COADAS - Centro Operacional de Água Doce e Água Salgada


Recommended Posts

Bom dia

 

Obrigado Pedro!

Olha, se quiseres passar cá por casa no fim-de-semana 6/7 de Junho...

 

(...)

 

Constatações:

Esta semana as macro-algas que estão no display principal, revelaram algum crescimento, algo que não tinha acontecido nos últimos 2 meses...

Que alterações fiz esta semana??

1. Mudança de iluminação

2. Comida congelada - Mysis em vez de 'Brine Shrimp' (tudo 'Ocean Nutrition')

 

Passo a explicar. De manhã dou sempre granulados quase à boca dos peixes, de noite dou comida congelada. Desde que iniciei o repovoamento do meu aquário que a comida congelada tinha sido apenas 'Brine Shrimp' (foram 2 meses assim...) e agora não sei se a mudança de crescimento deveu-se à iluminação ou à mudança da alimentação.

 

Quanto ao meu Sarco, se não eliminei todos os bugs, alguém me deve ter ajudado, pois não vejo mais nenhum... e o coral esta manhã estava-se a libertar do véu...

 

Mais...

Novidades que espero concretizar este fim-de-semana:

3x Apogon leptacanthus

1x Duncanopsammia axifuga

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 125
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Espero que o Sarco melhore e que fique bem.

Sobre o convite, a ver se tenho disponibilidade no domingo...depois falamos.

 

Em relação à comida, já pensaste se comeces só batas com peixe? Fartava! :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Pedro

 

Espero que o Sarco melhore e que fique bem.

Sobre o convite, a ver se tenho disponibilidade no domingo...depois falamos.

 

Em relação à comida, já pensaste se comeces só batas com peixe? Fartava! :thumbup3:

 

 

O Sarco neste momento está todo aberto! Como agora está numa zona com menos corrente, ainda tem algum véu nas pontas...

 

Quanto à comida, já estou a diversificar!

A saber:

 

De manhã:

Granulado 'granulat' da Sera

 

À noite (comida congelada):

'Brine Shrimp' da Ocean Nutrition

ou 'Mysis' da Ocean Nutrition

ou 'Krill' da Ocean Nutrition

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Como sabem, o tempo aqueceu... já não era sem tempo.

 

Ao contrário do que tinha previsto, atrasei-me no planeamento da refrigeração...

Ainda ontem comentava que a minha predisposição para eventual DIY nesta área, era nula.

Estas coisas dos DIY tem muito de sazonal... ou estamos inspirados ou não estamos... neste momento, talvez não estejamos...

 

Mas ainda assim, ontem no regresso a casa, vinha a magicar um sistema que envolvia 4 ventoinhas 220V, acrilico, etc...

 

Qual o meu espanto de que uma ventoinha, pequena de 220V, custava 18€ e qualquer coisa... nem pensei duas vezes...

Claro que desisti da ideia, pois já há sistema de ventoinhas (Blau...) bem mais em conta!

 

Tinha o aquário a 28º e as notícias para este fim-de-semana não eram animadoras para um aquário que estava a esta temperatura. Ainda para mais, hoje é dia de recepção de mais vivos.

Passei pelo AKI de Loures e vi aquilo que se viria a tornar o meu equipamento de refrigeração!

Custo: cerca de 19€!!!

 

sindrome_refrigeracao1.JPG

 

30W

3 velocidades esq-dir

3 velocidades cima-baixo

70º de rotação esq-dir

90º cima baixo

 

Ontem não tinha muitas condições para a instalar, mas ainda assim coloquei-a, mas não fez nada. pois não estava directamente apontada para o aquário.

Esta manhã, decidido a implementar a ideia magicada ontem de noite, esperei pelas 11h e furei o tecto...

Aqui está o resultado:

 

sindrome_refrigeracao2.JPG

 

sindrome_refrigeracao3.JPG

 

Meus amigos, com esta disposição o meu aquário passou de 28º para 26º (medida por controlador OSAKA) em apenas 1h20m !!! Na velocidade 3.

Espectáculo!

 

Apenas falta ligá-la ao controlador para a ventoinha ser gerida por este.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Relato de entradas no aquário do passado sábado, dia 30/05/2009

 

Peixes:

3x Apogon leptacanthus

 

Corais:

1X Duncanopsammia axifuga

 

1x Seriatopora Caliendrum

1x Seriatopora Hystrix castanha

1x Montipora capricornis verde

1x Turbinaria sp

1x Acropora roxa

1x Pocilophora castanha

1x ainda não sei o nome... :(

 

1x Pachyclavularia verde

1x Zoanthus

 

Nota: O Sarco continua a bater recordes de permanência em estado aberto

 

Os frags 'não castanhos' que entraram, continuam com cor... e parece que com indícios de adaptação e crescimento.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Deixem-me corrigir os corais que deram entrada:

 

Corais:

1X Duncanopsammia axifuga

 

1x Seriatopora Caliendrum

1x Seriatopora Hystrix rosa

1x Montipora capricornis verde

1x Turbinaria sp

1x Acropora roxa

1x Pocilophora encarnada

1x Acropora Formosa Verde

 

1x Pachyclavularia verde

1x Zoanthus

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

E que tal umas fotos actualizadas do aquário e desses corais que introduziste?

 

Já agora, acho que devias abrir um tópico novo no SF 'SETUP DE AQUÁRIOS E FOTOS E VÍDEOS'...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Boas Pedro,

 

E que tal umas fotos actualizadas do aquário e desses corais que introduziste?

 

Já agora, acho que devias abrir um tópico novo no SF 'SETUP DE AQUÁRIOS E FOTOS E VÍDEOS'...

 

Jorge, encontrei o meu setup aqui no post #46... diga-se de passagem que está bem desactualizado! hen hen

 

Sim, está na altura de criar outro setup em local correcto.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa noite

 

Seguem algumas fotos com a qualidade possível...

 

sindrome_habitantes10.JPG

 

sindrome_habitantes11.JPG

 

sindrome_habitantes12.JPG

 

sindrome_habitantes13.JPG

 

sindrome_habitantes14.JPG

 

sindrome_habitantes15.JPG

 

sindrome_habitantes16.JPG

 

sindrome_habitantes17.JPG

 

sindrome_habitantes18.JPG

 

sindrome_habitantes19.JPG

 

sindrome_habitantes20.JPG

 

A minha 'Green Star Polyps' tinha acabado de ser pescada... uma vez mais, e fui obrigado a colocar um elástico...

sindrome_habitantes21.JPG

 

sindrome_habitantes22.JPG

 

sindrome_habitantes23.JPG

 

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Junto segue projecto 3D, daquilo que vai ser a nova casa dos meus mangues...

A água virá directamente do aquário, passando em 1ª instância por uma mini-sump.

As divisórias estão desniveladas de modo a criar ondulação, permitindo assim uma maior oxigenação.

Depois de passar pela sump, a água volta para 'trás', passando por uma mini-DSB com 12cm de altura, indo para a sump propriamente dita.

 

Este aquário vai ter C22 x L27 x H27cm.

 

 

sindrome_sump_mangues4.PNG

 

sindrome_sump_mangues2.PNG

 

sindrome_sump_mangues1.PNG

 

sindrome_sump_mangues3.PNG

 

 

Que acham da ideia?

Mais logo coloco os desenhos 2D...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Junto segue projecto 3D, daquilo que vai ser a nova casa dos meus mangues...

A água virá directamente do aquário, passando em 1ª instância por uma mini-sump.

As divisórias estão desniveladas de modo a criar ondulação, permitindo assim uma maior oxigenação.

Depois de passar pela sump, a água volta para 'trás', passando por uma mini-DSB com 12cm de altura, indo para a sump propriamente dita.

 

Este aquário vai ter C22 x L27 x H27cm.

 

 

sindrome_sump_mangues4.PNG

 

sindrome_sump_mangues2.PNG

 

sindrome_sump_mangues1.PNG

 

sindrome_sump_mangues3.PNG

 

 

Que acham da ideia?

Mais logo coloco os desenhos 2D...

 

Abraço

Pedro Ferrer

 

excelente ideia, tenho um sistema semelhante, com um vidro horizontal e a água antes de cair na 2º divisão (nivel mais baixo), peercorre um espaço onde a camada entre vidro e atmosfera é diminuta, aumentando a õxigenação.... não sei a certeza mas pode ser mais eficiente que só a criação de turbulência da queda de água em cascata....sinceraamente não sei. Mas calculo que sim.

 

se tivesses a hipótese não sei a viabilidade deste meu pensamento, sabes que ás vezes penso demais... colocar 2 vidros horizontais ou quase e a água percorrer esse vidro, teria de ser colocado muito bem para impedir a acumulação da água numa pequena área...se calhar até 1 fazia o mesmo efeito desses 4 em cascata, não daria era para colocar as mangues entre cascatas....

 

menos velocidade na queda dee água (mais oxigenção) e maior superficie de contacto água ar...

mas toma atenção numa coisa

as mangues são sorvedorees de magnésio....arranja cloreto de magnésio....

;)

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma ideia mais maluca, era fazers furos (buracos circulares) no tal vidro para brotar dali os mangais, não precisavas de o colar com silicone, bastava que ficasse com apoios, melhor que vidro seria uma placa de acrilico já que ficava tipo prateleira (melhor manutenção), em cada buraco, colocavas um vaso que não cairia porque os bordes do mesmo não o deixavam, vasos com aqueles bordes laterais que não caberiam no buraco só o vaso não sei se estás a ver...

 

A água fluiria na horizontal, encheriam o vaso ou não, dependendo da forma deste (altura dos bordes) mas não fluiriam para dentro buracos, qunato muito só alguma água, no final da prateleira cairia aí sim em cascata, era como se tivesse uma cascata do tamanho da prateleira, com o aumento da eficiência pela menor veocidadee da passagem da água...

 

é só uma ideia... ás vezes os malucos têm ideias boas...

 

o nivel da água ebaixo da "prateleira" podia ser tal que os pés dos mangues estariam sempre molhados até esse nivel... basta qe os vasos tivessem um furo.acredita que os mangues não precisariam de mais...de plantas percebo eu...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite António

 

Tenho 10 mangues há vários meses... o CA encontra-se a 420... estável.

Não adiciono nada, nem mesmo kalk, apenas TPA's diárias de 4l com sal 'Red Sea Pro'

 

O motivo da mudança é que os mangues estão na sump,estão enormes e as folhas estão a ficar queimadas, pois estão a tocar na lâmpadas.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite António

 

Tenho 10 mangues há vários meses... o CA encontra-se a 420... estável.

Não adiciono nada, nem mesmo kalk, apenas TPA's diárias de 4l com sal 'Red Sea Pro'

 

O motivo da mudança é que os mangues estão na sump,estão enormes e as folhas estão a ficar queimadas, pois estão a tocar na lâmpadas.

 

Abraço

Pedro Ferrer

 

o meu magnésio perde-se....

mas senod assim deves ter bom magnésio...sem ´magnésio o cálcio ou os carbonatos são "comidos" ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

excelente ideia, tenho um sistema semelhante, com um vidro horizontal e a água antes de cair na 2º divisão (nivel mais baixo), peercorre um espaço onde a camada entre vidro e atmosfera é diminuta, aumentando a õxigenação.... não sei a certeza mas pode ser mais eficiente que só a criação de turbulência da queda de água em cascata

 

António, será que podes colocar um esboço daquilo que tentas explicar?

Não consigo perceber a tua ideia...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Ninguém mais comenta o projecto???

Hum!?

 

Bom, este aquário à pouco mais de um ano parecia um plantado... agora até tem uns frags... caminha na direcção de um reef...

Existe agora uma ideia para aumentar o potencia Redox e igualmente reter algumas das impurezas numa mini-sump/mini-refúgio que poderá ter alguns defeitos, que poderão ser corrigidos com a vossa ajuda...

 

Boa!?

Então digam lá qualquer coisita, sejam amiguinhos!

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa!?

Então digam lá qualquer coisita, sejam amiguinhos!

 

Ola Pedro, bom dia. Para comentar é preciso saber e eu pouco ou nada sei sobre isto. Ainda assim e ja que insiste ca vao algumas palavra.

 

Quanto a corrente de agua em escada sera que nao vai circular a agua apenas por cima e vais ficar com "agua morte" entre as barras de vidro?

Não seria preferivel obriga-la a passar por cima e por baixo mantendo o desnivel?

Atencao que nao sao sugestoes e sim duvidas, porque como ja disse nao percebo nada de fisica, entre outras cosias, e posso estar a dizer disparates.

 

Quanto aos Mangues, ainda recentemente estive na Jamaica onde ha Mangue Branco, Negro e Vermelho. Fomos ver os dois primeiros em "Black River" onde andavam os corcodilos que normalmente mostram aos visitantes. O Vermelho é aquele que devemos utilizar em agua salgada e no regresso a Montego Bay vi muitos numa zona de praia. No entanto a planta é de agua salobra (onde os rios se encontram com o mar) e nao de agua salgada. A planta precisa de "exportar" os sais que retira da agua e penso que o faz atraves das folhas ajudada pelas chuvas frequentes do clima tropical. Sei que se trata de uma planta tambem com muitas necessidades da magnesio, penso que para corrigir os efeitos do sal. Sendo assim, deves manter muito controlado o nivel de magnesio e repo-lo sempre que necessario para nao perderes as plantas e tambem as deves borrifar frequentemente com agua doce a simular a chuva de que tanto precisam para lavar as folhas do sal. Talvez ainda nao tenhas muitos consumidores de magnesio a competir com o Mangues e por isso tens conseguido manter bons niveis mas tem atencao.

Em aquario penso que os Mangues crescem como arvores normais com raises no substracto. Se quiseres que eles desenvolvam aquelas raizes externas carateristicas do Mangue teras que simular as mares ou seja po-los num local onde o nivel da agua suba e desca. Qunado estive na comemoracao do primeiro aniversario do Forum Aquariofilia.net fui os dois dias e do que mais retive ate hoje foi o sistema que nos mostraram nos bastidores para os Mexilhoes. No primeiro dia fui "apanhado" de surpresa e passou-me um bocado a lado mas depois da explicacao ficou o interesse e no segundo dia ja estive mais atento. Pareceu-me simples mas nao apontei como funcionava no entanto, se passares por la penso que te podem mostrar e explicar e talvez se adapte bem as necessidades do Mangue para lhe estimular o crescimento das raizes externas.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tiver tempo depois faço um esboço...mais logo...

 

A ideia é extrermamente simples, tentar explicar por palavras:

 

imagina um telhado, daqueles horizontais, mas com uma leve leve inclinação....a água acumularia nesse telhado claro está...a difernça desse telhado é que tem buracos...

 

buracos grandes para caber um vaso, mas não a parte do bordo do vaso...para que este nao caisse pelo buraco abaixo (os buracos têm de ter tamanhos exactos...), ou seja os vasos encaixavam nos buracos...vasos pequeninos claro está cada um para um pé de mangue... por baixo do telhado o nivel da água estava abaixo uns cms.... ou seja se os vasos tiverem um buraquinho pequeno que fosse no seu interior ficavam com a água a esse nivel.

 

Assim tinhas mais superficies, as trocas gasosas processam-se mais nos primeiros mm da superficie....seria como se tivesses ampliado a superficie da água para ao dobro, mais eficiente nas trocas gasosas porque a água andaria mais devagar e obrigava a toda e qualquer molécula dee água a ficar muitissimo próximo da atmosfera.

 

seria mais fácil na manutenção podias tirar os vasos quanado quisesses....etc...etc...e a placa de acrilico tirando os buracos seeria de mais fácil fabricação/construção....

 

nos vasos metias areia da mais grossa para que nao saisse pelos tais buracos que falo atrás para os pés ficarem bem molhados...

e é isto depois faço um esquema...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Após 1 semana fora de casa devido a questões profissionais, esta manhã foi detectado pelas visitas (Paulo Cautela, Nuno e Luís) que uma das secções do foco de leds não estava em funcionamento...

 

Após algumas trocas de fios a fim de verificar se seria alguns dos transformadores que estivesse danificado, chegámos à conclusão de que não era daí o problema... poderá ser algum fio partido, mas não nos apercebemos, daí que poderá ser algo na placa...

 

Já fiz um mail ao fabricante, vamos ver como as coisas se irão desenrolar a fim de solucionar o problema...

 

sindrome_foco_leds_120w_20.JPG

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Hoje reforcei ligeiramente a equipa de limpeza com a entrada de:

6 Cerites

+1 Lysmata Amboinensis (tenho 2 no total)

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Após notificar o fabricante do foco de leds que uma das secções estava sem funcionar... eis que surge o primeiro contacto por parte do mesmo:

 

"Is that you turn the lights on 24 hours per day for one week?”

 

Jesus!

Eu!? 10h/por dia!

 

Vamos ver.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Acerca do foco de leds...o fabricante acredita que seja um mau contacto, uma hipótese que já havia sido avançada por quem viu o foco.

 

Dear Pedro,

 

Thank you so much for the photos you send to me. I am so sorry about not getting back to you so soon.

 

With regard to the problems of power unit, I had ask our engineer for answer, he told me it maybe the short of circuit or poor contact, would you please check the lights if there is any fall line?

 

Best regards,

 

Respondi a pedir conselhos, pois não me quero aventurar muito a desmontar todo o foco...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

como se têm portado os 2 Lysmata Amboinensis que tens no aqua

 

Um é tamanho 'L' e ou outro é tamanho 'S'.

Até à data dão-se lindamente. Coloquei mais um (o 'S', pois havia relatos de que se tornam mais extrovertidos quando em pares.)

 

Já agora deixo aqui uma questão.

Que outros tipos de Lysmatas poderei colocar no aquário?

 

(...)

 

Sem motivo aparente, aparecem.

Pois, mas há que encontrar causas....

 

Deixo aqui um relato que poderá ser interessante.

Ontem neste mesmo tópico, relatei que tinha encontrado uma zona cinzenta no areão, após alguma aspiração.

Estas zonas cinzentas conheço-as de outros tempos em que meu aquário andava nas ruas da amargura...

Nunca gostei delas...

 

Onde eu quero chegar é o seguinte:

De manhã a zona estava cinzenta e não mais aspirei. Deixei assim para ver o que se iria passar...

À noite, após a luz acenderem, não tinha cinzento, mas a zona 'afectada' estava agora encarnada de cyanos!!! Um pouco mais de 12h...

 

(...)

 

Estas cyanos têm uma causa... ou causas....

Vou enunciar as causas suspeitas:

1. Excesso de lixo no areão

2. Esponja de fosfatos esgotada. Localizada em filtro intermédio para retirar eventuais fosfatos de água salinada ('Tanque TPA limpa' - COADAS)

3. Sujidade localizada no 'tanque intermédio' do COADAS. É o local onde é feita a água salinada e ao longo do tempo algumas impurezas que existem no sal sintéctico, vão ficando depositadas.

 

Medidas correctivas já aplicadas:

1. Aspiração manual em algumas das zonas afectadas

2. Consequente aumento das TPA's em virtude da operação acima referida.

3. Eliminação da esponja/filtro intermédio no 'Tanque TPA limpa' - (COADAS) -> sump

4. Aumento da equipa de limpeza com Cerites e Ermitas (1x patas encarnadas + 1x patas brancas)

 

Medidas correctivas a aplicar:

1. Limpeza do 'tanque intermédio' COADAS

2. Continuação do reforço da equipa de limpeza a entrar no próximo sábado, dia 25/07

 

(...)

 

Seguem fotos da mini-sump a instalar no sistema para albergar os mangues

 

sindrome_mangues_5.JPG

 

sindrome_mangues_6.JPG

 

sindrome_mangues_7.JPG

 

(...)

 

Foco de leds, sem a parte central em funcionamento. Apenas 80W em vez dos 120W...

 

sindrome_foco_leds_120w_21.JPG

 

Não está muito mal...

 

Agradeço uma vez mais a vossa participação.

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais