COADAS - Centro Operacional de Água Doce e Água Salgada


Recommended Posts

Bom dia

 

O projecto COADAS (Centro Operacional de Água Doce e Água Salgada) está quase a ter início.

 

Após estudos exaustivos de como o poria em prática, exponho agora as minhas conclusões.

Primeiro que tudo, não necessitava de comprar mais 2 electroválvulas... e estou à espera do meu autómato LOGO!, que irá ser oferecido pelo meu aniversário.

 

Com o novo sistema de filtragem, vou ter que trocar de sump.

A actual: C70xL35xH40

A futura: C80xL39xH40

 

O que fazer à sump velha?

Constatei que seria adequada para integrá-la no COADAS!

 

Os tanques do COADAS (a localização do mesmo, é dentro do móvel de uma das casas-de-banho. Este móvel, já é 'meu' há muito tempo... ahah)

 

A - sump actual com C70xL35xH40

B - aquário a adquirir

C - aquário a adquirir

 

TPA_DEPOSITOS11.PNG

 

Como funciona?

 

1. Água doce de reposição

O tanque 'C', recebe água da osmose inversa por meio de electroválvula.

Já hoje funciona assim, mas o balde da Tunze (será substituído pelo tanque 'C') está localizado junto ao aquário.

O tanque 'C' terá apenas uma bóia que actuará quando atingir o nível mínimo.

Terá também uma bomba Tunze 12V para reposição de água doce, ligado ao reactor de kalk DIY.

Este tanque terá um furo de 6mm (penso) que ao ser atingido, deixa passar a água para o tanque 'B'.

 

2. Realização de água salgada

O tanque 'B' recebe água doce directamente do tanque 'C'

O tanque 'B' terá uma bóia de nível máximo que ao ser accionado, cancela a electroválvula.

Já hoje funciona assim no balde da Tunze que se encontra junto ao aquário.

Terei assim sempre a mesma quantidade de água, portanto, a quantidade de sal a colocar será sempre a mesma.

Este tanque terá um furo de 6mm (penso) que funcionará como segurança, pois vai estar ligado ao tubo de esgoto do lavatório, fazendo companhia ao tubo de descarga (esgoto) da osmose.

Ou seja, a actual bóia de autoclismo que se encontra no balde da Tunze, deixa de fazer sentido.

Terá a vantagem de ter sempre água de osmose pronta a receber sal.

 

Podem constatar no ponto 1 e 2, a optimização de recursos a nível de electroválvulas (1), a nível de bóias (2) e aproveitamento da força de gravidade para implantação de descarga para esgoto.

 

3. Água salgada para TPA

O tanque 'A', recebe água salgada do tanque 'B', pois este terá uma torneira que permite, aproveitando novamente a força da gravidade, enchê-lo de forma extremamente fácil.

 

4. Finalização

O tanque 'C' terá autonomia talvez em dias de calor para 1-2 dias, ou seja a electroválvula actuará dentro deste intervalo de tempo.

O tanque 'B' permite a realização de água salgada para cerca de 7 dias, pois vou tirar diariamente 4L de água do aquário.

O tanque 'A' terá autonomia em casos extremos (90L) para 3 semanas, pois vou adicionar diariamente 4L de água ao aquário.

 

Que acham? Digam de vossa justiça.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 125
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bom topico. Isto promete.

 

De momento, apenas em teoria, fica dificil de imaginar a funcionar e a cumprir com o que se pretende.

Podem ate aparacer muitos "Velhos do Restelo" a por tudo em causa mas uma vez que ha alguem suficientemente arrojado para testar, vamos ficar em "pulgas" para ir acompanhando a evolucao. Por favor, nao desistas e nao deixes "morrer" este topico.

Aguardamos as noticias da evolucao. E sao muito importantes para todos nos, porque dependendo do tamanho de reservatorio, pode significar a independencia de muitos de nos para ausencias de casa mais porlongadas.

O aquario pode passar alguns dias sem adicao de quimicos e de "kalkwasser" mas nao resiste ao aumentos de salinidade (por deminuicao da agua doce por evaporacao) que vao influenciar muitos outros parametros e acarretar consequencias tragicas.

Aguaramos as noticias deste teu projecto e parabens pela iniciativa.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Editado por rolim
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Obrigado Paulo pelos teus comentários.

 

A ideia inicial deste projecto, passava por passar pelo mesmo tubo de 6mm, 3 funcionalidades - água doce reposição, retirada água suja do aquário, colocação de água salgada no aquário, mas não me agradava a ideia de passar água limpa por um tubo sujo... ou seja, desisti da ideia... inicial!

 

Já perdi a cabeça e passei entre WC e a fishroom, no total 3 tubos de 6mm (existia um).

 

tpa2a.JPG

 

tpa.JPG

 

tpa11.JPG

 

tpa21.JPG

 

Inicialmente iria ter 3 relógios a alimentar um transformador 12V DC que iria manipular através de relés o seguinte:

Tanque com água de osmose (já controla presentemente)

Retirada de água salgada aquário

Colocação de água nova no aquário

 

A este sistema irei ligar mais um interruptor que em conjunto com uma quarta boia, me vai fazer água de osmose para um tanque, cujo nível de água irá ser controlado por esta mesma boia.

Depois é só adicionar sal e colocá-la no tanque de TPA limpa.

 

Pode parecer confuso, mas para mim tornou-se clarinho como água!

Vai dar trabalho, mas vai ficar lindo e... automático!

 

Em vez de relés e relógios, vou usar um automato LOGO! da Siemens para:

Controlar bóia/bomba para retirar água salgada

Controlar bóia/bomba para colocar água salgada

Controlar bóia/electroválvula para reposição água doce no sistema

Controlar bóia/electroválvula para realização de água salgada

 

Resolvo assim uma das questões mais complicadas na gestão de um aquário. Até que enfim...

Para mim uma TPA era uma doença.

 

Vejam:

Tirar 3 baldes de 10L de água do aquário.

Infinitas idas e voltas ao WC

Encher 3 baldes de água salgada nova por gravidade, proveniente de um aquário (o novo mini-reef) de 30L.

Infinitas idas e voltas ao WC.

Pingos no chão

Inundações

Diferentes nives de água salgada sempre que fazia um TPA...

 

Ufa!

 

Decidamente vou investir neste processo! Só depois vou olhar para dentro do aqua (corais, peixes...)

 

Mais, a bomba de retirada de água vai ficar dentro de um cubo em acrilíco (usado hoje como mini-refúgio, mas vai ter que sair do lugar devido ao BM200/DOC DIY), pois assim consigo via bomba, retirar aquela poeira que normalmente fica depositada no fundo da sump. Pelo menos na minha fica...

 

Espero ajudar um terceiro a ser mais feliz.

 

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Então aqui vai o comentário de um velho do Restelo. :D Apesar de arrojado, penso que está muito bem pensado e projectado. Não vejo nenhum motivo para não funcionar. É com arte e engenho como do Pedro que a Aquariofilía evolui. Continua a manter-nos informados.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos

 

Já recebi o orçamento (Vidromoldura) para a nova sump e para os novos aquários 'B' e 'C' do projecto COADAS.

 

Para a nova sump = € 58,70

Para o aquário ( B ) = € 33,00

Para o aquário ( C ) = € 23,00

 

Total 114.7€

 

Irei colocar uma base, em esferovite penso que seja suficiente, porque vai acabar por se moldar aos aquários.

É o preço a pagar pela experimentação e automatização de processos.

 

(...)

 

Enquanto o meu autómato LOGO! não chega para a realização do projecto COADAS, emprestaram-me uma bancada de ensaios e é quase (ou melhor) como se já tivesse chegado!

 

COADAS.JPG

 

Este autómato já é uma geração anterior (tem apenas 6 inputs/entradas), mas serve perfeitamente, pois apenas preciso de 4 inputs. (4 bóias)

 

Do lado esquerdo estão as entradas, representadas por disjuntores e botões.

Do lado direito estão representadas as saídas em forma de luzes.

 

Ou seja, simulamos assim o algoritmo por nós criado.

De forma segura e simples.

 

A cada input, o seu correcto tratamento é representado pelo acender de uma luz.

Caso não acenda, então é melhor rever as nossas condições de programação.

 

Quando vier o meu, é só transferir o programa, instalar e gozar o meu aquário de forma tranquila, duradoura e com qualidade de vida, para mim, para corais e peixes!

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Entretanto encontrei um site porreiro pá para os nossos projectos em PVC.

Tem desenhos 2D/3D das nossas peças.

 

Na árvore escolham:

"Fluidos e compostos para uso geral" > "Canalização e acessórios" > "Ligações em plástico"

"Fluidos e compostos para uso geral" > "Canalização e acessórios" > "Canalização e materiais plásticos"

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Abaixo segue mais um esquema do funcionamento do COADAS.

 

TPA_FUNCIONAMENTO.PNG

 

Reposição de água doce

A Bomba 1 (B1) é actuada pelo Osmoregulador da Tunze (existente).

 

O sensor 1 (S1) actua a reposição de água doce para o depósito 'C' via Osmose (por actuação de electroválvula já existente).

O sensor S4 finaliza o enchimento do depósito 'C' e 'B', ficando assim com água para reposição e água para fazer água salgada.

Em caso de azar, as linhas encarnadas simbolizam os tubos de ligação ao tubo de esgoto.

 

TPA automática

A bomba 2 e 3 serão actuadas pelo automato. Este irá actuar com uma hora diária definida futuramemte. (20h...)

A bomba 3 envia água directamente para o esgoto.

Caso o sensor S5 esteja actuado, indica que o tanque 'A' tem água, logo é possível executar a TPA.

Caso o sensor S5 não esteja actuado,indica que não é possível executar a TPA.

Os sensores S3 e S2 quantificam a quantidade de água a ser trocada.

Enquanto o sensor S2 estiver actuado, a bomba 3 trabalha.

Após a finalização deste processo, entra em funcionamento a bomba 2 até que o sensor S3 actue.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

A ideia é fazer uma TPA diária de 4L, que dá 28L semanais, sensivelmente 10%, aquilo que devia fazer aos fins-de-semana e que não faço...

Quanto aos 70L, até posso fazer, se fizer uma TPA manual... o sistema encarrega-se de encher o aquário.

Não aspirar o aquário e ter que adicionar o sal é a grande maçada deste projecto... pois tenciono automatizar o ligar/desligar da bomba e do aquecedor que irão ficar no tanque 'B'.

Quanto à passagem de água do tanque 'B' para o 'C', ainda não sei se vai ser manual ou por intermédio de uma electroválvula. (tenho 2 extra!...)

 

Uma outra situação, passa por aumentar as hipóteses da TPA...

 

Ex: 10% semanais ou outra quantidade.

Neste caso poderia colocar uma outra boia na sump para fazer, talvez 20% de TPA.

O sistema teria um botão de 2 posições - 10%/20% e o sistema optaria por analisar uma boia ou outra, consoante a nossa opção. (acho que vou optar por esta solução!)

 

Outra hipótese passa por quantificar quantos litros queremos trocar. Que passaria pelo estudo de quantos litros é que a bomba escoa por minuto, mas isso já funcionava melhor com outro tipo de interface e não com um LOGO! (parece-me)

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Ontem, após conversa com um amigo meu, decidi retirar o sensor S2.

Assim, o valor da retirada de água será temporizada (Ex: 2.5 min.), tornando o sistema mais dinâmico.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Ou então retiras a água durante um determinado tempo e enches até uma boia de nível.

 

Correcto e afirmativo.

 

Qual é a tua experiência com essas boías? Tenho ouvido dizer que avariam com muita facilidade.

 

Tenho 1 a trabalhar há vários meses sem problemas que comprei na RSonline.

 

Agora estas que comprei à BubblesShop são garantidamente chinesas.

Não quer dizer que não sejam boas. Na China há de tudo. E o material chinês bom, paga-se bem!

 

As da RSonline e as da BubblesShop são diferentes.

Nos tanques 'B' e 'C' não tenho problemas, pois têm acesso ao esgoto

No tanque 'A', posso colocar uma 2ª bóia como proteccção, mas em princípio vou proteger a partir do automato com um temporizador, à semelhança do que a Tunze tem no osmoregulador (na situação em que a bomba não pode estar a trabalhar mais do que x tempo, pois pode estar a trabalhar em seco)

 

Segue 3D da sump.

 

sump1.PNG

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Em vésperas de adjudicar os tanques para o COADAS ainda me surgem algumas ideias.

 

sump_superior.PNG

 

Acrescentar à nova sump, um 1º andar com as dimensões 150x150x800.

A água do aquário irá retornar para aqui, passará por uma divisória ou outra, de modo a acumular aqui os detritos e água cairá junto ao escumador.

 

Assim, poderei:

Aspirar os detritos por gravidade em vez de usar uma bomba de ar para aspirar o fundo da sump.

Colocar Chaetomorpha ou outras macroalgas neste compartimento.

 

Que acham?

 

Obrigado

Abraço

 

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

 

Junto seguem esquemas 3D de como vai ficar a minha sump (escumador DIY + sistema filtragem) e o meu aquário (com calha DIY).

 

 

SistemaSump2.PNG

 

SistemaSump3.PNG

 

SistemaSump.PNG

 

SistemaSump1.PNG

 

Que acham da pequena sump no 1º andar, para ter Chaetomorpha e melhor aspirar os detritos?

 

Os próximos esquemas serão do móvel da casa-de-banho com os tanques para o COADAS.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Junto seguem os primeiros esquemas 3D do projecto COADAS.

Podem ver como vai ficar o móvel de uma das casas de banho... tanques e o 'Reactor de Kalk' DIY.

 

COADAS.PNG

 

COADAS1.PNG

 

Tenho que verificar melhor se o lavatório me deixa espaço suficiente para colocar sal no tanque 'B' (intermédio).

 

Fica a faltar representar a Osmose de 5 estágios e a electroválvula 2/2 NF 1/8" FF 4w.

Futuramente irei desenhar aquilo que será o 'quadro' eléctrico.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Ontem optei por me dedicar ao COADAS e desenvolvi o programa para o LOGO! para o controlar.

 

Parte de controlo das TPA's - Tanque 'A'/Sump

 

COADAS11.PNG

 

Gestão da água doce para reposição e para fazer água salgada

Tanque 'C'/Tanque 'B'

 

COADAS2.PNG

 

Avisos das operações em execução e simulação

Podem reparar que apenas preciso de 4 Entradas (4 bóias) e 3 Saídas (1 electroválvula e 2 bombas)

 

COADAS3.PNG

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

A seguir ao COADAS, projecto que está em curso... vai-se seguir, sem data agendada, o COROS - Centro Operacional de Reposição de Fluídos Químicos, para reposição de aditivos.

 

Custará sensivelmente 250€...

 

1x Automato LOGO! ~130€

3x Bombas 12V ~ 51€

1x Electroválvula 12V ~25€

1x Sensor nível água (igual ao sistema de osmose da Tunze - ??€) ~7€

 

Abaixo seguem os primeiros desenhos 3D do COROS - Centro Operacional de Reposição de Fluídos Químicos

 

Coros.PNG

 

Os recipientes mais largos, armazenam os aditivos pretendidos.

O recipiente mais pequeno, recebe estes aditivos à vez.

As bombas serão controlados por um autómato LOGO!

O recipiente mais pequeno tem um sensor óptico que controla a quantidade de aditivos, pois estará regulado para 5ml, por exemplo...

Depois do nível atingido, a electroválvula será accionada. E voilá! Por cerca de 200€ terei algo do género de um 'Grotech - Tec III' com as devidas reticências...

 

Entretanto a OPTEK já me respondeu:

"Yes, it is possible. Just need to use a limiting current resistor on the LED side and a pull up resistor in the phototransistor side.

A typical value LED resistor would be 2.1k ohms and a pull up resistor of 2k to 3k ohms"

 

À minha questão se podia usar

este sensor para o efeito.

 

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Já tenho os orçamentos definitivos para os tanques que vão integrar o COADAS.

 

SUMP > 58.70€ L800 X C390 X H400

MINI-SUMP > 25.50€ L800 X C150 X H150 com furo D32mm

TANQUE B > 23.00€ L480 x C350 x H250 com 2 furos D6mm

TANQUE C > 33.00€ L260 x C350 x H120 com 2 furos D6mm

Investimento total de 140.20€

 

Por equívoco de orçamentação da minha mini-sump, tenho a seguinte informação:

Quem quiser montar um aquário de C1500 x L1500 x H800 ( 1800lt ) em vidro de 19mm com travessas francesas, com um furo, fica a saber que custa a módica quantia de 1,456.00€

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro

 

Como e feita a programação do automato? tem ligação ao computador, ou é feito no proprio aparelho?

Achas que um leigo como eu consegue programar um, ou é necessario alguma formação para o efeito?

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Fernando

 

A programação pode ser feita no PLC ou PC.

No PC a programação é acessível pois é possível programar em linguagem Ladder ou programar por contactos.

As novas versões já vêm cabo USB para ligação ao PC e a simulação no software é uma ferramenta de ajuda preciosa.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Fernando

 

Podes comprar o PLC LOGO! ou a Box...

Quais as diferenças?

O PLC custa à volta de 100€ e é apenas o automato em si...

A Box custa à volta dos 180€ e traz o software (~60€), o cabo (outros tantos euros), manuais e o PLC.

 

Cada PLC seja 12V ou 220V, trazem 8 entradas e 4 saídas... e depois tens módulos adicionais...

Podes sempre ver aqui para teres uma ideia.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Na 5ª feira, sabendo que na 6ª ia ficar em casa em assistência à família, fui às compras de modo a avançar no projecto COADAS.

Perdi a cabeça e comprei material para algo que nunca tinha feito... soldar, e logo resistências!...

Como o projecto trabalha a 12V e os leds suportam entre os 1.5V e os 3V, é necessário usar resistências de 1K OHM de modo a não rebentar com os mesmos.

Decidi colocar este material no projecto, pois o LOGO! não tem (ao contrário dos PLC mais potentes) leds indicativos de funcionamento de inputs/outputs.

Tem informação no ecrã, mas é pouco visível à distância, e uns leds ficam sempre bem.

 

AKI

1x Quadro tapa-bornes -> 6.95€/un

 

SOELECTRONICA

10x Led 5mm verde -> 0.13€/un

10x Resistências 1K OHM -> 0.08€/un

1x Pasta para soldar -> 2.50€/un

1x Embalagem solda -> 1.17€/un

1x Ferro soldar 220V 60W -> 4.67€/un

 

Material

caixaLOGO.JPG

 

Caixa

caixaLOGO1.JPG

 

Led e resistência soldados

caixaLOGO2.JPG

 

Leds e resistências soldados

caixaLOGO3.JPG

 

Leds e fios para soldar

caixaLOGO4.JPG

 

Leds, resistências e fios soldados

caixaLOGO5.JPG

 

Caixa com leds instalados

caixaLOGO6.JPG

 

Caixa com LOGO!

caixaLOGO7.JPG

 

Quero realçar que com estes pequenos trabalhos, tenho vindo a desmistificar em mim próprio o não saber de fazer certas coisas...

Desde o início do ano (tempo de recuperação do meu aquário) que tenho vindo a efectuar coisas que nunca imaginei fazer, e logo para um aquário... hen hen!

Espero com esta nota, ajudar outros membros a dedicarem-se de corpo e alma às suas ideias, tal como fazemos com as nossas namoradas.

 

Entretanto os tanques para o COADAS já estão em fabrico.

As coisas estão-se a encaminhar.

 

Encomendei à RSonline, um sensor óptico para colocar na sump.

Já comprei as respectivas resistências para o ligar.

Este sensor, vai ter 2 finalidades, será o sensor que fará de osmoregulador e de limite máximo de água salgada na TPA.

Acho que não faz sentido ter 2 sensores, 1 da Tunze e outro do COADAS a verificarem níveis de água, pois a sua calibração seria difícil.

Assim, vou abdicar do osmoregulador da Tunze e colocá-lo à venda, e o nível de água doce será controlado por este novo sensor, que terá como digo, 2 funcionalidades, tornando o sistema mais autónomo no que diz respeito a aparelhos externos.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa tarde a todos

 

Enquanto o meu filho dorme (não posso fazer barulho) deixo aqui algumas fotos do COADAS.

 

Caixa 220V para alimentar aquecedor e bomba (controlados por um botão on/off) e reactor de kalk

 

IMPLANTACAO_COADAS1.JPG

 

Caixa com régua de bornes. Inputs/Outputs 12V do WC/Automato, Automato/WC

 

IMPLANTACAO_COADAS2.JPG

 

Enquadramento das caixas. Marcação dos fios.

 

IMPLANTACAO_COADAS3.JPG

 

Calha técnica 'Legrand'. Osmose.

 

IMPLANTACAO_COADAS4.JPG

 

Passagem dos fios WC/Escritório. Tubos de osmose (água doce), TPA suja e TPA limpa.

 

IMPLANTACAO_COADAS5.JPG

 

Calha técnica 'Hagen'. Espectáculo! Tem 3 divisórias (dividi cada 1 dos tubos pelas divisórias para melhor identificação) e 4 peças que permite 'segurar' (marcar) os fios e tubos. Mais barata e melhor que a 'Legrand'

 

IMPLANTACAO_COADAS6.JPG

 

IMPLANTACAO_COADAS7.JPG

 

A caixinha dos sonhos feita ao meu gosto! (Autómato + Leds)

 

IMPLANTACAO_COADAS8.JPG

 

Neste momento estou nas trocas de água para proceder à troca de sumps...

Para deslocar a actual sump para o WC para integrar o COADAS.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Este fim-de-semana troquei de sumps...

A velha tinha 4 vidros divisores (3 divisórias) e como estava pensada para o COADAS, retirei os vidros, não sei antes me cortar no dedo, claro está.

Bem ou mal, foram retirados a X-acto (usado para cortar o silicone).

A instalação dos 3 tanques que consituem o COADAS não correu da melhor forma.

Todos os aquários entram milimetricamente.

 

No entanto, o último de cima, não me deixa muito espaço de manobra para colocar a bóia e a bomba.

De modo, que já contactei a VidroMoldura de modo a alterar a actual dimensão da minha ex-sump C35 x L70 x H40cm para C35 x L65 x H30cm à qual já obtive resposta.(26€)

Desta forma, reduzo a autonomia do aquário a nível de TPA (a actual configuração permitiria em casos extremos 3 semanas a 4L diários) mas é preferível assim.

 

Antes perder um pouco de autonomia, do que não ter o COADAS em funcionamento.

 

(...)

 

O meu filho (Filipe André) e esposa (Idália) é que têm sofrido com o COADAS.

Ontem o pequenito fez tudo o que não devia para me chamar a atenção, mas por outro lado tinha coisas para arrumar para não despoletar desavenças domésticas com a minha cara metade.

Nem sempre é fácil... há que dosear. Ir aplicando o COADAS... sem esquecer o brincar e o namorar...

O COADAS está a nascer para colocar a família em 1º plano e não em último.

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais