potassio vs cloreto de potassio


afonxu

Recommended Posts

Olá pessoal!

Digam-me uma coisa, apenas o potassio pode ser utilizado para as plantas, ou sera que o cloreto de potassio tambem desempenha as mesmas funçoes?

É que ja fui a uma farmacia e so têm cloreto de potassio, e nas drogarias nao encontro! :S

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois é importante que saibas as diluições e quanto fertilizar. Para te facilitar o trabalho,se juntares 200gr. de Cloreto de Potassio a 1L de água, por cada 1ml desta solução aumentas em 1ppm o Potassio por cada 100L de água. Se o aqua tiver 200L aumentas 0.5ppm,logicamente.

 

Depois quanto colocar já é outra história,depende da quantidade de plantas,da quantidade de luz,da existência ou não de um sistema de CO2,etc.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu utilizo isso ( como o Zogli me ensinou e a quem agradeço) e estou á espra que as plantas fiquem mais bonitas. Agora quero fazer uma parede com musgo vamos vez o que dá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu utilizo isso ( como o Zogli me ensinou e a quem agradeço) e estou á espra que as plantas fiquem mais bonitas. Agora quero fazer uma parede com musgo vamos vez o que dá

O Potássio, a par do Nitrogénio é dos nutrientes mais consumidos pelas plantas,e é absorvido por estas sob a forma iônica K+.Favorecendo a formação de raizes,tem o papel de activar certas funções enzimaticas e mantém a turgidez celular.Os tecidos merismaticos,possuem alto teor de Potassio.

 

A carência de Potássio vê-se nas folhas mais velhas,onde as suas extremidades apresentam manchas,degenerando-se de seguida e tornando-se necróticas,ou seja morrendo as células.

 

O excesso também não é nada bom,já que impede as plantas de assimilar o Cálcio e o Magnésio principalmente.

Por isto devemos só fertilizar com o aquilo que o aqua necessita,fazendo uma avaliação do aquário que temos.No teu aqua e-cavaco,por causa do musgo não aumentes o Potássio.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

ja agora aproveito :)

e o sulfato de potassio puro.

para que serve..e que misturas tenho de fazer para o utilizar?

 

obrigado

um abraço

 

 

Penso que o sulfato tenha uma percentagem menor de potássio, logo o cloreto de potássio é mais eficiente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo!

 

Olha a melhor maneira para fertilizar com Potássio é mesmo com o Cloreto de Potássio (KCl),pois é o que tem mais quantidade de K.

 

O Cloreto de Potassio tem 47.6% de Cloreto e 52.4% de Potassio, sendo que o Sulfato de Potassio (K2SO4) tem 55.1% de Sulfato e 44.9% de Potassio. A diferença não é muita contudo.

 

O Nitrato de Potássio já é melhor para fertilizar com Nitrato,já que tem 61.3% de Nitrato e apenas 38.7% de Potassio.

 

Para fazeres uma solução com Sulfato de Potássio dilui 100gr. em 900ml de água.Por cada 1ml desta solução aumentas em 0.50ppm o K por cada 100L de água do aquário.

 

Não dá para juntar mais quantidade de K2SO4,este é o limite de solubilidade deste produto,que é de 29gr. por cada 100ml de água. Ou seja não podes diluir 120gr. em 900ml de água.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo!

 

Olha a melhor maneira para fertilizar com Potássio é mesmo com o Cloreto de Potássio (KCl),pois é o que tem mais quantidade de K.

 

O Cloreto de Potassio tem 47.6% de Cloreto e 52.4% de Potassio, sendo que o Sulfato de Potassio (K2SO4) tem 55.1% de Sulfato e 44.9% de Potassio. A diferença não é muita contudo.

 

O Nitrato de Potássio já é melhor para fertilizar com Nitrato,já que tem 61.3% de Nitrato e apenas 38.7% de Potassio.

 

Para fazeres uma solução com Sulfato de Potássio dilui 100gr. em 900ml de água.Por cada 1ml desta solução aumentas em 0.50ppm o K por cada 100L de água do aquário.

 

Não dá para juntar mais quantidade de K2SO4,este é o limite de solubilidade deste produto,que é de 29gr. por cada 100ml de água. Ou seja não podes diluir 120gr. em 900ml de água.

 

ola zogly

 

e obrigado.

apenas vou usar o sulfato para aproveitar umas 80gr. que arranjei.

depois passarei ao cloreto,e quando assim o for a ver se falo contigo. :)

 

um abraço

Cumps.
Paulo Castilho
DSC05475-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas

 

 

è mesmo 200 gramas de Cloreto de Potássio para 1 litro de água?

 

1 ml da solução para 100 litros de água do aqua para subir 1ppm?

 

 

Queria uma confirmação

Obrigado.

 

Qual o efeito nas plantas?

Aqua: Aquatlantis Evasion 150x50x70 - 525 ltrs.

Filtragem: Eheim Profissional III 2078 e Rena XP3

Iluminação: 4x54w t5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Ainda bem que não existe potássio há venda "para qualquer um"... ia dar mau resultado! :sign_google::)

 

Quanto a cálculos, experimenta fazer o download e instalação deste pequeno programa:

 

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_aquacalc.htm

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais