Sistema Duplo de CO2


Pescas

Recommended Posts

Boas a todos.

 

Depois de no inicio da semana ter desafiado a comunidade aqui sobre a possibilidade de instalar um único sistema de CO2 em dois aquários independentes e separados entre si, eis que meti mãos à obra e resolvi o meu problema.

 

Já tinha um sistema de CO2 a alimentar o meu aquário principal, composto por Garrafa de 2 Kg, Redutor e manómetros, válvula de agulha, electro-válvula e válvula anti-retorno.

O sistema antigo era este:

 

image0023vq9.jpg

 

Para o "upgrade" tive de comprar:

 

15 metros de tubo/mangueira de 6mm de cat. 16 bar

2 válvulas de agulha de rosca 1/8

2 curvas em "L" de rosca 1/8 de um lado e saída de mangueira de 6mm do outro lado

1 "T" de rosca 1/8

1 espaçador de rosca 1/8

1 adaptador macho/macho de rosca 1/8

1 rolo de teflon

1 válvula anti-retorno

Troquei o extintor de 2 Kg por um de 5 Kg

 

Gastei neste material cerca de 38 euros (sem contar com o extintor e com a válvula anti-retorno)

Todo o material foi comprado na ETOPI (obrigado canito!)

Também gastei neste DIY cola termo-fusivel, que já tinha cá em casa, que utilizei para colar o tubo/mangueira ao roda pé (é altamente resistente este tubo, segundo o fabricante derrete aos 100º e aguenta até 16 bar!!)

 

O 1º passo foi desmontar o sistema antigo, não utilizei neste projecto a unica valvula de agulha que tinha, pois optei por utilizar duas iguais.

Depois preparar o novo material, meter teflon nas roscas e montar o bicho cá "fora" para um teste, depois de testado, então instalar tudo no sitio.

Depois de tudo bem apertadinho, depois de ver se não há fugas e antes de colar as mangueiras ao roda-pé, o teste "in loco" com o CO2 a correr, e eis que tudo está bem!! A regulação destas válvulas de agulha é precisa, e consigo gerir independentemente os dois difusores de CO2! Relembro que os aquários estão distanciados entre si cerca de 8 metros, tal como podem ver aqui:

 

co2nu5.jpg

 

Vou agora deixar umas fotos para perceberem melhor como fiz este DIY e o material utilizado no mesmo.

 

O material utilizado foi este (a válvula de agulha da esquerda e a mangueirinha foram retirados/substituídos):

 

image0032qu2.jpg

 

O tubo/mangueira utilizado foi este:

 

image0052vw4.jpg

 

Um primeiro teste:

 

image0042ws9.jpg

 

E por fim, a instalação definitiva:

 

image0013et2.jpg

 

Aqui podem ver a electro-valvula com um espaçador de 1/8 ( o espaçador serve apenas para ser mais fácil o manuseio do sistema, para não roçar nos manómetros):

 

image0062tb2.jpg

 

O aspecto geral depois de terminado o trabalho:

 

image0072gn9.jpg

 

 

Alguma duvida, não hesitem em perguntar.

 

Cumps.

Editado por Pescas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom.

 

Onde compraste o material?

 

tubo/mangueira de 6mm de cat. 16 bar

válvulas de agulha de rosca 1/8

curvas em "L" de rosca 1/8 de um lado e saída de mangueira de 6mm do outro lado

"T" de rosca 1/8

espaçador de rosca 1/8

adaptador macho/macho de rosca 1/8

1 válvula anti-retorno

 

Eu preciso de fazer isso... sai mais em conta do que comprar outro sistema completo...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

My friend ....

Simplesmente fantástico este DIY

Como sempre .... tás em grande.

Agora tens de vir cá a casa montar a treta do espaçador de 1/8 .... que eu não consigo montar aquilo ..... ;)

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom.

 

Onde compraste o material?

 

tubo/mangueira de 6mm de cat. 16 bar

válvulas de agulha de rosca 1/8

curvas em "L" de rosca 1/8 de um lado e saída de mangueira de 6mm do outro lado

"T" de rosca 1/8

espaçador de rosca 1/8

adaptador macho/macho de rosca 1/8

1 válvula anti-retorno

 

Eu preciso de fazer isso... sai mais em conta do que comprar outro sistema completo...

 

Abraço

 

Foi uma falha minha, esqueci-me de referir o local, foi na Etopi em Mem Martins.

Já editei no tópico principal.

Obrigado ao canito que me apresentou esta empresa. biggrin banana rock

Editado por Pescas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pescas

 

Parabéns pela montagem muito bem conseguida. O tubo de 6mm podia ser de classe inferior a 16 bar, mas cinto e suspensórios dão sempre jeito.

Cumprimentos

Martins de Sousa

 

Sim, de acordo sobre o tubo, mas não há deste tubo de classe inferior, esta é a classe de 1 a 16 bar...

Obrigado pelos comentários.

Cumps.

Editado por Pescas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Agora tens de vir cá a casa montar a treta do espaçador de 1/8 .... que eu não consigo montar aquilo ..... biggrin

...

 

Ok, prepara uma chave de bocas 12/13 ou uma inglesa pequena que a gente trata disso banana rock (tens teflon? senão eu levo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá EXCELENTE!

 

 

Já agora.... o extintor de 5Kg compras-te onde? Na Etopi?

 

Quantos €€€€ ?

 

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá EXCELENTE!

 

 

Já agora.... o extintor de 5Kg compras-te onde? Na Etopi?

 

Quantos €€€€ ?

 

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

 

Nao, já o tinha, penso que na Etopi não vendem extintores, nao procurei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ja agora, os manometros, onde os compras-te e por quantos €€€??

Eu explico, é que também tenho um extintor mas estou ás escuras, com medo de comprar algo que depois não consiga adaptar!!!

 

 

 

 

PedroC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ja agora, os manometros, onde os compras-te e por quantos €€€??

Eu explico, é que também tenho um extintor mas estou ás escuras, com medo de comprar algo que depois não consiga adaptar!!!

 

 

 

 

PedroC.

 

Boas, os manometros fazem parte do kit que já tinha antes deste upgrade, foram comprados a um membro cá do forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(tens teflon? senão eu levo).

 

Ele nao te apresentou o teflon em liquido? Se calhar ainda e muito a frente, tenho de lhe dar a dica.... :evilbat:

 

Tenho de ter mais cuidado com o que lhe ensino... A boca dele parece um guiso... :closetema:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele nao te apresentou o teflon em liquido? Se calhar ainda e muito a frente, tenho de lhe dar a dica.... :evilbat:

 

Tenho de ter mais cuidado com o que lhe ensino... A boca dele parece um guiso... :evilbat:

 

LOLADA!!!!!!! :closetema:

Por acaso esse teflon não conheço!!! Mas vou investigar... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Decor_Anaerobicos.jpg

 

Teflon Liquido. Substitui o Teflon em fita, em casos em que este não garanta a vedação a 100%. Utilizado em sistemas de gás, propano e/ou butano, e em qualquer outro tipo de gás, neste caso o CO2.

Já utilizo há alguns anos, e até hoje com óptimos resultados.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho é que compraste o tubo errado, apesar de resistente á pressão, e portanto não perigoso, não me parece tubo próprio para CO2 com perdas através da parede, para ar comprimido é bom, para CO2, parece-me que não. Corrige-me se estiver enganado.

 

De resto, foi bem conseguido.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho é que compraste o tubo errado, apesar de resistente á pressão, e portanto não perigoso, não me parece tubo próprio para CO2 com perdas através da parede, para ar comprimido é bom, para CO2, parece-me que não. Corrige-me se estiver enganado.

 

De resto, foi bem conseguido.

 

Bom, na altura da compra referi que era para CO2, e foi-me dito que era o ideal. É um tubo altamente resistente, maleavel e que dá para fazer "curvas" com a pistola de calor, e como nota adicional também aguenta facilmente cola termo-fusivel! Nao me parece perder CO2, mas como poderei fazer esse teste? Se é que há maneira...

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas como poderei fazer esse teste? Se é que há maneira...

 

Nao te preocupes que, salvo esteja furado, aguenta bem a pressao do co2... Esse tipo de tubo e usado nos sistemas de ar dos camioes que tem uma boa pressao nao sei bem qual mas deve ser superior a 20 bares.

 

No problema...

 

Quanto a cola o efeito nao e bem colar mas sim preencher alguns poros onde as roscas nao façam a vedaçao... Porque nos sistemas de de gases e cenas dos genero o que faz de vedante e a propria rosca designadas por roscas gas que sao conicas...

 

Um feliz Natal para todos... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que não leste bem o que foi dito...que era resistente á pressão é visivel pelas especificações, que podem existir perdas através da parede, é uma história completamente diferente...

 

há materiais que são permeaveis a outros. lá está, dizes que é utilizado no sistema de ar dos camiões...e o ar é um gás bastante diferente do CO2.

 

quanto a saberes se é permeável ou não ao CO2, tens de saber mais sobre o tubo (especificações), ou sobre a sua composição para investigares.

 

Nao me parece perder CO2, mas como poderei fazer esse teste? Se é que há maneira...
visualmente nunca vais conseguir identificar... é como olhar para uma membrana de osmose e pensar se a agua passa ou não...á primeira vista parace não passar...mas passa.
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

A JBL tem um produto próprio, é o que eu uso e com bom resultado.

É um pouco caro mas pronto.

 

O tubo de silicone comum não veda totalmente.

Há um azulado muito maleável que é similar e não compromete.

 

Se quiseres impermeabilidade total só com Macroline, com o bónus de poderes utilizar acessórios de conexão rápida.

 

Mas na realidade o que poupas com essa impermeabilidade não compensa o que perdes com o uso do tubo de silicone vulgar.

 

 

 

 

Abraço

Editado por babykhan
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

A JBL tem um produto próprio, é o que eu uso e com bom resultado.

É um pouco caro mas pronto.

 

O tubo de silicone comum não veda totalmente.

Há um azulado muito maleável que é similar e não compromete.

 

Se quiseres impermeabilidade total só com Macroline, com o bónus de poderes utilizar acessórios de conexão rápida.

 

Mas na realidade o que poupas com essa impermeabilidade não compensa o que perdes com o uso do tubo de silicone vulgar.

 

 

 

 

Abraço

 

Boas babykhan, mas o tubo que utilizei nao é propriamente vulgar, não é aquela mangueira tipica dos motores oxigenadores, foi utilizado um tubo bem mais resistente que esse normal.

Vou ver o que o fabricante diz.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais