Não consigo reproduzir bettas


fcl222

Recommended Posts

Há aproximadamente um ano consegui reprodução dos Bettas com sucesso, porém os alevinos morriam pois eu não sabia alimentar.

 

Atualmente tento reproduzir bettas e não consigo mais. Estou há 1 mês com 4 machos e varias femeas. Só consegui uma vez nesses dias, era um macho grande, com nadadeiras grandes, coloquei a femea no mesmo aqua, separada por uma garrafa, e logo de inicio ela ficou com listras verticais e "seguindo-o", soltei-a então e começaram os abraços antes mesmo de existir o ninho, então ele rapidamente começou a fazer e colocar os ovos em cima, a femea o ajudou, eu tirei a mesma depois de terminada a desova. Passado 1 ou 2 dias o ninho estava destruido, alguns ovos pareciam estar com fungos. Nasceram 3 ou 4 alevinos e morreram, ou foram comidos pelo macho. Ele morreu 2 dias depois. Fracasso total.

 

A única diferença nas variáveis é que antes a água era da torneira, fervida, e agora pego da mesma torneira, não fervo mas adiciono 2 gotas de aquasafe por litro + 2 gotas de alcali, pois são 6 litros de agua. O ph agora fica por volta de 6.8, antes era 6.6 ou 6.4 eu acredito.

 

Coloco folhas A4 nas laterais dos aquarios de cada macho para não se verem, então a femea fica no centro em uma garrafa de refrigerante de 2,5L cortada em cima e embaixo.

 

Antes eles não faziam ninho, daí pensei em colocar isopor (acho que vocês chamam de esferovite) no canto, fiz o teste colocando um quadrado comum e um circulo "furado", eles preferiram o quadrado sem buraco no meio, dexei este e todos fizeram o ninho.

 

Agora eles fazem o ninho, a femea fica com listras na vertical, "gordinho", "pontinho branco", mas quando solto eles se exibem, correm atrás delas, mordem, e nada. Nenhuma parece ter interesse em nenhum macho. Já troquei as femeas diversas vezes e nada. Depois de muito tempo correndo atrás elas ficam em um canto e eles parados. Nada de melhorar o ninho, nada de abraço.

 

Eu gostaria de saber, se em todos os casos a fêma mostra aceitação pelo macho ainda quando está presa, ou se também acontece dela ficar listrada, fugindo dele, mas depois se submete ao abraço.

 

1 dos machos estava com o ninho bem grande, ele também é bem grande, a vendedora me falou que ele é matriz. Deixei ele com a femea por um dia (ela listrada mas fugia dele) e outro dia vou ver e nada. 1 dia depois o ninho completamente destruido.

 

As condições da região (Manaus-Amazonas) acredito que sejam ideais, é muito calor o ano todo e úmido também. Recentemente fui comprar umas plantas de um rapaz que vende diversos peixes, vi que ele está com 5 aquarios igual aos meus (ele que fez pra mim) cheio de alevinos de bettas. Eu tento pedir pra ele me dar uma ajuda mas ele é muito calado, acho que não gosta de mim.

 

Portanto em conto com a ajuda de vocês!! Caso eu tenha esquecido alguma informação importante avisem ai!

Agradeço qualquer sugestão

Obrigado desde já!!

Editado por fcl222
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em directo de Manaus! Bela cidade :laugh: Um dia gostava de aí ir.

 

Isso das listas no corpo das fêmeas, pode significar também stress de ver um macho à frente. Nem sempre é preparada para acasalar.

 

Deves ter o macho a ver a fêmea ( separados ) durante alguns dias, para ele construír o ninho. Só aí libertas a fêmea. Mas tens de ver antes , se ela já tem o ovopositor realçado ou se já está mais gorda ( ovada ) , aí será a altura certa.

 

Não tenhas pressas, senão sai tudo mal.

 

 

Quanto ao alimentar os alevins. Pode ser com água verde que eles safam-se bem.

 

 

Saudações

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda!

 

Estes passos básicos já fiz, deixar a femea onde o macho possa vê-la mas sem contato fisico durante alguns dias, depois esperar ele construir o ninho.

 

Tudo isso já consegui!! Agora só não consigo a "aceitação" da fêmea e o "abraço nupcial", eles correm atras delas, cansam, correm mais e nada de abraço. O máximo que deixei foi 1 dia, pois tenho medo de deixar mais de um dia e o macho matar a fêmea.

 

Hoje consegui uma dica com um rapaz que consegue reproduzir bettas (aquele que náo gosta de mim), contei tudo e ele me falou que tá tudo certo, então me deu uma dica de colocar alface para "envelhecer" a água mais rápido. Peguei uma folha de alface, dobrei, picotei com uma tesoura e dividi entre os 4 aquarios, não a folha inteira, só metade dividido entre os 4. Ficou bem pequeno e alguns bettas até comeram o alface (hehe).

 

Tive uma outra idéia: notei que 1 macho e algumas femeas estão com pontinhos brancos pelo corpo (íctio), fiz troca da agua toda, de todos os aquários e coloquei um parasiticida, não me lembro a marca mas o vendedor me falou que era contra o ictio. Coloquei até nos aquarios de reprodução, onde os machos estão esperando todos estarem curados para eu colocar 1 femea em cada. A agua ficou esverdeada. Pergunta: Caso eles reproduzam no aquario com o produto, os alevinos ou ovos irão morrer?

 

Outra: Com a alface na agua, caso eu consiga a reprodução, já terão infusórios até os alevinos nascerem e terminarem de consumir o saco vitelino?

 

Muito Obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, a água verde é o que os alevins gostam.

 

Mas para o íctio resolvias aumentando a temperatura da água.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Dos meus 5 machos só restou 1. Um dos machos comprei em um dia passados 2 ele morreu. Simplesmente parecia "triste", não se alimentava e morreu.

 

Tenho um aquario comunitário com bettas femeas e colisas. Todos os meus bettas estão apresentando sintomas de íctio. Comprei um parasiticida, segui as instruções mas parece que não resolveu. Decidi então adicionar uma colher de sal grosso a cada 6 litros de água.

 

Hoje morreu mais uma femea e outra está para morrer. Muitas femeas já morreram, só restam 2.

 

O único macho que sobreviveu, que foi vendido como Halfmoon, parece estar se recuperando. Ele parece jovem. Tirei o bicho da água e medi. Sem contar as nadadeiras ele tem 3,5cm.

 

Agora pensei que o motivo de não estarem reproduzindo seja outro. Não sei se é possivel, mas caso alguem tenha uma ideia por favor de a opinião.

 

Penso que eles sofreram muitas trocas de aquario. Como eu estava tentando reproduzir um casal e via que a coisa não andava bem, trocava o casal. Com isso meus bettas sofreram as varias alterações ambientais em um curto espaço de tempo. Talvez isso os tenha enfraquecidos e os deixado com ictio. Pois os colisas ficam no mesmo aquario e nenhum apresenta qualquer sinal de doença.

 

Já faz um tempo que postei aqui, nestes dias estava envolvido com outras coisas, eu desisti da reprodução e estava somente alimentando, agora penso em descobrir o que estava errado para comprar novos bettas e conseguir a reprodução (o problema é que nenhuma das femeas aceitavam os machos).

 

Obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dos meus 5 machos só restou 1. Um dos machos comprei em um dia passados 2 ele morreu. Simplesmente parecia "triste", não se alimentava e morreu.

 

Tenho um aquario comunitário com bettas femeas e colisas. Todos os meus bettas estão apresentando sintomas de íctio. Comprei um parasiticida, segui as instruções mas parece que não resolveu. Decidi então adicionar uma colher de sal grosso a cada 6 litros de água.

 

Hoje morreu mais uma femea e outra está para morrer. Muitas femeas já morreram, só restam 2.

 

O único macho que sobreviveu, que foi vendido como Halfmoon, parece estar se recuperando. Ele parece jovem. Tirei o bicho da água e medi. Sem contar as nadadeiras ele tem 3,5cm.

 

Agora pensei que o motivo de não estarem reproduzindo seja outro. Não sei se é possivel, mas caso alguem tenha uma ideia por favor de a opinião.

 

Penso que eles sofreram muitas trocas de aquario. Como eu estava tentando reproduzir um casal e via que a coisa não andava bem, trocava o casal. Com isso meus bettas sofreram as varias alterações ambientais em um curto espaço de tempo. Talvez isso os tenha enfraquecidos e os deixado com ictio. Pois os colisas ficam no mesmo aquario e nenhum apresenta qualquer sinal de doença.

 

Já faz um tempo que postei aqui, nestes dias estava envolvido com outras coisas, eu desisti da reprodução e estava somente alimentando, agora penso em descobrir o que estava errado para comprar novos bettas e conseguir a reprodução (o problema é que nenhuma das femeas aceitavam os machos).

 

Obrigado!!

Olá.

 

Eu li uma coisa q realmente me pareceu a causa geral de ñ conseguires a reprodução.

 

Tens de deixar a fêmea 2/3 dias na garrafa de plástico de água ou de um refrigerante e mais três dias os dois juntos, nem que ambos fiquem magoados, o q é perfeitamente segundo tudo o q li até hoje sobre a reprodução de bettas.

 

No mínimo 5 dias juntos, em duas fases. Na segunda, em que ambos estão no mesmo aquário, têm que haver esconderijos para a fêmea se esconder! Ou isso, ou considera dois animais mortos.

 

Recomeça o processo da seguinte forma, para um casal:

 

--> Uma semana afastados um do outro. Alimentação duas vezes ao dia, uma com ração comercial e outra com artémia congelada;

--> Três dias colocados num aquário ao lado do outro, os dois pequenos, até 5L, ao mesmo nível de água, com termostacto cada um, em q o macho está a 26/27º e a fêmea a 27-29º;

--> Dois dias no mesmo aquário. Uma garrafa de plástico com a fêmea, água ao mesmo nível, temperatura nos 27/28º.

--> Três dias juntos. O ninho deve estar feito, ( ajuda-o com o ninho de outro betta ou esferovite ), deve haver além do termostacto, uma planta "cheia" e uma pedra para a fêmea se esconder.

 

Se seguires isso tudo à risca, deves ter um acasalamento.

 

Eu consegui-o numa semana e meia depois de comprar os bettas. Li muito sobre isso e perguntei ao Rui Rocha, que certamente é das pessoas com mais experiência no assunto, aqui no fórum. E cheguei à conclusão que esse sistema era o melhor, fi-lo e resultou.

 

Dá noticias.

71939235md5.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito obrigado!! era EXATAMENTE isto que não estava conseguindo. Há uns 3 anos atrás reproduzi bettas e meu único problema foi a alimentação dos alevinos, dava infusórios e gema de ovo cozida, axo que a agua ficou turva e todos morreram. Só que agora meu problema é com a reprodução.

 

Tenho 1 macho que me foi vendido como HM que está há algum tempo comigo e agora comprei mais 2 (vendido como HM tbm)

 

Comprei 2 femeas, 1 tenho certeza estar "ovada", está gorda com ovopositor a mostra e na presença do macho fica com listras verticais. A outra não parece estar gorda, tem um "pontinho branco embaixo dela" e não fica listrada na presença do macho. Esta é quase albina.

 

Meu macho mais antigo fez ninho sem a femea, coloquei a femea dentro do aquario em uma garrafa de plástico cortada em cima e embaixo. Levou 1 dia e ele aumentou o ninho. Ficou gigantesco. Soltei a femea, e em menos de uma hora prendi de novo, pois ele é doidão e só bate nela. Acredito que meu erro foi prender a femea, depois disso no outro dia o ninho estava destruido.

 

Todos os machos fizeram ninho quando coloquei uma femea presa, separada na mesmo aquario.

 

Aqui o clima é muito quente e úmido durante o ano todo. Mesmo em tempo de chuva é muito quente.

Meus aquas tem 30x30x8 ou 10 cm de água, tampo as laterais com papelão para não verem os outros bettas.

 

Vou tentar com este primeiro macho, só que desta vez vou fazer o que você disse, colocando uma planta (tenho uma elodea para isso) como refugio e deixando 2 dias juntos.

 

Muito obrigado pela ajuda de todos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em directo de Manaus! Bela cidade :) Um dia gostava de aí ir.

 

Isso das listas no corpo das fêmeas, pode significar também stress de ver um macho à frente. Nem sempre é preparada para acasalar.

 

Deves ter o macho a ver a fêmea ( separados ) durante alguns dias, para ele construír o ninho. Só aí libertas a fêmea. Mas tens de ver antes , se ela já tem o ovopositor realçado ou se já está mais gorda ( ovada ) , aí será a altura certa.

 

Não tenhas pressas, senão sai tudo mal.

 

 

Quanto ao alimentar os alevins. Pode ser com água verde que eles safam-se bem.

 

 

Saudações

as riscas do "stress" de ve ro macho sao na horizontal , enquanto as de aceitaçao sao na horizontal embora em algumas femeas nao se note devido a cor.

 

Cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu notei isso. Quando coloco a femea ela fica com listras horizontais e fugindo mo macho (ela está dentro da garrafa separada), e depois de um tempo ficam listras verticais e ela continua fugindo do macho. Em um caso há uns meses atrás outra fêmea (falecida) ficou com listras verticais e seguindo o macho, foi quando soltei e aconteceu o abraço antes mesmo do ninho, o macho foi fazendo o ninho simultaneamente ao momento em que expelia os ovos.

 

Separei as 2 femeas dos dois machos. Ambos estão sem ninho. Não vou conseguir esperar uma semana (hehe) vou deixar um dia ou dois separado, depois coloca-las na garrafa dentro do aquário por 2 dias (eles fazem ninho rápido quando veem a femea) e deixar soltos por 3 dias com uma planta no aquario.

 

Acho que o que estou fazendo de errado é me assustar quando eles começam a bater nelas. Eles rancam pedaços da nadadeira. Mas quando o ninho estiver pronto vou colocar uma planta, deixa-los juntos por 3 dias e torcer para que o macho não mate a femea.

 

Obrigado pela ajuda de todos, caso alguem saiba de um site facil pra hostear imagens me avise que eu coloco aqui para mostrar o "progresso".

Até logo!!

 

------------------------------------------------------------------

 

Lembrei do ImageShack

 

Tirei as fotos com o celular. A câmera dele é horrivel, tirei a favor do sol, tentando enquadrar legal mas ela tem um grande atraso e com o peixe em movimento ficou muito dificil. Resolvi postar mesmo assim, melhor do que nada.

Talvez vendo as fotos vocês descubram algo errado:

 

110808023000gj1.jpg

w600.png

 

Estes são meus aquários. 2 com 30x30 - 1 com 30x20 e o resto são garrafas com femeas isoladas.

Ouvi falar que isolar os bettas estimula a reprodução, não se sabe o motivo, mas funciona.

Nenhum betta pode ver o outro.

Coloco papelão para separar os aquários.

A folha de alface é para "envelhever" a água.

Os aquários ficam na sala de casa onde existe movimentação e pouquíssima iluminação natural.

Durante poucas horas na madrugada o ambiente fica totalmente escuro.

Antes eu colocava a femea dentro de uma garrafa cortada em cima e embaixo dentro do aquario de reprodução. Agora vou colocar na frente do aquário de reprodução

 

110808023300fh9.jpg

w600.png

 

Este é o betta que mais gosto. Me foi vendido como HM, não sei dizer ao certo se realmente é ou se é um SD ou outra coisa. Só sei que é muito bonito e resistente. Sofreu de íctio umas 2 ou 3 vezes e está vivo até hoje, sendo o mais agressivo de todos. Só constroi o ninho quando está sozinho, pois quando está com uma fêmea só quer saber de bater nela.

 

Acredito que já ofereci as informações importantes. Pesquisei em vários sites e descobri que existe o método tailandês de reprodução. Acredito que as diferenças básicas são: Utilizar um ambiente opaco (bacia de plástico por exemplo), Colocar macho e fêmea simultaneamente no aqua de reprodução, não fornecer refúgios para a fêmea, colocar uma folha na água, tampar a parte de cima.

 

Gostaria de agradecer mais uma vez a atenção de todos que ajudaram. Criei este tópico há um bom tempo mas ainda assim não sinto que estou "falando sozinho" aqui. Quando eu conseguir a reprodução vou colocar fotos dando um fechamento para este.

 

Obrigado!

Editado por fcl222
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Deixei os bettas separados por 4 dias, coloquei o aquario em um local de pouca movimentação de pessoas e.... sucesso!

Mantive os mesmos parâmetros, conclui que o fator que estava impedindo a reprodução era o local, que tinha movimentação de pessoas.

 

Já se passaram 24 horas e nada de eclosão dos ovos, o macho eh ligeiramente menor que a femea, no começo ele não dava conta de segurar a femea, mas apos algumas horas começou a abraçá-la e segurar nesta posição até o fundo do aquário, enquanto ela expelia os ovos.

 

Obrigado a todos pela ajuda!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os alevinos demoraram quase 3 dias para nascer.

 

Deve ter uns 15-20. Acredito que não foram mais porque todos meus machos são menores que as fêmeas, e como eu já disse, presenciei alguns "abraços" onde o ovopositor da femea ficava distante do macho, dai vários ovos ele não conseguiu fertilizar. Espero que nas próximas reproduções ele consiga resultados melhores.

 

Fiz o possível para melhorar as fotos...

 

p1010014hy2.jpg

 

Nessa aí tentei fotografar alguns mas não apareceram, porém serviu para dar uma noção do aquário: altura da água 8cm, são 6 litros, coloquei 12 gotas de aquasafe e 4 gotas de anti-fungo antes da reprodução, alguns pedaços de elodeas também antes da reprodução para produzir infosórios, pedra porosa com regulagem para ficar bem fraco.

 

Estou pingando algumas gotas de cistos de artemia sem casca. Um alimento que parece ser bom.

 

E finalmente...

 

p1010017ao0.jpg

 

Os alevinos!! poucos mas estão aí!!

 

Infelizmente a fêmea ficou bastante machucada, mas já parece recuperada.

 

Comecei hoje uma nova reprodução. Dessa vez estou seguindo a forma de acredito ser o método tailandês, só que um pouco modificado: aquário 30x30x15 com 8cm de coluna d'agua, agua de torneira com aquasafe e antifungo, um pequeno galho de eledoa (porque não tenho folha de amendoeira da Índia), tampa de vidro e laterais tapadas com papelão. Macho e fêmea colocados ao mesmo tempo e... o restante a natureza se encarrega.

 

Bom felizmente a dificuldade que me fez criar este tópico foi superada!!!

 

Novamente um muito obrigado pela ajuda de todos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..., coloquei 12 gotas de aquasafe e 4 gotas de anti-fungo antes da reprodução, alguns pedaços de elodeas também antes da reprodução para produzir infosórios, pedra porosa com regulagem para ficar bem fraco.

 

.... um pequeno galho de eledoa (porque não tenho folha de amendoeira da Índia), tampa de vidro e laterais tapadas com papelão. Macho e fêmea colocados ao mesmo tempo e... o restante a natureza se encarrega.

 

 

Olá

Parabens !

Só umas sugestões.... não precisas de usar aquasafe, nem antifungos.

Agora plantas naturais usa e abusa :animal_fish:

A pedra porosa retira ou não a uses.

coloca um filtro de esponja antes de começarem a reproduzir-se. E com uma saida de agua no minimo.Nesta fase não coloques nada.

A folha de amendoeira é um anti-fungos natura é diferente do "papel" da elodea que serve de base de infusórios e de refugio 1º para a femea e depois para os de crescimento mais lento.

O uso do papelão não aconselho porque vai humedecer. Usa plástico ex. acetato.

Macho e fêmea colocados ao mesmo tempo é arriscado....só com um pequeno "galho" de elodea torna-se complicado para a "natureza" safar a femea. :P

Cumprimentos.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais