De volta ás origens 60L


FAAO

Recommended Posts

Boas,

 

já tinha visto este tópico várias vezes e estava ansioso para ver o desenvolver deste aquário... como não poderia deixar de ser, está excelente!

Gosto particularmente do pormenor que as cryptos conferem à parte central do layout... acho que está muito bem conseguido mesmo :medieval_mace:

A fotografia também está excelente... conseguimos mesmo ver todos os detalhes e pormenores do aquário.

Os meus parabéns :shocked028:

 

Só queria fazer-te uma pergunta... como fazes para ter esse efeito na água?... algum secador de cabelo apontado à superfície ou algo do género?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Sérgio,

 

Não tem plantas atrás? Como assim?

Elas estão lá... vê bem! Apenas precisam de ganharem volume!

Filipe refiro-me a uma planta de volume! Algo que enche-se um pouco (folhas largas) o fundo! Apesar de estar muito bem assim!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só queria fazer-te uma pergunta... como fazes para ter esse efeito na água?... algum secador de cabelo apontado à superfície ou algo do género?

Podes obter este efeito com um secador ou ventoinha... algo que faça vento :confused4:

 

Filipe refiro-me a uma planta de volume! Algo que enche-se um pouco (folhas largas) o fundo! Apesar de estar muito bem assim!

Sérgio, as plantas estão lá... só não sei se será Ludwigia arcuata ou brevipes, porque comprei sem etiqueta! Pelo comportamento, cor e textura julgo mesmo que se trata de Ludwigia brevipes e não tem volume porque ainda não podei como deve de ser. Quanto ao uso de uma planta de folha larga, está fora de questão isto porque este aquário tem apenas 55x35x35 e com uma planta do genero perderia a noção de proporção.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Aqui está a prova de que é possivel fazer um aqua simples e que resulta visualmente.

 

Mas como disseste o aqua ganharia e muito com uma poda nas Ludwigias. Só retirava esse pedaço de musgo no tronco mais à esquerda que me faz ''comichão'' visualmente,pois é o único e destoa.

 

Força com isso,vai actualizando!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Filipe , tu és o maior decorador de aquas português...no minimo.Qualquer dia deixo de ver os teus aquas enqunto não vieres a minha casa fazer algo parecido!!!

Vou-te boicotar!!!!!!!!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Mais umas fotos para actualizar o tópico tiradas dia 25-12-2008.

Nestas fotos não tirei os equipamentos, assim podem ver como é o aquário ao natural! :juggle:

 

20081225_1c.jpg

 

20081225_2c.jpg

 

20081225_3c.jpg

Clica na foto para ampliar.

 

Abel, podes boicotar á vontade... desde que não me metas detergente nos áquas, está tudo bem!!! bigsmile

 

Vasco, esse musgo teima em crescer! Tenho mesmo que o arrancar de lá porque não foi planeado, o musgo estava seco no tronco de uma montagem anterior.

O musgo é muito estranho... uns queixam-se que não vingam, neste caso estava seco e pensei que não crescesse...

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta a ficar excelente o aqua parabens

 

O musgo é muito estranho... uns queixam-se que não vingam, neste caso estava seco e pensei que não crescesse...

 

A mim ja me aconteceu isso, tinha um tronco e tinha musgo seco, depois montei um aqua com ele e começou a crescer o musgo :juggle:

 

Cumps

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tou cheio de inveja...tens um balastro da ELOS, de leds... :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vai o setup...

 

Nome: Origens

Data de Montagem: 30.10.2008

Dimensões: 55x35x35 (67L)

Aquecimento: 50w

Temperatura: 26º

Filtro: Cascata com massas filtrantes 18-76L/h

Substrato: Elos Terra Zero, Elos Bottom mineral e Elos Terra

Iluminação : Calha T5 3x24w (9.500k, 8.000k e 6.500k); nas últimas 2 semanas tenho usado a ELOS ELite (100-120w leds)

Co2: ELOS SetECO + ATO-10 1.5bps

Fertilização: ELOS Fase1, Fase2, Extra1 e K40 (3 gotas por dia e de forma intercalada)

 

Manutenção: TPA de 50% a cada 15dias, limpeza do filtro e vidros sempre que necessário.

 

Fauna:

Iriatherina werneri

Boraras maculatus

Otocinclus affinis

 

Invertebrados:

Camarões Red Cherry e Crystal Red

 

Flora:

Eleocharis parvula

Glossostigma elatinoides

Ludwigia brevipes

Vesicularia dubyana - Singapore moss

Cryptocoryne brown

 

Materias inertes (hardscape)

Pedras de Xisto e troncos Red Moorwood

 

Quanto á poda das blyxas pode-se fazer de 2 formas, corta-se o novo pé que dá o volume á planta ou então as folhas. As folhas que forem cortadas não crescerão novamente, essas acabam por morrer mas outras ocuparão o seu lugar.

 

Obrigado a todos pelos comentários! Qualquer duvida é só perguntar...

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Aqui está mais uma actualização deste áqua... quase, quase no ponto!

 

20090122c.jpg

Desculpem a sujidade dos equipamentos mas não deu para fazer a "tal" limpeza geral.

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou com um efeito interessante, mas este não é daqueles aquários que nos habituastes como foras de serie... mas ouvi uns zum-zuns que o fora de serie está quase a ser montado surprised

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

Quem é que deu com a lingua nos dentes?! :hit:

 

Assim que este layout estiver no ponto, vou começar a trabalhar na tal montagem que supostamente irei mandar para o IAPLC 2009... vamos ver o que sai dali surprised

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups... não era para dizer? :hit:

 

surprised

 

 

Essa montagem é que eu estou ansioso para ver!

 

Ainda sobre a montagem actual... acho que isso está mesmo muito compacto... quando tirares a foto final e depois fores desmontar hás de experimentar a tirar algum volume a todo o conjunto, dando mais protagonismo aos troncos e se ficar bem, tirar fotos também assim.

 

Por outro lado, acho que esses Led's deixam mais sombras que uma calha de T5... será? Também devias experimentar a tirar foto com uma e outra iluminação ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups... não era para dizer? ;)

 

;)

 

 

Essa montagem é que eu estou ansioso para ver!

Ehehhe estava na tanga! Quanto á próxima montagem vamos lá ver o que consigo fazer... fight

 

Ainda sobre a montagem actual... acho que isso está mesmo muito compacto... quando tirares a foto final e depois fores desmontar hás de experimentar a tirar algum volume a todo o conjunto, dando mais protagonismo aos troncos e se ficar bem, tirar fotos também assim.

 

Por outro lado, acho que esses Led's deixam mais sombras que uma calha de T5... será? Também devias experimentar a tirar foto com uma e outra iluminação :D

Compacto? Acho que se não colocar a tesoura brevemente as blyxas ainda me saltam fora do áqua :)

Para te ser muito sincero, nesta montagem não podei uma única vez as blyxas, apenas aparei algumas pontas e nada mais... vê lá como ficaram!

Quanto á iluminação, as sombras fazem parte do layout e mesmo que mude para uma calha T5 não me resolverá muito o problema, isto porque as blyxas e cryptos dão muita sombra na zona frontal.

 

Bem, ontem aproveitei para tirar algumas fotos ao áqua visto que estava quase no ponto, não vá as plantas descontrolarem-se ou não ter tempo nos próximos dias...

Por isso considero que este layout está finalizado... a não ser que nos próximos dias ele aparente estar melhor! :D

 

Foto com fundo branco:

20090126FW_1c.jpg

 

Foto com fundo preto:

20090126FB_1c.jpg

 

Agora vou estudar o próximo layout e ver se ainda vou a tempo de concorrer no IAPLC2009. Novidades para breve!

Espero que gostem...

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.