Tricogaster Chocolate - Postura


Paulo A Santos

Recommended Posts

Ola

Tenho um casal de tricogaster chocolate, nao consegui encontrar muita informaçao, e da pouca que apurei sabe-se que tem os ovos na boca durante 14 dias. deixo aqui um foto pois penso que seja o caso. a qualidade nao e a melhor pois o maroto foge de mim.

Mais alguma informaçao e sempre bem vinda.

 

tricogasterchocolate-1.jpg

Editado por Paulo A Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este post devia ser colocado no forum dos bettas e outros ananbantideos.... um tricogaster, madreperola tb assim conhecido e um ananbantideo.... tenta ver nos ananbantideos... podes encontrar ajuda e mais informação.

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, esses Sphaerichthys osphromenoides Canestri sao lindos

 

nao grandes duvidas em dizer que ela esta de facto em incubaçao bucal, espero que saibas em que dia ele ficou "de boca cheia" pois 8 dias depois ela vai "dar á luz"e o seu tamanho é nascença nao lhes é muito favoravel, pois nascem com cerca de 7-8mm

 

aconselho-te que retires todos os restantes peixes do aqua sobe pena de ficares sem crias desses lindos anabantideos

 

com isto candidato-me a ficar com uns quantos ;)

 

boa sorte e vai dando noticias

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este post devia ser colocado no forum dos bettas e outros ananbantideos.... um tricogaster, madreperola tb assim conhecido e um ananbantideo.... tenta ver nos ananbantideos... podes encontrar ajuda e mais informação.

 

assim sendo peço os moderadores que mudem o post para o seu devido lugar

 

boas, esses Sphaerichthys osphromenoides Canestri sao lindos

 

nao grandes duvidas em dizer que ela esta de facto em incubaçao bucal, espero que saibas em que dia ele ficou "de boca cheia" pois 8 dias depois ela vai "dar á luz"e o seu tamanho é nascença nao lhes é muito favoravel, pois nascem com cerca de 7-8mm

 

penso que tenha sido ontem dia 9-10-08

 

boas, esses Sphaerichthys osphromenoides Canestri sao lindos

 

aconselho-te que retires todos os restantes peixes do aqua sobe pena de ficares sem crias desses lindos anabantideos

 

nao seria tarefa facil.... pois tenho cerca de 50 peixes neste aquario, incluindo 7 discos......

 

boas, esses Sphaerichthys osphromenoides Canestri sao lindos

 

com isto candidato-me a ficar com uns quantos ;)

 

podes contar com isso caso escapem alguns.

 

boas, esses Sphaerichthys osphromenoides Canestri sao lindos

 

boa sorte e vai dando noticias

 

sempre que haja novidades... vou actualizando...

 

E desde ja o meu obrigado pela vossa ajuda

 

entao aqui vai o inicio da coisa... na quinta feira tive oportunidade de filmar isto, so que eles sao muito desconfiados e sempre que me aproximava eles paravam a dança.

 

th_tricogasterchocolate-2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece mesmo uma dança de acasalamento

 

uma vez que tens muitos peixes e alguns deles nao muito faceis de mudar, acho que devias arriscar separar a femea pois é uma pena se perder um ninhada de peixes tao lindos, mas antes de o fazeres, espera por alguem mais entendido nessa especie, vou mandar um mp para te virem ajudar

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Só um "apontamento" , embora não tenha esta especie, penso que sejam um casal de Sphaerichyhys osphromenoides.

Consegues tirar uma foto do aquario todo para se ver que plantas , disposição tu fizeste?

 

Cumpr.

António

 

sim Amtonio, eu ja tinha dito isso em cima

 

boas, esses Sphaerichthys osphromenoides Canestri sao lindos

 

;)

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de ter uma coisa em atençao, é que ele assim que saiem da boca da mae, têm de comer nas horas seguintes, pois ja nao têm saco vitelino,pelo que convem que tenhas bastante musgo para criar microorganismos com cyclops e outros.....podes tb cria infusorios

 

mas volto a dizer que deverias tentar tirar a mae para uma aqua com a mesma agua desse e meter bastante musgo de java e/ou riccia

 

outra coisa é que tens os valores um pouco acima do optimo, deverias ter o ph e o gh ligeiramente mais baixos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra coisa é que tens os valores um pouco acima do optimo, deverias ter o ph e o gh ligeiramente mais baixos

 

ja estou a tratar disso regulei agora mesmo o PH para 6.6, para amanha ver como fica o GH.

 

e que isto ainda esta em afinaçao por causa das plantas, e muita agua para se controlar um plantado com fertelizaçao diaria.

 

mas obrigado pela colaboraçao, e com estas ajudas que a coisa vai indo.

 

Claro que nao podia de deixar de agradecer ao meu amigo ;) Joao Gonçalves, que tem sido o volante deste projecto, no que diz respeito a plantas nao conheço ninguem como ele. Nunca tive algas tao bonitas. :arrow::mrgreen:

 

:arrow: um abraço canito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que nao podia de deixar de agradecer ao meu amigo ;) Joao Gonçalves, que tem sido o volante deste projecto, no que diz respeito a plantas nao conheço ninguem como ele. Nunca tive algas tao bonitas. chainsaw:wink:

 

bigsmile um abraço canito

 

Ahhhhh...... chamaste - me ????? eheh ....

Compras-te uma banheira de 350 litros com 65 cm de altura e agora queres ter plantas bonitas como eu tenho no meu aqua .... :D :D :D .... não sejas invejoso .... :D :D

Aquele Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Vou tentar ajudar-te um pouco embora essa seja uma das espécies que infelizmente ainda nunca consegui reproduções viáveis.

 

Em relação a espécie propriamente tida penso que não haverá qualquer duvida que se trata do Sphaerichthys Osphromenoides das espécies de gourami chocolate essa é sem duvida a mais comum no nosso mercado e também a mais acessível em termos de custo.

 

Como já foi referido são incubadores bocais. São uma das espécies que a sua manutenção requer alguns cuidados acrescidos devido a ser uma espécie mais sensível do que é normal para peixes que possuem labirinto.

 

Sendo assim o aquário deve ter uma boa filtragem para manter padrões de qualidade de agua elevados. A temperatura deve ser alta mantendo-se entre os 26 e os 29ºC o pH deve ser baixo entre os 6.5 e os 5.5 a dureza da agua deve ser baixa.

 

Por norma as desovas acontecem com a temperatura mais elevada e o pH e dureza mais baixas.

 

A Adaptação deste peixe a um novo aquário e um dos pontos de maior dificuldade o aquário que os recebe deve estar com uma temperatura alta e o pH baixo evitando assim ao máximo o aparecimento de qualquer doença. Deve se ter um ou mais aquários disponíveis com o mesmo padrão de água durante a adaptação ao menor sinal de desconforto ou doença deve-se separar os peixes, "um dos primeiros sintomas é por norma o fechar das Barbatanas", este período de vigilância deve se manter durante pelo menos três semanas. Mas deve ser aumentando se ainda estiverem a aparecer sinais de desconforto ou doença nos peixes. É frequente após a introdução parecer que a adaptação correu bem e eles mostrarem-se activos e brincalhões só se começando a notar desconforto passado, uma ou duas semanas e iniciando-se a perda de exemplares.

 

Sendo assim todo o cuidado é pouco durante as primeiras semanas.

 

Este peixe gosta de viver em pequenos grupos e pode nessas condições se reproduzir-se, o aquário deve ter plantas que possam servir de refúgio e deve ser mantida uma área aberta sem plantas onde eles posam vir nadar mais livremente alguns troncos colocados nessa área serão apreciados. A agua se apresentar uma tonalidade amarela resultante sãs libertações de taninos ajuda o peixe a ambientar-se uma iluminação fraca ou difusa também são apreciadas.

 

O vídeo que colocaste é sem duvida a preparação para o acasalamento e se não o chegaste a presenciar ele deve ter ocorrido na mesma.

 

Desejo-te muita sorte com os pequenos mas realmente deverias pelo menos tentar isolar o macho aconselho-te a arranjares um recipiente que possas colocar dentro do aquário e onde possa haver alguma passagem de agua mas que impeça os pequenos de saírem quando o macho os libertar.

 

No que diz respeito aos cuidados a ter com as crias posso caso estejas interessado procurar nos meus apontamentos indicações dadas por quem já os consegui reproduzir pois acho que devo ter alguns dados sobre eles mas como disse no principio ainda não os consegui reproduzir pessoalmente e por isso será apenas indicações de outros criadores que partilharão as suas experiencias.

 

Cumprimentos,

 

Paulo Vedor

assinaturasoficial.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por esta informaçao.

neste momento as plantas ainda estam em faze de crescimento, por isso nao tem muito por onde se esconder, mas como tenho um bom monte de blyxas pode ser que os largue la.

parece-me que ele ainda anda com os ovos na boca, e como se nao chegasse os dele, anda a querer roubar os dos discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais