Aponogeton Madagascariensis - Actualizado 04-01-2009


Paulo A Santos

Recommended Posts

Boas Paulo,

 

parabéns pela flor, procura informação sobre esta planta pois em alguns sitios diz que ela depois de florir perde as folhas e o bolbo precisa de um periodo de dormência, mas não tenho a certeza disto.

 

Que tamanho tem a tua? qual a área que ela ocupa no aquário? está muito grande?.

 

Abraço, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta enorme.

Tive que optar entre ela e a lotus, e retirei a minha lotus.

as folhas estam um pouco encolhidas mas deve ter um diametro de 40cm.

Estou a espera de dar o nome ao aquario para postar umas dezenas de fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... Mais um brinde...

A minha bela Aponogeton madagascariensis decidiu brindar-me...

 

DSC03774.jpg

 

DSC03766.jpg

 

DSC03767.jpg

 

DSC03770.jpg

 

Agradeço comentarios e sugestoes.

 

 

LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

 

Só espero a minha vir a ficar assim :shocked028:, mas desde que a ca tenho, ja me nasceram duas folhas novas, só reparei hoje que já la vinha uma :closetema: diz me uma coisa, que temperatura tens no teu aqua ? e iluminação ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que temperatura tens no teu aqua ? e iluminação ?

 

Ola obrigado pelo elogio

A minha bota para fora uma folha por semana, esta semana deu brinde duas folhas e uma possivel flor.

Nao te preocupes que a tua hade ficar assim.

 

A temperatura e de 29º por causa dos discus. Quanto a iluminaçao tenho 4 x 54W T5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola obrigado pelo elogio

A minha bota para fora uma folha por semana, esta semana deu brinde duas folhas e uma possivel flor.

Nao te preocupes que a tua hade ficar assim.

 

A temperatura e de 29º por causa dos discus. Quanto a iluminaçao tenho 4 x 54W T5

 

 

29, tenho a 28º, ja fico mais descansado, segundo o que li, a temperatura maxima é 26º... nao sei... cada cabeça sua senteça :P mas prontos.tu consegues ter flor a 29, entao eu tambem devo conseguir a 28º ;) ja tens a planta há quanto tempo ? Diz me outra coisa, quando a compras te era toda castanha ou ja trazia folhas verdes ?

 

è que a minha desde que a comprei (uma semana) as folhas sao todas acastanhas como uma que ai tens, ainda nao tenho folhas verdes... nao sei porque será... talves tempo ;)

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tens a planta há quanto tempo ? Diz me outra coisa, quando a compras te era toda castanha ou ja trazia folhas verdes ?

Ai a uns dois meses acho eu.

vou contar a historia desta planta porque ha coisas giras na vida.

Numa das minhas pesquisas sobre plantas encontrei duas variedades desta planta a Aponogeton henkelianus esta considerada facil e a minha Aponogeton madagascariensis considerada muito dificil. Claro que procurei a mais dificil como sempre, entao abri aqui um topico a procura da dita planta e quem me respondeu foi um membro que me indicou uma loja que tinha uma para venda e que por acaso e la funcionario, que por acaso essa loja e do sr Joao Machado.

Conclusao da historia no dia seguinte liguei e quem me atendeu foi o funcionario que me tinha dado a dica que a loja tinha la a planta, conversa puxa conversa e o preço da planta era cerca de 6.50 euros ou 7 euros nao estou certo do preço, e perguntei em que estado estava a planta, e o empregado disse-me "esta melhor do que quando aqui chegou", nao foi preciso dizer mais nada vi logo que a planta ja era, mas como nao sou de desistir consegui um desconto e sem ver a planta (isto porque ate nao fui eu que a foi levantar a loja) e comprei-a por 5 euros. Quando a planta chegou as minhas maos fiquei a olhar para aquilo, que ra um bolbo com 3 ou 4 nem sei como lhe chamar tipo uns palitos enrogados com uns 4 ou 5 centimetro, como nao havia nada a fazer foi so bota-la dentro do aquario e esperar, esperei, esperei e hoje e o que se pode ver.

Aproveito para agradecer ao membro que me respondeu ao topico por esta linda planta que tenho hoje.

Ja agora aproveito para fazer uma pergunta caso veja este post, tenho ligado mas o telefone da sinal de desligado, houve algum problema com os telefones ou mudaram o numero, por ando atras de mais umas plantas manhosas e nao consigo contactar com a loja.

Um grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

posso estar errado mas so vai florescer quando quando esse "caule" (não sei o nome) atingir a superfície de modo á flor ficar emersa.

 

Abraço

 

PS:bela planta que aí tens omg Parabéns

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E por isto que peço a vossa colaboraçao...

 

Pois é a coisa nao esta facil... entao os discos estam a entrar numa se strip e acharam muita piada ao pauzinho... agora passam a vida na coçadela no dito...

 

Nao e preciso dizer mais nada, e que o caule nao vai chegar onde devia...

 

Alguem tem alguma ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já está com um aspecto tipo alien!! Tipo carnivora!! eheheh

Espero que a minha também venha a florir, para já plantei um pé na 6ª feira passada, e já fui brindado com uma folha nova que já tem quase 5 cm!! A ver vamos.

Já agora Paulo diz-me uma coisa, li em algum sitio, que o bolbo desta planta nao pode estar enterrado no substrato, mas sim envolto com pedras para deixar passar as correntes maritimas, como tens a tua?

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espetaculo Paulo nyah

Conheço o teu aqua e essa planta em questão e tens ai uma planta muito bonita e rara de se ver num aqua.

Essa planta está um espetaculo.

 

:thumbup3:

 

Cump

sfsfsfs.jpg

Cumps
Nuno Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora Paulo diz-me uma coisa, li em algum sitio, que o bolbo desta planta nao pode estar enterrado no substrato, mas sim envolto com pedras para deixar passar as correntes maritimas, como tens a tua?

Obrigado

Ola Pescas

Desde ja, obrigado pelos teus comentarios...

Visto ter-mos um amigalhaço em comum (um grande abraço para o canito que esta bue de doente e que melhore rapidamente), desde ja ficas convidado para veres ao vivo e a cores e tirares todas as duvidas que poças teres em relaçao e a esta bela planta...

Quanto as tuas perguntas, a minha planta nao tem bolbo e esta enterrada normalmente como as outras. E a unica planta que nao se manifesta a nenhuma mudança do que quer que seja neste aquario, posso te acrescentar que ainda ontem tive a desparasitar os discus e ela nem se queixa e continua a brindar-me desta maneira... Por isso nao sei mais que te diga...

 

Espetaculo Paulo nyah

Conheço o teu aqua e essa planta em questão e tens ai uma planta muito bonita e rara de se ver num aqua.

Essa planta está um espetaculo.

 

Ola grande Nuno

 

Olha que aquilo nao esta esquecido so que ainda nao arranjei o tubo de acrilico...Fica descansado que faremos isso como prometido...

Obrigado e sempre bom saber que os amigos estam atentos...

 

E as tuas plantas como estam?

 

Um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pescas

Desde ja, obrigado pelos teus comentarios...

Visto ter-mos um amigalhaço em comum (um grande abraço para o canito que esta bue de doente e que melhore rapidamente), desde ja ficas convidado para veres ao vivo e a cores e tirares todas as duvidas que poças teres em relaçao e a esta bela planta...

Quanto as tuas perguntas, a minha planta nao tem bolbo e esta enterrada normalmente como as outras. E a unica planta que nao se manifesta a nenhuma mudança do que quer que seja neste aquario, posso te acrescentar que ainda ontem tive a desparasitar os discus e ela nem se queixa e continua a brindar-me desta maneira... Por isso nao sei mais que te diga...

 

Elá!!!! tá doente, tens a certeza, não é o filhote dele??? Eu estive com ele esta semana e estava bem... daqui a nada já lhe ligo, porque agora deve tar na sesta!!

 

Eu plantei recentemente 2 pés desta planta, e ambas têm um bolbo rectangular, e vi também umas à venda na naturline também com o mesmo tipo de bolbo, e lá também me disseram o mesmo, mas de qualquer maneira eu enterrei as minhas normalmente, como tu tens, meti uma no meu aquario Lyra que não tem substrato fertil, mas que já está a dar uns rebentos, e meti outro pá num aqua novo que estou a montar que tem substrato fertil, mas esta ainda não "disse nada"...

 

E obrigado pelo convite, vamos combinar com certeza, e quando quiseres passar por cá, estás à vontade também! :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então Paulo, e mais fotos dessa bela flor????

 

Ola Pescas

Entao a situaçao e a seguinte:

Quanto a flor esta na mesma ha uma semana, ainda nao percebi bem como esta planta funciona penso que esta a deitar sementes..

Fotos so para o ano que vem... preciso de mais uma ou duas semanas para perceber... aconteceu algumas coisas de que nao estava a espera por aqui (coisas boas em relaçao as plantas)...

Em breve havera fotos com fartura...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pescas

Entao a situaçao e a seguinte:

Quanto a flor esta na mesma ha uma semana, ainda nao percebi bem como esta planta funciona penso que esta a deitar sementes..

Fotos so para o ano que vem... preciso de mais uma ou duas semanas para perceber... aconteceu algumas coisas de que nao estava a espera por aqui (coisas boas em relaçao as plantas)...

Em breve havera fotos com fartura...

 

Levanta lá o véu... o que aconteceu por aí??? :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais