Algas nos vidros e nas rochas


hugoneto

Recommended Posts

Viva,

 

Diariamente aparecem-me mais e mais algas nos vidros do aqua e nas rochas, sobretudo na zona do aqua mais a descoberto de plantas, ou seja, mais sujeitos a iluminação directa da calha. Isto é normal? Como posso evitar ou reduzir o aparecimento?

 

Sei que é normal aparecerem algas nos vidros, mas assim com tanta "força"? Será normal?

 

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Normalmente quer dizer excesso de iluminação e / ou nitratos. Como tal, eu recomendaria primeiro medires os nitratos. Se o nível for alto, há que incrementar as TPA's não esquecendo uma boa aspiração do fundo. Se o nível de nitratos for normal, reduzir o tempo de iluminação não esquecendo as TPA's em força (50% para começar e 20% diariamente até veres resultados).

 

Em princípio, com estes procedimentos verás que as algas vão desaparecendo.

 

Espero ter ajudado,

Um abraço

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

O aquario está apenas parcialmente plantado - praí 1/4 da área total - essencialmente a metade direita ao fundo do aquario.

Em termos de iluminação, tenho uma calha com 4x36W 7200 k.

 

Está ligada sempre das 14h às 00h00 - 10horas.

Acham muito? Será isto?

 

Não tenho CO2 e uso um fertilizante líquido genérico (diz "fertilizante completo") 1 vez por semana.

 

O aqua é este, embora actualmente tenha um pouco mais de plantas - acrescentei umas echinodorus e mais uma red special que me foi oferecida aqui por um membro.

2971513377_17feccfed2_o.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O ideal seria colocares o setup do aquário para se avaliar as condições no geral. Como sabes, a regra básica da iluminação, em termos gerais, é de 1 watt / litro.

 

À partida eu reduziria o tempo de iluminação para 8 horas diárias ( se realmente a potência for 1 watt / litro).

 

Fertilização líquida feita semanalmente parece-me demasiado. Normalmente faz-se de 4 em 4 semanas mas poderá depender da marca. Convém certificares-te das indicações na embalagem.

 

Abraço

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu acho que o problema então pode ser esse... porque pela água que tenho neste momento no aqua talvez já esteja nos 1W/Litro. E estou com a iluminação em 10/11h por dia. Vou tentar reduzir para 8h para ver se melhora.

 

Também gostava de saber se a colocação de um filtro UV pode ajudar nisto... Eu tenho neste momento um Fluval 305 externo, como posso aplicar filtragem UV? Algum conselho?

 

Vou ttambém procurar começar a fazer fertilização CO2...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Reduzi a iluminação para 8h/dia e as algas pararam de evoluir. Agora preciso de colocar uma equipa de limpeza para tratar da manutenção dos vidros e das rochas.

 

Fauna actual:

- 5 Tetra do Congo (os meus favoritos!)

- 5 Ramirezi

- 3 Botia Palhaço

- 2 Danio Zebra

 

Estou a pensar em colocar:

- 2 CAE (não tenho a certeza se estes são os que nas lojas se vendem como "limpa vidros"; alguém pode confirmar?)

- 2 Corydora albina

 

Acham suficiente? Gostava de acrescentar uma ampulárias e uns Red Cherry, mas aqui na minha zona não consigo encontrar... já ando há várias semanas à procura... alguém tem a mais que pudesse ceder ou mesmo vender?

 

Quanto à fertilização CO2, ainda não avancei porque como vou mudar o meu aqua de sítio lá em casa dentro das próximas duas-três semanas (e aproveitar para fazer uma remodelação ao setup), só vou colocar o CO2 depois disso - já tenho tudo o que é necessário.

 

Obrigado desde já!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Reduzi a iluminação para 8h/dia e as algas pararam de evoluir. Agora preciso de colocar uma equipa de limpeza para tratar da manutenção dos vidros e das rochas.

 

Fauna actual:

- 5 Tetra do Congo (os meus favoritos!)

- 5 Ramirezi

- 3 Botia Palhaço

- 2 Danio Zebra

 

Estou a pensar em colocar:

- 2 CAE (não tenho a certeza se estes são os que nas lojas se vendem como "limpa vidros"; alguém pode confirmar?)

- 2 Corydora albina

 

Acham suficiente? Gostava de acrescentar uma ampulárias e uns Red Cherry, mas aqui na minha zona não consigo encontrar... já ando há várias semanas à procura... alguém tem a mais que pudesse ceder ou mesmo vender?

 

Quanto à fertilização CO2, ainda não avancei porque como vou mudar o meu aqua de sítio lá em casa dentro das próximas duas-três semanas (e aproveitar para fazer uma remodelação ao setup), só vou colocar o CO2 depois disso - já tenho tudo o que é necessário.

 

Obrigado desde já!...

 

 

Olá

 

Não consegui verificar quais as algas que falas.

 

Os CAE's poucas ou nenhumas algas te vão comer, crescem muito e fazem pouco.

 

Tens ramirezis que são predadores naturais de camarões, por isso esquece os red cherrys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu acho que o problema então pode ser esse... porque pela água que tenho neste momento no aqua talvez já esteja nos 1W/Litro. E estou com a iluminação em 10/11h por dia. Vou tentar reduzir para 8h para ver se melhora.

 

Também gostava de saber se a colocação de um filtro UV pode ajudar nisto... Eu tenho neste momento um Fluval 305 externo, como posso aplicar filtragem UV? Algum conselho?

 

Vou ttambém procurar começar a fazer fertilização CO2...

 

Não.. o problema pode não ser esse. Já fizeste os testes ao NO3 e PO4?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo

 

Então essas plantas safaram-se?

Vais ver que isso com o tempo estabiliza. Para já dá-te por contente em o crescimento das algas ter abrandado.

 

Falta-te definitivamente uma equipa de limpeza.

Se fosse a ti metia 3/4 Corys, umas Ampulárias e uns Ottos. Também podes meter um SAE ou um Ancistrus.

Não te metas nos CAE, tenho 2 no meu aquário e o meu maior desejo era conseguir tira-los. São o terror do aquário e nas algas já não tocam agora que cresceram.

Se quiseres mesmo meter, mete só 1. Um dos meus já está tão grande (10cm) e tão bruto que agarra as minhas ampulárias com a boca e literalmente anda a passear com elas na pelo aquário. :P Para além das investidas que fazem contra os meus Escalares. O unico peixe que tenho no meu aquário que lhes faz frente, especialmente na hora da alimentação é o meu Ancistrus SP (7/8cm) que definitivamente não está para os aturar e pôe ordem na casa. :twisted:

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mário,

 

Sim, as plantas estão impecáveis e a desenvolverem-se bem. Muito obrigado!

 

Então acho que vou mesmo optar por uns Corys.

Quanto a ampulárias aqui na minha zona nao encontro... já procurei, procurei...

 

Queria arranjar umas que não cresçam nem se reproduzam muito, se alguma alma caridosa puder ajudar... estou disposto a comprar a quem tiver a mais...

 

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo

 

Atenção que as Corys apesar de fazerem parte da equipa de limpeza, não comem algas. Por outro lado são optimas a liompar restos de comida no fundo do áqua.

Para algas mesmo, tens os Ottos, caracois (alguns), camarões (alguns), CAE, SAE, Plecos, Ancistrus, etc...

Caso não consigas arranjar caracois na tua terra, podes sempre mandar vir do jardim submerso por exemplo ou então dá uma volta pelos classificados do forum.

 

Não sei se existe pela tua zona algum Bricomarche, por aqui costumam ter sempre ampulárias, as minhas foram compradas lá.

Mas vê lá não tragas das que comem plantas, normalmente são castanhas e bem grandes.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mário,

 

Obrigado pelas dicas.

 

Acabo de acrescentar ao meu aqua 3 Corys Leopardus (para limpeza de fundo) e 3 Ancistrus (para limpeza dos vidros).

Agora só me falta arranjar as ampulárias, mas levanta-se agora uma questão - as ampulárias não vão ser um petisco para os Ramirezi?

 

Que espécie de ampulárias aconselhas?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mário,

 

Obrigado pelas dicas.

 

Acabo de acrescentar ao meu aqua 3 Corys Leopardus (para limpeza de fundo) e 3 Ancistrus (para limpeza dos vidros).

Agora só me falta arranjar as ampulárias, mas levanta-se agora uma questão - as ampulárias não vão ser um petisco para os Ramirezi?

 

Que espécie de ampulárias aconselhas?

 

Abraço.

 

Olá Hugo

 

Em principio não deves ter problemas com as ampulárias e os Rams.

Também tive algum receio com as minhas ao principio por causa dos escalares, mas é mais curiosidade do que agressividade.

Mas, só agora reparei que tens Botias :mad: . Nesse caso a história é outra, esses sim podem ser perigosos para as Ampulárias.

Se calhar é melhor desistir da caracolada e do marisco. beer A não ser que compres um pack de minis para as Botias e Rams. :D

Não sei se 3 Ancistrus juntos não darão molhada. :shock: É melhor ficares atento à agressividade entre eles, já ouvi dizer que mais que um macho no mesmo aqua dá molho.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Mário,

 

Obrigado pelos teus comentários, sempre muito valiosos.

 

De facto também já tinha lido sobre o "interesse" dos Botias pelas ampulárias, mariscos, etc... :P

 

Em relação aos Ancistrus, comprei 3 mas ainda muito muito pequenos. Para já tudo ok, só de ontem para hoje já notei uma diferença ENORME nos vidros... estão a trabalhar no duro!

 

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais