TPA's com mangueira


Recommended Posts

Pela minha experiência em guppys e em TPA's directas, não me parece que seja morte por cloro.

O que deves fazer é testar a água da torneira, pos eles ás vezes colocam cloro em excesso. Isso vês bem pelo cheiro que deita.

Quanto ao choque térmico muito menos. Eu faço as TPA's directas, mas com um pequeno truque, a mangueira deita para cima dos quecedores.... ATENÇÃO, não os ligar sem estarem submersos.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inicialmente era uma tarefa penosa fazer um TPA no aqua de 200lt.

 

Agora é só ligar a mangueira do chuveiro para ferrar e depois é tirar aguinha.Pra encher é só temperar a agua e encher. após isso adiciono SEachem Prime para 200lt.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ppl, estive a ler o que escreveram e achei curiosa tanta coisa para retirar e recolocar água.

Assim, vou explicar o metodo que uso. Faço-o directamente da torneira e só com uma mangeira... só tem de ligar a água até sair um pouco dentro do aqua (mangueira dentro da água) e desligar e desatarrachar a mangueira da torneira e deixar correr, como a mangueira ja tinha agua dentro imediatamente reverte e por sucção retira a água do aqua (ponta de escoamento da mangueira tem de ficar num ponto mais baixo que o aqua claro, mas por norma a banca da cozinha ou qualquer lavatorio estão nessas condições). Depois é so encher de novo lentamente para não alterar mt rapido a temperatura do aqua.

Quando quero sifonar so tenho de colocar o sifão na mangueira e procedo da mesma forma.

É facil, sem adaptadores de sucção de 50€ da JBL nem ter de chupar nada. :music_singguitar:

(nunca tive problemas com cloro, mas coloco sempre acondicionador claro.)

abrçs

 

ps: recolho alguma água do aqua para regar as plantas de casa. Elas agradecem e a Maria fica contente! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Longe de mim pôr-te em causa, mas nunca vi nem ouvi falar de intoxicação instantânea por cloro.

Há sempre uma primeira vez...

Cumps.

 

Edit: só para perguntar como distinguiste intoxicação por cloro de choque térmico?

 

Intoxicação(envenamento) por cloro não tem nada a ver com choque térmico, mas eu explico:

 

Normalmente oscilações de temperatura de +/-12 graus não são prejudiciais para os peixes, estou a falar de peixes saudáveis, variações de maior amplitude aí sim são prejudiciais e já podemos falar em choque térmico, daí a recomendada adaptação de temperatura quando compramos um peixe, para que este não sofra choque térmico, se verificarem a temperatura do saco baixou bastante até chegarmos a nossa casa. Os sintomas passam por: barbatanas avermelhadas, digestão lenta, (inflamação dos intestinos), apodrecimento das barbatanas, tremores, que podem tornar-se crónicos.

 

Os sintomas de envenenamento por cloro, são os mesmos que por qualquer outra substancia, já me aconteceu duas vezes em Discos e algumas vezes com outros peixes, o peixe fica encostado à superfície, respiração forçada, nada inregularmente, tenta ter a cabeça virada para cima, o que mais impressão mete é o nadar sem conseguir manter-se na sua posição natural, por vezes parece levado pela corrente, os sintomas só se manifestam uns 15 minutos depois do cloro ter entrado no aquário.

 

Quando isto aconteceu, tinha feito uma TPA com água à temperatura da do aquário, por isso te disse que tenho a certeza que foi por cloro, isto porque não se utiliza cloramina na minha zona que essa sim é bem mais perigosa.

 

Boa moderação ...

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Explicação lida e assimilada. Mas admitamos que tiveste azar, a mim nunca me aconteceu e já fiz isto inúmeras vezes ao longo de 11 anos, incluindo com Discus.

 

Já consideraste a hipótese de haver um pico de cloro nessa altura? Aí esses 15 minutos já seriam mais viáveis.

 

Seja como, for, e isto aplica-se a inúmeras vertentes da aquariofilia, há muitas maneiras correctas de se conseguir chegar a bom porto... :naughty:

Cumps.

 

P.S.: obrigado por me desejares Boa Moderação. Isto não é contigo, mas tenho reparado que somos vistos como omniscientes. Nada mais falso. De Deuses temos tanto como vocês, comum dos mort... :sick003: , enfim como vocês todos. Temos é obrigação de vos ajudar no nosso melhor, e isso inclui continuar a aprender.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus amigos, o problemas não são as TPA'S mas sim a falta de atenção quando as fazemos, é só cheirar a água que sai da torneira nessa altura...se cheirar a cloro, é só adiar um dia a TPA.

 

Volto a dizer, sempre fiz directa e nunca tive problemas....E sem grandes custos, pois é comprei o adaptador para a torneira, que necessitava dele de qualquer maneira...

 

Bom feriado e bons aquas.

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Todos os dias faço TPA'S nos meus cubos de discos com agua a descansar, mas faço-o numa sump por causa de choques pesados de temperaturas,nunca diretamente nos cubos.

 

Mas vou alterar o meu sistema de mudanças,vou montar um sistema na varanda onde tenho os cubos,ou seja tenho um filtro que retira o cloro e alguns materias pesados da água,é daqueles filtros que são usados nas máquinas dos sumos a copo,a agua sai com um ph um pouco abaixo dos 7.0.

 

Irei ligar uma mangueira no wc que depois passa no filtro que esta na varanda onde irá descarregar água na sump onde nesta está a bomba que enviará agua nova para os cubos.

 

A quando faço a expiração esta água vai pelo tubo de escoamento da varanda que está fechada quando não faço expiração fecho a entrada da agua para a sump e abro a que vai direitamente para o tubo de escoamento.

 

Mais tarde coloco fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.