Algas


Mad_Biker

Recommended Posts

Viva.

 

Tenho um aquário de133l com 105L de água, com um filtro fluval 205 de 650l/h, 80w PLL de 6500ºK ligados 10 horas/dia, akadama, turfa e trópica como substratos, 3 discus juvenis, um cardume de cardinais e alguns red's, plantas tenho, anúbias, musgos de 2 espécies, ludwigia reppens "rubin", 1 equinodoros bleheri e valisnérias giganteas, como co2 tenho um sistema de botija com um difusor de cerâmica aquamedic a 1 bolha por segundo.

 

Ph=6,8

Kh=6

Gh=8

No3=entre 0 e 5 ppm

Po4 o teste deve estar fora de prazo porque a côr que me dá não tem nada a ver com o da tabela e não consigo comprar recargas, ninguém tem para venda... Eo nutrafin.

O Fe segundo o teste está a 0, apesar de fertilizar 2 vezes por semana com 5ml de ferro ocean nutrition... (muito estranho)

 

Fertilização:

 

TPA ao sábado de 30%, TMG 2x por semana, o ferro acima referido 2x por semana também e 5 ppm de K diáriamente.

 

O Problema:

 

Desde que utilizei o ferro pela primeira vez, as algas tiveram um boom, fiz o teste e os niveis de ferro continuaram a 0 apesar da fertilização...

 

Solução até agora, fiz uma TPA de 50% e agora faço um TPA por dia de 20%, reduzi a luz para 9h diárias e se necessário tiro mais uma hora, deixei de adicionar o ferro e o TMG e continuo a adicionar o K em forma de KCl.

 

Será que estou a fazer o mais correcto? Irei com isto resolver o meu problema de algas? Adicionando o TMG é necessário fertilizar com ferro extra???

 

Agradecia alguma ajuda, cumprimentos e obrigado desde já.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Tenho um aquário de133l com 105L de água, com um filtro fluval 205 de 650l/h, 80w PLL de 6500ºK ligados 10 horas/dia, akadama, turfa e trópica como substratos, 3 discus juvenis, um cardume de cardinais e alguns red's, plantas tenho, anúbias, musgos de 2 espécies, ludwigia reppens "rubin", 1 equinodoros bleheri e valisnérias giganteas, como co2 tenho um sistema de botija com um difusor de cerâmica aquamedic a 1 bolha por segundo.

 

Ph=6,8

Kh=6

Gh=8

No3=entre 0 e 5 ppm

Po4 o teste deve estar fora de prazo porque a côr que me dá não tem nada a ver com o da tabela e não consigo comprar recargas, ninguém tem para venda... Eo nutrafin.

O Fe segundo o teste está a 0, apesar de fertilizar 2 vezes por semana com 5ml de ferro ocean nutrition... (muito estranho)

 

Fertilização:

 

TPA ao sábado de 30%, TMG 2x por semana, o ferro acima referido 2x por semana também e 5 ppm de K diáriamente.

 

O Problema:

 

Desde que utilizei o ferro pela primeira vez, as algas tiveram um boom, fiz o teste e os niveis de ferro continuaram a 0 apesar da fertilização...

 

Solução até agora, fiz uma TPA de 50% e agora faço um TPA por dia de 20%, reduzi a luz para 9h diárias e se necessário tiro mais uma hora, deixei de adicionar o ferro e o TMG e continuo a adicionar o K em forma de KCl.

 

Será que estou a fazer o mais correcto? Irei com isto resolver o meu problema de algas? Adicionando o TMG é necessário fertilizar com ferro extra???

 

Agradecia alguma ajuda, cumprimentos e obrigado desde já.

 

 

Epa tantas respostas eu ainda fico confuso... Ajudem lá o desgraçadinho!!!

 

Abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Tenho um aquário de133l com 105L de água, com um filtro fluval 205 de 650l/h, 80w PLL de 6500ºK ligados 10 horas/dia, akadama, turfa e trópica como substratos, 3 discus juvenis, um cardume de cardinais e alguns red's, plantas tenho, anúbias, musgos de 2 espécies, ludwigia reppens "rubin", 1 equinodoros bleheri e valisnérias giganteas, como co2 tenho um sistema de botija com um difusor de cerâmica aquamedic a 1 bolha por segundo.

 

Ph=6,8

Kh=6

Gh=8

No3=entre 0 e 5 ppm

Po4 o teste deve estar fora de prazo porque a côr que me dá não tem nada a ver com o da tabela e não consigo comprar recargas, ninguém tem para venda... Eo nutrafin.

O Fe segundo o teste está a 0, apesar de fertilizar 2 vezes por semana com 5ml de ferro ocean nutrition... (muito estranho)

 

Convém saberes o resultado do teste de PO4. Não é anormal o teste de Ferro dar 0, isto pq a maior parte dos testes não conseguem medir o ferro na forma em que o fertilizas.

 

Fertilização:

 

TPA ao sábado de 30%, TMG 2x por semana, o ferro acima referido 2x por semana também e 5 ppm de K diáriamente.

 

O Problema:

 

Desde que utilizei o ferro pela primeira vez, as algas tiveram um boom, fiz o teste e os niveis de ferro continuaram a 0 apesar da fertilização...

 

Já expliquei o pq de indicar 0, dizes que tiveste um boom de algas mas não indicas quais, se não sabes e mesmo sabendo umas imagens ajudam sempre muito.

 

Solução até agora, fiz uma TPA de 50% e agora faço um TPA por dia de 20%, reduzi a luz para 9h diárias e se necessário tiro mais uma hora, deixei de adicionar o ferro e o TMG e continuo a adicionar o K em forma de KCl.

 

Será que estou a fazer o mais correcto? Irei com isto resolver o meu problema de algas? Adicionando o TMG é necessário fertilizar com ferro extra???

 

Só deves deixar de fertilizar depois de descobrires o problema, penso ser um erro normal mas quem se ressente são as plantas. Desconheço se o TMG tem ferro. Sabes se tem?

 

Agradecia alguma ajuda, cumprimentos e obrigado desde já.

 

 

Lamento não ajudar mais, mas se for possível coloca fotos ou diz quais são as algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém saberes o resultado do teste de PO4. Não é anormal o teste de Ferro dar 0, isto pq a maior parte dos testes não conseguem medir o ferro na forma em que o fertilizas.

 

Já expliquei o pq de indicar 0, dizes que tiveste um boom de algas mas não indicas quais, se não sabes e mesmo sabendo umas imagens ajudam sempre muito.

 

Só deves deixar de fertilizar depois de descobrires o problema, penso ser um erro normal mas quem se ressente são as plantas. Desconheço se o TMG tem ferro. Sabes se tem?

 

Lamento não ajudar mais, mas se for possível coloca fotos ou diz quais são as algas.

 

Desde já um super obrigado pela ajuda, estava a seguir o tópico quase hora a hora na esperança que alguém me ajudasse e já estava a desesperar...

 

Quanto ao tipo de algas, são das que falo no sub-tópico, mas para ser mais preciso, são igualinhas ás deste tópico.

 

Quanto ao TMG, actualmente vendido como trópica plant nutrition liquid, a única coisa que encontrei sobre as concentrações foi isto:

 

Informação técnica do fertilizante

 

Declaration

W/W% (Gew./Gew.%, P/P%):

K 0.80%, Mg 0,39%, S 0.91%, B 0.004%, Cu 0.006%, Fe 0.07%,

Mn 0.04%, Mo 0.002%, Zn 0.002%.

HEEDTA, DTPA, E123.

 

Não sei interpretar estes valores, por isso agradecia mais uma ajuda...

 

Mais uma vez obrigado pela ajuda, dá uma vista de olhos no tópico em cima, se fizeres favor, visto que não tenho máquina decente para tirar fotos a estas algas.

 

Devo continuar a fertilizar então como fazia?

 

Só acrescentar que tenho alguns reds e agora comprei umas ampulárias para tentar resolver o problema, já não sei mais o que fazer...

 

Abraços aquáticos.

Editado por Mad_Biker

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que parte do teu problema está na marca de ferro que estás a usar. apesar de não ter uma listagem de ingredientes, tem isto na descrição:

 

"...this product is excellent for new aquariums as it will enhance the colonization of beneficial bacteria in the filter..." provavelmente quer dizer que o quelato tem matéria orgânica que seria bom para bactérias, infelizmente o mesmo pode ser verdade para algas.

 

no entanto, como apresentam esta frase sem mais nenhum fundamento, não posso afirmar com certeza.

 

O que é certo é que esta alga aparece mais com:

-desiquilibrios de nutrientes... talvez a alimentação dos peixes?

-baixos niveis de CO2

 

os camarões não tocam na alga, e as ampularias não vão ajudar muito, talvez SAE sejam uma aposta, mas ao principio tens de ajudar removendo as principais.

 

Normalmente não é uma alga que ataque todo o aquario, começa sempre num sitio e só em casos em que o desiquilibrio é grande é que se propaga a todo o aquario.

Por isso, onde é que a alga te está a crescer?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que parte do teu problema está na marca de ferro que estás a usar. apesar de não ter uma listagem de ingredientes, tem isto na descrição:

 

"...this product is excellent for new aquariums as it will enhance the colonization of beneficial bacteria in the filter..." provavelmente quer dizer que o quelato tem matéria orgânica que seria bom para bactérias, infelizmente o mesmo pode ser verdade para algas.

 

no entanto, como apresentam esta frase sem mais nenhum fundamento, não posso afirmar com certeza.

 

O que é certo é que esta alga aparece mais com:

-desiquilibrios de nutrientes... talvez a alimentação dos peixes?

-baixos niveis de CO2

 

os camarões não tocam na alga, e as ampularias não vão ajudar muito, talvez SAE sejam uma aposta, mas ao principio tens de ajudar removendo as principais.

 

Normalmente não é uma alga que ataque todo o aquario, começa sempre num sitio e só em casos em que o desiquilibrio é grande é que se propaga a todo o aquario.

Por isso, onde é que a alga te está a crescer?

 

Viva

 

Também já tinha lido isso na embalagem do ferro e fiquei exactamente com a mesma dúvida, mas sem mais informação fiquei na mesma...

 

Relativamente à alimentação dos peixes e como tenho discus, dou-lhes flocos sera, granulado para discus tetra e papa caseira, ainda que estas algas apareceram muito antes de dar qualquer papa e depois de lhes dar é que faço a tpa do dia, com respectiva aspiração de algum resto que eventualmente fique por comer.

Em relação aos niveis de Co2, visto pelas tabelas de relação ph/kh tenho niveis de co2 de 36mg/l o que considero bom, talvez um pouco alto para algumas tabelas. Por estas razões começo a acreditar que o problema está no desiquilibrio de nutrientes até porque aconteceu uma coisa que considero relevante, as ludwigias repens cresciam com as folhas muito vermelhas e agora, apesar de crescerem bem, a sua coloração é bem mais verde que vermelha o que me leva a pensar que falta algo.

 

Quanto ao sitio onde a alga mais cresce, é principalmente nos musgos e nas folhas mais velhas de anúbias, ou seja, plantas de crescimento mais lento.

 

O que fazer? Continuo com as TPAs de 20% / dia e fertilizo com TMG e K na mesma???

 

Obrigado pela vossa ajuda, abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Finalmente consegui encontrar a recarga que me faltava do teste de fosfatos e fiz o teste, deu-me práticamente 0, o valor de nitratos deu-me entre 0 e 5ppm, uma côr entremédia também, o ferro, o teste continua-me a dar 0, mesmo depois de ter fertilizado com o trópica nutrition liquid (ex-TMG). Já andava a fazer TPAs desde Domingo, a partir de hoje farei de 2 em 2 dias, 25%. Estou a fertlilizar com 5ppm de K e TMG, 2x por semana. Estarei a fazer bem? O que me indicam??? Quanto ao problema da "falta de vermelho" nas folhas da ludwigia repens rubin, alguma teoria? As algas rente ao chão parece que pararam de aparecer, mas mais junto à luz continuam a crescer, em especial no musgo, baixei também a iluminação para 8h/dia...

 

Abraços aquáticos e vão lá ajudando por favor....

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se à partida não tens excesso de nutrientes, não o vejo o porquê de tpa´s tão pouco espaçadas. Começa por equilibrar os fosfatos (entre 0,5 ppm e 1ppm) e nitratos ( 5 a 10 ppm). Quanto ao ferro, há certas marcas que os testes não detectam, como já foi dito. Quando tinha o Tetra PlanMin, o ferro era detectado pelos testes da Nutrafin. Depois comprei o ferro na HA (não detectado) e comecei a fertilizar segundo o que eles recomendam e não tenho tido carências.

 

Falta de Co2 costuma ser uma das causas para essas algas, mas parece então ok.

 

Se colocasses umas fotos ajudava.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Como tinham pedido, aqui ficam algumas fotos, mázinhas mas ficam... O que acham disto? Há esperança?

 

Pic_14237_15.jpg

Pic_14237_16.jpg

Pic_14237_17.jpg

Pic_14237_18.jpg

Pic_14237_19.jpg

Pic_14237_20.jpg

 

O que acham de tudo isto? Afinal que tipo de algas são estas? Como me livrar delas?

 

Abraços aquáticos, please :crazyeyes:!!!!

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Como tinham pedido, aqui ficam algumas fotos, mázinhas mas ficam... O que acham disto? Há esperança?

 

Pic_14237_15.jpg

Pic_14237_16.jpg

Pic_14237_17.jpg

Pic_14237_18.jpg

Pic_14237_19.jpg

Pic_14237_20.jpg

 

O que acham de tudo isto? Afinal que tipo de algas são estas? Como me livrar delas?

 

Abraços aquáticos, please :crazyeyes:!!!!

 

 

eu ja tive isso, tens bacterias?

qual é o nivel dos fosfatos, nitratos e nitritos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja tive isso, tens bacterias?

qual é o nivel dos fosfatos, nitratos e nitritos?

 

Bactérias nitrificantes? Penso que nesse campo está tudo em ordem, o aquário está cilcado há 2 meses e o filtro utilizado era de um aquário ciclado muito maturado.

 

Quanto a nitritos e amónia está tudo a 0, o que reforça a história das bactérias, quanto a fosfatos está a 0 e nitratos entre 0 e 5 ppm...

 

Como te viste livre disto?

 

Abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá!! como estás??...,que tal em vez de te priocupares com os fertelizantes e o horario de iluminação e tal,penssares em comprar no minimo visto teres um aquario de 150l. 6/7 octocinclus arnoldi,ou 2 comedores de algas chinês (Gyrinocheilus aymonieri),ou 2 comedores de algas siamês (Crossocheilus siamensis),camaroes ou caracois,ou até mesmo ambos.

 

 

As algas são o efeito secundario de um bom biotopo,á quem diga que se um aquario establizado não ganha algas é porque não tem boas condições de agua.quando aparece uma causa natural como esta,há que resolve-la de uma forma tambem natural,neste caso introduzir habitantes que se alimentem do problema em questão,não é reduzir as horas de iluminação ou até mesmo a propria alimentação fundamental das plantas,que vais resolver um problema,muito pelo contrario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Vamos então por partes:

 

OLá!! como estás??...,

 

Está tudo bem, obrigado!!!

 

que tal em vez de te priocupares com os fertelizantes e o horario de iluminação e tal,penssares em comprar no minimo visto teres um aquario de 150l. 6/7 octocinclus arnoldi,ou 2 comedores de algas chinês (Gyrinocheilus aymonieri),ou 2 comedores de algas siamês (Crossocheilus siamensis),camaroes ou caracois,ou até mesmo ambos.

 

O meu aquário tem 105 litros reais e não 150... Os otos neste tipo de algas, não tocam nem que a sua vida dependa disso (literalmente), o CAE, "infelizmente" tenho um e digo isto porque não o consigo apanhar, é optimo para comer algas tipo pó castanho mas filamentosas coma-as eu se quiser... Os SAE, já tive em tempos e têm uma particularidade, depois de tomarem o gosto por comida de peixe, as algas passam a ser "pouco" apeteciveis. Camarões entre reds e amanos tenho uns 40 e caracois tenho 5 pomáceas por sinal bens grandes que até vão "limpando" alguma coisita...

 

Neste campo, se te lembrares de qualquer coisa que "penses" ser útil, já fiz ou já utilizei... Desde já, agradeço a preocupação e conselhos, mas sabes do que estás a falar em relação a fertlilizações e iluminação? Sabes o porquê do aparecimento de algas?

 

As algas são o efeito secundario de um bom biotopo,á quem diga que se um aquario establizado não ganha algas é porque não tem boas condições de agua.quando aparece uma causa natural como esta,há que resolve-la de uma forma tambem natural

 

Bla bla bla... Já li isso milhares de milhões de vezes e a prova que isso não é necessariamente verdade, é que há layouts lindissimos sem algas e com peixes a reproduzir, isto sim, sinal inequivoco da qualidade da água.

 

neste caso introduzir habitantes que se alimentem do problema em questão,não é reduzir as horas de iluminação ou até mesmo a propria alimentação fundamental das plantas,que vais resolver um problema,muito pelo contrario

 

A própria alimentação fundamental das plantas como dizes, é também a própria alimentação fundamental das algas e num aquário desiquilibrado, algas e plantas vão disputar esses nutrientes, o truque é introduzir apenas o que as plantas necessitam e ao mesmo tempo não existirem carências, logo, fertilizar quantas mais vezes ao dia possivel, em pequenas quantidades... Quanto à iluminação, sabendo que as plantas têm capacidade de "reservar" e as algas têm menos, limitar a luz e aniquilar a mais fraca parece ser uma boa solução...

 

Como vês, posso não ter capacidade de equilibrar todos os nútrientes mas tenho uma boa noção de como as coisas funcionam. Há pessoas que sabem muito mais disto que eu aqui no fórum e estes são conselhos dessas pessoas, é bom ouvir todos e aproveitar um pouco de tudo...

 

Cumprimentos e obrigado pela ajuda.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva de novo.

 

Desculpem o testamento no post anterior mas tinha de ser.

 

Ora bem, ponto da situação:

 

Como medidas imediatas, fiz uma TPA de 50% e depois TPAS de 25% todos os dias durante uma semana, fertilização com TMG (micros) 5ml, de 2 em 2 dias e 10ppm de K por dia e reduzi a iluminação para 8h.

 

As plantas voltaram a fazer pearling e as ludwigias repens começou a ganhar a coloração vermelha que lhe é caracteristica, quanto às algas, dei-lhes uma limpeza das boas e parece que deixaram de crescer, tenho notado ligeiras melhorias nos últimos 2 dias por isso vou esperar para ver o que vai dar.

 

Para já, TPAS, 2x 25% por semana, 5ml de TMG dia sim, dia não e K todos os dias. O que acham disto? Devo aumentar a exposição à luz de modo a dar maior capacidade as plantas de absorver nutrientes?

 

Abraços aquáticos e obrigado pela ajuda.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais