acasalamento de discos


Carlos Trabuco

Recommended Posts

Boas a todos.

Tenho, ao que tudo indica, um casal de discos recém formado no meu aquario.

Tremem muito um para o outro e enxotam todos os outros do local onde estão a fazer a limpeza que por acaso é um tronco.

Queria perguntar aos entendidos, quanto tempo pode demorar este ritual de limpaza do local, antes da colocação dos ovos?...isto se for casal, claro.

 

Obrigado

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

Tenho, ao que tudo indica, um casal de discos recém formado no meu aquario.

Tremem muito um para o outro e enxotam todos os outros do local onde estão a fazer a limpeza que por acaso é um tronco.

Queria perguntar aos entendidos, quanto tempo pode demorar este ritual de limpaza do local, antes da colocação dos ovos?...isto se for casal, claro.

 

Obrigado

 

Carlos Trabuco

 

com o casal que aqui tenho quando começam a limpar o cone ao fim de dia e meio a dois poem ovos

José Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus ja andam ha 2 dias a limpar o tronco e nada de ovos. será porque andam a ser incomodados por um azul cobalto, por sinal, o dominador la do sitio?

Se os mudar de aquario, pode resultar?

Cone não tenho, nem existe aquí à venda, o tronco é demasado grande, será que com uma telha de barro resulta?

 

Obrigado

 

Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus ja andam ha 2 dias a limpar o tronco e nada de ovos. será porque andam a ser incomodados por um azul cobalto, por sinal, o dominador la do sitio?

Se os mudar de aquario, pode resultar?

Cone não tenho, nem existe aquí à venda, o tronco é demasado grande, será que com uma telha de barro resulta?

 

Obrigado

 

Trabuco

 

Boas

 

Na minha opiniao eu deixava a natureza actuar.Mais tarde se quiser tentar separa-los, compra tubo pvc, fura e mete duas ventosas para colar ao vidro. Fica qualquer coisa deste género:

 

http://www.discusmaster.com/imagens_estirp...in/IMG_0362.JPG

 

http://www.discusmaster.com/imagens_estirp...ze/IMG_9937.JPG

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Na minha opiniao eu deixava a natureza actuar.Mais tarde se quiser tentar separa-los, compra tubo pvc, fura e mete duas ventosas para colar ao vidro. Fica qualquer coisa deste género:

 

Ola amigo Varez.

Por agora, como sou ainda inexperiente nestas coisas de discos, vou ver como se comportam no aquario comunitario, se realmente vir ovos e estes não derem em nada, vou então construir um aquario de 60x50x50, e muda-los para lá e então colocar o tal tubo de PVC, se entretanto não arranjar um cone. Mas eu acho que com uma telha tambem dá, verdade? pelo menos foi o que li por ai na net.

Tambem ja li que poderia colocar uma rede fininha, dentro do comunitario e separar, dessa forma, o possivel casal.

Vamos ver no que dá isto.

 

Mais uma vez obrigado amogo Varez

 

Abraço

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo...

 

Por enquanto pode deixar estar os discus no comunitario e ver o que acontece.Se não resultar devido a agresssividade ou mesmo predação do ovos pode construir um aquario para os separar.Quanto à telha é sim uma boa ideia, no entanto tem a alternativa do tubo pvc como falei que tem a vantagem de ocupar pouco espaço, e poder movimentar-se para poder baixar o nivel da agua quando os pequenos passam a fase natatória.Outra alternativa muito usada é substituir o cone de desova por uma vaso de barro pequeno.Por cá costumam-se encontrar em hipermercados e custam à volta de 1 euro, de certeza que deve ser facil de encontrar em qualquer loja tipo horto/florista etc que tenha material de jardim à venda....Neste tópico tem foto do uso de um vaso e de um tubo pvc....A ultima foto é de um vaso...Boa sorte com a postura....

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t70766.html

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo...

 

Por enquanto pode deixar estar os discus no comunitario e ver o que acontece.Se não resultar devido a agresssividade ou mesmo predação do ovos pode construir um aquario para os separar.Quanto à telha é sim uma boa ideia, no entanto tem a alternativa do tubo pvc como falei que tem a vantagem de ocupar pouco espaço, e poder movimentar-se para poder baixar o nivel da agua quando os pequenos passam a fase natatória.Outra alternativa muito usada é substituir o cone de desova por uma vaso de barro pequeno.Por cá costumam-se encontrar em hipermercados e custam à volta de 1 euro, de certeza que deve ser facil de encontrar em qualquer loja tipo horto/florista etc que tenha material de jardim à venda....Neste tópico tem foto do uso de um vaso e de um tubo pvc....A ultima foto é de um vaso...Boa sorte com a postura....

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t70766.html

 

Ola amigo Varez.

Já não me deu tempo de fazer isso tudo....a fémea ja pos os ovos e o macho fertilizou-os. Um espectáculo digno de se ver, claro mantive-me à distancia para não os perturbar, nem sequer pensei em tirar umas fotos de tão fascinado que fiquei. :evilbat:

 

agora é que vão ser uma carga de trabalhos. Eu sem experiencia nenhuma para cuidar daquilo como deve de ser. Pelo que vi, deve ter mais ou menos uns 100 ovos.

 

aceito toda a ajuda que me poderem dar.

 

Obrigado

 

Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigo Varez.

Já não me deu tempo de fazer isso tudo....a fémea ja pos os ovos e o macho fertilizou-os. Um espectáculo digno de se ver, claro mantive-me à distancia para não os perturbar, nem sequer pensei em tirar umas fotos de tão fascinado que fiquei. :D

 

agora é que vão ser uma carga de trabalhos. Eu sem experiencia nenhuma para cuidar daquilo como deve de ser. Pelo que vi, deve ter mais ou menos uns 100 ovos.

 

aceito toda a ajuda que me poderem dar.

 

Obrigado

 

Trabuco

 

Boas

 

O ideal era deixar as coisas acontecerem. Não vou sugerir que use azul de metileno na agua porque o aquário é enorme e comunitário e provavelmente ia ser pior a emenda que o soneto.Deixe as coisas fluírem naturalmente e ver o que acontece.O único grande conselho que posso dar e é importante é que deixe uma luz de presença ligada 24h.Não quero desmoralizar mas há pouca probabilidade de vingar os alevins num comunitário e sendo a primeira postura desse casal ainda é mais difícil.Deixe uma luz de presença ligada 24h e aumente a oxigenação com uma pedra difusora e é obrigatório também dar noticias sobre o que está a acontecer ;) Boa sorte e vá preparando o novo "apartamento" para o casalinho que ai é que vão começar as dores de cabeça, e as alegrias também . :D

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O ideal era deixar as coisas acontecerem. Não vou sugerir que use azul de metileno na agua porque o aquário é enorme e comunitário e provavelmente ia ser pior a emenda que o soneto.Deixe as coisas fluírem naturalmente e ver o que acontece.O único grande conselho que posso dar e é importante é que deixe uma luz de presença ligada 24h.Não quero desmoralizar mas há pouca probabilidade de vingar os alevins num comunitário e sendo a primeira postura desse casal ainda é mais difícil.Deixe uma luz de presença ligada 24h e aumente a oxigenação com uma pedra difusora e é obrigatório também dar noticias sobre o que está a acontecer :lol: Boa sorte e vá preparando o novo "apartamento" para o casalinho que ai é que vão começar as dores de cabeça, e as alegrias também . ;)

 

Bem, por agora vou só ver como se portam os meninos. Sei que a primeira postura, e provavelmente mais algumas que se seguirão, podem não vingar. O que tenho reparado é que eles estão muito empenhados em defender os ovos, não saiem de perto deles e estão constantemente a ventilá-los. Vamos ver no que vai dar. Quanto ao novo "apartamento", vai ser mais para diante, agora vou remediar as coisas com uma rede, muito muito fina que comprei, e vou isola-los dos restantes, mesmo dentro comunitário. Tenho espaço suficiente. A luz de presença, ja tinha pensado nisso, vou ter que ver isso ainda hoje. Vou tambem tapar o lado do aquario, com um papel, para lhes dar mais dencanço.

 

Um abraço.

 

Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal.

Nasceram os alevins. :P

Hoje quando acordei fui ver o desenrolar da situação, e quando olhei para o aquario não vi ovos nenhuns. Pensei...comeram-nos todos, mas depois olhei melhor e vi num outro sitio do tronco, numa outra face do tronco, mesmo ao lado, os alevens la agarrados todos a abanar.

É normal isto acontecer? Ou seja, os pais mudarem os alevins de sitio? Não deveriam ficar agarrados aos ovos por mais 4 dias??

Estou intrigado.

Se alguem me poder ajudar, agradecia.

 

Obrigado

 

CArlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal.

Nasceram os alevins. :P

Hoje quando acordei fui ver o desenrolar da situação, e quando olhei para o aquario não vi ovos nenhuns. Pensei...comeram-nos todos, mas depois olhei melhor e vi num outro sitio do tronco, numa outra face do tronco, mesmo ao lado, os alevens la agarrados todos a abanar.

É normal isto acontecer? Ou seja, os pais mudarem os alevins de sitio? Não deveriam ficar agarrados aos ovos por mais 4 dias??

Estou intrigado.

Se alguem me poder ajudar, agradecia.

 

Obrigado

 

CArlos Trabuco

 

 

Viva

 

Em primeiro lugar parabéns, pela postura, quanto ao facto de os Pais os mudarem de sitio é perfeitamente normal, aliás em minha opinião demonstra que são bons Pais, ou pelo menos estão a tentar ser. Depois de eclodirem eles ficam mais ou menos 3 dias agarrados ao cone ou ao tronco ou ao vidro, mas os Pais estão sempre de volta deles tentando agrupá-los e se necessário apanhar os que se descolam.

 

Boa Sorte

 

Um Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Em primeiro lugar parabéns, pela postura, quanto ao facto de os Pais os mudarem de sitio é perfeitamente normal, aliás em minha opinião demonstra que são bons Pais, ou pelo menos estão a tentar ser. Depois de eclodirem eles ficam mais ou menos 3 dias agarrados ao cone ou ao tronco ou ao vidro, mas os Pais estão sempre de volta deles tentando agrupá-los e se necessário apanhar os que se descolam.

 

Boa Sorte

 

Um Abraço

 

Viva Manuel.

Obrigado. Vamos ver se vinga alguma coisa da ninhada.

Queria perguntar, uma vez que tenho o casal com os alevins, dentro de um comunitário, apesar de separados, dos restantes, por um vidro acrílico que coloquei para o efeito, posso aspirar o areão normalmente, ou acha que não o devo fazer, por poder stressar o casal e poderem vir a comer os alevins?

è que gostaria de aspirar o areão, e tenho receio que venha a fazer mal em alguma coisa.

Obrigado

 

abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Manuel.

Obrigado. Vamos ver se vinga alguma coisa da ninhada.

Queria perguntar, uma vez que tenho o casal com os alevins, dentro de um comunitário, apesar de separados, dos restantes, por um vidro acrílico que coloquei para o efeito, posso aspirar o areão normalmente, ou acha que não o devo fazer, por poder stressar o casal e poderem vir a comer os alevins?

è que gostaria de aspirar o areão, e tenho receio que venha a fazer mal em alguma coisa.

Obrigado

 

abraço

Carlos Trabuco

 

 

Viva

 

Nesta fase quanto menos movimento melhor.

Se tiveres mesmo necessidade de aspirar, é fazer com cuidado, e fora da área onde eles estão.

Não os alimentes nesta fase para evitar mais poluição.

de qualquer forma como estão no comunitário, não será muito provável que essa postura singre, mas depois podes sempre mudá-los para um outro áqua.

 

Um Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Nesta fase quanto menos movimento melhor.

Se tiveres mesmo necessidade de aspirar, é fazer com cuidado, e fora da área onde eles estão.

Não os alimentes nesta fase para evitar mais poluição.

de qualquer forma como estão no comunitário, não será muito provável que essa postura singre, mas depois podes sempre mudá-los para um outro áqua.

 

Um Abraço

 

 

Viva Manuel

Obrigado pela dica.

Sim eles estão no comunitário, mas separados dos restantes por um vidro acrilico que coloquei no interior. Este vidro esta colocado um pouco abaixo do nível da agua, para que, desta forma, a agua poder circular por cima.

No local onde está o casal, só la tenho um limpa vidros e uns "sacanas" neons que conseguiram passar pelo acrílico. De resto a coisa esta calma, e os pais estão a cuidar muito bem dos alevins...ja os mudaram de novo para outro local do tronco.

De qualquer forma, ja providenciei a construção de um novo aquario com 65x50x50, para o novo "apartamento" do casal. Este vai ficar completamente nu de decoração, so la vai ter o filtro com UV, termostato, uma telha ou cone, se o conseguir arranjar, e uma bomba de ar.

Falta-me alguma coisa?

E ja agora, posso encher este novo aquario, com a agua do comunitário, e assim desta forma o equilibrio manter-se-á?

 

 

Um abraço

 

Trabuco

Editado por Carlos Trabuco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Manuel

Obrigado pela dica.

Sim eles estão no comunitário, mas separados dos restantes por um vidro acrilico que coloquei no interior. Este vidro esta colocado um pouco abaixo do nível da agua, para que, desta forma, a agua poder circular por cima.

No local onde está o casal, só la tenho um limpa vidros e uns "sacanas" neons que conseguiram passar pelo acrílico. De resto a coisa esta calma, e os pais estão a cuidar muito bem dos alevins...ja os mudaram de novo para outro local do tronco.

De qualquer forma, ja providenciei a construção de um novo aquario com 65x50x50, para o novo "apartamento" do casal. Este vai ficar completamente nu de decoração, so la vai ter o filtro com UV, termostato, uma telha ou cone, se o conseguir arranjar, e uma bomba de ar.

Falta-me alguma coisa?

E ja agora, posso encher este novo aquario, com a agua do comunitário, e assim desta forma o equilibrio manter-se-á?

 

 

Um abraço

 

Trabuco

 

Viva

 

Acho que quando se soltarem e iniciarem a nadar, se vão escapar e perder, pelo que não tenhas muitas esperanças nesta postura.

 

Quanto ao novo alojamento para o casal acho que está tudo certo, atenção ao filtro, eu sugeria sómente um filtro de esponja. De qualquer modo se já tens um filtro funciona com esse, tendo em atenção á circulação que vai provocar e principalmente a zona de entrada de água para o filtro protegida com esponja, para evitar suguar os peixitos pequenos.

 

Um Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Acho que quando se soltarem e iniciarem a nadar, se vão escapar e perder, pelo que não tenhas muitas esperanças nesta postura.

 

Quanto ao novo alojamento para o casal acho que está tudo certo, atenção ao filtro, eu sugeria sómente um filtro de esponja. De qualquer modo se já tens um filtro funciona com esse, tendo em atenção á circulação que vai provocar e principalmente a zona de entrada de água para o filtro protegida com esponja, para evitar suguar os peixitos pequenos.

 

Um Abraço

 

Viva Manuel.

Esta-se sempre a aprender :) .

Pois, realmente eu tenho um filtro, com UV, que debita 750 l/h, acho que é demasiado forte, mas não queria gastar mais dinheiro em filtros, por enquanto.

Já basta eu ter de ir comprar o termostato para este aquario novo e mais dois pequenos, para eclodir artémia. ;) lá se vai uma pipa de massa.

Vou seguir o teu conselho, em tapar a zona de entrada de agua, com uma esponja fina. Assim os peixitos não serão sugados.

Ja agora um conselho...tenho ouvido falar maravilhas das folhas de amendoeira da india. Isso realmente é aconselhado?

 

Abraço

 

Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Manuel.

Esta-se sempre a aprender ::D: .

Pois, realmente eu tenho um filtro, com UV, que debita 750 l/h, acho que é demasiado forte, mas não queria gastar mais dinheiro em filtros, por enquanto.

Já basta eu ter de ir comprar o termostato para este aquario novo e mais dois pequenos, para eclodir artémia. :-D lá se vai uma pipa de massa.

Vou seguir o teu conselho, em tapar a zona de entrada de agua, com uma esponja fina. Assim os peixitos não serão sugados.

Ja agora um conselho...tenho ouvido falar maravilhas das folhas de amendoeira da india. Isso realmente é aconselhado?

 

Abraço

 

Trabuco

 

Boas

 

Quanto ás folhas eu uso e acho que resulta.

 

Não foste tu que me enviaste um mail, sobre as folhas?

 

Um Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto ás folhas eu uso e acho que resulta.

 

Não foste tu que me enviaste um mail, sobre as folhas?

 

Um Abraço

 

 

::D:::D: fui apanhado :-D

Pois fui, olha manuel, eu nem estava a ligar o nome ao mail que mandei.

Mas olha, quero adquirir essas folhas. Depois mando-te mais um mail a encomendar.

 

Aliás, vou faze-lo já.

 

Abraço.

 

Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal, é com muita pena minha que informo que a "ninhada" de discos, não vingou. :D

A coisa estava a correr tão bem, os pais muito empenhados, mudavam-nos de sitio algumas vezes, nunca saiam de perto deles, e hoje quando esperava ve-los ja agarrados aos pais, ja não existia nenhum.

Paciencia.

Vou mesmo ter que fazer um cubo para mudar o casal.

 

Um abraço.

 

Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoal, é com muita pena minha que informo que a "ninhada" de discos, não vingou. :mrgreen:

A coisa estava a correr tão bem, os pais muito empenhados, mudavam-nos de sitio algumas vezes, nunca saiam de perto deles, e hoje quando esperava ve-los ja agarrados aos pais, ja não existia nenhum.

Paciencia.

Vou mesmo ter que fazer um cubo para mudar o casal.

 

Um abraço.

 

Trabuco

 

Boas

 

Já se esperava, mas vais ver que num áqua sózinhos, tudo vai correr bem.

 

Abraço

Editado por Manuel Carvalho

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já se esperava, mas vais ver que num áqua sózinhos, tudo vai correr bem.

 

Abraço

 

Viva.

 

Vamos ver Manuel.

Ja mandei fazer um aqua com 65x50x50 so para o casal.

Depois vou dando noticias.

Tambem estou a preparar umas fotos, para postar aqui.

 

abraço

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma postura de ovos quando cheguei hoje a casa, no final da tarde. Ainda assiti à postura e fertilização dos ultimos ovos.

Queria perguntar aos expert...usei pela primeira vez azul de metileno, fiz uma diluição de menos de 1 grama em 300 ml de agua do aquario, e juntei cerca de 15 ml ao aquario comunitário, cerca de 350 litros.

Quiz jugar pelo seguro e não abusar da dosagem, porque desconheço os efeitos deste produto.

Acham que fiz bem, ou poderia ter aumentado a dosagem?

 

abraço

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais