[opinião] Movel para 200L


Recommended Posts

Boas.

 

O meu aqua de 200L tá quase pronto :shock: .

Só tenho um problema bem bicudo agora... o movel para o meter em cima.

O problema são os perto de 300Kg que estimo que o conjunto aqua+ equipamentos venha a ter.

 

Assim estou a pedir a opinião à malta que tem "bichos" de 200L em casa. As minhas hipoteses em móveis são as seguintes:

 

1- Contraplacado maritimo (à prova de água e muito resistente) de 2cm de espessura.

2- Vigas de pinho de 7X7 cm para estrutura e revestido a madeira.

3- Estrutura em ferro, revestida a madeira depois.

4- Estrutura de estante de ferro revestida a madeira.

 

Já sei que ferro é muito bom :wink:

Mas o que queria era mesmo saber da malta que tem aquas de 200L ou maiores como é que os têm.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Darius,

 

Eu tenho um aqua de, aproximadamente, 200lts! Mas eu,quando comprei o aqua, comprei tambem o movel com que ele vinha. Mas eu vou mandar este movel para o "lixo", vou tentar vende-lo senão fica para a minha mãe por as tralhas dela. E vou ao MestreMaco, no RetailPark em Taveiro e há lá uns móveis 5 * ! Por isso, como tambem es da zona de Coimbra, aconselho-te a ires lá! Entras no MestreMaco, cortas logo à esquerda e encontras logo a zona destinada aos animais!! Depois olhas pa cima nesses corredores e o que ves mais são móveis pa aquas!!

Espero ter ajudado!

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estou a montar um com 200x75x60.

A solução que encontrei foi construir uma estrutura metalica com tubo quadrado galvanizado com diametro de 50 mm que depois é pintado e forrado a madeira. O tubo não é caro, e se conheceres alguem que faça uns cordanitos a semi-automatica melhor ainda, mesmo que mandes fazer numa serralharia não é caro e dura para toda a vida.

 

 

Até Sempre

Lavinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Frenchy: Acreditas que vou n vezes ao maco e nunca lá vi esses moveis??????? E olha que fui mesmo à procura deles! Da proxima vez que lá for vou ver com mais atenção.

 

@Lavinha: tubo galvanizado é uma solução 5 estrelas. O problema é fixar (soldar?) os elementos. Pediram-me 60!!! Euros de mão de obra para fazer uma coisa dessas :shock::wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta-lhe a parte estetica que é muito importante para a aprovação delas! "Vais deixar esses tijolos ai?" "nem penses" "quero lá saber do aquario...nao quero é os tijolos ai!"

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta-lhe a parte estetica que é muito importante para a aprovação delas! "Vais deixar esses tijolos ai?" "nem penses" "quero lá saber do aquario...nao quero é os tijolos ai!"

Bingo!

 

Ainda por cima vai ficar na sala de jantar... ideias welcome :?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius, se fores pela descrição que te fiz vais lá ter e encontras!! Eu tou a ponderar ir lá comprar um!! Não sei é preços e tamanhos!! Mas ponto! Espero ter ajudado! ptt bem !

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Frenchy... os moveis que eles lá têm não aguentam os perto de 300Kg do aqua.

Nenhum deles. Até porque nem são móveis para aquário.

 

Mas já resolvi o meu problema.

 

Fui a uma empresa aqui de cbr que comercializa material de escritório e coloquei-lhes o problema.

E a resposta foi muito simples :roll:

Uma estante para carga pesada, tipo aquelas que se usam nos hipermercados. Tem 1,5M de comprimento, 1M de altura (regulavel) e aguenta cargas até 1500KG. É um bocadito feia (prumos azuis com barras laranja) mas é estável e principalmente sei que aguenta bem o peso que lhe vou colocar em cima. Alem disso não me parece que seja estante de se virar facilmente.

 

Paguei (ainda vou pagar) 95€ e vêm trazer e montar aqui em minha casa.

O sistema é o mesmo que as estantes que se vendem no maco com a diferença que as estantes vendidas no maco não aguentam nem de perto 300KG (quando perguntei ao fabricante se podia por um aqua de 300Kg em cima a resposta foi : "Quantos aquas quer comprar?" )

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Darius, nao deves ter ido ao mesmo sitio que eu. Conheco muita gente que tem aqueles moveis para aquas e aguenta na boa! Os que te disse sao mesmo para aquas! Tenho um primo, o Ricardo Lacerda, tambem anda por ai no forum, que tem um movel desses, com um aqua salgado em cima, e aguenta na boa! E inda pos livros e mais coisas la dentro, bem como o filtro e mais tretas! Os que eu disse dao perfeitamente..Mas se ja resolveste, inda bem! isso e que e preciso!

Porta te bem

 

Frenchy

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe

 

Como te disse fui lá, fui direitinho à parte animal.

Moveis de aqua (aqueles pretos em contraplacado) nem cheiro. Nem um para amostra.

Na parte dos móveis de madeira têm alguns para TV mas para aqua, nada.

 

Vi um móvel desses para aqua no continente mas custava perto de 200€ e tinha menos 5 cm na largura do que eu precisava. Era um movel da aquapor concebido para um aqua da série magnum.

Este que encomendei tem a vantagem de ser uma estrutura bem sólida e que tenho a certeza que vai aguentar até com um aqua de 1,5M e uma sump se eu quizer.

E de resto estou a pensar forrar o exterior com madeira e nessa altura sei que vai ficar 5 estrelas :P

Mas para já o requisito principal que era ser muito resistente está conseguido.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos só na segunda ou terça pois é só nessa altura que mo entregam cá em casa.

Mas podes ver o website do fabricante:

http://www.litan.pt/estant_p.htm

(o tipo de estante é a picking. A de cantoneira é a que encontras no maco por exemplo e que não aguenta mesmo pesos elevados.)

 

A estante tem 1M de altura por 1,5M de comprimento por 50Cm de fundo, vem com 2 grupos de travessas e ainda pedi 2 travessas extra que permitem ligar a duas travessas horizontais, permitindo distribuir o peso por toda a estrutura.

A capacidade de carga suportada por nivel nesta estante é de perto de 1500KG.

 

Preço com entrega e montagem em minha casa e iva incluido: 95 Euros.

 

A empresa que ma vendeu não posso referir aqui no forum o nome. Posso-te dizer que fica na adémia, numa cortada à direita mesmo antes da rotunda do modelo/coimbra retail park (para quem vem do lado do IC2)

Se precisares mesmo assim do nome manda-me uma MP.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desaconselham que se coloque o aquário em cima de um móvel de casa (tipo um aparador ou um móvel qualquer de apoio), desde que suficientemente resistente, claro? Para ser franca, ainda nem comprei o aquário (quero estudar bem a lição primeiro), mas estou a considerar um com pelo menos um metro de comprimento (comecei por pensar num de 60 cm... por este andar, ainda vou comprar um de dois metros... :P )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Darius obrigado! Ando a fazer umas medicoes. Preciso memo de outro movel! AInda nao me decidi. Tenho de estudar tudo muito bem!

 

Totinda, vais comecar com um de um metro?! Tens de estudar mesmo muito! Depende do movel!! Depende de que e feito, depende de muita coisa. Se for um de pes, tipo 4 pes, nao aconselho. So aconselho naqueles que assenta todo ele no chao uniformemente!

 

Portem se,

Frenchy

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário de um metro é muito? Um amigo aquariófilo disse-me que, no mínimo, devia ter 60 centímetros de comprimento, e que o ideal até era maior, porque, quanto maior o aquário, mais estável fica o biótopo criado. Querem lá ver que o malandro me enganou?! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do aquário.

 

1L de água pesa mais ou menos 1Kg.

A juntar a isto temos:

1- Peso do vidro (quanto mais grosso mais pesado)

2- Peso da areia, rochas (quanto maior mais areia,rochas vai levar e daí mais pesado fica)

3- Peso do equipamento e peixes.

 

Um aquário de 200L pesará só em água perto de 200Kg.

100Kg para o resto não é demais.

 

Olhando depois para o apoio.

 

O apoio de um aquário deve ser perfeitamente plano para evitar que a pressão num determinado ponto aumente demais o que pode provocar fissuras e quebra de vidros.

A madeira tem o péssimo defeito de entortar quando é molhada e está sempre sujeita a caruncho se não for tratada.

 

Ora água é algo que existe sempre perto dum aquário, quanto mais não seja quando de fazem mudanças de água.

 

Se o aquário for até 100, 120L não estamos a falar de "pesos pesados" e por isso a maioria dos moveis é adequado desde que apresentem uma superficie plana e sejam suficientemente robustos.

Quando se atinge os 200L começamos a entrar num campo em que lidamos com muito peso e não queremos correr riscos nenhuns.

 

Não queremos 200L de água no chão da sala , nem queremos estar preocupados que alguma criança possa ir brincar para o pé do móvel e o vire. É de lembrar que as crianças têm algum fascinio pela água e por animais e como tal a sua curiosidade em ir ver os peixinhos será bastante.

 

Assim eu pelo menos, embora ainda não tenha filhos já previ essa situação e procurei um móvel robusto que sei que me apresenta algumas garantias.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não queremos 200L de água no chão da sala

 

 

Acrescentando so uma coisa a isto...Nem queremos peixes mortos, vidros partidos, moveis partidos, dinheiro deitado a rua, etc. Quanto a crianca, se vira se um desses pa cima dela, morria... Por isso, mais vale prevenir do que remediar...Estudem bem tudo antes de comprar/montar um aqua...

 

Portem se,

 

Frenchy

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, por isso é que ainda não comprei nada. Há que estudar primeiro a situação. Crianças não há, cá em casa, mas há gatos, o que vem a dar quase no mesmo... :P

Pretendo colocar o aquário no escritório... Pensei pô-lo em cima de um móvel resistente apenas por uma questão estética. Como a função do aquário será essencialmente decorativa, ficaria "foleiro" montar uma armação em ferro no canto do escritório... :evil: Em cima do um móvel, seria mais fácil integrá-lo na decoração da casa... penso eu de que... :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ois, eu tenho um aqua de 90 cm , sei k peso total do aqua com tudo lá dentro rnda os 300 Kg, optei por fazer eu o meu movel. Fiz uma estritra com tubo quadrado de 3,5 cm2 bem reforçada (kem a soldou até disse k era exagerdado mas enfim) depois foi o trabalho de pintar tudo e forrar com madeira por fora. Quem olhar diz k aquilo n aguenta nada, mas abrindo as portas lá está o esqueleto bem forte. Como eu fiz a estrutura até dava para por uma folha de papel por debaixo do aqua :P . Para quem tem onde soldar, e ker uma coisa resistente penso k fazer á medida ainda é a melhor opção, E a minha opinião.

O que foi nunca mais volta a ser....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem tem onde soldar, e ker uma coisa resistente penso k fazer á medida ainda é a melhor opção, E a minha opinião.

Pois também concordo.

Mas o problema é mesmo ter quem perceba de soldas e não se importe de soldar o esqueleto.

A solda será o ponto fraco da estrutura e se não estiver bem é mesmo por aí que os problemas acontecem.

Pedi um orçamento para um esqueleto desses... 95€ foi o preço que me deram dos quais 60€ eram mão de obra, 20€ eram materiais e o resto era IVA... não é fácil.

 

@Totinda:

Concordo com o "foleiro" :wink:

Mas lembra-te que não é preciso que a estrutura se fique a ver. Eu posso perfeitamente ir a um sitio onde vendam madeiras, comprar e pedir que me cortem madeira do tipo que eu quiser (no meu caso será cerejeira) e pronto... sai um móvel todo bonito que ninguém diz que tem uma estante de ferro no seu interior.

O importante é que a estrutura aguente... o resto é "cosmetica" :oops:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, pessoalmente, dou preferencia à eficiencia e nao à estetica! Claro que a estetica tem sempre peso mas por exemplo, posso ter a oportunidade de escolher 2 moveis: um e muito bonito mas pode nao aguentar e o ourto nao e tao bonito (sem ser horroroso mesmo...) mas aguenta com o aqua que eu tenha e um dia quero comprar um maior e aguenta na mesma... Eu escolheria o 2º! Outra coisa, se mandares fazer, nao facas a medida do aqua que queres comprar, porque com o passar do tempo, e quando o vicio se acumular, vais dizer: quero um maior...e assim ja tas preparada e ja tens movel para ele! Experiencia propria...agora tenho de comprar um movel novo :wink: paciencia! Mas e bom sinal! sinal que daqui a uns tempitos o meu aqua deixa de ter 200ltx e passa a ter 300 ou 400!!

 

Portem se,

 

Frenchy

Portem-se,

 

Cláudio Espírito Santo

 

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.