Oxigenação - Bomba de Ar nos Ciclideos - É Importante/necessária?


Valter Cardoso

Recommended Posts

Caros Amigos,

 

É importante para os Ciclideos Africanos do lago Malawi oxigenação da água?

 

No meu aquário de 250Lt's (115x50x50) tenho a saída de um dos dois filtros externos (tubo com buracos) um pouco subido para fazer bolhas, mas aquilo faz muito barulho, muito mesmo.

 

Já estive a ver em vários aquários do fórum e não vi ninguém mencionar "Bombas de Ar".

 

Se for importante, tenho duas soluções, ou compro uma Aquaclear POWERHEAD 70 ou compro uma Bomba de Ar (Rena - Acho que são as mais silenciosas) + Bomda de Circulação da SUN SUN ou Koralia MAGNUM - hydor. Qual será a melhor opção?

 

Para quem tem, a Aquaclear POWERHEAD 70 com oxigenação faz muito barulho?

 

Obrigado a todos.

 

Um abraço,

VC

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me parece que haja necessidade de bomba de ar no aquário e muito menos de sistemas ruidosos de bolhas. O que contribui para a oxigenação da água é a ondulação de superfície, as bolhas das bombas de água são "só para a fotografia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queria dizer "as bolhas das bombas de ar" em vez de bombas de água.

 

boas

 

desde que tenhas movimento de água à superficie não precisas de bolhas de ar.

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado Manel e Miraned, para vocês acham que não vale a pena a oxigenação, mais vale a movimentação à superfície.

 

Acham que mais vale apostar numa bomba de circulação sem ar, mesmo assim, se calhar mais vale a Aquaclear POWERHEAD 70, pois para além da circulação também faz alguma filtragem com o complemento.

 

Para compreenderem melhor o que eu tenho actualmente, junto envio uma foto:

DSC01736.jpg

 

Mais algumas opiniões?

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes descer um pouco a flauta do filtro, para não fazer barulho.

Basta haver alguma ondulação à superfície.

Para saber se necessitas de uma powerhead, é preciso saber qual o débito dos filtros que já tens.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para saber se necessitas de uma powerhead, é preciso saber qual o débito dos filtros que já tens.

 

Olá Paulo, para os 250Lt's, tenho um Fluval 405 com 1300Lt's/h + mais um outro externo com 700Lt's/h (o que aparece na foto - não sei o nome)

 

Tenho 4 especies com 12 peixes adultos e mais alguns alvins, 5 no máximo.

 

Obrigado,

Valter

Editado por Valter Cardoso

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo, para os 250Lt's, tenho um Fluval 405 com 1300Lt's/h + mais um outro externo com 700Lt's/h (o que aparece na foto - não sei o nome)

 

Tenho 4 especies com 12 peixes adultos e mais alguns alvins, 5 no máximo.

 

Obrigado,

Valter

Olá Valter,

Tens uma circulação de 8x o volume do aquário. Acho que é bastante aceitável. Eu não punha mais nada!

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Valter,

Tens uma circulação de 8x o volume do aquário. Acho que é bastante aceitável. Eu não punha mais nada!

 

 

boas

 

tira o ar da flauta e vira a flauta um pouco para cima de maneira a que a água à superficie tenha movimento. é isso que faz a oxigenação da água

 

e não faz barulho

 

cumps

 

manel

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais, obrigado a todos pelos comentários.

 

Acabei por comprar, a um colega aqui do fórum, uma Aquaclear POWERHEAD 50, aumenta a circulação em mais 1000Lt's (+/-) por hora e movimenta muito bem a água à superfície. Também tem um filtro adicionado ajudando assim a limpar melhor o aquário.

 

Embora já referido que não é necessário as bolhas, este filtro manda de 2 em 2 segundos pequenas bolhas e não faz barulho nenhum.

 

Vou colocar a "flauta" virada para cima, como referiu o manel, ajuda mais ainda na movimentação.

 

Obrigado novamente,

Um abraço,

Valter Cardoso

 

P.S. Vejam este meu novo projecto, preciso de OPINIÕES e IDEIAS:

D.I.Y. - Projecto Maternidade, Aquário de Crescimento em cima do Aquário - Tipo Sump, AJUDA...

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais