neons morte por excesso de temperatura?


pedrioo

Recommended Posts

Amigos, estou a tratar o meu aquario ao ictio.. com azul metileno e aumentando a temperatura...acontece k ontem os neons andavam eskesitos... andavam na zona alta...e muito separados...meios zonzos...hoje de manha tinham morrido... será k foi da temp? eles nao tinham ictio...estavam robustos... tava a 32º... terei exagerado...ha sites k indicam 31/32º..e achei k nao fosse assim tao perigoso. ou será k sao muito sensiveis ao azul metileno?

 

obrigado

cumprimentos

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, estou a tratar o meu aquario ao ictio.. com azul metileno e aumentando a temperatura...acontece k ontem os neons andavam eskesitos... andavam na zona alta...e muito separados...meios zonzos...hoje de manha tinham morrido... será k foi da temp? eles nao tinham ictio...estavam robustos... tava a 32º... terei exagerado...ha sites k indicam 31/32º..e achei k nao fosse assim tao perigoso. ou será k sao muito sensiveis ao azul metileno?

 

obrigado

cumprimentos

 

Boas

 

essa tº é muito alta! tens que baixar isso.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Íctio, nos dias de hoje, não é nada para nos fazer stressar muito.

 

Aliada ao remédio, a temperatura nos 29 ou 30 chega perfeitamente para combater o ictio. Não vale a pena ir para os 32º ...

Até sem remédio... se for detectado no início, só aumentando a temperatura ele passa.

Atenção que estou a falar de casos de íctio... "normais" ... umas pintinhas num ou noutro peixe.

E se os teus neons não tinham... é porque ainda estava de início e era de fácil resolução.

 

 

 

Não referiste aí uma coisa, e não sei se fiseste.

 

Quando sobes a temperatura DEVES aumentar / adicionar OXIGENAÇÃO.

 

 

A zona alta do aquário é onde a temperatura é mais elevada. Se tivessem calor, iam para baixo... mais fresquinho... a menos que lhes faltasse oxigénio... que penso ter sido o caso.

 

Outra coisa; Que dosagem de azul?

Temos tendencia para meter sempre mais um bocadinho... a ver se a doença passa depressa...

 

Terá sido overdose de azul? Aliado a temperatura alta e pouca oxigenação.

 

 

Os neons aguentam 29 / 30º ... no verão, os meus passam uns dois meses assim.

 

abraço,

 

P.S. - Já agora, podias completar o teu perfil, de onde és, idade, etc.

 

E tambem colocar o setup do aquário. quantos litros +-, ou o tamanho, que peixes tens, que filtro...

 

Assim fica mais fácil obter uma ajuda mais correcta.

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu vou dar mais atençao ao perfil. tentei meter foto mas nao deu e nao voltei a tentar...mas ja trato disso.

 

Aqua:

60 l (57X30x 35 de altura)...adoro esta relação de comprimento/altura..fica alto

15 W

filtro kimico, biologico e mecanico (nao sei qual é...é da tetra e ja vinha incluido no aqua (aquaart 60l)

3 plantinhas

nitritos 0!!! (medi hoje ta fresquinho)

ph..o da torneira..7,5..tentei baixar mas achei muito dispendioso...com acido..com agua do continente...enfim..despesa e trabalho quando os peixes se adaptam bem ao ph da torneira (acho eu)..alias..é com esse ph k os vendem nas lojas...fikei admirado ver cardinais nestas condiçoes...

 

fauna:

 

3 tetra fantasma rosa (rosy tetra)

2 tetra fantasma preto

1 betta

2 coridoras

2 limpa vidraças (inclriveis!! a planta de folhas largas tava com algas e apresentava cor escura..agora ta verde clarinha..limpissima graças a estes otos)

um casal de platy

um casal de guppys

1 neon negro

 

nao ha nada como uns bons peixes "clássicos"!!! adoro-os a todos..nenhum mais k o outro...sao como filhos para mim (loool..exagero eheh) gosto muito mesmo dos fantasma :mrgreen:...futuramente introduzirei..8 neons.. mais uns fantasma...e um lindo casal de ramirezi!!!!!!! espectaculares

 

 

a temp ja estou a baixar...vou por nos 28/29

 

esse ponto da oxigenaçao é realmente algo de k nao tinha lembrado. mas sim..faz sentido..com o calor a quantidade de oxigenio por unidade de volume, diminui.

Os neons estavam a respirar ofegantemente...e eu pensei..será k o filtro nao esta a oxigenar bem a água? (pq este nao faz bolinhas...faz uma cascata...(penso k desde k haja movimento de água à superficie nao seja mesmo necessária a existencia de bolinhas)... mas como nao tinha a certeza...curiosamente comprei uma pekena bomba e meti-a logo..antes de falecerem..mas nao adiantou...no entanto...fica para os outros..melhores condiçoes.

 

o produto k usei para o ictio foi protozin da marca waterlife. E não exagerei na dose....lá diz 4 ml por 60l...e foi isso k usei..apesar de nao ter mesmo 60l efectivos... penso k nao seja por aí..se tiver 50l...devia deixar 3.3ml..penso k nao é por 0,7 ml k fara a diferença.

 

e ja agora...os dois fantasma preto estao bue afectados ...penso k seja ictio pq inicialmente apresentavam pontos...agora apresentam um aveludado branco..penso k seja uma fase + avançada da doença...a questão é:

eles nao comem..nem flocos nem larvas de moskito vermelhas...devo elimina-los a fim de evitar k continuem a libertar mais ictio na agua?...é k se nao comem.... nao consigo fazer nada...e morrem...nao tenho outro aquario.

 

fikem bem e divirtam-se tanto quanto eu a aquariofilar :P (isto é um desafio..pq o gozo k me dá é imenso....ja nao tenho um aquario ha uns 10 anos...e agora..."I'M BACK"!!!)

obrigado :mrgreen:

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu vou dar mais atençao ao perfil. tentei meter foto mas nao deu e nao voltei a tentar...mas ja trato disso.

 

Aqua:

60 l (57X30x 35 de altura)...adoro esta relação de comprimento/altura..fica alto

15 W

filtro kimico, biologico e mecanico (nao sei qual é...é da tetra e ja vinha incluido no aqua (aquaart 60l)

3 plantinhas

nitritos 0!!! (medi hoje ta fresquinho)

ph..o da torneira..7,5..tentei baixar mas achei muito dispendioso...com acido..com agua do continente...enfim..despesa e trabalho quando os peixes se adaptam bem ao ph da torneira (acho eu)..alias..é com esse ph k os vendem nas lojas...fikei admirado ver cardinais nestas condiçoes...

 

fauna:

 

3 tetra fantasma rosa (rosy tetra)

2 tetra fantasma preto

1 betta

2 coridoras

2 limpa vidraças (inclriveis!! a planta de folhas largas tava com algas e apresentava cor escura..agora ta verde clarinha..limpissima graças a estes otos)

um casal de platy

um casal de guppys

1 neon negro

 

nao ha nada como uns bons peixes "clássicos"!!! adoro-os a todos..nenhum mais k o outro...sao como filhos para mim (loool..exagero eheh) gosto muito mesmo dos fantasma :-D...futuramente introduzirei..8 neons.. mais uns fantasma...e um lindo casal de ramirezi!!!!!!! espectaculares

 

 

a temp ja estou a baixar...vou por nos 28/29

 

esse ponto da oxigenaçao é realmente algo de k nao tinha lembrado. mas sim..faz sentido..com o calor a quantidade de oxigenio por unidade de volume, diminui.

Os neons estavam a respirar ofegantemente...e eu pensei..será k o filtro nao esta a oxigenar bem a água? (pq este nao faz bolinhas...faz uma cascata...(penso k desde k haja movimento de água à superficie nao seja mesmo necessária a existencia de bolinhas)... mas como nao tinha a certeza...curiosamente comprei uma pekena bomba e meti-a logo..antes de falecerem..mas nao adiantou...no entanto...fica para os outros..melhores condiçoes.

 

o produto k usei para o ictio foi protozin da marca waterlife. E não exagerei na dose....lá diz 4 ml por 60l...e foi isso k usei..apesar de nao ter mesmo 60l efectivos... penso k nao seja por aí..se tiver 50l...devia deixar 3.3ml..penso k nao é por 0,7 ml k fara a diferença.

 

e ja agora...os dois fantasma preto estao bue afectados ...penso k seja ictio pq inicialmente apresentavam pontos...agora apresentam um aveludado branco..penso k seja uma fase + avançada da doença...a questão é:

eles nao comem..nem flocos nem larvas de moskito vermelhas...devo elimina-los a fim de evitar k continuem a libertar mais ictio na agua?...é k se nao comem.... nao consigo fazer nada...e morrem...nao tenho outro aquario.

 

fikem bem e divirtam-se tanto quanto eu a aquariofilar :P (isto é um desafio..pq o gozo k me dá é imenso....ja nao tenho um aquario ha uns 10 anos...e agora..."I'M BACK"!!!)

obrigado :drinking:

 

Esse aveluado que falaste não será fungos ? Não estarás a tratar uma doença quando realmente tem outra ?... Eu no meu caso tive ictio e depois de ficarem bons do ictio ficaram logo com fungos... a sorte é que também consegui tratar com Fungol da JBL...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Fizeste uma ciclagem lenta ao aquário? É que normalmente,com a pressa,a ciclagem é descurada e depois na primeira semana morrem logo 50% dos peixes...

 

Disseste e bem que os peixes nas lojas nao vivem nos PH que devem viver e que se sentem bem.Mas por essa razão nós não devemos fazê-lo também,porque está errado.Principalmente se sabemos disso.

 

O PH é aquele parâmetro básico,que devemos respeitar.O peixe está na loja com um PH errado,chegamos a casa e ambientamo-lo para o PH que mais gosta e que encontrou onde nasceu.

 

A escolha da Fauna não foi a mais acertada,tens Bettas com Guppy's,sendo que os primeiros não deixam as caudas dos segundos descansados.Depois tens Platty's e Guppy's que gostam de PH 8 com Tetras e Néon que gostam de PH 6.0

 

E há peixes que só podem viver em cardumes de pelo menos 6 individuos(minimo).Tens ai um Néon que deve estar a stressar imenso.Porém não te esqueças que o aqua só tem 60L.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Fizeste uma ciclagem lenta ao aquário? É que normalmente,com a pressa,a ciclagem é descurada e depois na primeira semana morrem logo 50% dos peixes...

 

Disseste e bem que os peixes nas lojas nao vivem nos PH que devem viver e que se sentem bem.Mas por essa razão nós não devemos fazê-lo também,porque está errado.Principalmente se sabemos disso.

 

O PH é aquele parâmetro básico,que devemos respeitar.O peixe está na loja com um PH errado,chegamos a casa e ambientamo-lo para o PH que mais gosta e que encontrou onde nasceu.

 

A escolha da Fauna não foi a mais acertada,tens Bettas com Guppy's,sendo que os primeiros não deixam as caudas dos segundos descansados.Depois tens Platty's e Guppy's que gostam de PH 8 com Tetras e Néon que gostam de PH 6.0

 

E há peixes que só podem viver em cardumes de pelo menos 6 individuos(minimo).Tens ai um Néon que deve estar a stressar imenso.Porém não te esqueças que o aqua só tem 60L.

 

 

neste momento creio k ja esteja ciclado pq ja la vao umas 5 semanas...e os nitritos estao a 0. por isso as mortes nao devem ter sido devido a ma ciclagem.

 

pois...o ph ainda nao sei como fazer pq para o baixar, ou compro ácido (k nao funciona muito bem...a agua da torneira deve ser muito dura) ou entao com água do continente o k tb sai duas garrafas por semana...

devido a virem da loja com ph alto...pensei k nao tivesse mal em te-los assim..e por isso poderia misturar viviparos. Acham k devo mesmo baixar o ph para k se sintam melhor ainda? penso k posso baixa-lo até 7 para ter um equilibrio entre a preferencia dos tetra e dos viviparos nao?...estou pouco seguro neste assunto

 

pois...depois de comprar o guppy macho é k li k o betta poderia ataca-lo...mas tive sorte nisso... passa ao lado do betta e este nao lhe liga. keria mollys..mas essas é k nao da mesmo :-D...tb nao posso ter tdo la dentro

 

sim... nao 60 litros se calhar da para uns 15 peixes pela regra do 1 cm/litro. mas 15 peixes num aqua de 60...fica muito vazio... essa regra é para limitar a produçao de nitratos? ou é pq as bacterias terao dificuldades em processar tanta amónia?..ou será simplesmente por razoes de espaço/ individuo? ate quantos acahm k devo por?

 

Esse aveluado que falaste não será fungos ? Não estarás a tratar uma doença quando realmente tem outra ?... Eu no meu caso tive ictio e depois de ficarem bons do ictio ficaram logo com fungos... a sorte é que também consegui tratar com Fungol da JBL...

 

caro tgomes... realmente parece mesmo fungo...neste momento ja nao apresentam pontos brancos. mais atras um deles apresentava um ponto branco...tb estou incerto nesse aspecto

de acordo com o k esta escrito na pagina da aquariofilia.net:

"Esses pontos, depois de um estado infeccioso mais avançado, agrupam-se e formam manchas esbranquiçadas"

por isso pensei k as manchas aveludadas k apresentam fossem uma fase avançada do ictio... apesar de ter mesmo aspecto de fungo. O tratamento que estou a fazer tb é contra fungos.

de acordo com o produto:

"PROTOZIN is used for the control of all protozoan and fungal infections e.g Whitespot, Fungus, Neon Tetra Disease, Velvet, Costiasis and Trichodiniasis"

Mas estes tratamentos...julgo k sejam só ao bicho k esta na agua nao? tipo...nao ajuda em nada o peixe ja infectado correcto? eles continuam sem comer...:drinking:

 

dêm-me la umas orientaçoes... pq sozinho os peixes vao sofrer ate k eu aprenda as coisas como deve ser.

Obrigado e tenham um bom dia :P

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais