inicio de montagem; água leitosa


Rui Feliciano

Recommended Posts

Olá,

 

enchi o meu aquário no passado Domingo e no fundo usei live aragonite fina..mas mesmo fina, aquilo mais parece powder size (farinha) do que sugar size!

A água ficou enevoada após o enchimento, claro. Entretanto como ainda não tenho a sump montada coloquei o escumador no aquário para me ajudar a ir limpando aquela névoa.

A conselho de quem me vendeu a areia (Paulo da Bubbleshop) não lavei a areia previamente. Acontece que se em dois dias fico com a água relativamente transparente, também me basta um ligeiro movimento nas rochas para que me levante logo uma enorme névoa outra vez.

 

pergunta 1: Devo ir remexendo a areia para me ir levantando todo o pó que está na areia e este ser apanhado pelo escumador ou com isso estou também a suspender bacterias pelas quais paguei e também elas vão parar ao copo do escumador? É que se parte deste pó vai parar ao copo do escumador, outra grande parte há também que vai assentar sobre a rocha e que de vez em quando com o movimento das bombas lá vai enevoar novamente a água, etc.

 

pergunta 2: Posso/devo utilizar outro qualquer sistema de filtragem mais eficiente para me retirar este pó da água em conjunto com remexidas na areia ou, novamente, devo é estar quietinho para não retirar as bactérias da água?

 

É que tenho medo depois a médio prazo com a introdução de corais que este pó persista e me vá parar em cima deles...neste momento estou a começar a questionar a escolha da areia...é que se por um lado forma relevos interessantissimos tal e qual se vê nos fundos marinhos derivados das correntes com dunas, sucalcos, etc, por outro todo aquele pó e areia finhinha no ar à minima mexida...

 

Mexo ou fico quieto?

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Editado por Kualla
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, esse pó vais ter sempre penso eu!

 

O melhor é mesmo mudares de areia.. para cerca de 3 a 5 mm de tamanho!

 

Pois essa areia levanta-se com muito pouca facilidade, depois vais para cima dos corais, etc etc ...

 

 

Isso das bactérias penso que não faz nenhum problema! Pois eu no meu sistema mexo constantemente no areão por causa da porcaria que se acumula no fundo!

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Já encheste isso com água e nem um tópico de início do aquário? :P

 

Essa areia que usaste, tens alguma foto, mesma na net, da embalagem?

 

É que realmente existe uma areia que aquilo é praticamente pó e se foi dessa que usaste, o melhor que tens a fazer mesmo é trocares de areia, pois nunca vais ter a água cristalina com tanta poeirada em suspensão ( quer pelos peixes que levantam pó, quer pela circulação). Depois há uma areia a seguir a essa com maior granulometria que realmente é viva ( como descreves) mas que não traz o problema de poeiras em suspensão. Quando digo maior granulometria é sugar size, sim. A areia mantém-se bem no fundo e não é suposto levantar qualquer poeirada ( a não ser que apontes para lá uma bomba). Com dois sacos desses, ajudei o meu irmão a renovar a SB dele, despejando directamente com água. Naquele dia turvou mas no dia seguinte estava cristalino, podendo-se remexer a areia sem problema de levantar poeira.

 

Será que é a mesma areia mas veio " amassada demais"? Isso faz-me lembrar os sacos de ADA Aquasoil que vinham com os grânulos desfeitos ou lote estragado mesmo. Resumindo, quando se colocava no aquário e se enchia com água, aquilo libertava uma névoa castanha que permanecia e se espalhava por todo o aquário. A solução era aspirar cuidadosamente mas nunca se conseguia retirar aquele pó totalmente.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

O tópico de inicio de aquário vai aparecer daqui a alguns dias devidamente documentado com as fotos que tenho andado a tirar simplesmente com as preparações do aquário, vida familiar e trabalho não tive ainda tempo para o criar, lá para Sábado devo conseguir!

 

A areia que usei foi esta:

img_2427_resize.jpg

 

era assim que estava dentro do saco:

img_2429_resize.jpg

 

e é assim que está dentro do aquário:

img_2479_resize.jpg

 

 

Achas que isto é um caso perdido? Eu adoro os relevos de fundo que ela faz...faz uams dunas espectaculares, escava um poucoi na base de algumas rochas, etc. enfim, é um fundo vivo no sentido em que muda! Se eu não mexer em nada e se tiver as bombas bem alinhadas de modo a não causar revolução cá em baixo, a água vai ficando transparente, a montagem só tem 3 dias e está longe de ser definitiva, as rochas estão ao monte porque lhes ando a retirar as aptásias que vinham com ela e ainda me falta receber mais rocha por isso ainda não existe qualquer layout e, volta e meia lá ando eu a virar as rochas para ver se encontro mais um aaptásia e só daqui a 1-2 semanas é que me vou começar a preocupar com o layout.

Mas, se a névoa não se vai, algum acoisa vou ter de fazer...

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Ah, se vai haver um tópico, estás perdoado. biggrin

 

Em relação à areia, de facto, pela primeira e última foto que apresentas, leva-me a crer que é a tal areia tipo pó. Na primeira foto, ainda no saco, deverias conseguir distinguir os limites dos grânulos quando a areia entra em contacto com a parte transparente do saco, coisa que não acontece. Parece tudo uma massa homogênea, tal é a reduzida dimensão dos grânulos. Na segunda foto, idem e vê-se ainda melhor o modo como as partículas ficam em suspensão. A areia que comprei parece ser a granulometria acima, onde os grânulos se destinguem perfeitamente mas não deixando de ser uma areia fina. A ver se logo consigo tirar umas fotos no saco para exemplificar o que disse.

 

Solução para isso? Eu sugiro que removas a areia antes de construíres o layout definitivo e a troques pela granulometria a seguir. Já vi essa areia em acção durante uns bons meses no aquário e garanto-te que não é uma visão feliz: corais com areia em cima, coluna de água meio turva com partículas em suspensão por causa das bombas e da alimentação dos peixes ( então com Hepatus que adoram remexer a areia para apanhar a comida que lá cai, upa upa), enfim... Como o aquário também é recente, podes sempre esperar mais algum tempo para ver se, realmente, a água fica completamente transparente e se as bombas, como dizes, não interferem com o fundo. Agora, com peixes que gostem de remexer o fundo e camarões, não vejo como podes manter a água límpida a longo prazo... My two cents. ;)

 

Fala com o Paulo. É uma pessoa 5* e concerteza terá todo o prazer em te ajudar.

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas que pessima noticia...é extremamente frustrante tantas horas de estudo resultarem no facto que logo após encher o aquario tenho de pegar em 120 euros, mandá-los literalmente para o lixo e gastar outros 120 :

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas que pessima noticia...é extremamente frustrante tantas horas de estudo resultarem no facto que logo após encher o aquario tenho de pegar em 120 euros, mandá-los literalmente para o lixo e gastar outros 120 :

 

 

Ola tens uma solução, quando tiveres a sump coloca a areia la dentro sempre te faz de dsb na sump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

sim, é uma solução..de qualquer maneira não tenho sump para levar 40kgs de areia! E retirá-la agora do aquário vai ser o cabo das tormentas...não quero perder a água que lá tenho...enfim...primeira contrariedade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Essa névoa é perfeitamente normal, com o tempo isso vai assentando, eu tenho dessa areia, vai remexendo para o pó ir saindo e ser removido, vais ter de esperar uns tempos até que as coisas normalizem, colocar primeiro uma equipa de limpeza, e depois com o tempo passas aos corais moles e peixes.

O aquário vai ter de ciclar por isso tens tempo para esses problemas se irem resolvendo, toda a gente já passou por esses percausos, ainda falta a fase das algas, etc ..... :(

 

Por isso nada de mandar areia fora, ainda por cima essa é areia viva, tem calma, Roma e Pavia não se fizeram num dia.

Editado por Foca

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Essa névoa é perfeitamente normal, com o tempo isso vai assentando, eu tenho dessa areia, vai remexendo para o pó ir saindo e ser removido, vais ter de esperar uns tempos até que as coisas normalizem, colocar primeiro uma equipa de limpeza, e depois com o tempo passas aos corais moles e peixes.

O aquário vai ter de ciclar por isso tens tempo para esses problemas se irem resolvendo, toda a gente já passou por esses percausos, ainda falta a fase das algas, etc ..... :D

 

Por isso nada de mandar areia fora, ainda por cima essa é areia viva, tem calma, Roma e Pavia não se fizeram num dia.

 

Eh eh, estou muito de acordo com esta tua frase:; "Roma e Pavia não se fizeram num dia"

 

Eu sou contra essa areia, somente pelo seu tamanho...

 

Mete ai umas fotos do teu sistema Foquinha :(

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Realmente, foi azar mas " bola pra frente". Com calma, vais arranjar solução para isso. O Hugo deu-te uma excelente dica. Senão tens Sump para tanta areia, podes sempre lá colocar alguma e o resto vendes, para o mesmo efeito. Tenta minimizar a despesa que tiveste de alguma forma, dando uso à areia. Nem que retires metade da mesma que tens no aquário e compenses com outra de maior granulometria, usando essa metade que retiraste num refúgio. Assim, sempre a conseguias isolar da coluna de água e penso que deixavas de ter esses problemas.

 

Senão, é como o Foca disse e teres paciência em aspirar a poeira a longo prazo, apesar do longo prazo poder ser demasiado incerto. Como já disse, tive o prazer de presenciar um belo sistema de um amigo que usou esse tipo de areia e que, mesmo após um 1 ano de montagem, a água continuava com partículas em suspensão, nunca tendo ficado cristalina. Então com o Hepatus que tinha no aquário... :twisted:

 

 

Abraço,

André

Editado por André Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Realmente, foi azar mas " bola pra frente". Com calma, vais arranjar solução para isso. O Hugo deu-te uma excelente dica. Senão tens Sump para tanta areia, podes sempre lá colocar alguma e o resto vendes, para o mesmo efeito. Tenta minimizar a despesa que tiveste de alguma forma, dando uso à areia. Nem que retires metade da mesma que tens no aquário e compenses com outra de maior granulometria, usando essa metade que retiraste num refúgio. Assim, sempre a conseguias isolar da coluna de água e penso que deixavas de ter esses problemas.

 

Senão, é como o Foca disse e teres paciência em aspirar a poeira a longo prazo, apesar do longo prazo poder ser demasiado incerto. Como já disse, tive o prazer de presenciar um belo sistema de um amigo que usou esse tipo de areia e que, mesmo após um 1 ano de montagem, a água continuava com partículas em suspensão, nunca tendo ficado cristalina. Então com o Hepatus que tinha no aquário... :twisted:

 

 

Abraço,

André

 

Tenho exactamente dessa areia...

na dsb é a ideal, no entanto tens que ter fauna que revolva isso... compacta mais fácilmente que outras, mas continuo a achar que é a areia ideal...

 

também se gasta...a minha dissolve-se rapidamente, e por ser fina mais fácilmente se dissolve.

mais cálcio e magnésio...

:)

 

Nas camadas mais profundas, cria-se zonas de pH mais baixo que dissolve a areia...excelente diria eu...

 

Tenho nitratos a 0, há meses e eu alimento bem os peixes, no aquário também tenho dessa areia mas pouco, média 1 cm talvez.. agora dá a ideia que tenho mais, tenho duas valencianas que passam o tempo a "comer" areia ...não aconselharia outra areia para estes peixes...Isto porque poderia ferir as suas guelras.

 

ok fica alguma coisa a pairar (mais ainda com estes peixes... mas a areia debaixo das pedras desaparece.... e fica amontoada nas "praias".

 

limpinha por causa deles...

 

não stresses por causa dessa areia.

por ser mais fina, não precisas de ter tanta altura de dsb, ela isola a camada mais profunda do oxigénio, criando a tal zona anaerobica sem precisares de tanta areia...

 

como vês nem tudo é mau...

O efeito leitoso depois desaparece, só terás de ter cuidado para não apontares muita agitação para a areia...

 

os grãos mais finos são também os primeiros a desaparecer...

 

Abrtaçoa!

António Vitor

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas!

 

espero colocar a sump a funcionar nos proximos dias e, com isso estou a pensar em apontar as bombas para a areia para colocar todo aquela poeirada que a areia tem em suspensão para que me vá parar à sump onde gostaria de logo na queda antes do escumador colocar qualquer tipo de filtragem que me fizesse a retenção de todas aquelas particulas.

Têm alguma sugestão de algo que possa colocar na queda de água e que produza esse efeito? Costumo ver nas sumps americanas uma espécie de sacos que penso terem essa funcionalidade:

 

CompSump_5301text500.jpg

 

Se alguem souber onde encontrar isto por cá ou algo semelhante que possa ser adaptado a este efeito agradecia a dica!

 

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto já montei aqui um "zingarelho" que me permite fazer uma filtragem mecanica com algum nivel de sucesso dentro do aquário (os filtros estão a ficar sujos e a água menos turva) bem como também já sei onde se vende destes sacos por cá ;)

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Por acaso não reparei que andavas à procura mas na Bubbles-shop encontras esse tipo de sacos de filtragem.

Em relação à turvez da água, ainda bem que estás a resolver o problema e espero que consigas meter isso com a água cristalina.

 

Quando resolveres isso, venha o tópico do aquário. :naughty:

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa Areia é a Sugar Size. Nunca aconselho o uso da mesma em aquários devido há facilidade com que um peixe, ermita, correntes do aqua, etc a levantam, e também devido ao perigo de esta se alojar em cima dos corais durante várias horas sem darmos conta.

 

Encomendas.te dessa, julgo, que já sabias que areia era.

 

Tal como referis-te, a concelho do Paulo ( Bubbles ) e muito bem, essa areia não se lava, razão óbvia pois estarias a matar tudo o que essa areia tem de bom.

 

 

O que te aconselharam é uma ideia, fazeres DSB. E comprares outro tipo de Areia para cima.

 

Gosto especialmente da Samoa Pink, e da Australian Gold.

 

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Por acaso gosto bastante de ver aquas com essa areia, mas tem os seus males. Actualmente tenho no meu refúgio de 220lts, mas porque tem uma fraca circulação, claro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

apenas para fazer um update à situação da água visto ainda não ter tido ocasioão de criar o topico do meu aquário, assim que o fizer ele ficará também com esta informação.

 

No Domingo de manhã fui comprar um daqueles sacos de filtragem para instalar em sumps. Como ainda não tenho a minha sump a funcionar coloquei a bomba de retorno dentro do aquário com uma mangueira que ía desembocar no dito saco de filtragem, também ele dentro do aquário.

O panorama no passado Domingo por volta das 15h era este depois de ter estado com as bombas de circulação apontadas para a areia umas boas horas com o propósito que estas me levantassem toda a poeirada que por lá existisse:

 

img_2499_resize.jpg

 

Entretanto passadas 24 horas o resultado foi este:

img_2513_resize.jpg

 

vista lateral através de 1.20 metros de coluna de água

img_2514_resize.jpg

 

Para onde é que foi a esmagadora maioria das particulas em suspensão? para aqui!

img_2510_resize.jpg

 

 

Todo este processo decorreu sempre com as bombas de circulação (duas SunSun de 5000l/h a funcionar com a diferença que após o momento em que instalei o saco de filtragem as bombas deixaram de estar apontadas à areia e retomaram uma configuração que deve ser próxima da definitiva.

A pedra com actinodiscos tem alguns deles literalmente assentes em areia e a sua superficie está isenta de qualquer grão!

Posto isto estou com esperança de conseguir manter esta areia no aquário visto que em termos estéticos considro-a bastante bonita e, se em termos funcionais não me for prejudicial à manutenção do restante sistema então, fico com ela!

 

Abraços,

 

Rui Feliciano

Editado por Rui Feliciano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é como te tinha dito...

só se comprares umas valencianas é que vais ver areia por todo o lado...

:)

 

Eu prefiro esta areia...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, excelente! Crystal Clear!

Técnica eficiente e concerteza muito económica.

Esperemos que continue assim.

 

Realmente, essa areia é mesmo muito fina. :happy:

Ainda não a tinha visto assim tão limpinha mas estéticamente fica agradável.

Aproveito para te sugerir um desnível em crescente, da frente para trás para dar mais profundidade ao aquário, quando trabalhares o hardscape.

 

Venha o tópico...

 

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Quando estive aí no Sábado e me falaste nessa solução que ias experimentar, não pensei que resultasse tão bem. Afinal, foi eficaz! :blush:

 

A sump e tubagens, já estão no sítio? Venha de lá esse tópico com os pormenores todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

Quando estive aí no Sábado e me falaste nessa solução que ias experimentar, não pensei que resultasse tão bem. Afinal, foi eficaz! :blush:

 

A sump e tubagens, já estão no sítio? Venha de lá esse tópico com os pormenores todos!

 

tive há bocado a ver a minha sugar size do aquario e ela está bem grossa agora...

a fina dissolveu-se...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António,

 

Pois, tinhas dito mas outros disseram que não aconselhavam e sinceramente no Domingo levantei-me decidido a ir comprar outra areia mais grossa! O que valeu foi que as lojas onde fui não tinham nada que me seduzisse e daí ter decidido a ultima tentativa, a do saco!

Mas, apesar de ter significado o ganhar de uma batalha, a guerra ainda está longe...assim que começar a mexer nas pedras concerteza irá levantar-se mais poeirada, a disposição das rochas concerteza também vai influenciar o sentido das correntes e lá terei eu de ajustar as bombas e, por ultimo... o aquário necessita de vida e eu não tenho qualquer experiencia em vivos de água salgada...A manter esta areia tenho de evitar toda e qualquer criatura que afocinhe na areia...digamos que o equivalente a coridoras ou pior em água doce é para fugir!

Já agora..o que é uma Valenciana? Por acaso não são aqueles peixitos muito engraçados que "comem" areia e depois lhes vai saindo pelas guelras, não? Eu gosto desses ;)

 

 

André,

 

Esta areia não é fina..aliás, isto não é areia...é pó! Vamos a ver a continuação como vai correr...estou alegre com o desaparecimento da poeira mas apreensivo com o possivel remexer da areia por parte de alguns vivos que eu tinha ambicionado colocar, um deles um hepatus que como tu já mencionaste remexe a areia :lol:

Obrigado pela sugestão do desnivel da areia, não sei se o vou conseguir fazer de forma a que seja visivel visto que, em média, tenho apenas 3-4cms espalhados por toda a superficie. Com as bombas como estão o fundo está sempre a mexer-se, há sempre grãos de areia a deslizarem de um lado para o outro formando as tais dunas, é engraçado mas arrisco-me a, se colocar apenas 1-2 cms à frente a ao fim de uma semana ficar com o vidro à mostra...ou talvez não...vai depender de como conseguir orientar as bombas quando tiver o hardscape montado..e ainda falta colocar a outra metade da rocha!

 

 

Jorge,

 

Pois...confesso que também eu não contava que conseguisse a água desta maneira em tão pouco tempo! Quando cá estiveste eu tinha aquela engenhoca a filtrar a água e tinha-se notado diferença mas nada a ver com este saco! Acho que na sump vou colocar dois, um dentro do outro! São apenas 9 euros cada e têm uma eficácia brutal a apanhar particulas em suspensão!

A sump já está dentro do móvel (estava a ver que não cabia, foi ao milimetro!) mas a aguardar que eu compre os PVCs e efectue as ligações, penso ir amanhã comprá-los.

Vai tudo aos poucos para não se fazer tudo de uma vez só ;)

 

 

António (2) :?

 

Pois..aqui por estes lados se a sugar size (é mais dust size mesmo...) se dissolver fico com o vidro de fundo "pelado" porque só tenho pó mesmo!

 

 

Obrigado por participarem e darem as vossas opiniões!

 

Abraço,

 

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais