
Partilhar nas redes sociais