ajuda urgente (ja tenho ovos de betta )


Daniel Vicente

Recommended Posts

boas pessoal,

 

ontem aconteceu a dança de acasalamento e ouve postura de ovos no ninho como de normal =) tirei a femea a noite e ficou so o macho so que ele esta muito "mole", acontece que o ninho ja esta muito mais pequeno e esta cheinho de ovos so que ele so esta a colocar bolhas num "mini ninho" tendo abandonado o ninho maior onde esta a maioria dos ovos, havera algum problema se ele nao meter bolhas no ninho grande?

 

que se passará com o macho?

 

ja passaram cerca de 24h desde a postura dos primeiros ovos devem estar perto de começarem a nascerem, se nascerem =/

 

ajudem me pfv estou mesmo sem saber o que fazer ja que e a minha primeira vez =/

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal,

 

ontem aconteceu a dança de acasalamento e ouve postura de ovos no ninho como de normal =) tirei a femea a noite e ficou so o macho so que ele esta muito "mole", acontece que o ninho ja esta muito mais pequeno e esta cheinho de ovos so que ele so esta a colocar bolhas num "mini ninho" tendo abandonado o ninho maior onde esta a maioria dos ovos, havera algum problema se ele nao meter bolhas no ninho grande?

 

que se passará com o macho?

 

ja passaram cerca de 24h desde a postura dos primeiros ovos devem estar perto de começarem a nascerem, se nascerem =/

 

ajudem me pfv estou mesmo sem saber o que fazer ja que e a minha primeira vez =/

 

cumps

 

isso é normal, o macho coloca os ovos todos juntos utilizando apenas uma pequena parte do ninho.

 

ps- comeca a preparar recipientes para por os pequenos que ai vem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eles encontram se numa caixa de 40 litros acho que chega por agora nao?

 

eu vou tirar uma foto para mostrar o que aconteceu pois o parte que ele abandonou é onde estam praticamente os ovos todos e mesmo normal?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

....so esta a colocar bolhas num "mini ninho" tendo abandonado o ninho maior onde esta a maioria dos ovos, havera algum problema se ele nao meter bolhas no ninho grande?

que se passará com o macho?

ja passaram cerca de 24h desde a postura dos primeiros ovos devem estar perto de começarem a nascerem, se nascerem =/

..

Olá

ele pode estar a deslocar o ninho de uma lado para o outro. Isso às vezes acontece.

O macho está a fazer o seu trabalho. Deixa-o trabalhar sossegado :)

Amanhã qdo vires os alevins, retira o macho e alimenta-o

Começa a pensar na comida para os pequenos...

Boa sorte

Cumpr.

António

 

Obs. serve perfeitamente, coloca a tampa da cx.

Tens um filtro de esponja instalado na cx ?

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

ele pode estar a deslocar o ninho de uma lado para o outro. Isso às vezes acontece.

O macho está a fazer o seu trabalho. Deixa-o trabalhar sossegado :)

Amanhã qdo vires os alevins, retira o macho e alimenta-o

Começa a pensar na comida para os pequenos...

Boa sorte

Cumpr.

António

 

Obs. serve perfeitamente, coloca a tampa da cx.

Tens um filtro de esponja instalado na cx ?

 

parece me estranho por isso e que eu disse ele tem mini-ninhos e deixou o maior (estranho)!!

 

sim eu deixo o sossegadito eu nao lhe diz nada tou a deixa-lo andar pa ver o que acontece, vamos ver se corre tudo bem.

espero mesmo que sim que amanha tenha os tao desejados ...alevins =)

nao deviamos deixar o macho ficar uns 2 ou 3 dias ainda com os alevins?

 

comida estava a pensar em microvermes e encomendei na loja uma comida liquida que dizem? quantas vexes ao dia a alimentaçao deles?

 

eu tenho a sempre com a tampa e tenho temperatura a 28ºC, quanto ao filtro ainda nao esta montado pq disseram me que se metermos logo o filtro enquanto os alevins sao muito pequenos podem se afogar ne?

 

cumps

vicente

 

vista da caixa quase nem se ve ja o ninho esta todo encostado nas paredes:

08122008.jpg

onde ta a planta e onde estava o ninho enorme e onde ta o betta e onde ele ta sempre a colocar bolhinhas.

 

aqui onde tava o ninho anterior com os ovos:

08122008_001.jpg

 

e aqui onde ele ta sempre:

08122008_003.jpg

 

anda mesmo maluquinho ele!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu macho tabem esta a ficar com a barriga um pouquinho enchada, tive a ver nas partes das doenças e parece me inicios de obstipação, nao e exagerado com nas fotos e so um pouquinho isso sera prejudicial?

 

tendo em conta o estado dele desde antes de ontem que nao come ja que este na fase de acasalamento, fasso alguma coisa ou espero por amanha que nascem os alevins (espero que sim) e tiro o macho e dou lhe uma boa alimentação?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também pode ser hidropsia,a mim aconteceu isso e o que eu notei é que a barriga encheu que nem um balão e só foi melhorando com muitas TPA's,mas depois faleceu :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu tem so um bocadinho nada comparado com a dos topicos das doenças

 

afinal ja ta a ficar maiorzinho =/ digam me que fazer.

Editado por prum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

nao deviamos deixar o macho ficar uns 2 ou 3 dias ainda com os alevins?

Eu não deixo

comida estava a pensar em microvermes e encomendei na loja uma comida liquida que dizem? quantas vexes ao dia a alimentaçao deles?

Como tens plantas, começa só a dar +-4º dia e muito pouco e espalhada

Atenção à quantidade dado que não tens filtro. É preferivel menos do que mais. começa a pensar na artemia

eu tenho a sempre com a tampa e tenho temperatura a 28ºC, quanto ao filtro ainda nao esta montado pq disseram me que se metermos logo o filtro enquanto os alevins sao muito pequenos podem se afogar ne?

....hum...afogarem-se? acreditas nisso ? O único problema pode ser mal-deformações devido à movimentação da agua que deve ser muito lenta. Olha essa tampa tem que estar fechada e à medida que os dias passam este pormenor é cada vez mais importante

 

..... anda mesmo maluquinho ele! À pois anda numa "roda viva" :roflroll2:

 

Coloca o macho com uma temperatura +-27º, agua em condições e se puderes dá-lhe comida viva.

Espero ter ajudado

cumpr.

antónio

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afogar-se não,. mas se a água estiver num reboliço, alevins com 1 mm não se safam mesmo.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloca o macho com uma temperatura +-27º, agua em condições e se puderes dá-lhe comida viva.

Espero ter ajudado

cumpr.

antónio

 

a barriga do meu macho esta maior separo o ja dos ovos? os ovos ja estao com cerca de 35h nao acontecerá nada de mal?

 

posso mete-lo numa especie de maternidade dentro do aqua para estar mais protegido? comida viva tenho artemia e larvas de mosquito que fasso? ajudem me nao quero que ele fique doente e morra =(

 

cumps desculpem a minha impaciencia mas eu quero salvar ele.

 

cumps vicente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a barriga do meu macho esta maior separo o ja dos ovos? os ovos ja estao com cerca de 35h nao acontecerá nada de mal?

 

posso mete-lo numa especie de maternidade dentro do aqua para estar mais protegido? comida viva tenho artemia e larvas de mosquito que fasso? ajudem me nao quero que ele fique doente e morra =(

 

cumps desculpem a minha impaciencia mas eu quero salvar ele.

 

cumps vicente

 

 

Calma até parece que vais ser pai... relaxa :music_singguitar:

Um problema de cada vez:

1-só retiras o macho depois de ver os pequenos alevins a nadarem=+-48 horas após a desova

2- se puderes vai arranjando um aquario ou outra coisa para colocares o macho e coloca a agua (só amanhã é que colocas o macho depois de veres o ponto 1 e entretanto o cloro já lá vai...) e se possivel à mesma temperatura a onde ele está.

Por isso só precisas de 3 coisas para o macho: 1 aquario(1 cx etc), agua, aquecedor, mais nada, não compliques o que é fácil surprised.

Não tens dado de comida a ele,pois não? Se estás não dês.

Qdo o tiveres mudado esperas uma horas e dás algumas larvas de mosquito.

Pronto é fácil.

Cumpr.

António

 

Obs. a artémia viva podes enviar para mim.... cabecadura

Editado por António Lourenço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol e vou ser pai sao os meus primeiros alevins e normal, ehehe mas o pior e que o meu macho esta com aquela doença =/ sim ele esta sem comer desde que começoi a desova.

 

posso meter dentro de uma caixa grande dentro da outra e que so tenho 2 termo e estao os 2 a ser usados =/ e temperatura ambiente e de 20 graus,

 

eu espero ate amanha ao meio dia mas nao a problema de ele morrer?

 

a artemia que tenho e congelada mas eles adoram =)

 

como fasso para arranjar artemia recem eclodida? alevins adoram né?

 

cumps obrigado por td

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol e vou ser pai sao os meus primeiros alevins e normal, ehehe mas o pior e que o meu macho esta com aquela doença =/ sim ele esta sem comer desde que começoi a desova.

 

posso meter dentro de uma caixa grande dentro da outra e que so tenho 2 termo e estao os 2 a ser usados =/ e temperatura ambiente e de 20 graus,

 

eu espero ate amanha ao meio dia mas nao a problema de ele morrer?

 

a artemia que tenho e congelada mas eles adoram =)

 

como fasso para arranjar artemia recem eclodida? alevins adoram né?

 

cumps obrigado por td

 

 

Não te preocupes tanto com o macho se estivesse assim tão doente nem sequer fazia o ninho...

O mais certo é ter a barriga cheia de ovos....à pois, não é só construir o ninho, andar atrás da femea etc etc :music_singguitar:

A caixa onde tens o macho com os ovos não podes colocar lá nada que perturbe o macho. NADA.

Se tiveres uma cx com tampa encosta a essa cx onde está agora o macho.

Para teres artemia precisas de: ovos de artémia,sal, uma garrafa de agua de1.5lt e um pequeno compressor de ar com um tubo. Se arranjares uma pequena rede de recolha de artemia facilita a tua tarefa. Procura aqui no forum que achas informações sobre isso.

Se tens acesso a larvas de mosquito vivas. Podes recolher agua para uma garrafa colocas um tubo na garrafa. Na outra ponta colocas um torneira de ar a pingar (o mais devagar que consigas) para dentro da caixa depois de nascerem e vais à tua vidinha cabecadura nos primeiros dias mantem-se assim.surprised`

Uma coisa importante: convêm esta noite a macho ter alguma luz mesmo muito fraca . À quem diga que não mas...

E nos próximos dias tb para os alevins.

Cumpr.

antónio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu as comidas que tenho compro todas congeladas pq nao consigo arranjar "culturas de arranque" facilmente, quando a artemia vou tentar aquirir o mais rapido possivel,

 

tenho medo de ficar sem o macho ele esta muito "mole" tenho medo que ele morra, a caixa onde ta o macho e um pouco opaca ja para ele nao ver tanto o que se passa ca fora, eu tenho uma luz tipo leed azul toda a noite ligada o suficiente para ver todo o aqua achas que chega?

 

artemia e fundamental para eles ne?

 

cumps

vicente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho medo de ficar sem o macho ele esta muito "mole" tenho medo que ele morra, a caixa onde ta o macho e um pouco opaca ja para ele nao ver tanto o que se passa ca fora, eu tenho uma luz tipo leed azul toda a noite ligada o suficiente para ver todo o aqua achas que chega?

 

artemia e fundamental para eles ne?

 

cumps

vicente

 

 

Mas ele está a tratar dos ovos, não está? apanhar os que caiem, etc?

essa luz dá

Sim. apartir de um certo momento é fundamental.

PM

cumpr

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele apenas anda a por uma bolhitas no ninho mas nao m parece que ele anda la muito a apnhar os ovos =/

 

ainda bem que a luz dá, tens que me explicar entao a melhor alimentação para lhes dar em que momentos.

 

cump

vicente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja passaram cerca de 48 desde que os primeiros ovos foram postos e nem sinal de alevins,

 

em contrapartida o meu macho esta cada vez mais "doente" ja bem enchado, e agora decidiu voltar para o sitio onde estava a maioria dos ovos voltou a fazer um mini ninho de bolhas isto e normal?

 

acho que nao vão nascer e ainda vou perder o macho nota-se que ele nao ta bem digam me o que fazer?

 

espero mais algum tempo ver se nasce algum?

 

cumps desculpem a minha insistencia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera mais, podem ainda não ter eclodido.

 

Mas a visão de cima, não favorece, se desse para ver de lado, certamente não tinhas grandes dúvidas se já tinham nascido ou não.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de lado da pa ver apesar de nao ser completamente nitida a imagem mas para fotos e que e impossivel ja que a maquina avariou e o telm nao e grande qualidade.

 

vou esperar mais um pouco entao so espero que ele nao vá desta para melhor=/ pq isso e o que me esta a preocupar agora =/

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digo de lado, porque notam-se os "rabinhos" a mexer, ainda colados ao ninho. É assim que conseguimos ver logo à primeira.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o pior acontece o macho morreu :transport027:

 

e ainda por cima não consigo ver nenhum alevins o que me deixa ainda mais triste, mesmo assim vou hoje deixar ficar o ninho com os ovos vamos ver no que vai dar,

 

ajudem me nao sei mesmo que fazer =/

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o pior acontece o macho morreu :medieval_mace:

 

e ainda por cima não consigo ver nenhum alevins o que me deixa ainda mais triste, mesmo assim vou hoje deixar ficar o ninho com os ovos vamos ver no que vai dar,

 

ajudem me nao sei mesmo que fazer =/

 

cumps

 

 

Bom dia lá vou eu meter o bedelho :D

 

1- Bem desde já preocupa-me o termostato estar meio dentro e meio fora de áqua. tenta por completamente dentro de água.

2- É possivel eclodir os ovos desde que estejam fecundados pelo macho, tenta baixar o maximo possivel o nivel de água sem expor o termostato, o que ficara mais ou menos 5 cm de cota( altura).

3- Tapa o áquario para nao sofrer grandes variações de temperatura.

4- Não ponhas filtro de qualquer especie no áquario

5- se nascrem fornece uma alimentação á base de comida viva, microvermes, artemia recem eclodida etc... nada de molhos feitos por seja que marca, mesmo que digam que fazem milhagres e em 3 dias ja tens adultos é só chainsaw

 

6- paciencia e vê se esles nascem, se a temperatura estiver abaixo dos 28ºC pode levar ate 3 dias a eclodir.

7- Vais perder muitos ovos, porque mal eles tocam no fundo há fungos e bacteria que atacam logo.

8- Boa sorte

 

 

 

 

P.S. só reparei agora que venho um pouco atrasado mas se eles nao nasceram até hoje dificilmente ecludam nos dias seguintes. mas procura bem principalmente encostado ás paredes do aquario as larvas ás vezes sao complicadas de se verem.

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais