Lista de peixes de aquário que aguentam o inverno no lago


Recommended Posts

Viva,

 

Há centenas de peixes que podem ser mantidos em lago todo o ano, pelo menos nas zonas litorais de clima ameno, de Lisboa para sul.

 

O lago deve, é claro, ter uma profundidade razoavel (pelo menos 1 metro) e receber luz solar.

 

Esta é uma lista não exaustiva, baseada na minha experiencia e na de alguns amigos:

 

Começando pelos óbvios - os peixes que já existem na natureza, em Portugal:

  • [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]
  • Chanchito (Australoheros facetum)
  • Perca do sol (Lepomis gibbosus)
  • Verdemã (Cobitis marrocana, Cobitis calderoni, Cobitis paludica)
  • Pimpão (Carassius auratus, Carassius carassius)
  • Esgana-gata (Gasterosteus aculeatus)
  • Caboz de água doce (Salaria Fluviatilis)
  • Fundulus heteroclitus
  • Gobio gobio

Outras Espécies

 

Killies

  • Aphanius mento
  • Aphanius sophiae
  • Aphanius danfordii
  • Aphanius iberius
  • Fundulus cingulatus
  • Jordanella floridae
  • Austrolebias nigripinis
  • Austrolebias alexandri

Viviparos

  • Heterantia formosa
  • Ameca spledens
  • Phalocerus caudomaculatus
  • Xenotoca eiseni

Ciclideos

  • Gymnogeophagus meridionalis

Barbos

  • Barbus semifasciolatus (Barbo doirado)
  • Puntius conchonius (Barbo rosado)

Anabantideos

  • Macropodus opercularis (Peixe do paraiso)
  • Betta splendens

Peixes Arco-Iris

  • Melanotaenia splendida
  • Bedotia madagascarencis

Corydoras

  • Corydoras paleatus

Outros

  • Danio rerio (Zebra)
  • Tanichthys albonubes (Falso neon)

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A resalva eram as zonas litorais de temperatura amena, de Lisboa para sul.

 

Há uns anos atrás conheci um aquariofilista que criava bettas num lago enorme - femeas e macho todos juntos! O curioso é que num lago gigantesco não se matavam uns aos outros.

 

Miguel

 

Betta splendens nao devera aguentar temperaturas de 12 e 13 graus a que cheja a nossa agua no inverno e ainda mais quando congela a superficie da agua muito menos :evilbat:

 

CUmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de ver umas fotos disso ! :D

 

meridionalisodessa3Small.jpg

 

meridionalis_lake1Small.jpg

 

meridionalisodessa2Small.jpg

 

odessa_grandeplanoSmall.jpg

 

meridionalisodessa1Small.jpg

 

CardumeSmall.jpg

 

... alguns exemplos.

 

P.S.

 

Miguel, na próxima Primavera já te digo se podes juntar Puntius ticto "Odessa" ao lote! ;)

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses garantidamente aguentam, até existem no Nepal!

 

Mais um para a lista.

 

Miguel

 

Miguel, na próxima Primavera já te digo se podes juntar Puntius ticto "Odessa" ao lote! ;)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo

 

Onde vives as possibilidades dos P. sp. odessa( já estão descritos mas não me lembro do nome) e dos Amecas sobreviverem são muito pequenas. Mais para sul há anos em que sobreviverão e outros que não. Climaticamente estão no limite do suportavel.

 

Abraço

Paulo José

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo...

 

... quanto às Amecas o meu receio é o facto de serem "peixes de aviário", pois na natureza chegam a ter 2 a 3 picos anuais de temperaturas negativas. De qualquer forma estou a monitorizar... o lago está, agora, por volta dos 15ºC à noite e à superfície. Seja como for não irei arriscar as populações inteiras... ficarão, apenas, alguns, poucos, exemplares para teste.

 

Abraço

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sabia... mas fiquei com a certeza que os Amecas aguentavam, quando uma vez os retirei em Dezembro de um aquário que tinha no exterior (náo do lago) após ter medido a temperatura da água pela manhã e me ter assustado: 4 C.

 

A esta temperatura os ameca estavam tão vivaços como a 25.

 

Miguel

 

Paulo...

 

... quanto às Amecas o meu receio é o facto de serem "peixes de aviário", pois na natureza chegam a ter 2 a 3 picos anuais de temperaturas negativas. De qualquer forma estou a monitorizar... o lago está, agora, por volta dos 15ºC à noite e à superfície. Seja como for não irei arriscar as populações inteiras... ficarão, apenas, alguns, poucos, exemplares para teste.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Os Ameca são peixes tropicais de altitude e vivem numa zona não muito longe do tropico. Isto quer dizer que no Inverno há uma descida de temperatura moderada que pode chegar aos 14ºC mas não é comum, e que dura pouco tempo.Assim a questão é que a especie até aguenta baixas temperaturas mas durante quanto tempo? O Miguel Andrade tem Amecas que passaram o Inverno num lago em Santo André, portanto é possivel, não acredito é que se possa fazer isso todos os Invernos... Sei de experiências com Godeideos e Tilapias no Algarve e noutros locais que correram mal no Inverno.

Existem imensas especies que se podem ter no nosso clima, é pena que geralmente os peixes dourados e as Kois ocupem lagos que poderiam ter coisas bem mais interessantes. Temos que espalhar a palavra...

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo... como sou meio chanfrado tenho vindo a acompanhar o regime térmico do local de proveniência das Amecas e comparando com o regime térmico da zona onde tenho o lago... até agora andam quase de braço dado no que toca às mínimas verificadas! :D

 

Quadro

 

Curiosamente até agora têm estado mínimas mais agradáveis na zona onde moro do que em Lisboa. Não é infrequente sair do trabalho cheio de frio e chegar a casa e estar uma temperatura não demasiado desconfortável. Tem é chovido tremendamente, muito mais que em Lisboa! TPAs para o lago e rega grátis... não fosse o incómodo de me ensopar todo até chegar ao carro!

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais 3 para a lista! Alguem mantem o portalegrensis em Portugal? Mantens, Gil?

 

Miguel

 

 

 

 

À lista dos ciclideos podes acrescentar os:

 

- Herichthys cyanoguttatus

- Aequidens Portalegrenses

- Gymnogeophagus Rabdhotus

 

São os que me lembro de momento :D

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Minha nossa!! Finalmente um topico interessante, pelo menos a meu ver!! Muito bem, apoio a 100%, podemos ter um lago e transforma-lo num mar de vida e cores e comportamentos interessantes, com variadissimas especies de peixes bonitos que existem e que se aguentem o inverno, com as condiçõs devidas tambem! Parabens!!

 

Cumprimentos

 

Micael Guia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Excelente tópico...vem mesmo a calhar...

 

Acrescentava os CAE (comedor de algas chinês), camarões red...

 

Alguns dos que me tinha lembrado já estão na vossa lista...

 

Pergunto, dos que foram referidos quais os mais indicados para combaterem as algas...

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Ricardo, as minimas são parecidas sim, à noite! De dia a temperatura vai para perto dos 30ºC! E isso é tipico dos climas de altitude. O problema é que no nosso inverno as temperaturas ficam baixas durante meses e não só durante a noite... No entanto com os Godeideos e com outras especies de altitude como com a Xiphophorus evelynae ou até com a X. variatus há possibilidades em sitios de clima ameno de tentar fazê-las passar o inverno mas é muito arriscado.

O Cichlasoma "portalegrensis" pertence ao grupo do C. bimaculatum e é impossivel dizer de onde é que os exemplares presentes no hobby são originarios. É muito dificil distinguir as especies deste grupo e o C. "portalegrensis" está presente na aquariofilia há imensos anos e nem sequer há a certeza de que se trate mesmo da referida especie ou sequer se ainda é valida. Existem sim, especies proximas no Uruguay, Argentina e sul do Brasil que aguentam o nosso clima mas é muito dificil obtê-las na Europa pois que não são coloridas, isto apesar de serem faceis de reproduzir.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade! Os camarões... Muito provavelmente grande parte dos camarões asiáticos, como Caridina e Neocaridina poderão aguentar.

 

Alguém já manteve red cherrys durante o inverno? Eu já tentei mas acho que não aguentaram... os peixes. Tudo quanto é ciclideo adora marisco.

 

Sobre os CAE é possivel, sem certezas.

 

Sobre o combate às algas: Possivelmente plecos e companhia serão boas opções.

 

E por falar em plecos: existem varias especies no Sul do Brasil, Uruguai e Argentina - esses peixes iriam adorar o clima português.

 

Há uma planta que é preciso controlar com peixes: a Lemna. Se não o fizermos ocupará a toda superficie e MATA o lago por asfixia (torna-o aneróbico).

 

Por outro lado, a lemna é um optimo alimento vegetal e muitas especies a apreciam.

 

A lemna nunca aparece no meu lago, a não ser bem escondidinha, entre as rochas das margens. Por outro lado, por vezes tenho recipientes que ficam infestados. Chego a tirar QUILOS e a colocar nos aquários de ciclideos. É um optimo alimento, não suja a água (até a limpa enquanto dura) e que fica sempre à disposição dos peixes para ser consumido. Dois ou três quilos de lemna duram uma semana num grande aquário de ciclideos.

 

Miguel

 

 

Acrescentava os CAE (comedor de algas chinês), camarões red...
Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei de pessoas que mantêm Red Cherry em tanques no exterior. Eu fiz a tentativa mas a coisa não correu muito bem. Desapareceram. Mas julgo que foram comidos e não que tenham desaparecido devido ao clima.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel vai actualizando a lista no primeiro post.

 

Mas só com as espécies que se tenha mesmo a certeza que suportam o Inverno no exterior. Não coloques as suposições. Actualiza apenas com as que comprovadamente, devido à experiência de qualquer um, suportam.

 

Sabemos que algumas espécice de plecos e afins suportam o Inverno, mas terão que ser as capturadas nessas zonas mais frias do Uruguai, Argentina e Brasil, por isso podemos falar delas e poderão ser adicionadas à lista mas com a devida ressalva para não acontecerem desastres com alguns destes animais sem necessidade.

 

Ah, sim, já me esquecia dos Mogurnda Adspersa que também suportam.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais, há algumas espécies de apistos que também deverão suportar: Commbrae e Borelli. Mas lá está, com a devida ressalva do local de colecta.

 

Também algumas Crenicichlas e, mais giro ainda, Raias.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais