Betta c/ ou s/?


Recommended Posts

Antes demais boa noite.

 

Tenho um betta há cerca de 1 mês e alguns dias que está bem e recomenda-se, aparentemente. A realidade é que fui intrujada (desculpem o termo) por uma lojista antes de o comprar.

 

Achei piada ao facto do peixe não necessitar de muito espaço e de ser de água fria, segundo ela...

 

Bom, depois de alguma pesquisa, realmente informei-me que o peixe não podia continuar naquelas condições.

 

Resolvi mudar para um aqua maior, água quente e filtragem...

 

Pois bem, antes de o comprar, o pobre do peixe encontrava-se num espaço mínimo sem companhia. Já visitei uma loja de animais em que alguns bettas estavam pacificamente num aquário comunitário, o que me deixou com alguma esperança.

 

O que eu queria realmente era que ele se desse com outros peixes. Néons ou betta fêmeas, mais precisamente. Receio que se possam aleijar, visto que o meu betta nunca foi habituado a outros peixes.... Daí que:

 

Aconselham-me a continuar apenas com este peixe ou poderei arriscar em colocar uma betta ou outro peixinho qualquer?

 

Gostava que alguém com alguma experiência em situações identicas me respondesse... Até porque tenho medo que esteja a pensar em colocar um gatinho diante de um leão. :agrue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se fosse a ti comprava a ultima Bioaquária onde podes consultar uma tabela de compatibilidades entre várias espécies/familias.

No site FishProfiles.com também se pode consultar as especies compativeis com o Beta (assim como com qualquer das espécies que lá estão):

 

http://www.fishprofiles.com/profiles/list....mpatibility=545

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual e a litragem do aqua?

 

Betta com companhia nao e um assunto facil, pois depende do individuo e do espaco.

 

O problema de principiantes com Bettas e recorrente: compra-se um peixe para ter em 0,5L. Depois descobre-se que e um erro - compra-se um aqua demasiado grande para um Betta so - juntam-se uma serie de peixes e... - e a confusao total e mtas vezes o Betta e que sofre.

 

8-12L: Betta so.

 

15-25L: ja se pode juntar alguma companhia mto selecionada, mais tipo Otos ou Corys.

 

30-50L: ja da mais manobra, mas todo o aqua tem de ser pensado com base no Betta.

 

Comunitarios maiores: relativamente facil se todos forem pacificos, mas cuidado com os tetras avermelhados que mordem as barbatanas do Betta e com todas as especies agressivas e territoriais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas respostas.

 

O meu aquário tem cerca de 15 a 20 L, não tenho a certeza da litragem certa.

 

Jerboa, Otos ou Corys... Era aí sem dúvida onde eu queria chegar. :-D

 

Não gosto tanto dos limpa-vidros... Já os limpa-fundos acho-os lindos. (desculpem estes termos de calão no mundo de aquariofilia... )

 

Falaram-me em caracois maçã. O que acham? São dificeis de manter?

 

Mas sem duvida que estava a pensar em corys... Qual a probabilidade de o meu betta o(s) atacar?

 

CarlosN, obrigada pelo conselho da revista. A ver se investigo. É deste mês? (Outubro)

Editado por Etelvina_Chimpazé
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário tem cerca de 15 a 20 L, não tenho a certeza da litragem certa.

 

Jerboa, Otos ou Corys... Era aí sem dúvida onde eu queria chegar. :-D

 

Não gosto tanto dos limpa-vidros... Já os limpa-fundos acho-os lindos. (desculpem estes termos de calão no mundo de aquariofilia... )

 

Mas sem duvida que estava a pensar em corys... Qual a probabilidade de o meu betta o(s) atacar?

 

Depende.

 

Nesse aqua podes juntar 2-3 Corys mas convem haver abrigos. Um tufo de musgo e facil de manter.

Em principio Bettas nao atacam Corys, depois da curiosidade inicial, mas 15L e diferente de 20...

 

Temp 25-27 graus - logo nao comprar Corydoras Paleatus!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caso coloque outro peixe, continuo com o exercicio do espelho ou ne por isso para que ele não fique agressivo?

 

A agressividade intra-especie (macho-macho) e especifica, em principio nai influencia a agressividade contra outras especies.

Se houver dois machos num espaco limitado nao vao ligar a mais nada enquanto um nao for eliminado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais