Ampulárias Douradas


RicardoMS

Recommended Posts

Olá Ricardo! Olha a Ampulárias (Pomacea Bridgesii) são Caracois que respiram por pulmões,por isso necessitam de vir à superficie várias vezes respirar, colocando o seu sifão fora da superficie da água.

 

Estes Caracois colam os ovos,os cachos de ovos fora de água,pois estes não podem estar em contacto com ela.Fazem-no numa superficie que achem indicada.

 

Depois passados 20 dias os Caracois eclodem.

 

Podemos distinguir o macho da fêmea olhando para o corpo deles.O macho tem mais um corno.É necessário haver um macho e uma fêmea,porém se uma fêmea foi fertilizada uma vez pode desovar muito tempo depois,quando o mach já não estiver ao pé dela.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Viva!

 

Neste momento tenho um cacho desses ovos colado no vidro, mesmo no cimo, fora de água.

 

Não é necessário fazer nada nos 20 dias de espera? Eles aguentam-se assim? Já agora, outra questão: quando nascerem, correm perigo com alguns guppys na água? Desde já obrigado por qualquer ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse aqua tem k ter tampa para k os ovos estejam sempre humidos.

nao precisas fazer absolutamente mais nada.

eu nao tenho guppies,mas tenho discus,cardinais,ottos e ancistrus e nada toca nas ampularis bebes.

eles reproduzem-se muito mesmo.

eu tenho uns 200/250 bebes

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

aproveito para fazer tambem perguntas.

Os ovos é tipo uma "espuma"como os bettas?

é que apos ter colocado algumas ampularias no aqua apareceu-me essa espuma no vidro/agua do aqua.

(nao tenho bettas)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse aqua tem k ter tampa para k os ovos estejam sempre humidos.

nao precisas fazer absolutamente mais nada.

eu nao tenho guppies,mas tenho discus,cardinais,ottos e ancistrus e nada toca nas ampularis bebes.

eles reproduzem-se muito mesmo.

eu tenho uns 200/250 bebes

 

Ok. Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

nao,nao é espuma nenhuma.

os ovos ves bem k sao ovos.

é uma especie de cacho de ovos amarelados,k elas poeem sempre fora de agua,no vidro ou mesmo ate na tampa do aqua.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Quero só acrescentar que a forma correcta da observação do sexo de uma ampulária é através da remoção para fora do aquário e segurar o animal, pela casca, até que este se decida sair para fora da casca completamente. Depois basta uma certa inclinação para ver por de trás da cabeça do lado esquerdo, se tiver 2 bolas isso é o complexo reprodutor masculino, logo um macho, se o espaço estiver vazio é uma fêmea.

Cumprimentos a todos.

Ricky Aka

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

pessoal nao me batam mas posso por ampularias ou outro género de caracois no Lago? comida nao lhes ia faltar e o lago é razoavelmente fundo, pelo que talvez conseguissem suportar a temperatura, acham uma ideia totalmente descabida?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

hparreiras axo que aqui ninguem te vai bater por fazeres essa pergunta.

:)

eu posso te responder a isso.

sim,podes colocar umas pomaceas bridgesi no lago,sem problemas nenhuns.

as pomaceas dao-se em agua quente e fria,mas em agua fria nao vao desenvolver tao depressa nem tanto como em agua quente e ficam muito pouco activas,mas teem mais tempo de vida.

atençao que falo isto por experiencia propria,pois mantenho pomaceas em aquarios e num lago.

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

hparreiras axo que aqui ninguem te vai bater por fazeres essa pergunta.

:)

eu posso te responder a isso.

sim,podes colocar umas pomaceas bridgesi no lago,sem problemas nenhuns.

as pomaceas dao-se em agua quente e fria,mas em agua fria nao vao desenvolver tao depressa nem tanto como em agua quente e ficam muito pouco activas,mas teem mais tempo de vida.

atençao que falo isto por experiencia propria,pois mantenho pomaceas em aquarios e num lago.

cumprimentos

muito obrigado demanuel, ha ja algum tempo que ando com essa ideia, entretanto esta semana vi umas na ornimundo do LeiriaShopping e fiquei logo com vontade de as trazer, nao o fiz pq receei que se dessem mal, já agora podes aconselhar mais alguns indivíduos pouco usuais em exteriores?

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois,quanto a outros individuos pouco usuais em exteriores tambem nao te sei dizer.

sei isso das pomaceas bridgesi porque mantenho varias no lago com alguns peixes,mas o meu forte é mais para 28/30 graus

:)

tambem mantenho pomaceas a essa temperatura e o casal tem a volta de 7cm cada,mas o problema é que só duram pouco mais de um ano.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Ricardo

 

Se queres ter reproduçao de ampularias com sucesso deves ter um casal, para isso juntar 6 animais e as probalidades sao enormes de formal o casal.

precisas de ter um aqua com tampas e caixa de ar de 5, 6, cm para poder se realizar a desova, eles respiram pelo um cifao logico tem pulmoes, uma temperatura de 29/30 para a reproduçao é ideal sendo que a ampularia tem de ter mais de 2cm para a reproduçao, tem a capacidade de armazenar o esperma ate 6 meses.

os cachos sao postos fora de agua e nao podem ficar submersos, devem ter alguma humidade.

se tiveres peixes botia palhaço, sugiro usares uma maternidade rede para por por baixo dos ovos quando ecludirem cairem para dentro da rede, os ovos podem levar 10 dias a ecludirem ate um mes, dependente das condiçoes.

elas poem varios cachos em varios dias, durante o dia por vezes se ve o ritual de acasalamento.

pode nasçer a volta de 200/300 bebes ampularias com 1mm.

a temperatura da agua tem influençia na longevidade da ampularia, quanto mais alta for mais acelera o ritmo biologico da ampularia

 

 

tens mais informaçoes aqui

 

http://www.applesnail.net/

 

um video da desova

 

 

um video da minha reproduçao

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá

Uma informação eu tenho dois caracóis maças, não sei se são um casal ou não, sei que nunca os vi juntos muito menos um em cima do outro :s eu tenho um aquário de 70L quantos poderei ter mais ou menos?

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
  • 4 anos depois...