Recommended Posts

oi!!

 

Estou a pensar montar um pequeno aquario comunitario, que nao levara muitas plantas...

 

Deverei por umas valisnérias, e possivelmente umas anubias...

 

Gostava de saber, se existe alguma desvantagem em usar areia da praia.

 

Já ou vi dizer que era alcalina, mas tambem já ouvi dizer que não era...

 

Quais as vantagens e as desvantagens??

Será prejudicial para as plantas e para os peixes??

 

cump

joaoo

avatas.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem ja pensei ter areia da praia no aqua mas disseram-me que para plantas não e muito aconselhavel porque a areia nao deixa crecer as raizes das plantas podendo memso apodrecendo-as.Agora nao sei se é verdade ou não,espero que outros confirmem

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu já li aqui pelo forum, que com areia de praia a vantagem é que não se gasta euros e sempre é mais dinheiro que fica para comprar outras coisas... A desvantagem é que plantas sensiveis, caule frágil, tipo Cabomba Caroliniana saiem do sitio muito facilmente.

 

:)

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao vai gastar dinheiro com o areião de praia esta é a vantagem, mais eu recomendo você colocar areia de filtro de piscina, ja veim super limpa, pronta para por no aqua, e nao é muito cara.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Dois motivos para nao usala:

1º Ela alcaliniza a agua,pode fazer um teste se quiser,mas eu ja fiz em varias praias,e tenho certeza!

 

2º Ele vamnos se diser que depois de um tempo "compacta",ela fica dura,nao fica soltinha,e por isso que estraga as plantas,pois nao dexa crescer as raizes para baixo!!

 

Até mais

 

Caio

" Acaras disus e Banderas,minha paixão!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como isto é quase tudo opiniões que se baseiam pelo que já se viu escrito aqui no forum, ja vi um tópico sobre areia, e diziam que ela era inerte e não alterava o ph.

 

:)

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oias.

 

Pelo que sei, a maior parte da areia das praias marítimas é constituída por sílica e outros silicatos, salvo erro. Se estes basificam a água ou não, não faço a mínima ideia, mas eu creio que não. Se formos a ver, o vidro é, basicamente, areia fundida (creio não haver nenhuma reacção química que altere os silicatos e a sílica).

Agora se a areia também for constituida por rocha calcária (de pequenas dimensões), é óbvio que irá aumentar o pH da água do aquário. O carbonato de cálcio em solução dissolve-se dando os iões Ca(2+) e CO3(2-) em que o carbonato é a base conjugada do ácido carbónico, aumentando assim o pH da água.

 

A areia da praia é sim usada em aquários para ciclídeos africanos, salvo erro, corrijam-me os peritos porque desse tipo de aquário não percebo nada. Porquê? Porque esses peixes gostam de água básicas (pH entre 8.0 e 8.2)

 

Abraços

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se não for areia de praia do mar e se for de água doce, no meu aqua usei 'areia' das margens do rio Zêzere, não bem areia são aqueles montinhos de terra que água forma, que em casa passeia por um crivo e várias águas para tirar a poeira mais fina. E não alterou o PH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu usei areia de rio para o meu aqua de 280 Ltrs e até agora não tive problemas com as plantas.

 

O PH está entre os 7 e os 7,5.

 

Os unicos problemas (e são mesmo chatos) são os seguintes:

 

1- antes de meteres a areia, tens que a lavar muito bem. É incrivél a quantidade de agua suja que sai...

 

2- quando colocas no aqua, vais ficar com a agua da cor do leite. Super branca. Com as trocas parciais, ao fim de +- 1 semana fica cristalina.

 

3- quando mexes no aquá, tens que ter muito cuidado para não levantar uma nuvem de areia...

 

4- não podes ter o tubo de sucção de agua muito proximo do fundo, pois as próprias botias e coridorys ao nadarem levantam areia e não vais querem que te entre areia para o filtro.

 

 

Quanto às plantas, não tenho visto problemas com elas. Alguma têm raizes com 30cm...

 

Espero ter ajudado.

Melhores cumprimentos,

Luis Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens qualquer problema em usar a areia da praia.

Deves é deixar a areia num recipente com agua pelo menos 3 dias mudando a agua regularmente, depois é só colocar no aqua.

No meu não alterou em nada a qualidade da agua e já uso areia da praia à cerca de 3 anos.

O grande inconveniente é na limpeza do fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.