Agua evapora muito?


tgomes

Recommended Posts

Boas pessoal, tenho uma duvida, sei que a agua é normal evaporar mas penso que a agua do meu aquário esteja a evaporar demasiado!!

Tenho um aquário de 100X40X30 e passado uma semana já desceu consideravelmente o nível da agua nuns bons 5 Centímetros!!! É normal??? É que não vejo agua no chão nem nada parecido...

Editado por tgomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, tenho uma duvida, sei que a agua é normal evaporar mas penso que a agua do meu aquário esteja a evaporar demasiado!!

Tenho um aquário de 100X40X30 e passado uma semana já desceu consideravelmente o nível da agua nuns bons 5 Centímetros!!! É normal??? É que não vejo agua no chão nem nada parecido...

 

Olá

 

É perfeitamente normal.

No meu aquário que tem quase as mesmas medidas que o teu, compenso com 10L semanais.

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

É perfeitamente normal.

No meu aquário que tem quase as mesmas medidas que o teu, compenso com 10L semanais.

 

1 Abraço

Boas,

Só uma pequena achega, mesmo que desnecessária no vosso caso, conveniente para muitos pois já vi esse erro ser cometido.

Não se pode substituir as TPAs pela evaporação/reposição de água. No segundo caso o GH tende a subir endurecendo em demasia para certos peixes a água e o KH tende a descer, desestabilizando o pH.

Daí a necessidade de se fazerem as TPAs na mesma e não aproveitar esta evaporação e respectiva reposição como substituto.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só uma pequena achega, mesmo que desnecessária no vosso caso, conveniente para muitos pois já vi esse erro ser cometido.

Não se pode substituir as TPAs pela evaporação/reposição de água. No segundo caso o GH tende a subir endurecendo em demasia para certos peixes a água e o KH tende a descer, desestabilizando o pH.

Daí a necessidade de se fazerem as TPAs na mesma e não aproveitar esta evaporação e respectiva reposição como substituto.

Cumps.

 

Pois ta claro, eu no inicio tambem pnsava assim e o meu ph baixou e o kh a zeros, porque eu dantes fazia so a reposição porque penssava que a reposição chegava mas nao!

Temos que fazer TPA's na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem, vou aproveitar o tópico para colocar uma questão pertinente...

Se não fizeres-mos TPA's o Kh baixa levando consigo o Ph, correcto?

Como estou a fazer ainda o ciclo ao aqua e queria ter um Ph na ordem dos 6 ou 6,5, tenho entre 7 a 7,5, será que posso aproveitar para deixar cair o Kh e Ph? Subindo depois só o Kh que acho que é o tampão ao Ph??? Se poder era óptimo, era exactamente o que eu pretendia... Se estiver a dizer alguma asneira alguém que me corrija, estou aqui é mesmo para aprender com quem sabe.... aproveito para dizer que tenho CO2 já a bombar no aqua e também tenho um tronco de madeira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem, vou aproveitar o tópico para colocar uma questão pertinente...

Se não fizeres-mos TPA's o Kh baixa levando consigo o Ph, correcto?

Como estou a fazer ainda o ciclo ao aqua e queria ter um Ph na ordem dos 6 ou 6,5, tenho entre 7 a 7,5, será que posso aproveitar para deixar cair o Kh e Ph? Subindo depois só o Kh que acho que é o tampão ao Ph??? Se poder era óptimo, era exactamente o que eu pretendia... Se estiver a dizer alguma asneira alguém que me corrija, estou aqui é mesmo para aprender com quem sabe.... aproveito para dizer que tenho CO2 já a bombar no aqua e também tenho um tronco de madeira.

 

A água com o amadurecimento tem tendência a tornar-se um bocado mais ácida. Não tenhas já a pressa de tentar baixar porque se tiveres 7 não é preocupante, ela há-de baixar um pouco com o tempo. E um KH baixo é "mau", dou-te o meu exemplo KH: 1 o pH varia com muita facilidade o que compromete a estabilidade do aquário. Com Co2 tenho o pH nos 5.5 / 6 sem Co2 tenho nos 7.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, claro eu não tenho pressa, está a fazer o ciclo desde o dia 8 deste mês, o Ph de inicio é igual ao Ph de ontem... por isso não sei se irá baixar .... mas vou esperar para ver, porque tenho um ideal de peixes para colocar, mas se não der, paciência, tenho que mudar de peixes... Cria colocar no meu aqua Neons e Ram's, mas se não der com este Ph paciência....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, claro eu não tenho pressa, está a fazer o ciclo desde o dia 8 deste mês, o Ph de inicio é igual ao Ph de ontem... por isso não sei se irá baixar .... mas vou esperar para ver, porque tenho um ideal de peixes para colocar, mas se não der, paciência, tenho que mudar de peixes... Cria colocar no meu aqua Neons e Ram's, mas se não der com este Ph paciência....

 

Na minha anterior montagem ainda demorou um bom bocado a baixar sozinho.. (6 meses para notar no teste que fazia habitualmente), que Co2 tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem, vou aproveitar o tópico para colocar uma questão pertinente...

Se não fizeres-mos TPA's o Kh baixa levando consigo o Ph, correcto?

Como estou a fazer ainda o ciclo ao aqua e queria ter um Ph na ordem dos 6 ou 6,5, tenho entre 7 a 7,5, será que posso aproveitar para deixar cair o Kh e Ph? Subindo depois só o Kh que acho que é o tampão ao Ph??? Se poder era óptimo, era exactamente o que eu pretendia... Se estiver a dizer alguma asneira alguém que me corrija, estou aqui é mesmo para aprender com quem sabe.... aproveito para dizer que tenho CO2 já a bombar no aqua e também tenho um tronco de madeira.

Boas,

O que pretendes fazer durante o ciclo vai acontecer durante toda a vida do aquário. O ciclo - NH4/NO2/NO3 - "corrói" o kh levando o pH atrás. Daí uma das razões porque as TPAs são necessárias.

Desde que o KH não passe para baixo de 3ºd, o teu pH ficará estável e descerá muito pouco entre TPAs. Com o KH abaixo desse valor o pH fica instável e pode variar bruscamente. Como no aquário a tendência é descer, poderás ter uma queda brusca do pH. No meu caso de há uns anos atrás fiquei com 3,5 de pH.

 

O que tu pretendes é descer cerca de 1º de pH. O ciclo só por si não conseguirá fazer isso sem teres o KH em valores perigosos. Há outros métodos como o CO2, que por acaso já tens.

Mas contar com o ciclo para uma baixa dessas é inviável.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.