Aquário para Bettas


Driver

Recommended Posts

Sempre gostei muito da vida aquática, e, como não poderia deixar de ser, da aquariofilia.

 

Por isso venho aqui ao fórum pedir conselhos para o meu novo aquário. O que eu pretendo fazer é um aquário só para uma espécie, os Bettas. E os Bettas porquê? Porque sempre foram peixes que gostei, e pelo que li, não têm uma manutenção muito complicada. Gostava de criar um ambiente o mais confortável possível para esta espécie, pretendo fazer criação.

 

Agora as minhas questões:

Que tamanho deve ter o aquário?

Quantos peixes devo pôr? Um macho e duas fêmeas?

Em relação ao resto do material, o que aconselham?

 

 

Desde já obrigado.

Editado por Driver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre gostei muito da vida aquática, e, como não poderia deixar de ser, da aquariofilia.

 

Por isso venho aqui ao fórum pedir conselhos para o meu novo aquário. O que eu pretendo fazer é um aquário só para uma espécie, os Bettas. E os Bettas porquê? Porque sempre foram peixes que gostei, e pelo que li, não têm uma manutenção muito complicada. Gostava de criar um ambiente o mais confortável possível para esta espécie, pretendo fazer criação.

 

Agora as minhas questões:

Que tamanho deve ter o aquário?

Quantos peixes devo pôr? Um macho e duas fêmeas?

Em relação ao resto do material, o que aconselham?

 

 

Desde já obrigado.

 

Ola tbm sou novato nestas coisas mas vou dizer o que li sobre os bettas =)

Os bettas sao peixes provenientes da ásia, muitas vezes encontrados em arrozais.

Os bettas sobrevivem num aquario ou recipiente de 2 litros, mas, ficam bem melhor num de 20 pelo menus.

Importante: nunca mas NUNCA deves manter 2 machos no aquario, pois algum dia irás encontrar 1 deles morto...sao peixes que sao comuns na china, conhecidos por peixes combatentes, estes quando postos no memso aquario lutam até a morte...

Basta teres um macho e uma femea mas apenas em epoca de acasalamento, pois o macho depois de ter os ovos no ninho dele afugenta a femea e se for preciso mata-a...

Quanto a material, eles habitam em aguas calmas portanto, quanto mais "fraquinho" o filtro melhor, pois se for muito potente pode (de certeza ) criar agitaçao a superficie da agua e destruir o ninho que o macho fez para a femea depositar os ovos...

Termostato, partindo que o teu recipiente vai ser de 20L, basta um de 50W...

Qualquer coisa dispõem e boa sorte com eles =D

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola tbm sou novato nestas coisas mas vou dizer o que li sobre os bettas =)

Os bettas sao peixes provenientes da ásia, muitas vezes encontrados em arrozais.

Os bettas sobrevivem num aquario ou recipiente de 2 litros, mas, ficam bem melhor num de 20 pelo menus.

Importante: nunca mas NUNCA deves manter 2 machos no aquario, pois algum dia irás encontrar 1 deles morto...sao peixes que sao comuns na china, conhecidos por peixes combatentes, estes quando postos no memso aquario lutam até a morte...

Basta teres um macho e uma femea mas apenas em epoca de acasalamento, pois o macho depois de ter os ovos no ninho dele afugenta a femea e se for preciso mata-a...

Quanto a material, eles habitam em aguas calmas portanto, quanto mais "fraquinho" o filtro melhor, pois se for muito potente pode (de certeza ) criar agitaçao a superficie da agua e destruir o ninho que o macho fez para a femea depositar os ovos...

Termostato, partindo que o teu recipiente vai ser de 20L, basta um de 50W...

Qualquer coisa dispõem e boa sorte com eles =D

Olá.

Estava a pensar num aquário de 30 litros. Visto que eles habitam em águas calmas, vou comprar um filtro interno pouco potente.

Quanto a isso de só ter um macho, já tinha lido, e só vou pôr um, pois não quero que nenhum morra.

Posso manter macho e fêmea no mesmo aquário, certo? Só tiro a fêmea depois do acasalamento e quando o macho tiver os ovos?

Também tens Bettas?

 

Obrigado. :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Eu tenho um betta e para ele acasalr fasso isto:

Primeiro ponho a femea num globo perto do aqaurio do betta para ele se habituar a ela porque se a meteres directamente no aqua ele mata-a, nos primeiros dias vais vêlo a abrir "a juba" para a femea mas aos poucos ele vai para de fazer isso. Um dia depois ele já deve ter o ninho feito e quando a femea se chegar perto dele ele deve abrir as barbatanas a "exibir-se" quando a femea tiver com riscas verticais negras quer dizer que é o momento certo para o acasalamento, juntas os dois e no fim voltas a retirar a betta femea.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

O driver já disse tudo, mas acho que um termoestato de 50W é muito para 20l devias optar por 25W.

cumps

Em princípio vou comprar um aquário de 30 litros.

 

Obrigado.

 

 

Oi

Eu tenho um betta e para ele acasalr fasso isto:

Primeiro ponho a femea num globo perto do aqaurio do betta para ele se habituar a ela porque se a meteres directamente no aqua ele mata-a, nos primeiros dias vais vêlo a abrir "a juba" para a femea mas aos poucos ele vai para de fazer isso. Um dia depois ele já deve ter o ninho feito e quando a femea se chegar perto dele ele deve abrir as barbatanas a "exibir-se" quando a femea tiver com riscas verticais negras quer dizer que é o momento certo para o acasalamento, juntas os dois e no fim voltas a retirar a betta femea.

cumps

Então quer dizer que eu não posso manter um macho e uma fêmea no mesmo aquário?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Estava a pensar num aquário de 30 litros. Visto que eles habitam em águas calmas, vou comprar um filtro interno pouco potente.

Quanto a isso de só ter um macho, já tinha lido, e só vou pôr um, pois não quero que nenhum morra.

Posso manter macho e fêmea no mesmo aquário, certo? Só tiro a fêmea depois do acasalamento e quando o macho tiver os ovos?

Também tens Bettas?

 

Obrigado. :eusathink:

 

Penso que nem podes manter a femea junto do macho nem antes nem depois do acasalamento...(acho eu)

Quando for para acasalar o macho começa a fazer o ninho, e nessa altura poens a femea dentro de uma garrafa cortada a meio e prendes essa garrafa dentro do aqua do macho...isso vai aumentar a pica do machao e exibir-se para ela e construir um ninho melhor e tal...depois soltas a femea e ela ai vai inspecionar o ninho dele e se gostar deposita os ovos, mal o faça o macho vai expulsa-la e caso nao a tires mata-la-a ....

 

Nao tenho bettas, porque o meu filtro é um eheim 2213 e digamos que está instalado num aqua de 54L ou seja faz uma certa tempestade la dentro XD se bem que e so a superficie mas, nao quero stress no animal =)

tiro no pe penso que um aqua de 30 litros levaria um termostato de 50W :idea2:

Editado por viper

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que nem podes manter a femea junto do macho nem antes nem depois do acasalamento...(acho eu)

Quando for para acasalar o macho começa a fazer o ninho, e nessa altura poens a femea dentro de uma garrafa cortada a meio e prendes essa garrafa dentro do aqua do macho...isso vai aumentar a pica do machao e exibir-se para ela e construir um ninho melhor e tal...depois soltas a femea e ela ai vai inspecionar o ninho dele e se gostar deposita os ovos, mal o faça o macho vai expulsa-la e caso nao a tires mata-la-a ....

 

Nao tenho bettas, porque o meu filtro é um eheim 2213 e digamos que está instalado num aqua de 54L ou seja faz uma certa tempestade la dentro XD se bem que e so a superficie mas, nao quero stress no animal =)

tiro no pe penso que um aqua de 30 litros levaria um termostato de 50W :eusathink:

Tive a ler o FAQ sobre Bettas, aqui do fórum, e dizia lá isto:

 

Posso manter machos e femeas juntos no mesmo aquario?

 

~> Sim... poder pode... machos é dificil.... pois necessitará de um espaço grande e vasto com plantas e outros tipos de decoração... para que os animais possam delimitar o seu território... quanto a femeas... normalmente indicam 3 para um macho, o que eu acho é que um macho não deve ter menos de 5... isto porque o macho sempre que apanhar uma femea à moda... irá mesmo morder-lhe...

 

Portanto, penso que se pode manter machos e fêmeas juntos, e visto que aconselham 3 fêmeas para um macho, secalhar vou ter de aumentar o número de fêmeas...

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre gostei muito da vida aquática, e, como não poderia deixar de ser, da aquariofilia.

 

Por isso venho aqui ao fórum pedir conselhos para o meu novo aquário. O que eu pretendo fazer é um aquário só para uma espécie, os Bettas. E os Bettas porquê? Porque sempre foram peixes que gostei, e pelo que li, não têm uma manutenção muito complicada. Gostava de criar um ambiente o mais confortável possível para esta espécie, pretendo fazer criação.

 

Agora as minhas questões:

Que tamanho deve ter o aquário?

Quantos peixes devo pôr? Um macho e duas fêmeas?

Em relação ao resto do material, o que aconselham?

 

 

Desde já obrigado.

Não têm uma manutenção muito complicada? Quando adultos queres tu dizer? Porque prepara-te para teres muito trabalho e paciência para os conseguires reproduzir com sucesso, eu no inicio, pelo que lia também achava fácil, mas depois de algumas posturas de ovos não terem dado em nada, acabei por desistir, mas como sou teimoso ainda hei-de tentar novamente, um dia...

Boa sorte para ti.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o Viper, tens que ter uma divisória no aquário, onde macho e fêmea (não Fêmeas) se possam ver, o macho vai começar a fazer a “corte” á fêmea e a construir o ninho de bolhas, quando o ninho tiver pronto e a fêmea também (ela tem que apresentar as riscas na vertical), é porque está pronta e aí é soltá-la, e começa o “abraço” amoroso deles, atenção que não deve haver qualquer distúrbio no/ou perto do aquário, se evitares meter filtro melhor e plantas flutuantes também ajudam, além dos esconderijos para a fêmea se refugiar depois do amor, convêm também teres ambos na sua melhor forma, bem alimentados e etc.

Isto tudo é canja, não? :flick_tongue:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Editado por João Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não têm uma manutenção muito complicada? Quando adultos queres tu dizer? Porque prepara-te para teres muito trabalho e paciência para os conseguires reproduzir com sucesso, eu no inicio, pelo que lia também achava fácil, mas depois de algumas posturas de ovos não terem dado em nada, acabei por desistir, mas como sou teimoso ainda hei-de tentar novamente, um dia...

Boa sorte para ti.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Foi o que li.

Quanto ao tamanho do aquário, qual a tua opinião? 30 litros?

Boa sorte para essas tentativas. :D

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o Viper, tens que ter uma divisória no aquário, onde macho e fêmea (não Fêmeas) se possam ver, o macho vai começar a fazer a “corte” á fêmea e a construir o ninho de bolhas, quando o ninho tiver pronto e a fêmea também (ela tem que apresentar as riscas na vertical), é porque está pronta e aí é soltá-la, e começa o “abraço” amoroso deles, atenção que não deve haver qualquer distúrbio no/ou perto do aquário, se evitares meter filtro melhor e plantas flutuantes também ajudam, além dos esconderijos para a fêmea se refugiar depois do amor, convêm também teres ambos na sua melhor forma, bem alimentados e etc.

Isto tudo é canja, não? :flick_tongue:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Claro que não é canja, nem eu disse que o era. Sei que a aquariofilia não é propriamente fácil.

E como ainda ninguém me deu uma resposta clara, vou voltar a perguntar: Posso manter um macho e uma fêmea no mesmo aquário?

 

Obrigado. :offtopic:

Editado por Driver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não é canja, nem eu disse que o era. Sei que a aquariofilia não é propriamente fácil.

E como ainda nimguém me deu uma resposta clara, vou voltar a perguntar: Posso manter um macho e uma fêmea no mesmo aquário?

 

Obrigado. :snipersmile:

Podes manter um macho e varias fêmeas, ou só uma num aquário, tens é que ter esconderijos para ela, muitos têm mais que uma fêmea pois se ela não agradar ao macho têm reserva, entendes? Mas num aquário para reprodução só podes ter uma, separada mas á vista.

30 litros chegam, eles não gostam de muita altura de agua.

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Editado por João Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por um macho e varias fêmeas, mas para fazer criação só podes ter uma femea, para não haver distracções! Arranjas um aquário de 30 litros metes lá o macho bem alimentado, e deixas a fêmea a parte passado 4/5 dias metes a fêmea, mas separada, tipo numa "caixa" transparente! Temperatura +- 30graus, e soltas a fêmea quando ela tiver as riscas verticais! Mais ou menos isto!

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois!

 

Depois de ler as vossas opiniões, estou a pensar em fazer isto: Compro dois aquários, um mais pequeno (20 litros +/-) para pôr o macho, e outro maior (30 litros +/-) para pôr duas fêmeas. Quando quiser fazer criação, crio uma separação no aquário mais pequeno e meto uma fêmea separada do macho nesse aquário, passado alguns dias, quando o macho já tiver construído o ninho e a fêmea já estiver com as riscas, junto-os.

 

Estou a fazer alguma coisa mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois!

 

Depois de ler as vossas opiniões, estou a pensar em fazer isto: Compro dois aquários, um mais pequeno (20 litros +/-) para pôr o macho, e outro maior (30 litros +/-) para pôr duas fêmeas. Quando quiser fazer criação, crio uma separação no aquário mais pequeno e meto uma fêmea separada do macho nesse aquário, passado alguns dias, quando o macho já tiver construído o ninho e a fêmea já estiver com as riscas, junto-os.

 

Estou a fazer alguma coisa mal?

Também podias investir num aquário maior, para comunitário e um mais pequeno para a reprodução, a divisória é simples, uma garrafa de 1L de agua, cortada, com uns furos de lado, metes a garrafa dentro do aquário mais pequeno e está feito.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até parece fácil, tens de ir tentando! Tens de ter dois termostatos, tudo a dobrar! Alimenta bem os machos e fêmeas, o macho tem de ser maior que as fêmeas! Ver se elas já têm o ovopositor visível, e depois preparate, porque da muito trabalho!

Cumprimentos Duarte Lopo de Carvalho

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico veio-me reavivar muitas memórias, só para terem uma ideia da minha obsessão por estes peixes (já lá vão uns anos), cheguei a ter um quarto cá em casa reservado só para a reprodução deles e para não os disturbar, tinha uma câmara de vídeo (voltada para o aquario de reprodução) ligada a uma televisão na sala, onde assisti “em directo” ao famoso “abraço” e talvez ao acto de reprodução mais bonito que já vi, ainda devo ter para aqui uma cassete DV com isso.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou "no lado oposto" comecei a 3 meses, tive 'uns azares'( fungos, etc!) agora parece tudo mais calmo, pode ser que lá para o fim do mês, consiga ver pela primeiro vez o Tão apreciado abraço!

Duarte Lopo de Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda. ;)

 

João Ricardo Santos, não tenho orçamento para um comunitário, nem sinto que tenho os conhecimentos precisos para um comunitário.

Vou então fazer como disse no outro post.

No fim-de-semana que vem vou comprar o material, depois digo o que comprei.

Quanto à flora, o que aconselham?

Editado por Driver
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou "no lado oposto" comecei a 3 meses, tive 'uns azares'( fungos, etc!) agora parece tudo mais calmo, pode ser que lá para o fim do mês, consiga ver pela primeiro vez o Tão apreciado abraço!

Então boa sorte Duarte, olha o máximo que consegui foi aguentar os alevins durante uma semana, depois começaram a morrer um a um, essa foi a última vez que tentei, também acho que é preciso um bocado de sorte na compatibilidade entre macho e fêmea, essa parte sempre me correu bem, até á postura, depois (para mim) veio a parte mais difícil, a sobrevivência dos putos. Agora não tenho Bettas, mas não consigo deixar de olhar para eles nas lojas, são uma espécie fascinante, sem duvida.

Aqui á dias tive para comprar um macho para um nano de 40L que tenho apenas com plantas, mas na loja onde fui não me quiseram vender porque (segundo a senhora) o aquário era pequeno lol.

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda. ;)

 

João Ricardo Santos, não tenho orçamento para um comunitário, nem sinto que tenho os conhecimentos precisos para um comunitário.

Vou então fazer como disse no outro post.

No fim-de-semana que vem vou comprar o material, depois digo o que comprei.

Quanto à flora, o que aconselham?

Tu é que sabes o orçamento que tens, quanto ao conhecimento, se não tens para um comunitário, também não me parece que tenhas para reprodução de qualquer peixe, a reprodução (no meu entender) é a segunda (ou terceira) fase da aquariofilia.

Podes tratar-me por João ;).

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Editado por João Ricardo Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal:

 

Já estou como diz o João Santos este tópico vem mesmo reavivar a memória, depois de ter estado inactivo por uns tempos hoje fui comprar um material que estava em falta para voltar à carga e levei o meu puto comigo, na volta da praxe pela loja o meu puto viu os bettas e foi logo uma "guerra" para o convencer a não trazer, inclusive tinha uns trocos no bolso e já dizia que os comprava ele.

Quero eu com isto dizer que são peixes espectaculares tanto em beleza como em comportamento e por mais tempo que tenha neste hobby vai haver sempre um cantinho para os ter.

 

Driver, existe muita informação aqui no fórum sobre eles, faz uma pesquisa aprofundada e vais ver que tem alguns truques (técnicas) para levar a bom porto a reprodução.

Para não estar aqui a saturar mais dá uma vista de olhos neste http://www.drpez.net/portal/biblioteca_de_...p2_articleid/23

Abraço e fiquem bem

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu puto

Comecei á uns tempos uma reprodução dessas e tive sorte, foi á primeira e já vem a caminho, lá para Julho vou-me dedicar a tempo inteiro á criação dessa espécie, se puderes dar umas dicas. ;)

 

Cumprimentos.

 

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, essa agora foi boa, com que então reprodução de putos :) , bem só te posso felicitar e desejar o dobro da paciência para conseguires conciliar o hobby com o resto das responsabilidades. Eu comecei à treze anos atrás com um ( o puto da loja) e agora tenho outro de 2 o que "obrigou-me" a abrandar neste vicio mas não desisti.

Portanto como podes ver também tenho alguma experiência no ramo.

Abraço

 

Driver a meu ver e de certeza que era o mais correcto tinhas criado este tópico na secção dos Bettas e outros anabantídios , mas seja como for fica bem.

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais