Recommended Posts

Publicado:

dh é a dureza da agua.

Podes aumentar colocando pedras calcarias.

Um agua quanto mais dura, mais estabilidade tem no ph.

Podes medir o nivel de dh com varios tipos de testes

Abraços :D

52.gif4.gif
Publicado:
Então qual é a diferenca de DH de GH?

Há uns bons anos atrás ouvia falar muito em DH, mas parece-me que agora mudaram a sigla para GH.

Conclusão: é exactamente a mesma coisa.

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Publicado:

Peter Alien escreveu:

Há uns bons anos atrás ouvia falar muito em DH, mas parece-me que agora mudaram a sigla para GH.  

Conclusão: é exactamente a mesma coisa.

´

Anda praí uma certa confusão. :lol:

Há KH, GH e Dh.... a coisa complicou-se ainda mais... :)

KH mede a quantidade de carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água.

O KH tem um "efeito tampão", estabilizando o Ph da água. Com umKH demasiado baixo, o valor de PH pode subir ou baixar repentinamente, como por exemplo quando se faz adição de CO2 e a água se torna ácida repentinamente. Isto consegue-se evitar mantendo um valor de Kh no valor 9 ou 10, por exemplo.

Eu aumento o KH do meu Aqua adicionando bicarbonato de sódio (compra-se na farmácia), mas atenção, porque o bicarbonato de sódio aumenta simultaneamente o Ph. Tem que se acrescentar pum pouco por dia, monitorizando sempre o Ph, e adicionando CO2, para o fazer baixar.

GH é a dureza geral e refere-se à concentração dissolvida de magnésio e iões de cálcio. Quando se diz que os peixes preferem água "macia" ou "dura", isto é o GH e não o KH que está a ser referido.

dH, é a unidade de medida do GH, é o "grau de dureza" da água, por exemplo: 0 - 4 dH - água muito macia / 8 -12 dH - dureza média; 20 -30 dH muito dura.

Publicado:

wolfz, quando eu disse que o GH e o DH eram a mesma coisa, estava a querer dizer que se referiam os dois ao mesmo tipo de teste, o Grau de Dureza da água.

Se calhar expliquei-me mal ou de forma incompleta...

© Peter Alien Strikes Again Productions 2005

Publicado:

já agora nos meus testes da Aquavital meço Dgh no meu caso tá a 14º.

Que isto quer dizer?

Publicado:

Só te posso dizer que tens uma agua dura!!! Penso que até é um valor acima do normal (que seria entre 9-11º)

Abraços

Espera por mais opnioes

P.s: tens mts pedras calcarias no aquario???

52.gif4.gif
Publicado:

Pedras calcárias nao, tenho apenas vulcanicas.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!