Alimentação de Ciclideos


Recommended Posts

Olá,

Será que devo dar "Tubifex"aos ciclideos (Labidochromis caeruleus).

Alguém me pode ajudar nesta questão?

Desde já muito obrigado.

 

Viva,

 

O tubifex, não aconselho a dar a mbunas e diga-se de passagem a nenhum peixe.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TUBIFEX

 

É um verme de esgoto, parecido com um minhoca vermelha fina que alcança de 1 a 5 cm de comprimento. Óptimo alimento para os peixes, rico em gorduras, mas tem o grande defeito de eliminar um ácido junto com as fezes, o que pode baixar o pH da água, por isso, deve ser muito bem lavado e administrado aos peixes em pequenas quantidades para que seja consumido imediatamente, de preferência em comedouros próprios que são facilmente encontrados nas lojas de aquários, só deve ser dado duas vezes por semana aos peixes, por causa do excesso de gordura, para peixes de tamanho pequeno pode ser cortado em pedaços. Normalmente vivem em colônias de centenas ou milhares de indivíduos movimentando-se sem parar, em esgotos, areia ou lodo, onde se enterra ao menor perigo.

 

Tubifex vivo

29_guppies_tubifex.jpg

 

Não é aconselhável capturá-los, o ideal seria comprá-los em lojas especializadas onde (supostamente) já estarão limpos, mas o modo mais seguro é serem administrados aos peixes somente tubifex secos para assim serem evitados riscos de contaminação. Mas se optares pelo alimento vivo, deve ser dado vivo, o que é fácil de saber pois os mortos ao invés de vermelhos, são brancos.

 

Tubifex seco ou liofilizado

FD%20TUBIFEX.jpg

 

 

 

No entanto, não recomendo... na mesma... dar tubifex aos peixes tal como o Nuno Correia disse no post anterior... há sempre o risco de contaminação !

 

E digo-te já... já tive muitas desilusões à custa do tubifex ::D:

Editado por Pterois Volitans

the 2nd best way to free stress in a natural way....

...LOOK at the Aquarium...

 

O Echinodorus Gigante ** O Mangal **

** Duboisi & Frontosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Agradeço desde já a vossa ajuda.

Fiquei então esclarecido sobre o Tubifex

Sendo assim não vou dar Tubifex aos meus peixes.

Mais uma vez muito obrigado pelos vossos esclarecimentos e acima de tudo pela vossa ajuda.

:)

Cumprimentos.

Júlio Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais