Ajuda - esclarecimento sobre substratos


prsduarte

Recommended Posts

Ola malta!

Já li varias coisas sobre substratos mas acho que cada vez tenho mais duvidas.

Estou a montar um aqua de 2metros comprimento por 60 altura e 60 largura mas quero tirar duvidas quanto ao substracto a usar e para isso peço a vossa ajuda.

As duvidas são:

 

1- aquasoil é um substracto fertilizado?

2- O que é Akadama? è argila espanssiva?

3- Pode-se usar argila espanssiva no aquario juntamente com um substracto fertilizado?

4- No caso do meu aquario, o que aconcelham?Estava a pensar em usar um substracto de qq marca(jbl, sera...)

juntamento com argila espanssiva e por cima areia fina (daquela que não altera o ph).

 

Ajudem-me por favor, já agora o aqua é para ser plantado e tb para ter muitos peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

1- aquasoil é um substracto fertilizado?

Sim, é.

Mas dá uma vista de olhos a estes tópicos, aqui e aqui.

São dois casos semelhantes e com desfechos bem diferentes.

2- O que é Akadama? è argila espanssiva?

Não, não é espanssiva nem expandida, é 'cozida' a altas temperaturas para obter as características mecânicas que possui.

Granulometria, forma e dureza dos grãos, bem como a forma como liberta os nutrientes contidos são obtidos através desse processo térmico.

4- No caso do meu aquario, o que aconcelham?Estava a pensar em usar um substracto de qq marca(jbl, sera...)

juntamento com argila espanssiva e por cima areia fina (daquela que não altera o ph).

Seria se calhar melhor o oposto.

O substrato fértil de qualquer marca (desde que seja o da JBL porque não tens problemas com as algas...) depois a areia fina (dois ou três centímetros, ou mais, não ponhas é muito...)

e por cima uma camada generosa de Akadama.

Por poucos € fazes uma boa montagem.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já pela tua ajuda.

Aproveito para perguntar o porque da areia fina ficar debaixo da akadama? A areia fina (pelos aquarios q ja vi) não deveria ficar ao de cima e entao a akadama (que tem nutrientes ficar por baixo p ir dando os mesmos as plantas?

Por ultimo onde posso arranjar akadama?é barata?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A longo prazo tambem não concordo com a inserção da areia fina nessa tua sugestão. vai-se misturar com o substrato fértil, com o tempo vai para o fundo e muito provavelmente vai dar origem a uma camada anaerobia. Se for para 6 meses tudo bem, mais do que isso nao aconselho.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A longo prazo tambem não concordo com a inserção da areia fina nessa tua sugestão. vai-se misturar com o substrato fértil, com o tempo vai para o fundo e muito provavelmente vai dar origem a uma camada anaerobia. Se for para 6 meses tudo bem, mais do que isso nao aconselho.

 

 

Just_me então que me aconcelhas? O aquario não é só para 6 meses... quero tê-lo com plantas sempre!

Que tipo de substracto coloco, que altura de camadas, ect (é que de plantas e substracto não percebo nada pq nunca tive plantas verdadeiras nos aquarios q tive mais pequenos mas neste quero ter porque pelo tamanho acho que merece!).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33662

 

lê com especial atenção o final e acho que vais perceber como é dificil responder a uma pergunta dessas, sem sermos nós próprios a responder.

 

por último, salientar que um substrato não é o "milagre do bom plantado" é sim, um dos componentes...e nada mais que isso.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais