tratamento da agua


Recommended Posts

Na primeira montagem enche o aquário com água da torneira e espera 1 semana sem fazeres nada.

 

Depois analiza as caracteristicas da tua água da torneira e podes criar um habitat em que as caracteristicas da água da tua torneira se encaixem.

 

Para trocas de água utiliza 3 garrafões de 5 litros encher 2 com água da torneira e esperrar 24 a 48 horas e depois substituires 10 litros da água do aquário.

 

Nota: Só funciona se o teu aquário tiver mais de 25 litros de água e se o aquário tem mais de 100 litros a quantidade a substituir tem de ser maior.

 

Quando a frequência das trocas depente do equipamento, fauna, flora e o mais importante dimensão do aquário (quanto maior melhor, mais equilibrado é o sistema e menos trabalho dá)

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gastar dinheiro em aquasafe e verdadeiro crime.

Existem no mercado produtos que com 1 simpres gota tratamos 10lt de agua, uma garrafa de 120 ml custa cerca de 15 euros e uma de aquasafe para tratar 200 lt de agua custa 5 euros aproximadamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gastar dinheiro em aquasafe e verdadeiro crime.

Existem no mercado produtos que com 1 simpres gota tratamos 10lt de agua

 

Mais especificamente, de que produtos se tratam (marca)?

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho comprado Sera Aqutan (100ml), que dá para tratar 400 litros de água, a 3,5 Euros por embalagem.

 

Também uso esporadicamente Tetra AquaSafe.

 

Fiquei surpreendido quando vi indicado que "existem no mercado produtos que com 1 simpres gota tratamos 10lt de agua, uma garrafa de 120 ml custa cerca de 15 euros" e por isso decidi poupar uns trocos e investigar o JBL Biotopol que foi referido pelo colega MotarSolitario. :)

 

As embalagens de 100ml que encontrei de JBL Biotopol custam 3,5 Euros e dão para tratar 400 litros de água pelo que não encontrei aqui vantagem alguma relativamente ao produto da Sera e da Tetra. :(

 

Também reparei que foi indicado que "uma de aquasafe para tratar 200 lt de agua custa 5 euros aproximadamente" mas mesmo na loja mais careira que conheço (Petlandia no Carrefour Gaia) o valor não ultrapassava os 2.40 Euros.

 

Da Waterlife não consegui encontrar nada à venda cá no Porto.

 

Não me importava nada (mesmo nada!) de pagar 15 Euros pelo tal produto mas a verdade é que o da JBL não tem essa capacidade de tratar 10 litros com uma só gota (pedem 2,5 ml por cada 10 litros, +/- igual ao produto Sera e Tetra) nem encontrei nada idêntico ao descrito.

 

Afinal que produto é esse? Também quero!! :(

Tem no site da Aquaphilum? Qual é o endereço do site?

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, andei um pouco por todo o lado à procura do tal produto capaz de tratar 10 litros de água com tão pouco como uma gota e não encontrei nada sequer parecido. :P:(:(

 

Não quero parecer chato mas já que se levantou aqui esse pormenor, não deixem morrer o assunto e digam qual a marca do produto. Até nas lojas onde perguntei queriam saber! :D

 

Já vi de tudo, desde Sera a Tetra, passando por JBL, Waterlife... até vi um com Aloé Vera! :D

 

Em suma, como não quero cometer o crime de comprar gato por lebre e estar a pagar mais por algo que vale menos, deixo novamente a pergunta no ar, qual a marca do tal produto que "com 1 simpres gota tratamos 10lt de agua" como foi referido :D

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu normalmente utilizo o haloex da waterlife, em que 5 gotas servem para tratar 10L de água, não sei se será este producto que o motar se referiu.

Existem 4 tipos de embalagens de 30ml, 60ml, 120ml, e 500ml.

Eu uso normalmente o de 120ml custa perto de 8 € e dura-me bastante tempo.

Cumpts.

António Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu dei essas marcas apenas como exemplo porque ate em algumas marcas quanto maior for a embalagem comprada mais concentrado vem o produto.

Mas ainda bem que reforçaram a ideia porque assim vem que eu falava a verdade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ...tenho que dizer a verdade : nunca tive problema nenhum com a agua pois moro nos açores e a agua que bebo vem duma lagoa a poucos kilometros da mh casa...

De qualquer forma ...eu meto a agua a temperaturas bem altas , e vazo-a atraves do duche para um balde...as altas temperaturas e o contacto com o ar provocam a libertação do cloro...quando a agua atinge a temperatura ideal .....vejo ph , dh e depois coloco-a no aquario.

Nada de quimicos que provocam stress e tornam a agua "artificial".

voces podem usar o mm processo , se caiar vão ter q esperar um dia ou cena assim ....boa sorte !

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

 

Eu uso o Prime da Seachem.

 

http://www.seachem.com/en_products/product.../043_prime.html

 

Duas gotas por cada quatro litros. Não me perguntem é o preço que já o comprei à tanto tempo... :D

 

De todas as maneiras, independentemente do produto que use, nunca tive problemas nas mudanças da água. Habituei-me, desde que tenho o aquário, a encher o balde usando o chuveiro a uma boa distância e tenho me convencido (pode ser mania minha) que toda aquela turbulência é benéfica para a água, para além de ajudar na mistura do condicionador.

 

Fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gastar dinheiro em aquasafe e verdadeiro crime.

Existem no mercado produtos que com 1 simpres gota tratamos 10lt de agua

 

Ok talvez o Aquasafe não seja a opção mais barata, mas um produto que trate 10 litros de água com uma gota é então um mito... :shock:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Boas

Tenho de fazer uma retificação a embalagem que uso é a de 60ml esta sim custa aprox. 8€ e 5 gotas tratam 10L de água.

Ao que depois pude apurar a embalagem da mesma marca mas de 120ml é tão concentrada que esta sim com 1 só gota trata 10L de água tal como o motar referiu.

Cumpts.

António Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas já fizeram a troca de água sem trata-la.

 

Experimentem porque andam a gastar dinheiro e a por químicos na água sem razão.

 

O único elemento que tem de ser eliminado é o cloro e este evapora após 24 à 48 horas da água estar em contacto com o ar.

 

Quem não concorda diga a sua opinião.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

eu concordo completamente com o homempeixe, aliás eu nunca comprei nem penso comprar quimicos para adicionar à água para eliminar outros quimicos, principalmente quando estes são tão voláteis como é o caso do cloro.

 

para quê ter uma água artificial quando o único que se pede é ter um pouco de paciência, aliás que é apanágio deste hobbie, e esperar 24 a 48 horas para que todo o cloro se liberte.

 

eu sempre fui apologista do Do It Youself, e só quando não o podes fazer ou o produto que está no mercado é muito melhor em relação ao que eu poderia produzir é que vou comprar, e esta atitude passa tanto por construir os refletores de iluminação, como em adquirir comida viva, como em melhorar as qualidades da água.

 

mas isto é só a minha opinião :):lol:

 

saudações

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas

Pois é realmente o cloro desaperece ao fim de 24H a 48H com as 5 gotinhas que coloco o cloro desaperece em 2 minutos apenas.

Não me estou a imaginar a ter um reservatório de aprox. 25L para ter lá a água em repouso 24H a 48H antes de fazer uma mudança de água uma vez que estes 25L representam 10 a 20% da quantidade total de água no meu aqua.

Este é o unico elemento quimico que coloco na água.

Se há quem defenda não colocar quimicos na água então não entendo o porque de alguns o fazerem com intuito de aumentar ou diminuir artificialmente os valores do PH da água, quem fala no PH fala no KH na fertilização artificial e outros elementos quimicos existentes no mercado.

Esta é claro a minha opinião

Cumpts.

António Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso as intervenções químicas que utilizo é:

 

A filtragem química com carvão activo

 

A troca de água velha por nova incluindo sifonagem

 

A decoração, plantas e comida dos peixes

 

A limpeza de algas do vidro, retirar folhas mortas e raramente alterar a decoração

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Boas

Homempeixe não quero que hajam más intrepretações do meu comentário anterior, quando citei que não entendia quando noutros tópicos deste forum já tinha lido da adição de quimicos não me referia a ninguem em especifico mas somente um comentário a outros tópicos que até incentivam a adição dos ditos quimicos nomeadamente para alterar o PH da água.

Cumpts.

António Azevedo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para CT1FUE

 

Olá Boas

CT1FUE não há más intrepretações sobre o teu comentário anterior.

 

Cumprimentos, João Ramos (homempeixe)

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.